Agrimensura

Espaço destinado a topografia e o uso com GPS.
Mensagem
Autor
llvaleriano
Mensagens: 1
Registrado em: 07 Jan 2006, 12:44

Agrimensura

#1 Mensagem por llvaleriano »

Salve,

Estou precisando de um GPS para medir algumas areas na fazenda do meu pai. Também preciso que o gps forneça informações de altitude de maneira confiavel, pois am algumas situações precisamos saber a diferença exata de altitude de um local para outro (em casos de irrigação, para saber se a agua corre por queda natural ou se será necessário bombas).
Qual seria o modelo com o melhor custo beneficio?
Procurei informações e me indicaram um tal de GPS Geodesico. Existe alguma diferença entre sistemas? qual é mais confiavel?

Obrigado a todos

T+

Léo



Avatar do usuário
Ruy Lerac
Mensagens: 644
Registrado em: 19 Set 2005, 12:19
Localização: São Paulo

#2 Mensagem por Ruy Lerac »

Para a precisão que vc necessita, contrate os serviços de um profissional que utilizará gps geodésicos. Gps de navegação, mesmo os que possuem altímetro barométrico, não oferecem a precisão que vc necessita. Aqui mesmo no fórum, em outros tópicos, vc encontrará o descritivo das diferenças entre os sistemas de navegação e profissionais.


[ ]'s Ruy Lerac

Avatar do usuário
wanderson
Mensagens: 73
Registrado em: 06 Nov 2005, 01:21
Localização: Paço do Lumiar-MA

#3 Mensagem por wanderson »

No caso da altimetria, só um altímetro, ele dá boa precisão com relação à altitude, no caso de medições, se for para trabalhos precisos, então um GPS geodésico sera necessário, se exigir média ou baixa precisão, um GPS de navegação (os mais comuns) serve, utilizando técnicas diferenciais (especifiquei uma aqui no fórum, em topografia)!
Os mais confiáveis serão os mais caros, geodésico você não encontrará por menos de R$ 15.000,00. No entanto, existem os de navegãção com valores mais acessíveis (R$ 3.500,00; R$ 2.000,00; até menos de R$ 1.000,00).
Agora a presença de um profissional, como o Ruy disse, é aconselhável, principalmente se a questão for determinação de área de Reserva Legal, APP, ou qualquer outra que servirá de base para pedido de documentação. A escolha é sua!

[]s


[]s
Wanderson B. Cirillo
Geógrafo (CREA 6891/D)
02° 32' 12,9" S / 44° 06' 45,1" W (SAD 69)
GPS GARMIN Etrex Camo 2.2
VISITE O MARANHÃO!!!

Galmont
Mensagens: 1
Registrado em: 05 Jul 2007, 09:06

Re: Agrimensura

#4 Mensagem por Galmont »

Boa tarde, Léo. Eu trabalho com agrimensura, tenho um gps comum e só o utilizo como auxiliar. Em relação à altitude, um gps comum lhe dará o que precisa. No entanto, para medir área com precisão, terá de usar um geodésico. Mas, um amigo que trabalha com um desses me disse que o aparelho leva 4 horas em média para captar cada ponto. Mas, se não necessitar de precisão na medida da área, há aparelhos gps que fornecem automaticamente a área percorrida.



Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Topografia”