[NOVIDADE] Voice Raquel Reformulada

Mensagem
Autor
gustavoaco
Mensagens: 93
Registrado em: 28 Dez 2008, 09:58
Localização: Belo Horizonte/MG

Re: [NOVIDADE] Voice Raquel Reformulada

#141 Mensagem por gustavoaco »

Caro bbruce_gps,

Segui as suas orientações e funcionou perfeitamente! Obrigado pela dica.

Usei um editor hexadecimal para aplicar as alterações sobre o arquivo de 14 mb disponibilizado pelo Neto Kaska. Feito o teste, a Raquel enfim pronunciou "Rua Presidente Costa e Silva", e não "Leste Silva".

Deixo uma sugestão para quem mais for alterar o arquivo: não troque a letra E pela letra X, porque o X é um número romano e, como tal, é empregado com uma certa frequência em nomes de ruas brasileiras. Se trocar pelo X, a Raquel começará a falar "vire à direita na Rua Pio Leste", em vez de Pio X. Por falar em Pio X, descobri que a Raquel fala "xis" mesmo, e não "dez" :o . De todo modo, é melhor colocar uma letra menos usada. No meu caso, coloquei o Y (acho q não existe rua com um Y isolado no nome).

Só me pergunto uma coisa: não fará falta, em alguma situação, a perda do código "leste - E"? A modificação não desabilitará eventuais triggers?

Abraço,
Gustavo



Avatar do usuário
bbruce_gps
Mensagens: 30
Registrado em: 18 Set 2008, 16:30
Localização: São Paulo - SP

Re: [NOVIDADE] Voice Raquel Reformulada

#142 Mensagem por bbruce_gps »

Olá gustavoaco,

Realmente usar a letra 'Y' é mais seguro, mas estou usando a letra 'X' fazem uns 6 meses e não tive problemas....

Sobre a sua sua dúvida quanto a substituição da letra 'E', pelo que li, é apenas uma abreviação e não deve causar problemas....


Garmin 765T

seggia
Mensagens: 333
Registrado em: 13 Abr 2009, 18:44
Localização: Niterói

Re: [NOVIDADE] Voice Raquel Reformulada

#143 Mensagem por seggia »

Caro Gustavoaco
Saudações

Vc . poderia me enviar ou colocar um link para que eu possa baixar o arquivo já corrigido?
Vc tem razão, na minha cidade tem rua Pio X e, acho que não tem nenhuma outra com Y isolado no nome.
Eu não tenho o editor hexdecimal dai não ter como fazer sozinho a sua modificação.
O meu gps é nuvi 660 e usa a voz da raquel com tamanho maior 14 megas. Acho que é igual a sua.
Aproveito para enviar votso de Feliz Natal para vc e toda a turma do Portal.
desde já grato,
seggia
seggia@writeme.com



seggia
Mensagens: 333
Registrado em: 13 Abr 2009, 18:44
Localização: Niterói

Re: [NOVIDADE] Voice Raquel Reformulada

#144 Mensagem por seggia »

Caro Gustavoaco
Consegui o editor e fiz a modificação. Vou instalar e testar depois lhe informo.
Grato
seggia



Celso Maximino José
Mensagens: 270
Registrado em: 17 Ago 2008, 11:40

Re: [NOVIDADE] Voice Raquel Reformulada

#145 Mensagem por Celso Maximino José »

Olá pessoal!
Meu Garmin é o nuvi 670. Tentei fazer as correções. Ele aceita os dois arquivos, o menor e o maior, só que não modifica a fala. Funciona ambos da mesma forma, sem correções, isto é, continua nos kilométros e na rotatoría.
Alguém me socorre?
Feliz Natal a todos e muitos kilométros em 2010.
Celso


"Escolhe, pois, a Vida"

Avatar do usuário
NETO KASKA
Mensagens: 31
Registrado em: 14 Mai 2009, 13:21

Re: [NOVIDADE] Voice Raquel Reformulada

#146 Mensagem por NETO KASKA »

Maury
Não é o mesmo arquivo.
Explicando melhor: Podemos personalizar para que os POI´S sejam falados por uma voz que até pode ser da Raquel, por exemplo: gravamos a voz da raquel utilizando um programa que crie um formato wma ou mp3 ( text-aloud é o que eu uso) e assim criamos vários arquivos de som e colocamos em cada pasta dos poi´s, assim ficarão os avisos com a mesma voz da raquel, porém em locais e formatos diferentes.

Att.


Agradeço ao amigo Gustavo que corrigiu o "e" do Leste no arquivo que mudei.
Segue o novo link deste de maior tamanho (14 megas),
h t t p : / / w w w . 4 s h a r e d . c o m/file/179881395/9bb2a7cf/Portuguese_Brazilian_Raquel_ar.html

O arquivo menor para o nuvi 255w por exemplo, abri com o editor hexadecimal e não percebi a palavra Leste seguido pela letra "E", alguém que usa a versão de 1.4 megas verificou se as ruas com "e" são pronunciadas erradas?
maury sade escreveu:Este arquivo de voz é responsavel pelo aviso de radares também?
Editado pela última vez por NETO KASKA em 23 Dez 2009, 21:16, em um total de 1 vez.


Neto Kaska
_________________

Avatar do usuário
NETO KASKA
Mensagens: 31
Registrado em: 14 Mai 2009, 13:21

Re: [NOVIDADE] Voice Raquel Reformulada

#147 Mensagem por NETO KASKA »

nqnnospam escreveu:Atualizei os links na primeira mensagem, colocando os créditos apropriados. Assim fica mais fácil de encontrar.

Caso haja atualizações nos arquivos, por favor me informem para que eu atualize os links.

Obrigado.
Segue o novo link do tamanho maior na mensagem acima.
Grato
Editado pela última vez por NETO KASKA em 23 Dez 2009, 21:18, em um total de 1 vez.


Neto Kaska
_________________

Avatar do usuário
NETO KASKA
Mensagens: 31
Registrado em: 14 Mai 2009, 13:21

Re: [NOVIDADE] Voice Raquel Reformulada

#148 Mensagem por NETO KASKA »

Celso Maximino José escreveu:Olá pessoal!
Meu Garmin é o nuvi 670. Tentei fazer as correções. Ele aceita os dois arquivos, o menor e o maior, só que não modifica a fala. Funciona ambos da mesma forma, sem correções, isto é, continua nos kilométros e na rotatoría.
Alguém me socorre?
Feliz Natal a todos e muitos kilométros em 2010.
Celso
Manda teu arquivo vpm original por e-mail: netokaska@gmail.com para ser analisado e se for possível alterá-lo, que é bem provável, mando corrigido.
Boas Festas


Neto Kaska
_________________

Celso Maximino José
Mensagens: 270
Registrado em: 17 Ago 2008, 11:40

Re: [NOVIDADE] Voice Raquel Reformulada

#149 Mensagem por Celso Maximino José »

seggia escreveu:Caro Gustavoaco
Consegui o editor e fiz a modificação. Vou instalar e testar depois lhe informo.
Grato
seggia
Seggia, v. tem um GPS certamente nas mesmas configurações do meu, que é o 670. V. já conseguiu intalar o arquivo da Raquel com as correções? Se positivo, pode me ajudar, pois ainda não consegui. No cartão SD, onde está o programa Brazil 2010.20 nada modifica. O arquivo aí é de 1,04 mg. No HD interno, onde o arquivo é de 14mg, a voz some, não aparece na opção de voz tts. O arquivo tem que ser renomeado?
Obrigado pela atenção e Feliz Natal e Ano Novo de Paz!


"Escolhe, pois, a Vida"

Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

Re: [NOVIDADE] Voice Raquel Reformulada

#150 Mensagem por nqnnospam »

NETO KASKA escreveu:
Segue o novo link do tamanho maior na mensagem acima.
Grato
Não achei o link. Você poderia informar novamente para que eu possa atualizar na primeira mensagem? Obrigado.


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

Celso Maximino José
Mensagens: 270
Registrado em: 17 Ago 2008, 11:40

Re: [NOVIDADE] Voice Raquel Reformulada

#151 Mensagem por Celso Maximino José »

Manda teu arquivo vpm original por e-mail: netokaska@gmail.com para ser analisado e se for possível alterá-lo, que é bem provável, mando corrigido.
Boas Festas[/quote]

Neto: Enviei por e-mail o arquivo vpm. V. recebeu? Alguma novidade?
Grato pela atenção.
Celso


"Escolhe, pois, a Vida"

seggia
Mensagens: 333
Registrado em: 13 Abr 2009, 18:44
Localização: Niterói

Re: [NOVIDADE] Voice Raquel Reformulada

#152 Mensagem por seggia »

Caro Celso Maximino José
Não tive dificuldades na instalação.
Como fiz: 1-fiz um backup de todos arquivos do GPS.
2- deletei o arquivo de voz da Raquel.TTS.
3- Mantive o outro arquivo da Raquel exitente.
4- Copiei o arquivo novo na pasta de voice com o mesmo nome do arquivo anterior.
5- Desliguei a porta USB , o cabo e reiniciei o gps.
6- Pronto tudo funcionou.
Vou testar a versão com as correções do Leste por e .que fiz.
Eu ainda não tive tempo de testar. Estou estudando um jeito de burlar o limite de 32 arquivos do poiloader para criar um poi de radares muito mais completo do que eu já fiz. Não consegui informação de como fazê-lo. Se alguém souber me diga.
seggia



Celso Maximino José
Mensagens: 270
Registrado em: 17 Ago 2008, 11:40

Re: [NOVIDADE] Voice Raquel Reformulada

#153 Mensagem por Celso Maximino José »

Seggia, obrigado pelas dicas. Já instalei e deu certo. O que estava ocorrendo é que na pasta abaixada tinha dois arquivos. Só deixei o principal e funcionou. Portanto, para os interessados, o nuvi 670 também aceita os arquivos.
Agora sem mais kilométros e rotatorías.
Abs.
Celso


"Escolhe, pois, a Vida"

Celso Maximino José
Mensagens: 270
Registrado em: 17 Ago 2008, 11:40

Re: [NOVIDADE] Voice Raquel Reformulada

#154 Mensagem por Celso Maximino José »

Meu agradecimento também ao Neto que viabilizou esse arquivo. Não foi preciso configurá-lo. Está perfeito para o meu aparelho.
Abs.
Celso. :lol: :lol: :lol:


"Escolhe, pois, a Vida"

seggia
Mensagens: 333
Registrado em: 13 Abr 2009, 18:44
Localização: Niterói

Re: [NOVIDADE] Voice Raquel Reformulada

#155 Mensagem por seggia »

Pessoal
Saudações
Testei no NUvi 660 a última versão, que fiz, já corrigida do arquivo de voz da Raquel e, finalmente funcionou.
Agora a Raquel fala Mariz e Barros em vez de Mariz leste Barros.
O tutorial anteriormente citado modificando, pelo editor de hexa decimal, o L por Y , foi fácil de fazer e funcionou sem problemas.
Gostaria de agradecer o espirito colaborativo e dizer que só assim ,trocando conhecimentos, é que todos podemos crescer.
seggia



Avatar do usuário
bbruce_gps
Mensagens: 30
Registrado em: 18 Set 2008, 16:30
Localização: São Paulo - SP

Re: [NOVIDADE] Voice Raquel Reformulada

#156 Mensagem por bbruce_gps »

Olá seggia,

Concordo plenamente!

Não sei se farão algo, mas entrei em contato com a garmin sobre a voz. O email foi encaminhado para o setor que analisa esse tipo de problema. Agora é só esperar sentado! rs....



Abraço


Garmin 765T

Avatar do usuário
dreh
Mensagens: 35
Registrado em: 27 Dez 2009, 16:32
Localização: Vila Velha - ES

Re: [NOVIDADE] Voice Raquel Reformulada

#157 Mensagem por dreh »

baixei hoje pelo webupdater a voz da raquel para o 255w com 1,789 mb
tem melhoria para essa voz?


Garmin Nuvi 255w

soldeace
Mensagens: 4
Registrado em: 19 Dez 2009, 13:19

Re: [NOVIDADE] Voice Raquel Reformulada

#158 Mensagem por soldeace »

dreh escreveu:baixei hoje pelo webupdater a voz da raquel para o 255w com 1,789 mb
tem melhoria para essa voz?
Também baixei. Essa aí é a Raquel 1.1 da Garmin. Fiz aqui a comparação e estranhamente a Raquel disponibilizada por nosso amigo forista está bem melhor que o update da Garmin. Além dos "quilométros" e das "rotatorías", ela continua não pronunciando acento agudo no nome das ruas.

Aliás, isso achei estranho. Como vocês conseguiram corrigir isso? Deveriam é pedir emprego na Garmin, hehe.



Avatar do usuário
dreh
Mensagens: 35
Registrado em: 27 Dez 2009, 16:32
Localização: Vila Velha - ES

Re: [NOVIDADE] Voice Raquel Reformulada

#159 Mensagem por dreh »

mas então, minha dúvida é se posso substituir por essa do fórum, mesmo sendo tamanha diferente


Garmin Nuvi 255w

Avatar do usuário
dreh
Mensagens: 35
Registrado em: 27 Dez 2009, 16:32
Localização: Vila Velha - ES

Re: [NOVIDADE] Voice Raquel Reformulada

#160 Mensagem por dreh »

bom acabei pegando o arquivo do tópico, e a partir dele atualizei o mais novo que baixei do site da Garmin.
na verdade o que atualizaram na Garmin já estava atualizado nesse do tópico!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


Garmin Nuvi 255w

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Serie Nuvi”