O que significa TRC-ES?

Espaço para dúvidas, problemas e sugestões gerais sobre o Projeto.
Mensagem
Autor
Camilaalima
Mensagens: 15
Registrado em: 28 Mai 2009, 23:13

O que significa TRC-ES?

#1 Mensagem por Camilaalima »

Colegas,

Sou do E. Santo e novata em GPS. Comprei recentemente um Nuvi 200 e ainda estou engatinhando no assunto.
Como viajo muito pelo ES (sou representante de laboratório farmacêutico), espero conseguir bom proveito do aparelhinho. E por orientação do vendedor, fui sugerida a acessar o site do Tracksource e usar os mapas do projeto, que aliás ele até instalou mês passado e me ensinou a atualizar.

Entretanto fiquei com uma dúvida básica: O que significa TRC-ES? O ES é do Espírito Santo, mas e o TRC?

Já li num lugar no site que seria Tracksource Rodoviário Complementar. Já em outro consta como Tracksource Rodoviário Completo... mas olhando os últimos mapas que baixei do TRC-ES (em 19 de maio) já desconfio que seja Tracksource de Rios e Córregos.
:D :D :D

Piadinhas a parte, não entendo pq estão colocando tantos rios e córregos nos municípios do ES. Viajei na semana passada de Vitória para Baixo Guandu (oeste, divisa com MG) e Colatina e fiquei maravilhada com tantos rios azuis que eram mostrados na tela do GPS. Ficava observando a estrada para ver os rios/córregos a medida que dirigia. Só que para minha tristeza nada via. Não que eu seja cega, mas simplesmente pelo fato das dezenas de rios/corregos desenhados não existirem mais (se é que alguma vez existiram). E sempre que via na tela do GPS um rio vindo pelo caminho, fica esperando uma ponte, um pontilhão ou um manilhão, só que nada aparecia na estrada (tem rio desenhado e não tem ponte???). Em vários momentos, parei o carro, desci e fiquei tentando localizar os rios mostrados no GPS, que deveriam estar debaixo do meu carro ou ao lado, e excetuando-se 1 ou 2 rios de bom tamanho mais ou menos no local indicado pelo GPS, os diversos córregos exibidos não fui capaz de identificar. Olhando na tela do GPS me sentia trafegando pelo Pantanal, mas pelos vidros do carro me sentia no sertão nordestino.

Me desculpem a ignorância, mas outra coisa que não entendi é como se desenham centenas de rios e córregos e as estradas pelas quais trafeguei são em sua maioria rascunho (draft) e segundo o GPS, estão bem fora do traçado real (pelo menos ficava recalculando a todo momento em alguns trechos).
Como é possível alguém vir até o local, coletar informações dos rios/córregos e NÃO COLETAR o traçado das rodovias? Afinal, o "R" é de Rodoviário ou de Rios? Não tenho nada contra rios, até acho bonito eles aparecerem na tela (desde que existam). Quando trafeguei sobre e paralelo ao Rio Doce no caminho para Colatina, achei interessante ele aparecer no GPS, pois é um rio de grande tamanho. Mas desenhar rios que não são visíveis não vejo lógica num projeto rodoviário. Sugestão: se existe TRC Aeronáutico, Marítimo, Náutico e Topográfico, pq não criam um Fluvial (exclusivo pro ES)?

Por outro lado, senti falta do Rio Itapemirim quando fui para Alegre, mas pelo menos as rodovias até lá estão bem precisas... e como meu carro não é anfíbio, ter ou não ter rio desenhado não faz diferença, mas ter rio desenhado com detalhes minuciosos (apesar de não existirem) e trafegar por estradas com traçado errado, isso faz diferença.



Danniel
Mensagens: 1648
Registrado em: 06 Jan 2007, 18:19
Localização: DF

Re: O que significa TRC-ES?

#2 Mensagem por Danniel »

Os rios normalmente são importados a partir de outras fontes, como por exemplo um arquivo autocad fornecido pelo governo.

As estradas estão marcadas como Draft justamente por estarem deslocadas. É um indicativo que o dado não é 100% e está lá até que seja confirmado e corrigido se necessário.

O conjunto TRC contém os dados estaduais e os municípais que tem mapas desenvolvidos.

TRR > apenas dados rodoviários

TRU > apenas dados urbanos


Garmin GPSMap 76Cx
Garmin eTrex Venture
Desenvolvedor Tracksource DF/GO.
http://www.tracksource.org.br/index.php ... icle&id=18

Camilaalima
Mensagens: 15
Registrado em: 28 Mai 2009, 23:13

Re: O que significa TRC-ES?

#3 Mensagem por Camilaalima »

Sua resposta eu eu já tinha lido em outros tópicos, mas mesmo assim, obrigada!

Minha "indignação" é que estão poluindo os mapa do ES com informações de rios e córregos que não existem. Se os rios existissem, perfeito. Mas não existem em sua grande maioria. E pq o desenvolvedor perde tempo incluindo rios a partir de fontes não confiáveis ao invés de dar mais importância com as estradas, afinal, o R é de Rodoviário, não é?
E complementando sua informação, já havia notado uma boa coinciência entre os rios e córregos "fantasmas" que estão no TRC-ES e uns velhos mapas do IBGE de alguns desses municípios, mapas esses feitos antes da invenção do GPS..rs



Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

Re: O que significa TRC-ES?

#4 Mensagem por nqnnospam »

Cara Camilaalima, esta questão dos rios é realmente polêmica. Contudo creio que todos devem concordar que, se os rios não existem, então não devem aparecer no mapa.

Minha sugestão é que você entre em contato com o responsável pelo mapa estadual do Espírito Santo, e o responsável pelos mapas municipais, e informe o ocorrido, de preferência solicitando que eles se manifestem sobre o assunto aqui no fórum.

A lista completa de responsáveis pelos mapas pode ser obtida na site http://www.tracksource.org.br/desenv, na função "Consulta emails dos desenvolvedores."


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

Avatar do usuário
casaretto
Mensagens: 162
Registrado em: 20 Set 2005, 18:49
Localização: Balneario Camboriu SC
Contato:

Re: O que significa TRC-ES?

#5 Mensagem por casaretto »

Camila

Voce tem razão. Existem alguns mapas municipais que contém um detalhamento absurdo de cursos de água.
Não há consenso quanto a isso até agora. A verdade é que quando questionados, os desenvolvedores justificaram essa existência, para dar suporte a outros objetivos que não o uso rodoviário.
A proposta que eu faço é que fiquem nos conjuntos rodoviários SOMENTE os cursos de água representativos ao uso rodoviário.
Os demais seriam colocados em um conjunto específico transparente, tal como o TOPO.

Paulo


Paulo Casaretto F
Baln Camboriu - SC
Não respondo mensagens privadas.

Camilaalima
Mensagens: 15
Registrado em: 28 Mai 2009, 23:13

Re: O que significa TRC-ES?

#6 Mensagem por Camilaalima »

Olá colegas, obrigada pelas respostas.

Quando ao fato do TRC no ES significar "Tracksource de Rios e Córregos", acho que temos um agravante.

Pesquisando no site na opção de consultar e.mail dos desenvolvedores, descobri que praticamente todo o norte do ES (que está se transformando na versão capixaba do Pantanal Matogrossense rs) está sob o controle de um único desenvolvedor.

O desenvolvedor (Sr. Ronaldo Pinheiro - e.mail: biobahia2005@yahoo.com.br) desconfio que more na Bahia e além de todo o norte do ES, aparentemente ele também é desenvolvedor de todo o sul da Bahia. Parece até "grileiro" de terras públicas... (brincadeirinha!).
Acho até louvável alguém como ele ser voluntário para tantos mapas, mas desde que seja para atualizar as estradas (alguém aqui no forum tem carro anfíbio??) e não encher os mapas de rios e córregos sem qualquer importância para a navegação veícular rodoviária (pelo menos na minha opnião) e cujas existências (dos rios e córregos) não são comprovadas por quem passa nas rodovias.

Aliás, procurando no "pai dos burros da web" (o Google), descobri o seguinte sobre o "Mr. Rio" e sobre o tal BioBahia:
"O Projeto Biobahia tem por objetivos inventariar a fauna de peixes nas diferentes bacias hidrográficas que deságuam no litoral extremo sul da Bahia. Além de contribuir para o conhecimento da diversidade ictiofaunística na região, estão sendo avaliados os endemismos e as espécies potencialmente ameaçadas de extinção presentes na área de estudo."
http://www.biobahia.net/default.asp?menu=3

E um dos membros da equipe é justamente o desenvolvedor: Ronaldo Fernando Martins Pinheiro.
http://www.biobahia.net/default.asp?menu=103

Assim, aparentemente como as estradas dos municípios por onde trafeguei são em sua maioria drafts e desta forma com traçados incorretos, parece que o desenvolvedor está usando o projeto tracksource para, em primeiro lugar, tê-lo como fonte de apoio para o seu projeto de "caça aos peixes", e se sobrar um tempinho (parece que não sobrou ainda) as estradas serão atualizadas. A impressão que fica é que o desenvolvedor está transformando o norte do ES numa versão em pequena escala do Pantanal Matogrossense para ser utilizado no seu projeto, utilizando-se de dados obtidos de mapas hidrogáficos antigos, para quando for possível, vir aos municípios para procurar os peixes nos rios que ele desenhou (se achar os rios) e se sobrar um tempinho atualizar as estradas.

O pior é que, de acordo com o que li no manual do projeto, temos:

"Os conjuntos de mapas Tracksource Municipal e Tracksource Rodoviário são destinados a uso prioritariamente rodoviário. Em função disso, tendo como objetivos diminuir a memória necessária para armazenamento e, ainda, evitar a poluição causada nos visores monocromáticos, deve-se restringir a representação de acidentes geográficos não diretamente relacionados ao uso prioritário, tais como rios pequenos (< 10m de largura), montanhas, lagos, vegetação, etc. Entidades como estas somente devem ser representadas em dois casos:
- quando forem fatores de incentivo ao turismo
- quando afetarem a segurança do trajeto
"

Desta forma, segundo meu entendimento, os pequenos rios e córregos (fantasmas) desenhados no TRC-ES não deveriam existir no mapas, pois além de não serem incentivo ao turismo, são menores que 10 metros (são tão pequenos que ninguém vê da estrada, e nem caminhando sobre eles rs) ainda atrapalham um pouco pois tiram a atenção de quem dirige (afinal só tenho o "tico e teco", né? rs).

Alguém poderia me dizer se o texto acima do manual ainda está em vigor ou já foi revogado, ou é mais uma orientação "letra morta"?

Aproveito e faço um apelo ao Desenvolvedor do Estado do ES para tentar evitar essa inundação pela qual nossa estado está passando. Daqui há pouco vão precisar fazer campanha de arrecadação de donativos para as vítimas das enchentes dos rios e córregos que o Sr. Ronaldo desenha....rs

Beijos a todos,
Camila Lima



educampinhos
Mensagens: 8
Registrado em: 03 Nov 2005, 23:48
Contato:

Re: O que significa TRC-ES?

#7 Mensagem por educampinhos »

Ei Camila,
sou o desenvolvedor estadual e municipal de Vila Velha e Cachoeiro. É bom saber que temos mais uma usuária dos mapas do ES e espero que faça bom proveito deles. Como vc já leu bastante sobre o Projeto e sabe como ele funciona, peço para que me mande todos os dados que coletar para melhorarmos cada vez mais os nossos mapas.

Sobre suas perguntas, o nome já diz. Tanto o TRC, assim como o TRR são de uso rodoviário. Como os mapas "crescem" de acordo com as contribuições e coleta dos desenvolvedores, pode sentir falta de alguns dados (como o rio Itapemirim).

Quanto aos rios, pensando de forma coletiva, meu ponto de vista é que não são úteis para o uso rodoviário. A informação que os rios representam não compensa em relação ao tamanho em que os mapas ficam , tempo de "desenho" na tela do GPS (tenho um 60CSX e um Etrex, que esse último sofre para desenhar), etc, tanto que nos mapas em que sou responsável constam apenas os de maior volume.

Seria interessante entrar em contato com o Ronaldo, que tenho certeza que ele prestará todas as informações que necessite. Nada melhor do que esse feedback do usuário para que possamos aprimorar os mapas.

Qualquer coisa só entrar em contato.



Camilaalima
Mensagens: 15
Registrado em: 28 Mai 2009, 23:13

Re: O que significa TRC-ES?

#8 Mensagem por Camilaalima »

Boa noite Eduardo,
Obrigada pela resposta.

Realmente concordo com vc e diria que aqui no ES bastariam ser representados os rios principais, aqueles com grande curso d'água ou aqueles que margeiam ou cortam alguma rodovia, e nestes casos acho que não chegaríamos a uma dúzia de rios, tais como o Rio Doce, Itapemirim, Jucu, Castelo, Itaúnas, Cricaré e por ai vai. Agora ficar enchendo o mapa com riachos fantasmas acho absurdo, ainda mais sabendo-se que a rodovias naqueles municípios são em sua maioria rascunho. E acharia interessante se o Ronaldo desse algum esclarecimento sobre essa mania de desenhar rios e mais rios
E quanto à colaborar isso é fácil quanto aos POIS, mas quanto a trilhas de rodovias acho que o meu aquário, digo GPS, não grava trilhas..



Ronaldo
Mensagens: 1
Registrado em: 20 Nov 2005, 20:12
Contato:

Re: O que significa TRC-ES?

#9 Mensagem por Ronaldo »

Prezada Camila.

Vc diz acima "Sou do E. Santo e novata em GPS". Parece que para novata vc tem um disposição crítica muito elevada.
Não participo normalmente do Fórum e só estou aqui pois o colega Sérgio me colocou a par das observações que estão sendo feitas. Acho que ao nos manifestar em grupo devemos em primeiro lugar ter a humildade de perceber que o que pensamos ser a verdade, pode não ser mais que fruto de nossa imaginação criativa. Não vou dar continuidade a esta discussão. Apenas quero esclarecer alguns fatos. Em primeiro lugar estou neste projeto desde 2005 e já construia mapas para nosso uso em GPS muito antes de aderir ao projeto. Ou seja, jamais me aproveitei do projeto para meu trabalho. Pelo contrário cedi o meu trabalho para ser usado pelo projeto. E na ocasião fui convidado pelo Marcelo (antigo responsável pelo Estadual da Bahia) que achou que esta seria uma boa contribuição. Outra coisa, o "meu projeto" não tem qualquer fim lucrativo, da mesma forma que projeto Tracksource. Nós trabalhamos com pesquisa e usamos os mapas com auxiliares de nosso trabalho. Essas pesquisas tem como única finalidade o desenvolvimento do conhecimento, a divulgação de trabalhos científicos e a educação. Vc também se refere aos rios "poluindo" os mapas. Os rios não poluem, eles é que são poluídos por nós. Esta visão preconceituosa é que está permitindo que deixemos os rios no estado que estamos deixando. Menciona também o fato de eu estar responsável por tantos municípios. Não entendo sua preocupação neste sentido. Nós não recebemos por município. Seria melhor vc usar sua energia crítica e tornar-se desenvolvedora dos inúmeros muncípios que estão sem desenvolvedor. Diz que passeou com seu GPS e que encontrou trilhas fora de lugar. Mas até hoje não recebi uma única colaboração sua com trilha levantada para incluir ou corrigir nos mapas. Como disse no início está será minha primeira e única intervenção neste debate. Estou inteiramente a disposição para receber as colaborações que tiver e incorporar nos mapas que estão sob minha responsabilidade momentanea. Acho que para que o projeto continue na trajetória que sempre teve precisamos criticar menos e cooperar mais. Pois está é a idéia básica do projeto.

Quero concluir deixando um dos muitos registros recebidos de pessoas que tem colaborado com a verificação dos mapas e que os usam em suas atividades:

Ronaldo,

Atualizando os meus mapas para a versão TRC-BRASIL 6.01a. Verifiquei que parte dos dados que lhe enviei, dos municipios Salto da Divisa e Itagimirim, foram incluídos nesta versão. Ate mesmo o contorno do lago de Itabebi, na parte mineira.

Voces estão de parabens com o projeto. Atualizei os mapas de todos os meus caminhões, com esta versão. colaborarei, sempre que puder.


A seu dispor

Gilberto Peixoto

Peço desculpas aos demais participantes do Fórum pois acredito que ele deva ser usado para contribuir com novas idéias que permitam ao projeto cumprir seu maior objetivo: "mapear todo o Brasil - até seus recantos mais remotos", pois isto nenhuma empresa comercial irá jamais se interessar em fazer.

Cordialmente,

Ronaldo Pinheiro



Camilaalima
Mensagens: 15
Registrado em: 28 Mai 2009, 23:13

Re: O que significa TRC-ES?

#10 Mensagem por Camilaalima »

Prezado Ronaldo,

Não precisa ficar melindrado. Tá parecendo o Hugo Chaves que não gosta de críticas... rs

Desde quando novato não pode dar opnião? Minha opnião é baseada no Manual.
E você tem muita experiencia em falar em "imaginação criativa", pois imagina rios em todos os lugares, principalmente onde não existem... só precisa imaginar as pontes também.

Se você usa os mapas como auxiliares do seu trabalho, ótimo. Só não vejo motivo de encher os mapas RODOVIÁRIOS com rios que não existem. E não fui a única que disse isso aqui neste forum.

E por favor não venha com filosofia de ecologista dizendo que "nós é que poluímos os rios". Isso já está mais do claro que o ser humano polui mesmo e isso é um péssimo exemplo. Quando disse que "polui" a tela, me refiro ao fato de que ao dirigirmos com auxílio de um GPS o que queremos ver são as estradas e não centenas de linhas azuis cruzando a tela do GPS e que se referem a rios e córregos que não existem. Isso sim é o que me refiro a "poluição" de rios, e parece que não sou o único usuário que pensa desta forma. E não acredito que tenha entendido de maneira diferente. Os rios grandes como o Rio Doce ou lagoas como a Juparanã (ambas na sua área), também acho que devem aparecer e deixam a representação do ambiente na tela do GPS mais parecida com o ambiente externo, o que infelizmente não acontece com os pequenos rios e córregos fantasmas, que só atrapalham.

Pergunta: Alguma vez o senhor já esteve nesses municípios nos quais você encheu de rios aqui no ES? Se já esteve, não entendo porque as estradas estão incorretas e são em maioria draft. Como é que voce desenha um rio sem ter vindo no local? Pelo Google Earth? Pelos mapas antigos do IBGE?
O que eu quiz dizer com vc ser "grileiro" aqui no ES é que por ter municípios demais sob sua responsabilidade, mal deve dar tempo para desenvolvê-los "in loco". E convenhamos que copiar rios de mapas e colocar num mapa rodoviário não é bem o que se pode dizer de "desenvolver" um município. Como sugestão, pq não coloca à disposição alguns dos municípios aqui do ES que estão sob sua responsabilidade momentâna (como disse) e deixa outros voluntários o desenvolverem COM ESTRADAS E PISTAS, como aliás me parece ser o objetivo do projeto Tracsource RODOVIÁRIO (e não de RIOS). Aposto que vão aparecer outros desenvolvedores locais com a disposição de mapear "in loco" as estradas e ruas.

E não estou questionando se o desenvolvedor recebe ou não. Acho que até deveria ter uma ajuda de custo para o combustível que gasta no carro registrando as trilhas (combustível pra barco não POOODEE! rs). Mas como todos sabemos, trabalho voluntário é assim mesmo: de graça.

E não envei trilha para você pois se não me engano meu GPS não grava trilhas.

E a idéia básica do projeto é ESTRADAS e não rios. Pelo que entendi do manual os riachos nem deveriam aparecer no TRC... a menos que sejam importantíssimos para o SEU projeto de catalogamento de peixes.



Avatar do usuário
Hélcio Assis
Mensagens: 1617
Registrado em: 18 Jan 2007, 16:33
Localização: Belo Horizonte
Contato:

Re: O que significa TRC-ES?

#11 Mensagem por Hélcio Assis »

- Bom dia Camilaalima, certamente o assunto é mais complexo, o problema não é colocar os mapas a disposição e sim achar pessoas realmente interessadas em desenvolverem os mesmos!
Colaborações já são dificéis, imagina desenvolvedores.

Na minha opinião é melhor ter algum tipo de informação no mapa do que simplesmente nada.


Abraços,
Hélcio G. Assis
276 C
Desenvolvedor de Sete Lagoas / Prudente de Morais / São João do Pacuí - MG
https://helciomoicano.webnode.com.br/
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique AQUI

Camilaalima
Mensagens: 15
Registrado em: 28 Mai 2009, 23:13

Re: O que significa TRC-ES?

#12 Mensagem por Camilaalima »

Olá Helcio,

Não entendi muito sua opinião. Você disse que "é melhor ter algum tipo de informação no mapa do que simplesmente nada".

Tudo bem, desde que as informações sejam sobre o objeto do mapa. De que adiantaria alguém colocar no TRC Aeronáutico postos de pedágio? Seria completamente inútil, pois não é sua finalidade.

Da mesma forma, se o TRC é Rodoviário, a principal informação útil para ele são rodovias estaduais, federais, municipais, estrada de terra, trilhas 4x4, trilhas de moto, etc.

Entretanto, rios, riachos, cursos d'água, etc são, na minha opinião, ENFEITES num mapa Rodoviário. Eles deixam a tela do GPS até mais bonitos quando são cursos d'água relevantes e fáceis de serem vistos por quem passa nas rodovias, olha o rio na tela do GPS e consegue olhar o mesmo rio pela janela do carro.
No caso do ES, isso não está acontecendo. O desenvolvedor está inundando diversos municípios com riachos e córregos que ninguém vê ao passar na rodovia. Aliás, aposto que nem ele já deve ter visto esses rios/riachos pessoalmente, pois se tivesse ido nesses municípios teria também atualizado as rodovias drafts lá existentes.



Camilaalima
Mensagens: 15
Registrado em: 28 Mai 2009, 23:13

Re: O que significa TRC-ES?

#13 Mensagem por Camilaalima »

Um pequeno detalhe da inundação que assola o norte do ES. Infelizmente pelo fato de TODAS as estradas na região serem drafts isso está prejudicando as operações de resgate dos motoristas que ficaram ilhados na região.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.



moraes19
Mensagens: 905
Registrado em: 09 Mar 2007, 22:28

Re: O que significa TRC-ES?

#14 Mensagem por moraes19 »

Se os Mapas do Projeto Tracksource não lhe estam agradando,
recomendaria a você a usar o City Navigator Brazil NT 2010.1.
http://www8.garmin.com/cgi-bin/mapgen/w ... 0&k=1&sc=1
Sempre livre para escolher.



Camilaalima
Mensagens: 15
Registrado em: 28 Mai 2009, 23:13

Re: O que significa TRC-ES?

#15 Mensagem por Camilaalima »

Eu uso o City Navigator 2010 também.

E é tão ruim quanto o TRC-ES no norte do ES.

A diferença que o CN não pode ser melhorado por sugestões dos usuários.
Já o TRC imagino que possa, e é essa minha idéia ao dizer que o desenvolvedor no norte do ES só desenha rios e córregos pois são uteis ao projeto pessoal dele, e deixa as estradas (projeto coletivo) em terceiro plano.



moraes19
Mensagens: 905
Registrado em: 09 Mar 2007, 22:28

Re: O que significa TRC-ES?

#16 Mensagem por moraes19 »

Você está propondo que seja, removido todos os elementos que se refere à água,
como Mar, Rios, Côrregos, Canais, Bacias, Represas, Piscinões, e afins,
e que sejam agrupados em outro Conjunto de Mapas, num TH Tracksource Hidrográfico.

Assim os Usuários do Projeto Tracksource poderiam optar por:
TRC Legítimo só terra, Mapas sem detalhes em azul, Desérticos, sem água, ou
TRC + TH Mapas com detalhes em azul, Abundantes, com água.
Isto resolveria, até onde pode ou não pode Representações Hidrográficas.

Mas, ainda não resolveria o problema das Rodovias, Ruas e Vias. Pois a questão aqui,
é a falta de Desenvolvedores, e muito mais, é falta de Colaboradores que são os
Usuários dos Mapas do Projeto Tracksource. Pois, certamente todos os Desenvolvedores
incluem nos Mapas Bases do Projeto Tracksource, que estão consigo, as Contribuições recebidas.
Um Desenvolvedor quando recebe um Mapa Base do Projeto Tracksource para Desenvolver, não consta
no "contrato", que ele tem que obrigatoriamente, percorrer as Rodovias, ou
Ruas e Vias daquele Município, ele Desenvolve de acordo com o seu Tempo, sua Profissão,
seus Conhecimentos, suas Pesquisas, com os Dados disponíveis, e com as Contribuições.



Camilaalima
Mensagens: 15
Registrado em: 28 Mai 2009, 23:13

Re: O que significa TRC-ES?

#17 Mensagem por Camilaalima »

Olá Morais,

Em momento algum eu disse isso. Acho que houve um ruido na nossa comunicação. Ou você entendeu mal, ou eu não expliquei direito.
Eu não tenho nada contra rios, mares, córregos, canais, bacias, represas, piscinões e afins, DESDE QUE REALMENTE EXISTAM NO MUNICÍPIO e/ou sejam perceptíveis para quem trafega numa rodovia próxima a eles.

Inclusive, citando o meu próprio texto eu disse em 30/maio:
- Quando trafeguei sobre e paralelo ao Rio Doce no caminho para Colatina, achei interessante ele aparecer no GPS, pois é um rio de grande tamanho.."
- Por outro lado, senti falta do Rio Itapemirim quando fui para Alegre


E só para destacar o crédito, suponho que o Rio Doce tenha sido desenhado pelo Ronaldo, pois é área dele, e neste caso foi uma grande inclusão pro TRC, pois os motoristas ao mesmo tempo que veem o rio na tela do GPS, podem olhar pela janela do carro e verem esse mesmo rio margeando a rodovia, no caso a BR-259 (que curiosamente quando trafeguei ainda era draft... mas os riachos fantasmas no caminho estavam por todos os lados...rs).
Da mesma forma, na região de Sooretama/Linhares (área do Ronaldo também) existe uma grande lagoa (Juparanã) que é uma das maiores do Pais e lá está ela desenhadinha no TRC também. Novamente deve ser mérito do Ronaldo.

Inclusive no manual consta o seguinte:
"Os conjuntos de mapas Tracksource Municipal e Tracksource Rodoviário são destinados a uso prioritariamente rodoviário. Em função disso, tendo como objetivos diminuir a memória necessária para armazenamento e, ainda, evitar a poluição causada nos visores monocromáticos, deve-se restringir a representação de acidentes geográficos não diretamente relacionados ao uso prioritário, tais como rios pequenos (< 10m de largura), montanhas, lagos, vegetação, etc. Entidades como estas somente devem ser representadas em dois casos:
- quando forem fatores de incentivo ao turismo
- quando afetarem a segurança do trajeto"


Ou seja: até mesmo o manual orienta que rios menores de 10m de largura não deveriam aparecer no TRC, pois eles talvez mais atrapalhem que ajudem.

O que reclamo, e vou tentar explicar novamente, é que no norte do ES, cada vez que baixo uma versão nova do TRC só vejo rios e mais riachos sendo criados enquanto as rodovias continuam drafts. E considerando que o desenvolvedor não vai aos municípios para atualizar as rodovias, não vejo lógica dele fazer isso com os rios, pois como ele pode ter certeza que esses riachos existem se ele não foi nos municípios. E posso afirmar ainda, pelas minhas viagens nesses municípios que a maiorias dos córregos e riachos que aparecem margeando as rodovias (drafts) não são visíveis. Já parei o carro várias vezes e só via pasto e plantação de café..rs QUEM SABE NÃO PODERIA COLOCAR "Rio nome do rio - draft" ...rs. Meu medo é ele começar a desenhar lençois freáticos submarinos no mapa do TRC também..rs

Desta forma, apesar da sua ironia (tá aprendendo comigo) quanto aos novos projetos (TRC Terra, TRC desértico, etc), não acharia eles viáveis. Acho que bastaria que fosse seguido a orientação do manual com relação aos micro-rios e rios fantasmas: ou seja, esses não deveriam existir.

Quanto a não ter obrigação de percorrer os municípios, pode até não existir, mas cá entre nós: Se o desenvolvedor não for ao município pelo menos uma vez para conhecer as ruas como é que ele o desenvolve? Fica sentado esperando as contribuições cairem do céu ou achar algum colaborador que faça isso? Se for assim deveria ser criado a figura do "arquivador de mapas", aquele que fica com dezenas de mapas sob sua responsabilidade, não repassa para ninguém e espera algum bom samaritano lhe enviar as trilhas para ele incluir.

E olha que pelo que já li no forum, já vi alguns DESENVOLVEDORES dizerem que já percorreram centenas e centenas de km dos seus municípios para o desenvolverem. Inclusive no manual há uma dica de como fazer isso, percorrendo as ruas, registrandos os tracks, as interseções entre elas e traçando as linhas representando as ruas, avenidas, etc. Aliás se não for assim, como é que alguém desenvolve um município? Pelo Google Earth já li no forum que o programa não é confiável (e aqui no ES como tem fotos bem velhas em alguns municípios, não é mesmo confiável), e pelos mapas hidrográficos do IBGE menos ainda.

Em tempo: como minha família mora em Domingos Martins (que até o nome da rodovia que liga a sede do município a BR-262 está errada), se o latifundiário liberar eu assumo o município... compro até um GPS novo... qual me recomendariam ??? Ou melhor: perguntem a ele primeiro se ele libera algum município para algum outro voluntário disposto a realmente colocar ruas nos municípios...



Danniel
Mensagens: 1648
Registrado em: 06 Jan 2007, 18:19
Localização: DF

Re: O que significa TRC-ES?

#18 Mensagem por Danniel »

Camilaalima escreveu:Se o desenvolvedor não for ao município pelo menos uma vez para conhecer as ruas como é que ele o desenvolve?
Vou discordar nesse ponto. Se fosse assim, o Tracksource não teria a quantidade (e qualidade) de dados que tem hoje. É possível desenvolver um município apenas com contribuições e utilizando as informações do contribuinte, mapas, fotos de satélite (não para traçar as vias, mas como referência).

Eu peguei vários mapas do Goiás (mais de 10) que estava abandonados para adequá-los ao roteamento. Assim que terminei, coloquei estes mapas à disposição. Isso faz mais de 6 meses e até hoje ninguém solicitou estes mapas para desenvolvimento.

Recentemente solicitei o mapa de Quirinópolis e este será desenvolvido somente com base na contribuição que recebi. Só porque nenhum desenvolvedor esteve no local, não acho certo que os dados sejam disperdiçados. Até porque isso estimula novas contribuições na área.

Att,


Garmin GPSMap 76Cx
Garmin eTrex Venture
Desenvolvedor Tracksource DF/GO.
http://www.tracksource.org.br/index.php ... icle&id=18

Avatar do usuário
Hélcio Assis
Mensagens: 1617
Registrado em: 18 Jan 2007, 16:33
Localização: Belo Horizonte
Contato:

Re: O que significa TRC-ES?

#19 Mensagem por Hélcio Assis »

Camilaalima escreveu:Olá Helcio,

Não entendi muito sua opinião. Você disse que "é melhor ter algum tipo de informação no mapa do que simplesmente nada".
- Boa noite Camilaalima, se realmente se tornar desenvolvedora vai entender a minha opinião que disse anteriormente não ter entendido!


Abraços,
Hélcio G. Assis
276 C
Desenvolvedor de Sete Lagoas / Prudente de Morais / São João do Pacuí - MG
https://helciomoicano.webnode.com.br/
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique AQUI

Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

Re: O que significa TRC-ES?

#20 Mensagem por nqnnospam »

Esta discussão, sobre o que ou não colocar nos mapas, é muito importante.

Mas eu peço a todos que evitem o uso de irônias e figuras de linguagem semelhantes, pois isso não agrega absolutamente nada à discussão. Ao contrário, polariza a discussão e esvazia o objetivo principal que deve ser o de melhorar os mapas.

Vamos manter a discussão no nível técnico, e sem ataques pessoais.

Obrigado.


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “TrackSource Geral”