Nova função de tracklog descoberta nos Nuvis

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

Nova função de tracklog descoberta nos Nuvis

#1 Mensagem por nqnnospam »

Testado somente nos modelos nuvi 2x5, 2x5w, 550, 750, 755, 765T, 1490

Retirado do GPSPassion.

Bom, todos já sabem que muitos modelos da linha Nuvi possuem uma função que permite registrar o caminho percorrido (triplog ou registro de viagem). Essa função é afetada pelo "Lock On Road" no modo de navegação, fazendo com que o registro fique sempre sobre a via do mapa mais próxima da posição atual. Também não como mudar a frequência com que pontos são adicionados ao registro. Tudo isso faz com que o triplog desses modelos Nuvi não se adequem à confecção de mapas.

Contudo isso agora mudou, porque um usuário do fórum GPSPassion (veja a mensagem original no link do começo da mensagem) descobriu uma função escondida em vários modelos da linha Nuvi. Nessa nova função descoberta, a frequência de registro é de um ponto por segundo, e o Lock On Road não afeta o registro, permitindo o uso do mesmo com o modo de navegação ativado.

O mais interessante é que não se faz necessária nenhuma modificação de firmware para acessar a função.

Ela é acessada através da página da função "Where I am" (acho que em Português se chama "Onde estou"), logo só funciona nos modelos que têm essa função (nuvi 2x5, 2x5w, 550, 760, 755).

1- Procedimento nuvis 2x5, 2x5w, 550, 760, 755, 765T:

Com o GPS em Inglês

Entrar no "Where I am" e clicar em (seguindo a sequência abaixo):

1- Na palavra "Nearest" em "Nearest Intersection"
2- Na palavra "Nearest" em "Nearest Address"
3- Na palavra "Address" em "Nearest Address"
4- Na palavra "Intersection" em "Nearest Intersection"



Com o GPS em Português

Entrar na "Onde Estou" e clicar em (seguindo a sequência abaixo):

1- Na palavra "Cruz." em "Cruz. mais próximo"
2- Na palavra "End." em "End. mais próximo"
3- Na palavra "próximo" em "End. mais próximo"
4- Na palavra "próximo" em "Cruz. mais próximo"


2- Procedimento para o Nuvi 1490
LJeronymo escreveu:No Nuvi 1490 para acessar o tracklog:
1- No mapa, tecle em "velocidade"
2- Na nova tela, aperte e mantenha por alguns segundos o centro do velocimetro.
3- Aparecerá a tela "Diagnostics Page" (em inglês)
4- Selecione "Diagnostic Logging"
5- Na tela "Engineering Mode: Logging Control" selecione "Start Recording"
6- Em "Select Data to Log", selecione a caixa "GPX" e tecle "Start".
7- Retornará automaticamente para o mapa, com um botão "Stop" no topo da tela, com um cronômetro ao seu lado direito.
8- Clicando em "Stop" volta-se a tela "Engineering Mode: Logging Control". A função "Start Recording" inicia nova gravação de log.
9- Os logs são armazenados em Garmin Nuvi/.system/logs/GPX com o nome do arquivo iniciando com a data e a extensão GPX.
3- Screenshots

Screenshot do Nuvi 205 (agradecimentos ao Peppo):

Imagem

Se a sequência funcionar, aparece tela de controle do tracklog (Nuvi 205, tks Peppo):

Imagem

Se não funcionar, é necessário sair do Where I am/Onde Estou e começar novamente. Um efeito colateral sem consequências graves é que a função de screenshot é ativada.

4- Observações:

a- Com a função ativada, o Nuvi irá gravar um arquivo por dia, na memória interna, numa pasta "logs" dentro da pasta "Garmin". Os arquivos .bin terão que ser copiados para o computador e convertidos com o programa gratuito Nutrack.

b- Parece que o Start Recording só estará disponível se o Navegador já tiver se "localizado".

c- Para desativar, em alguns modelos é preciso sair da função, seguir o procedimento para acessá-la novamente (lembrar que é preciso sair da tela Onde Estou). Aí vai aparecer "Stop Recording" onde antes aparecia "Start Recording". Em outros modelos, como o Nuvi 750, aparece um botão STOP na página de mapas.

d- Em alguns modelos o ícone da função screenshot aparece na tela (ver mensagem do Peppo) para indicar que a função está ativa. Em outros aparece um botão STOP na página de mapas.

Agora alguns comentários a respeito da questão Inglês x Português.

A mensagem original está em Inglês, e a linguagem "mãe" dos modelos Nuvi's é o Inglês. Por isso, eu sugiro que, para ativar a função, o Nuvi seja passado para Inglês. Depois que a função for ativada, aí pode-se voltar o idioma para o Português.

Isso porque as instruções dizem para clicar nas palavras que aparecem na tela da função Where I am/Onde Estou, numa certa sequência. Por exemplo, a primeira instrução manda clicar no Nearest em Nearest Intersection. Em Inglês Nearest é a primeira palavra em Nearest Intersection, mas em Português a primeira palavra é Interseção porque a tradução de Nearest Intersection é Intersecção mais Próxima.

Como o que importa é a posição na tela (confirmado pelo Peppo), então é melhor mesmo passar para Inglês, porque no modo Português até a posição do texto na tela muda.

Por fim, volto a repetir: Só tenho um Nuvi 360, sem essa função Where I am, logo não tenho como colocar screenshots, não tenho como testar, nem passar as traduções exatas para Português, nem dizer se o navegador precisa mesmo estar em Inglês ou não.

Se algum caridoso usuário de algum modelo das séries 2x5, 2x5w, 550, 760, 755, quiser fazer a caridade de testar e colocar screenshots das telas, todos ficarão muito agradecidos.


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

Peppo
Mensagens: 116
Registrado em: 02 Ago 2008, 12:12
Localização: Aracaju

Re: Nova função de tracklog descoberta nos Nuvis

#2 Mensagem por Peppo »

No Garmin Nuvi 205 sw 5.00 originário da Itália funcionou.
O que importa è a posição na tela, então precisa clicar desta forma:

Imagem

Imagem

Imagem
Aqui clicai Start Recording

O que não estou entendendo agora è como desativar esta função.
Entrando novamente aparece são a possibilidade de clicar Start Playback
e aparece a tela com os logs gravados:
Imagem

clicando o log aparece esta tela:
Imagem
e clicando Play mostra o mapa com a possibilidade de percorrer o caminho gravado
com os botões: Start <5s >5s Quit
(nesta tela, mesmo aparecendo a câmera do screenshot, não grava a imagem)

P.S.: Não estou vendo como mudar a freqüência com que os pontos são gravados.


Abraços,
Peppo

Garmin nuvi 205 (IT) SW 5.00

Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

Re: Nova função de tracklog descoberta nos Nuvis

#3 Mensagem por nqnnospam »

Peppo, a frequência é sempre de um ponto por segundo, o que é ideal para levantamentos com finalidade de mapeamento.

Para desativar, segundo o fórum GPSPassion, é preciso sair da função, seguir o procedimento para acessá-la novamente (lembrar que é preciso sair da tela Onde Estou). Aí vai aparecer "Stop Recording" onde antes aparecia "Start Recording".


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

Avatar do usuário
Wallace
Mensagens: 4336
Registrado em: 19 Set 2005, 17:34
Localização: São Paulo SP
Contato:

Re: Nova função de tracklog descoberta nos Nuvis

#4 Mensagem por Wallace »

No Nuvi 5000 aparentemente não funciona.


Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

Peppo
Mensagens: 116
Registrado em: 02 Ago 2008, 12:12
Localização: Aracaju

Re: Nova função de tracklog descoberta nos Nuvis

#5 Mensagem por Peppo »

Bom, agora conseguimos gravar um tracklog com frequência de 1s.
Então foi experimentar na rua.
Voltei por casa, liguei o GPS ao computador, foi na pasta Garmin/Logs da memória do GPS e encontrei ai varias pastas identificadas claramente com aaaammdd_hhmmss, ex. 20090409_182532
Abro uma destas pastas e, :shock: EITA!!, encontro as imagens de screenshot que na minha mensagem anterior dizia que não estavam sendo gravadas. Estão aqui e não na pasta scrn onde foi procurar.
Então aproveito por deixar aqui o screenshot:

No entanto que grava (è noite… mas com o maximo zoom da por ver o botão e o tempo de gravação)
Imagem

E o screenshot que permite simular depois o caminho gravado:
Imagem

Mas logo fico decepcionado. Cadê o log? Estão arquivos .bin, não .gpx!!!
Então vamos farejando na internet por ver que está acontecendo…
Logo encontro a dica no site GPSPassion indicado da nqnnospam neste tópico. Obrigado Sergio.
È preciso baixar um programa, nutrak, que faz a conversão de .bin por .gpx
Aqui tive mais dificuldade porque caia em site de nutricionistas :lol: , mas enfim encontrei aqui a versão 016a. Não sei se è a mais recente.

http://www.anpo.republika.pl/download.html

O programa não precisa de instalação.
Descompactar e rodar direto wNutrak.exe
Aparece uma janela que pede a pasta onde estão os arquivos .bin (Input) e a pasta onde queremos botar os arquivos .gpx convertidos (Output)
Clicar Convert e pronto.

Depois e so abrir no Mapsource
Imagem

E este è o log de 1s
Imagem

Só è uma pena que não tinha ativado a “Fora Estrada” então não sei se o trecho que não tem rua è confiável por ser passado no TrackMaker por ser aproveitado. Vou conferir.


Abraços,
Peppo

Garmin nuvi 205 (IT) SW 5.00

Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

Re: Nova função de tracklog descoberta nos Nuvis

#6 Mensagem por nqnnospam »

Pela imagem do Mapsource o tracklog parece ok, isto é, não foi afetado pelo Lock on Road.

Estranho estar em formato .bin, porque lá no GPSPassion eles dizem claramente que grava em .gpx.


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

Peppo
Mensagens: 116
Registrado em: 02 Ago 2008, 12:12
Localização: Aracaju

Re: Nova função de tracklog descoberta nos Nuvis

#7 Mensagem por Peppo »

Sim, confirmo. O track não è afetado das ruas. Tem alguns pequenos deslocamentos que indicam isso, ainda mais evidentes no TrackMaker.

Confirmo também que ele cria arquivos .bin: gps.bin, traffic.bin e nav.bin
Evidentemente porque deixei marcados na hora de iniciar a gravação.
Nutrak converte somente o gps.bin, ignora os outros mesmo eles ter um conteúdo, pelo menos pelo tamanho.


Abraços,
Peppo

Garmin nuvi 205 (IT) SW 5.00

FelipeX
Mensagens: 21
Registrado em: 12 Mar 2009, 21:37

Re: Nova função de tracklog descoberta nos Nuvis

#8 Mensagem por FelipeX »

dá pra mandar tracklogs para o nuvi e visualizá-lo como se faz num gps?



Avatar do usuário
Wallace
Mensagens: 4336
Registrado em: 19 Set 2005, 17:34
Localização: São Paulo SP
Contato:

Re: Nova função de tracklog descoberta nos Nuvis

#9 Mensagem por Wallace »

Confirmando tudo que o Peppo falou e fez, pois fiz o mesmo com o meu Nuvi 255W comprado nos EUA.
Uma das grandes vantagens para mim é não desativar o opção de salvar tela quando desliga.
Fora é claro gravar o track real.


Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

Peppo
Mensagens: 116
Registrado em: 02 Ago 2008, 12:12
Localização: Aracaju

Re: Nova função de tracklog descoberta nos Nuvis

#10 Mensagem por Peppo »

Peppo escreveu: Evidentemente porque deixei marcados na hora de iniciar a gravação.
Isso è errado. Me confundi, me desculpem.
O nuvi mostra esta janela quando quero re percorrer o caminho e ele mostra marcáveis as opções dos arquivos que foram gravados: gps, traffic, nav e XM
Não sei o conteúdo dos arquivos nav e traffic (as comunicações FM? Que o meu Garmin não tem...). XM no meu Garmin não fica mercável. Pode ser que è ele que indica a presença o não do arquivo gpx


Abraços,
Peppo

Garmin nuvi 205 (IT) SW 5.00

Bluz
Mensagens: 16
Registrado em: 19 Fev 2009, 13:44

Re: Nova função de tracklog descoberta nos Nuvis

#11 Mensagem por Bluz »

Uma outra forma de entrar no onde estou é clicando no icone do carro, já no mapa, depois é só fazer a sequência de posição na tela....


Bruno Luz

cpandora
Mensagens: 123
Registrado em: 30 Abr 2007, 19:07

Re: Nova função de tracklog descoberta nos Nuvis

#12 Mensagem por cpandora »

Galera, uma ajuda. A funcao de gravar tracks nos Nuvi depende sempre da conversao com o Nutrak? Os Nuvi que têm essa funcao sao so esses aih em cima ou aqueles que estao no site da Garmin (acho que sao novos pois nunca antes havia visto comentario aqui no forum) como os 1200, 1300 etc... tambem fazem. Valeu. Abraço. FELIPPO MONTENEGRO



Urubu_RJ
Mensagens: 7
Registrado em: 28 Fev 2009, 08:39
Localização: Cidade Maravilhosa

Re: Nova função de tracklog descoberta nos Nuvis

#13 Mensagem por Urubu_RJ »

Caramba que legal!!!

o meu 205w tem a função triplog que nas configurações você pode ocultar(uso oculto) ou mostrar, e quando você coloca mostrar ele te dá todo o caminho percorrido. Pode ser apagado esse triplog indo em meus dados>limpar triplog.

Eu vou na hora do almoço levar o gps e testar esse log que ele marca conforme esse tópico e vejo se dá para ver no próprio gps mandando ele mostrar o triplog.

Para mostrar/ocultar o TRIPLOG eu fui em configurações>mapas>TRIPLOG >>> aí tem as opções para marcar.

Mais tarde eu coloco o resultado.

abraços


Felipe
________________________________________________________________________________

Urubu_RJ
Mensagens: 7
Registrado em: 28 Fev 2009, 08:39
Localização: Cidade Maravilhosa

Re: Nova função de tracklog descoberta nos Nuvis

#14 Mensagem por Urubu_RJ »

A marcação do percurso seguindo os passos desse tópico no 205 fica igual a marcação azulzinha do triplog do próprio gps.

vou ver depois se a exportação para gpx também é a mesma coisa.

abraços


Felipe
________________________________________________________________________________

strelow
Mensagens: 34
Registrado em: 15 Nov 2008, 15:45

Re: Nova função de tracklog descoberta nos Nuvis

#15 Mensagem por strelow »

Por acaso com esta funcionalidade seria possivel criar uma rota na qual me orientasse pelas ruas que tenho neste track . Tipo o navegador me condizuria exatamente pelas rua baseadas neste arquivo ?


Atual Garmin nüvi 3590LMT -TTS ok, TMC ok, Bluethooth para Celular dual Chip nao funciona direito.
Roubado Nuvi 1490T - TTS ok, TMC na mesma
Vendi Nuvi 255WT - Procurando Info de como ativar TMC,TTS.

Urubu_RJ
Mensagens: 7
Registrado em: 28 Fev 2009, 08:39
Localização: Cidade Maravilhosa

Re: Nova função de tracklog descoberta nos Nuvis

#16 Mensagem por Urubu_RJ »

Boa tarde,

No 205w a diferença que eu vi nas marcações dos caminhos percorridos é que na função de TRIPLOG do gps ele vai salvando no mesmo arquivo e fica uma coisa só. Existe uma diferença de cores dos caminhos percorridos.

E a função oferecida nesse tópico, o log é gravado em pastas individuais conforme você inicia e para de gravar. Essa gravação é mostrada em azul.

Cada vez que é dado o STOP na gravação ela é interrompida e na próxima gravação a pasta é diferenciada automaticamente.

A forma que aparecem esses logs quando eu jogo no Google Earth é a mesma .

abraços


Felipe
________________________________________________________________________________

Avatar do usuário
Wallace
Mensagens: 4336
Registrado em: 19 Set 2005, 17:34
Localização: São Paulo SP
Contato:

Re: Nova função de tracklog descoberta nos Nuvis

#17 Mensagem por Wallace »

Tem certeza?
Pois aqui com essa nova função ele grava o caminho real.
E sem ela grava sobre a via mais proxima.


Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

FelipeX
Mensagens: 21
Registrado em: 12 Mar 2009, 21:37

Re: Nova função de tracklog descoberta nos Nuvis

#18 Mensagem por FelipeX »

Urubu_RJ escreveu:Boa tarde,

A forma que aparecem esses logs quando eu jogo no Google Earth é a mesma .
há diferença na definição (quantidade de pontos gravados), no google earth é capaz que não seja possível perceber, compare ambas no trackmaker por exemplo, pode ser também por causa do trajeto, a diferença é muito nítida se houver muitas curvas

outra vantagem é que no triplog (current.pgx) há limite de 10.000 pontos, com a nova função o limite é espaço na memória interna do nuvi



leomleite
Mensagens: 11
Registrado em: 17 Mar 2009, 16:09

Re: Nova função de tracklog descoberta nos Nuvis

#19 Mensagem por leomleite »

Prezados

uma duvida:

quando eu aciono start ficara gravando sempre?

Como eu faço pra gravar apenas o trajeto de um ponto A para um ponto B?

sds



betojwmf
Mensagens: 13
Registrado em: 31 Dez 2008, 14:59
Localização: aracaju - rio de janeiro - Brasil

Re: Nova função de tracklog descoberta nos Nuvis

#20 Mensagem por betojwmf »

tenho deixado habilitado, apenas desligo a quando chego no destino e quando ligo novamente é feito um novo registro do percurso. Mas também está na tela a tecla stop, pode parar de registrar, mas não sei se nesse momento estará desabilitando o modo de registro, depois farei o teste.


Garmin Nuvi750

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Serie Nuvi”