Prezado Robert e demais interessados no assunto,
Em minha última msg sobre este assunto, solicitei um curto esclarecimento sobre as diferenças entre os dois tipos de licenças.
...
Abraços,
Murilo Galvão
Murilo,
As caracterÃÂsticas técnicas básicas das duas licenças São:
Ambas garantem o direito de uso, cópia e distribuição
gratuita dos mapas desde que se cite a fonte sempre
A CC 2.5 Atribuição - não ao uso comercial - não a obras derivadas:
- Permite só o uso, cópia e distribuição "
as is" sem alterações ou modificações.
- Como o nome diz, proÃÂbe a construção de obras derivadas. Ou seja, é proibido fazer um mapa melhor ou alterar a forma dos arquivos para uso em outro software ou equipamento a não ser que isto seja feito e publicado pelo projeto.
- ProÃÂbe o uso com finalidade comercial. Ou seja, é proibido lucrar com os mapas de qualquer forma. Seja vendendo, seja incluindo num navegador veicular, seja usando para sua frota de onibus, seja no seu taxi. Uso comrecial está fora.
A GPL:
- Permite que qualquer um faça melhorias e publique uma Versão alterada desde que mencione a fonte, mencione que alterou, e libere a nova Versão sob a GPL, ou seja, livre para ser usada, copiada, e distribuida gratuitamente. Toda melhoria que derivar dos mapas tem que ser continuamente distribuida gratuitamente.
- Permite o uso comercial. Isto não significa que podem vender os mapas, até podem mas tem que permitir que as pessoas copiem de graça então não tem muito sentido vender não é. A não restrição ao uso comercial significa que eu posso fazer um site com informações de turismo, com anunciantes pagos, que usa os mapas para o site, como o apontador por exemplo. Para isso vou ter que disponibilizar qualquer melhoria que eu fizer nos mapas, como um cadastro de bares por exemplo, de graça na internet em código fonte aberto. não preciso cadastrar as informações no projeto mas tenho que deixar disponíveis para alguém fazer.
A diferença é o grau de liberdade.
- A GPL é mais flexivel e protege a liberdade e a gratuidade dizendo: você pode fazer o que quiser com os mapas desde que deixe que qualquer um faça o que quiser com aquilo que você construir a partir dos mapas. De graça sempre.
- A CC 2.5 com as restrições impostas protege a liberdade e gratuidade dizendo: Pode copiar e usar a vontade desde que use da forma como eu publiquei e não use para fins comerciais. De graça igual.
Notem que as duas garantem que os mapas serão sempre gratuitos e a GPL ainda garante que os dados derivados dos mapas serão sempre gratuitos, sem proibir que alguém ganhe dinheiro. Dá pra constuir modelos de negócios lucrativos com software gratuito. A Red Hat e a Conectiva fazem isso, se alguém quiser que eu explique a lógica eu explico.
É importante salientar que existem versões da CC 2.5 muito mais brandas, e no meu entender adequadas ao projeto.
A CC 2.5 é uma licença de uso e cópia gratuita àqual pode-se adicionar as seguintes restrições:
- Atribuição - você é obrigado a citar a fonte (incluida em todas as licenças CC)
- não a obras derivadas - Voce distribui como está mas não pode fazer alterações
- não ao uso comercial - você não pode usar com finalidade comercial
- Compartilhamento pela mesma licença - você pode alterar desde que distribua com uma licença idêntica a esta
não a obras derivadas e Compartilhamento pela mesma licença São obviamente incompatÃÂveis mas todas as outras combinações valem.
Eu sou um forte defensor da manutenção da GPL mas a CC 2.5 - Atribuição - Compartilhamento pela mesma licença seria Também adequada. Garante gratuidade e é muito mais flexivel. A diferença entre esta e a GPL é que a GPL explicitamente obriga a distribuição dos GTM e GZ. A CC2.5 não explicita isso apesar de permitir alterações.
Este caso fica assim:
- Com a GPL - todo mundo pode criar alterações e é obrigado a abrir a fonte, incluisve a coordenação do projeto
- Com a CC proposta - ninguém pode criar alterações fora do projeto, nem que tenha acesso aos arquivos fonte
- Com a CC compartilhamento - qualquer um pode criar alterações mas tem que se virar para conseguir os fontes ou copiar na unha os mapas ou quebrar com software mas não tem que liberar os fontes do novo trabalho, apesar dele Também poder ser copiado e alterado. Por isso eu acho ela mais fraca que a GPL
abração
Robert