confecção de mapas

Mensagem
Autor
jtelo
Mensagens: 25
Registrado em: 16 Abr 2008, 12:35
Localização: Santa Maria - RS

confecção de mapas

#1 Mensagem por jtelo »

Olá A todos!
Gostaria de vossa ajuda...
fiz o perimetro da propriedade rural de meu pai, faltou alguns pedaços, por isso a minha duvida, alguém sabe se pode-se fazer o resto das demarcações através do GE e depois editar tudo com cores num programa e colocar legendas e imprimir em escala para enquadrar, qual é o programa?
obrigado!


60 CSx
Estrada de Terra é meu chão!!

gryphos
Mensagens: 37
Registrado em: 14 Fev 2008, 17:32
Localização: Fortaleza - Ceará - Brasil
Contato:

Re: confecção de mapas

#2 Mensagem por gryphos »

Amigo, depende de algumas coisas.
1ª é um trabalho que exiga grande precisão?
Se for, não faça pelo GE, faça o caminhamento e tome vários pontos em média pra delimitar um vértice
2º existe imagem de boa qualidade da fazenda de seu pai?
Se existe e vc não precisa de grande precisão, pode fazer sem problema.
Eu trabalho na área de agrimensura com o ARCGIS e faço vários trabalhos assim, hora uso imagens, hora faço tomada de pontos.
Boa sorte.


Daniel de Góes Nepomuceno
www.topographus.com.br
4° 7'36.92"S | 38°57'36.71"W

FZANONI
Mensagens: 9
Registrado em: 15 Abr 2009, 21:50

Re: confecção de mapas

#3 Mensagem por FZANONI »

tenho uma trilha no trackmaker com mais de 10000 pontos.
gostaria de transformar em um mapa.
como faco isto.



gryphos
Mensagens: 37
Registrado em: 14 Fev 2008, 17:32
Localização: Fortaleza - Ceará - Brasil
Contato:

Re: confecção de mapas

#4 Mensagem por gryphos »

Qual estensão de arquivo vc quer? Quer fazer uma planta pra imprimir? Um mapa pra GPS? Qual aparelho? Vc já mexe em algum software de GIS ou CAD?
Peço que detalhe mais seu objetivo, talvez eu possa ajudar.


Daniel de Góes Nepomuceno
www.topographus.com.br
4° 7'36.92"S | 38°57'36.71"W

jtelo
Mensagens: 25
Registrado em: 16 Abr 2008, 12:35
Localização: Santa Maria - RS

Re: confecção de mapas

#5 Mensagem por jtelo »

Ola´.
è para eu ter no Proprio GPS, para eu ter as trilhas nele , pq normalmente ele as grava e não aparecem no mapa quando quero usal-as , o Modelo é o 60 CSX, não sei lidar em nehum dos propgamas que vc falou...
obrigado


60 CSx
Estrada de Terra é meu chão!!

gryphos
Mensagens: 37
Registrado em: 14 Fev 2008, 17:32
Localização: Fortaleza - Ceará - Brasil
Contato:

Re: confecção de mapas

#6 Mensagem por gryphos »

Então temos o mesmo problema. Só um programa desbloqueado da Garmin, não o que vem com o GPS mas um que custa uns 400 contos, pode enviar novos mapas. Pra fazer os mapas precisará do map dekode. Eu tentei fazer isso várias vezes e terminei travando o map source.
Sem ter esse programa, não recomendo, eu não consegui. Até fiz os mapas com o dekode, mas pra enviar....é complicado.
Sorte pra nós.


Daniel de Góes Nepomuceno
www.topographus.com.br
4° 7'36.92"S | 38°57'36.71"W

Avatar do usuário
Wallace
Mensagens: 4336
Registrado em: 19 Set 2005, 17:34
Localização: São Paulo SP
Contato:

Re: confecção de mapas

#7 Mensagem por Wallace »

Não tem segredo nenhum e não tem que comprar nada.
Usa o Trackmaker gratuito para montar o mapa.
Usa o MapDekode para converter para .img e para cadastrar no MapSource.
O MapSource baixa direto do site da Garmin e aqui no forum tem como instalar.


Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

gryphos
Mensagens: 37
Registrado em: 14 Fev 2008, 17:32
Localização: Fortaleza - Ceará - Brasil
Contato:

Re: confecção de mapas

#8 Mensagem por gryphos »

Quero ver direitinho se aqui vou conseguir funcionar...
Da última vez não fui muito feliz.
Obrigado
:?:


Daniel de Góes Nepomuceno
www.topographus.com.br
4° 7'36.92"S | 38°57'36.71"W

Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

Re: confecção de mapas

#9 Mensagem por nqnnospam »



[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

amilton2008
Mensagens: 9
Registrado em: 09 Jan 2008, 08:43

Re: confecção de mapas

#10 Mensagem por amilton2008 »

boa noite! fiz um mapa de teste usando o mapdekode seguindo as dicas do http://www.gpstm.com/articles.php?lang=port&article=3 depois de quebrar a cabeça um bokado consegui fazer funcionar direitinho.
só não consequi instalar o mapdekode no windows vista, alguem sabe se dá para instalar no VISTA?



gryphos
Mensagens: 37
Registrado em: 14 Fev 2008, 17:32
Localização: Fortaleza - Ceará - Brasil
Contato:

Re: confecção de mapas

#11 Mensagem por gryphos »

Dá sim.
Clique com o botão direito sobre o executável, na guia compatibilidade selecione "simular windows xp sp2", OK
Depois clique novamente sobre o executável com o botão direito e "executar como administrador".
Depois, é só nos explicar aqui no forum os gargalos e como vc os superou pra fazer seus mapas.
ok?
Abraço


Daniel de Góes Nepomuceno
www.topographus.com.br
4° 7'36.92"S | 38°57'36.71"W

amilton2008
Mensagens: 9
Registrado em: 09 Jan 2008, 08:43

Re: confecção de mapas

#12 Mensagem por amilton2008 »

obrigado pela dica!
vou fazer um mapa e posto os prints passo a passo t+.



RLOPES2009
Mensagens: 20
Registrado em: 10 Jul 2009, 19:19

Re: confecção de mapas

#13 Mensagem por RLOPES2009 »

Olá amigos,

Tenho um GPS TOMTOM ONE. Preciso registar um trajeto que farei essa semana em uma estrada de terra, não mapeada. Qual software posso usar? Que seja simples e rápido de entender, pois sou leigo nesse assunto.

Andei olhando o TTMaps, mas não achei mapas para o Brasil.

Vale lembrar que praticamente só preciso dele no GPS, para que outra pessoa de posse do meu aparelho possa repetir o mesmo caminho em outra ocasião por exemplo.

Alguém pode me ajudar?



gryphos
Mensagens: 37
Registrado em: 14 Fev 2008, 17:32
Localização: Fortaleza - Ceará - Brasil
Contato:

Re: confecção de mapas

#14 Mensagem por gryphos »

TrackMaker, sem discussão.
http://www.gpstm.com/index.php?lang=port


Daniel de Góes Nepomuceno
www.topographus.com.br
4° 7'36.92"S | 38°57'36.71"W

Paulo2501
Mensagens: 291
Registrado em: 16 Fev 2009, 16:07

Re: confecção de mapas

#15 Mensagem por Paulo2501 »

Olá a todos!
Isto pode não servir p/ jtelo mas pode ser útil ao RLopes, contanto que tenha o navegador iGO, saiba como traçar trilhas no Google Earth, o local esteja bem definido no GE e baixe o conversor de arquivos GPSBabel:
Basicamente é o seguinte:
1 - traçar trilha no GE e salvar em uma pasta do PC com extensão .kml (esta trilha inclusive pode ser medida no GE, utilizando o recurso "Régua")
2 - converter . kml para .trk usando o GPSBabel.
3 - transferir o arquivo .trk para a pasta <Tracks> que fica na pasta <Save> do iGO
Vc vai ter uma trilha salva no GPS (mesmo que não passe por vias mapeadas) que pode ser percorrida posteriormente e é muito precisa.
Ver este tópico (todos os posts):

http://www.portalgps.com.br/viewtopic.php?f=353&t=10933

Abraço!



jtelo
Mensagens: 25
Registrado em: 16 Abr 2008, 12:35
Localização: Santa Maria - RS

Re: confecção de mapas

#16 Mensagem por jtelo »

bueno, me digam uma coisa na versão gratuita existe a opção de escrever nos mapas antes de imprimilos?
grato :?:


60 CSx
Estrada de Terra é meu chão!!

medeirosnovaes
Mensagens: 4
Registrado em: 25 Nov 2009, 12:41

Re: confecção de mapas

#17 Mensagem por medeirosnovaes »

Olá a todos,

Sou novato com GPS, a pouco adquiri um GPS Etrx legend CHX para ser principalmente usado nas minhas pescarias de caiaque, acontece que para minha surpresa as lagoas que costumo pescar não aparecem no mapa do GPS.

Gostaria de saber se tem como colocar o contorno dessas lagoas e demais rios no gps (seria um mapa Hidrográfico do Brasil)? O que percebi aqui no fórum é que existem muitos mapas com detalhes das cidades, mas o mapa base (em amarelo) não possui muitos detalhes geográficos como rios e lagos esses mapas existem para GPS ?

Tem como eu fazer esses mapas bases (desenha-los), tenho muita experiência com programas gráficos (Corel, Illustrator e photoshop), baseados nas fotos de satélite do Google Earth e/ou mapas topográficos? Qual programa utilizar para isso?

Tenho real interesse de aprender a confeccionar esses mapas e quem sabe ajudar a todos aqui do fórum, vejam meu interesse é fazer os mapas base não os mapas de rua (não tenho como ainda), acredito que, no futuro, possamos unir mapas bases bem detalhados com os mapas contendo as ruas e rodovias (seria ótimo).

Bom, espero que me ajudem e que posso ajudá-los no futuro.
Grato pela atenção.

Minha região: Maceió – Alagoas
Região a que me refiro (lagoas): Poxim (Coruripe)



FZANONI
Mensagens: 9
Registrado em: 15 Abr 2009, 21:50

Re: confecção de mapas

#18 Mensagem por FZANONI »

nao consegui baixar o MAPDEKODE
alguem tem uma dica.



Danniel
Mensagens: 1648
Registrado em: 06 Jan 2007, 18:19
Localização: DF

Re: confecção de mapas

#19 Mensagem por Danniel »

Se forem poucas, creio que o melhor seria repassar para o desenvolvedor do tracksource da sua região.

Se não, vc mesmo pode fazer o mapa com o MapEdit e o cGPSmapper.


Garmin GPSMap 76Cx
Garmin eTrex Venture
Desenvolvedor Tracksource DF/GO.
http://www.tracksource.org.br/index.php ... icle&id=18

amilton2008
Mensagens: 9
Registrado em: 09 Jan 2008, 08:43

Re: confecção de mapas

#20 Mensagem por amilton2008 »

bom dia!
Depois de muito de muito tempo consequi fazer os mapas com o mapdekode de maneira simples sequindo as dicas do Odilon http://www.gpstm.com/articles.php?lang=port&article=3 fiz algumas mudancas pricipalmente na simplicidade dos mapas, partindo do pricipio de que fai fazer seus própios mapas geralmente é uma estrada vicinal ou uma trilha nada muito complicado como uma cidade por exemplo emtaum vamos lá.
primeiro passo crie uma pasta para os mapas ex maps, depois dentro desta pasta crie outra para o mapa especifico.ex fazenda.
agora no trakmaker selecione as trilhas e waypoints que vc deseja colocar no seu mapa edite e prefira salvalos como pista dupla pavimentada que facilita a sua visualisação e o ways como cidade grande que sarão posiveis de serem visualizados sem a nessesidade de muito zoom.feito isso crie uma linha em volta da trilha e a salve no formato limite derde do mapa mude onome de para uma serie de 8 muneros ex 12345678 , ai crie outra linha por fora da anterior e sauve no formato fundo amarelo de mapa como na anterior mude o nome para ex 11111111 selicione esta trilha e clik no botão enviar para traz,feito isso selecione todas as trilhas vá em ferramentas,trilhas e rotas,redutor de trilhas,selecione cortar trilhas se exeder na caixa coloque 230 clik em reduzir.passo sequinte vá em salvar arquivo como,salve na pasta fazenda no formato .dbx o nome do arquivo deve ser a mesma combinação de numeros do limete verde do mapa ex 12345678
Proximo passo abra o mapdekode, se não estiver em portuques va em arquivo, opções na aba general clik em linguagem selecione msgtext_br.dat de OK,



Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Google Earth”