Roteamento Estranho!

Espaço para dúvidas, problemas e sugestões gerais sobre o Projeto.
Mensagem
Autor
CrazySpy
Mensagens: 12
Registrado em: 06 Fev 2009, 10:55

Roteamento Estranho!

#1 Mensagem por CrazySpy »

Olá pessoal,

A algum meses venho utilizando o TrackSource no meu GPS, mas gostaria de verificar se com vocês acontece a mesma coisa que acontece comigo.

Vou dar um exemplo. Quando fui retornar de um certo destino, pressionei o CASA no meu GPS e ele traçou o trajeto até minha residência.

O caminho de volta era uma linha reta, numa avenida, virar a esquerda, virar a esquerda e chegar.

Minha supresa que num certo ponto dessa avenida, num sinaleiro, o GPS disse para eu virar a DIRETA, quando olhei na tela do GPS, o linha rosa estava indo para sabe Deus onde e retornando exatamente para o ponto a frente. Ou seja, do nada ele traçou uma rota adicional, quando eu poderia simplesmente ir em frente. Isso acontece com frequencia com mais alguém?

Abraço!




Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

Re: Roteamento Estranho!

#3 Mensagem por nqnnospam »

CrazySpy escreveu: ...
A algum meses venho utilizando o TrackSource no meu GPS, mas gostaria de verificar se com vocês acontece a mesma coisa que acontece comigo.
...
Você não forneceu informações suficientes para que alguém possa lhe ajudar.

A lista de informações necessárias está no FAQ.


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

CrazySpy
Mensagens: 12
Registrado em: 06 Fev 2009, 10:55

Re: Roteamento Estranho!

#4 Mensagem por CrazySpy »

Ok.. vou verificar no FAQ e a noite coloco as informações necessárias para que as pessoas possam me ajudar.



Avatar do usuário
Wallace
Mensagens: 4336
Registrado em: 19 Set 2005, 17:34
Localização: São Paulo SP
Contato:

Re: Roteamento Estranho!

#5 Mensagem por Wallace »

CrazySpy escreveu:Olá pessoal,

A algum meses venho utilizando o TrackSource no meu GPS, mas gostaria de verificar se com vocês acontece a mesma coisa que acontece comigo.

Vou dar um exemplo. Quando fui retornar de um certo destino, pressionei o CASA no meu GPS e ele traçou o trajeto até minha residência.

O caminho de volta era uma linha reta, numa avenida, virar a esquerda, virar a esquerda e chegar.

Minha supresa que num certo ponto dessa avenida, num sinaleiro, o GPS disse para eu virar a DIRETA, quando olhei na tela do GPS, o linha rosa estava indo para sabe Deus onde e retornando exatamente para o ponto a frente. Ou seja, do nada ele traçou uma rota adicional, quando eu poderia simplesmente ir em frente. Isso acontece com frequencia com mais alguém?

Abraço!
Teste a mesma rota no MapSource e veja se ocorre o mesmo erro.
Se ocorrer tente idendificar onde esta o problema criando rotas menores até isolar o problema.
Ai informe ao desenvolvedor do mapa em questão.
Editado pela última vez por Wallace em 12 Abr 2009, 21:24, em um total de 1 vez.


Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

CrazySpy
Mensagens: 12
Registrado em: 06 Fev 2009, 10:55

Re: Roteamento Estranho!

#6 Mensagem por CrazySpy »

Pois é... agora a coisa ficou mais estranha ainda.

No mapsource recebi os POI do meu GPS e pedi para ele traçar a rota em questão no Mapsource.

Tudo certinho. Traçou a linha reta como era pra ser.

Vai entender.



Avatar do usuário
Wallace
Mensagens: 4336
Registrado em: 19 Set 2005, 17:34
Localização: São Paulo SP
Contato:

Re: Roteamento Estranho!

#7 Mensagem por Wallace »

Provavelmente, como muito infomado aqui, voce deve ter mais de um mapa no aparelho cubrindo a mesma região.
Em alguns casos, como muito infomado aqui, pode ser também um exagro de mapas no mesmo aparelho.

No sabado fiz um teste num passeio de cerca de 600 que fiz.
Com o Nuvi 5000 com somente o TRR do estado de SP e ao mesmo tempo com o Nuvi 255 W com o mesmo mapa e ainda com os mapas do TRU-SP de onde eu passaria. O Nuvi 255 W muitas vezes nem conseguia fazer o roteamento com ambos os conjuntos de mapas ativados.


Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

moraes19
Mensagens: 905
Registrado em: 09 Mar 2007, 22:28

Re: Roteamento Estranho!

#8 Mensagem por moraes19 »

Qual foi o Conjunto de Mapas que está instalado no Mapsource, e que você não conseguiu rotear ?
Qual é Cidade/Estado/Região que esta sendo feita esta Rota ?

No Item 7 do FAQ dos Mapas do Projeto Tracksource:
"Se não for possível criar a rota no Mapsource (ele gera uma linha reta, ou retorna alguma mensagem de erro).

Primeiro, veja se o Mapsource está configurado para rotear automaticamente. Ctrl-Shift-P e na aba Routing veja se "Use Auto-Routing" está marcado.

Se estiver, então você encontrou um erro no mapa, e deve informar ao desenvolvedor do estado o problema. Para que o desenvolvedor possa resolver o problema, é preciso que você passe para ele todas as seguintes informações:

- coordenadas dos pontos inicial e final da rota que não funciona. Se possível, grave um .gdb com waypoints marcando as coordenadas.

- Versão do Mapsource

- Nome e versão do conjunto de mapas que você tem instalado no Mapsource.

Entre então aqui, e use a opção "Contribuição ou Erro" para informar o responsável pelo mapa."
http://www.portalgps.com.br/viewtopic.p ... tes#p31294



CrazySpy
Mensagens: 12
Registrado em: 06 Fev 2009, 10:55

Re: Roteamento Estranho!

#9 Mensagem por CrazySpy »

Qual foi o Conjunto de Mapas que está instalado no Mapsource, e que você não conseguiu rotear ?
No meu GPS está instalado apenas o TRR 6.01a e o TRC-Brasil 6.01a.

Qual é Cidade/Estado/Região que esta sendo feita esta Rota ?
A rota inicia em Pinhais - Paraná e termina em Curitiba - PR.

Inicia em S25 25.261 W49 09.751 e termina em S25 25.611 W49 14.598

O MapSource está fazendo a rota correta. O que aconteceu é que quando peço para gerar a rota no GPS ele fez um desvio maluco em S25 25.996 W49 11.059. Foi nessa esquina que o GPS não conseguiu traçar a rota em linha reta e me mandou fazer a curva.

Na verdade não estou 100% convencido das rotas que meu GPS gera. Acredito que eu tenha que fazer algums ajustes ainda para que funcione totalmente.

Outro exemplo:

No GPS fiz pedi uma rota que começava em S25 25.946 W49 14.320 e terminava em S25 25.611 W49 14.598.

No MapSource a rota é feita sem problemas, tal qual como deve ser executada.

No entando no GPS ele ao chegar em S25 25.705 W49 14.468 ao inves de seguir reto, o GPS indicava para virar a direita, e algums metros a frente fazer o retorno, e voltar a alguns metros a frente do S25 25.705 W49 14.468. Ou seja, o GPS não considerou uma certa porção da rua (uns 25 metros) como parte válida do trajeto.

Estou me acostumando com o aparelho. Mas realmente gostaria de saber o que fazer para evitar esse tipo de "decisão" do GPS.

Abraço e feliz páscoa a todos! ;)



moraes19
Mensagens: 905
Registrado em: 09 Mar 2007, 22:28

Re: Roteamento Estranho!

#10 Mensagem por moraes19 »

No Item 7 do FAQ dos Mapas do Projeto Tracksource:
"Primeiro, veja se no Mapsource é possível criar a rota entre estes mesmo dois pontos.
Se for possível, então você não leu o item 4 acima, nem assistiu o vídeo tutorial do
item anterior, com a devida atenção.

O TRC é uma mistura de mapas estaduais e municipais. Onde há mapas municipais, o mapa
estadual tem um buraco. Se você não transferir para o GPS o mapa municipal que tampa
este buraco, é óbvio que o GPS não vai conseguir criar nenhum rota que passe pelo buraco.

O vídeo tutorial mostra como selecionar todos os mapas de uma região. Assista-o! Mas
lembre-se que não é bom carregar mapas demais no GPS (ver item 1).

Outra forma, que permite selecionar só os mapas corretos, é usar o recurso do Mapsource
que seleciona todos os mapas por onde passa uma rota. Crie a rota no Mapsource, e depois
clique com o botão direito sobre a rota, ou o nome dela na aba de Routes, e escolha
"Select Maps around route". Veja na aba de Maps que o Mapsource seleciona automaticamente
vários mapas, sendo que alguns podem ser "Municipais", e outros certamente serão "Estaduais".

Veja também se, na aba de Maps, você marcou a opção "Include route calculation data".
Se você não marcar esta opção, é óbvio que o GPS não vai conseguir calcular as rotas."

"FAQ 3 - O que são e qual é a diferença entre os conjuntos de mapas TRC, TRU, TRR e TM?"
"Os dados do TRR estão todos no TRC, mas nem todos os dados do TRC estão no TRR,
porque o TRR não contém todas as vias das áreas urbanas, somente as principais."

Portanto, você está duplicando os mapas.
Use apenas o TRC-Brasil no GPS e refaça as rotas.



CrazySpy
Mensagens: 12
Registrado em: 06 Fev 2009, 10:55

Re: Roteamento Estranho!

#11 Mensagem por CrazySpy »

Antes de mais nada gostaria de agradecer a ajuda.
Para "newbie" como eu que assistiu o video mecionado e também leu o FAQ... pode ter saído da minha capacidade de compreenção o fato da sobreposição de mapas.
Para pessoas como muitas aqui do fórum que já estão a MUITO tempo mexendo com esse tipo de coisa, as perguntas vindas de novos usuários podem parecer cretinas, mas acreditem, não sei quando aos outros, mas eu sei que FAQ é pra ser lido. Pode ter faltado atenção mesmo.
Ao perceber os "buracos" nos mapas, li a respeito, meu erro foi selecionar MAIS do que o necessário para cobrir os buracos. E só consegui descobrir isso com COLABORAÇÃO e não apenas com interpretação.

Tentarei carregar os mapas novamente a noite e na primeira oportunidade tentarei gerar as rotas necessárias para testar o aparelho.

Obrigado pela ajuda.



Guastucci
Mensagens: 13
Registrado em: 14 Mar 2009, 16:07

Re: Roteamento Estranho!

#12 Mensagem por Guastucci »

Meu caso é o seguinte. Meu gps não consegue fazer rotas entre algumas cidades. Por exemplo, tento traçar uma rota entre Juiz de Fora - MG para Cabo Frio - RJ, e ele me diz que é impossível calcular a rota. Isso usando o TRC sudeste ou TRC Brasil (sempre um ou outro no GPS, nunca os dois). Ele não traça a rota.. No mapsource traça direitinho.. Na verdade quando traço a rota no mapsource e seleciono os mapas "da rota" e envio para o GPS ele traça direitinho. O uso de meu GPS é para viagens, nesse caso seria melhor usar apenas o TRR? Sendo que pelo TRR ele consegue traçar a rota entre Juiz de Fora e Cabo Frio. O fato de usar o TRC dificulta para traçar rotas entre cidades distantes? Pergunto isso exatamente por isso que disso acima, no TRR ele traçou a rota, já no TRC não. Mas me pergunto o porque disso, vez que o TRR não possui dados do TRC, mas o TRC possui os dados do TRR. Alguém saberia me explicar? Sei que não é legal deixar mais de um mapa de mesma região no GPS, mas pergunto, poderia instalar o TRR + TRC e deixar habilitado apenas um ou outro no GPS? E por fim, existe uma descontinuidade entre Juiz de Fora e Fortaleza - CE, pois nem no mapsource consigo fazer essa rota.. =] Obrigado..



Avatar do usuário
Wallace
Mensagens: 4336
Registrado em: 19 Set 2005, 17:34
Localização: São Paulo SP
Contato:

Re: Roteamento Estranho!

#13 Mensagem por Wallace »

O TRR por serem mapas estaduais unicos tem menos possibilidade de erros entre fronteiras que outros mapas que tem mais fronteiras em mapas.
Mas sempre se pode localizar onde esta o problema e informar o desenvolvedor.


Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “TrackSource Geral”