TRACKSOURCE SUL DO PAÍS = DOBRO DE GASOLINA GASTA

Espaço para dúvidas, problemas e sugestões gerais sobre o Projeto.
Mensagem
Autor
Alemaoguti
Mensagens: 1
Registrado em: 14 Set 2009, 11:26

TRACKSOURCE SUL DO PAÍS = DOBRO DE GASOLINA GASTA

#1 Mensagem por Alemaoguti »

Pessoal,

Comprei um garmin 750 faz 1 mês e estou bem desapontado.
Moro em Porto Alegre (cidade de tamanho razoável para ter os serviços de gps aguçados) e acredito que uma criança de 10 anos do Piauí me ajudaria mais no trânsito que o gps.
Pra começar ela faz rotas bizarras, trajetos ridículos, além de querer que eu vire em cima de viadutos de uma das mais importantes vias da cidade.
O mapa que tenho é a última versão do tracksource TRC 2009 (não recordo a versão, acho que é a 6.06).
Além disso fiz uma viagem de POA para Bombinhas SC e o trajeto foi mais uma vez bizarro. O trajeto normal é de 550Km e ele me deu 4 opções, nenhuma com menos de 1000 km. Outra falha grave era que ele não reconhecia trechos da Freeway (BR-290 principal estrada para o litoral do RS) nem outras partes da BR-101 em SC.
Se o tracksource é assim nem quero saber como é o ianque City Navigator.
Me parece que joguei dinheiro no lixo.
Ou estou fazendo algo muito errado, ou estamos na era das cavernas em termos de Gps no RS/Brasil.

Queria saber se é assim mesmo? (Por favor digam que não)
Alguém do RS tem a mesma opinião?

Sei que há formas de ajudar na correção dos mapas locais do projeto tracksource, mas ainda não fui atrás.
Essa seria a única opção?
E em relação a outros gps, o MIO 4 rodas me parece ser mais apurado. Certo?

Obviamente não gostaria de mudar de gps, mas se for o caso...

Era isso, obrigado.



Desculpem o linguajar, estou realmete p... da vida.



Avatar do usuário
casaretto
Mensagens: 162
Registrado em: 20 Set 2005, 18:49
Localização: Balneario Camboriu SC
Contato:

Re: TRACKSOURCE SUL DO PAÍS = DOBRO DE GASOLINA GASTA

#2 Mensagem por casaretto »

Alemao

Isso já foi corrigido.
Se voce baixar os mapas estaduais, o roteamento está perfeito. A versão 6.07 já sairá sem esse erro.
Sei que vc tem razão em estar p da vida. Esta razão foi a causa do nascimento do Projeto Tracksource, onde um grupo de pessoas dão seu tempo e esforço para construir mapas com a qualidade que necessitamos.

Acho no entanto que voce deve redirecionar sua raiva e energia. Voce pagou caro por um (ou qualquer marca) aparelho que deveria ter os mapas perfeitos. Tem razão de ficar com raiva.

O projeto oferece de graça uma alternativa que está melhorando dia a dia. O projeto vive do esforço e colaboração de todos para melhorar. Dirija sua energia a ajudar. Qualquer colaboração é bem vinda e também apontar erros, como esse, mas gostaríamos que trocasse esse tom indignado, por um tom colaborativo.

De qualquer forma, obrigado pela indicação.

Paulo


Paulo Casaretto F
Baln Camboriu - SC
Não respondo mensagens privadas.

Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

Re: TRACKSOURCE SUL DO PAÍS = DOBRO DE GASOLINA GASTA

#3 Mensagem por nqnnospam »

Não sei qual a situação dos mapas comerciais no Sul do País, mas aqui no Nordeste, fora da área urbana de (algumas) capitais, os mapas comerciais não servem para quase nada. Na melhor das hipóteses, são tão úteis quanto um guia rodoviário em papel. Poucas estradas estão mapeadas, e as que estão mostram traçado completamente diferente da realidade. Pontos de interesse então, não existem.

Os mapas Tracksource não são perfeitos nem são completos, mas, quando comparados aos mapas comerciais, são a melhor opção aqui no Nordeste.

Agora, para qualquer combinação aparelho/mapa, vale a máxima "GPS não é cachorro de cego." Ao topar com algo absurdo, deve sempre prevalecer o bom senso do motorista.

Para relatar erro ou suspeita de erro em mapas Tracksource, deve-se:

- acessar http://www.tracksource.org.br/desenv
- digitar um email válido no campo "Informe email:" em "Opções identificadas"
- clicar em "Contribuição ou erro".
- o sistema vai enviar email com link de acesso ao sistema (este processo de confirmação de email é necessário para evitar sistemas automáticos, ataques DOS e floods).
- seguindo o link da mensagem abrirá a página de envio de contribuição/erro.
- escreva mensagem descrevendo o mais detalhadamente possível a situação (sem detalhes é impossível identificar o erro ou aproveitar a contribuição). Deve-se anexar, na medida do possível, arquivos gtm, gdb ou gpx com waypoints, tracks e rotas que permitam entender melhor a contribuição ou relato de erro. É bom zipar tudo para não sobrecarregar o sistema.
- se você não sabe qual município escolher, escolha o estado (desenvolvedor estadual)


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

Avatar do usuário
regis
Mensagens: 334
Registrado em: 13 Jun 2008, 21:44
Contato:

Re: TRACKSOURCE SUL DO PAÍS = DOBRO DE GASOLINA GASTA

#4 Mensagem por regis »

Alemão,

Se você tiver disponibilidade de tempo (principalmente) tente simular a rota problemática no computador, usando o Mapsource. Se o problema se repetir usando a mesma versão do mapa que está instalada no GPS, então realmente há problema no mapa. Nesse caso, vá seccionando a rota, criando "sub-rotas", com trechos menores, para tentar identificar em qual ponto ou pelo menos aproximadamente onde o erro acontece.

Existem erros, com certeza, mas estamos aos poucos, com a colaboração dos usuários de GPS, tentando identificá-los e corrigi-los.

O que mais chama a atenção é que a rota entre POA e Bombinhas foi mais do que testada, pois o Beto (desenvolvedor estadual do RS e de Porto Alegre) viaja a toda hora prá lá. Aliás, está em Bombinhas hoje, e provavelmente vai ler esse tópico conectado a 33600 Kbps...

Pelo que você falou, está utilizando a última versão compilada do TRC-Brasil (Ou TRC-Sul). Experimente instalar os mapas estaduais do RS e de SC (TRC-SC e TRC-RS) e verifique se o erro persiste.

Evite também deixar outros mapas instalados ao mesmo tempo no GPS, como o City Navigator ou qualquer outro que não seja o TRC. Aliás, não é recomendável até mesmo instalar vários conjuntos sobrepostos do TRC (por exemplo, TRC-Sul e TRC-RS ao mesmo tempo).

Se o erro não se repetir no Mapsource, então é provável que o teu GPS esteja com alguma limitação de vias (evitar algum tipo de rodovia, ou configurado para determinado tipo de veículo).

Isso não quer dizer que o problema seja no GPS. O mais provável é que seja no mapa mesmo, mas é preciso testar todas as hipóteses para identificar e, o mais importante, resolver o problema.

Uma última coisa: não troque o equipamento Garmin, pois o problema não é nele. Ou é o mapa, ou é configuração, ou instalação dos mapas.

Régis
Caxias do Sul


Régis Candeia
Caxias do Sul - RS
Pirataria é crime. Não roube navios.

gasi
Mensagens: 1
Registrado em: 26 Ago 2008, 23:13

Re: TRACKSOURCE SUL DO PAÍS = DOBRO DE GASOLINA GASTA

#5 Mensagem por gasi »

Olá à Todos.

Eu também moro em Porto Alegre e ratifico parte desse problema citado pelo Alemão. O que notei é que tem ruas com a mão de direção erradas, retornos não reconhecidos e instruções para entrar em ruas que não são possíveis. Por outro lado, a orientação do GPS funcionou bem num determinado bairro.
Para cada erro que eu encontro eu envio mensagem para o desenvolvedor. Tentei ler as orientações de como contribuir nas alterações dos mapas, mas teve algumas coisas que não entendi. De qualquer forma, tenho disponibilidade para ajudar nas correções e vou procurar ler com mais calma as instruções.

Abraços,
Roberto
NUVI 265W



jvmuhlen
Mensagens: 5
Registrado em: 18 Fev 2009, 23:48

Re: TRACKSOURCE SUL DO PAÍS = DOBRO DE GASOLINA GASTA

#6 Mensagem por jvmuhlen »

Pessoas

Também sou de Porto Alegre, e também tenho o Garmin 750.
Inicialmente usava o mapa City Navigator, que veio com o aparelho. Dentro de Porto Alegre ele era meia boca.
Mas fora de Porto Alegre, além de incompleto, ele cometia erros imperdoáveis.
Por exemplo, seguindo pela Freeway, lá pelas tantas eu estava atravessando dentro de umas várias lagoas existentes no percurso. Ou seja, o mapa estava bastante dessincronizado com a posição real.

Aí instalei o TrackSource. :) Não volto mais ao City Navigator.
O interior do estado melhorou 100%.
Nunca tive problemas de roteamento no interior do estado.
E todos os problemas que eu tive foi por bobeira minha.
Uma vez, por exemplo, estava marcado para evitar "Portagens" (que eu não sabia o que era). Descobri que são os pedágios! Agora tu imagina a volta que o GPS tem que traçar para fugir dos pedágios. Bastou desmarcar o ítem "Portagens" e ele se achou corretamente...

Dentro de Porto Alegre também percebo a questão das ruas com sentido incorreto.
Mas por acreditar que um desenvolvimento em grupo (uma comunidade) pode funcionar, tenho enviado minhas sugestões sempre que encontro um problema.
Ontem mesmo enviei para o site correções para umas 7 ruas. Já vi que as sugestões foram aceitas, e provavelmente na próxima edição do mapa estarão disponíveis. Convido todos a fazerem o mesmo.

Ou então que apresentem solução melhor, que funcione 100% em todas as cidades e rodovias brasileiras, e ainda por cima com baixo custo!

Um abraço,
Jackson



Avatar do usuário
betocardoso
Mensagens: 36
Registrado em: 19 Nov 2005, 22:47
Localização: Porto Alegre-RS

Re: TRACKSOURCE SUL DO PAÍS = DOBRO DE GASOLINA GASTA

#7 Mensagem por betocardoso »

Roberto e Jackson,

As contribuições para correção do mapa de Porto Alegre tem sido muito úteis.

Ultimamente as colaborações e colaboradores tem aumentado, mas infelizmente ainda não muitos os que se dispões a contribuir com informações e notificação de erros.

Quase diariamente sai uma versão do TRC-RS com atualizações de Porto Alegre.

Obrigado a todos que tem ajudado.


Beto



gb.demelo@gmail.com
Mensagens: 151
Registrado em: 04 Mar 2009, 23:21

Re: TRACKSOURCE SUL DO PAÍS = DOBRO DE GASOLINA GASTA

#8 Mensagem por gb.demelo@gmail.com »

Sou de Porto Alegre também, uso iGO 8.3 + Teleatlas 9.1 e não tive os problemas que você relatou com o Tracksource. A cobertura do iGO é muito boa, porém o principal que ele erra são alguns retornos em Porto Alegre que não existem mais ou ruas que mudaram de mão... se bem que o que a prefeitura alterou as ruas nos últimos tempos é inacreditável...

Acho que uma solução é sempre buscar soluções de interoperabilidade que ofereçam o máximo de opções pro cliente e facilidades no uso, especialmente aquelas que basta você tirar da caixa e apertar o botão.

Eu não queria ficar limitado ao produto Garmin, por isso sempre comprei GPS que eram desbloqueados e que rodavam qualquer navegador e qualquer mapa.

Lhe aponto essas duas opções que custam menos do que você pagou no seu GPS :

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... b-e-nf-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 3-moov-_JM

Ambos equipamentos rodam iGO 8.3 + Mapa 9.1, bem como Garmin Mobile XT + Tracksource TRC-Brasil 6.09 (o primeiro anúncio já vem com os dois instalados e pronto, o segundo anúncio vem com o Garmin Mobile XT mas sem o Tracksource).

O importante é você comparar e decidir aquele que é melhor para você, teste e veja aquilo que você gosta mais, que se adapta melhor ao seu uso. É o produto que tem que satisfazer o cliente e não o contrário.

Outra informação importante é que o DAER/RS DISTRIBUI GRATUITAMENTE MAPAS EM PAPEL ATUALIZADOS DAS CIDADES E RODOVIAS.

Eu ainda uso mapas em papel, tenho meu guia rodoviário também no porta luvas, o GPS pode ficar sem bateria, estragar, cair no chão, etc... o mapa tá ali (claro que eu sempre prefiro o GPS, mas não dá pra confiar só na tecnologia). Fora que eu sempre confiro as rotas de viagens longas no http://maps.google.com/ , muitas vezes até imprimo. Além disso tenho também um desses na carteira e um no portal luvas > http://www.telefonica.com.br/sp/utilida ... gencia.htm ( ESPECIAL ATENÇÃO PARA A SEÇÃO " Serviços Públicos de Emergência " que são números nacionais unificados ) , até por que na hora de um acidente ou emergência você pode nem atinar de olhar em GPS caso esteja nervoso, o papel fica mais fácil em um caso de emergência.



Veja resposta do DAER :

de Imprensa D A E R <imprensa@daer.rs.gov.br>

O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem informa que distribui aos usuários mapas rodoviários de maneira gratuita. Você pode retirar o seu exemplar na sede do DAER, na Avenida Borges de Medeiros, nº 1555, com a Assessoria de Comunicação (9º andar).

Atenciosamente,
Assessoria de Comunicação Social/DAER
(51) 32105005


A restrição que ele fazem é que é um mapa por pessoa, o que está certo se não tem gente que vai lá e pega 50 mapa e sai vendendo.

Espero ter ajudado.



Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “TrackSource Geral”