GPS Proxy + GarminQue + Projeto TrackSource: Tracklogs

Mensagem
Autor
jorgebmjr
Mensagens: 7
Registrado em: 24 Nov 2006, 08:27

GPS Proxy + GarminQue + Projeto TrackSource: Tracklogs

#1 Mensagem por jorgebmjr »

Olá a todos,

Comprei um PPC Dell Axim x50v e um Dell GPS Bluetooth. Segui o tutorial descrito em um dos tópicos daqui, e instalei o GPS Proxy2.2 com a função tracklog habilitada e o GarminQue. Após isso, baixe os mapas municipais e estaduais do projeto tracksource, separei em uma pasta os da minha cidade e estado (Aracaju - Sergipe), e criei com o "patchimg" o arquivo para ser transferido a pasta Garmin no meu PPC.

Feito isso, consegui visualizar o mapa da minha cidade bem como minha localização correta pelo GarminQue, porém, tais mapas São muito básico, praticamente tem "Zero" arruamento. Somente algumas poucas avenidas principais, e quando previamente marco algum waypoint, e da minha casa peço pra que o GarminQue crie uma rota para tal waypoint, ele nao cria, pois retorna a msg que não tem arruamentos proximo a mim.

Consegui gravar meu tracklog com o GPS Proxy e ja consegui abri-lo com o GPSMapEdit, e diante do que foi exposto, a pergunta é a seguinte... já que dificilmente vou encontrar mapa completo pra minha cidade/estado, tem como eu inserir minha rota gravada com o tracklog em algum mapa, para ai então eu poder usar um programa de navegação? de preferencia o GarminQue??

Estou com medo de ter comprado o GPS pra nada... não estou conseguindo achar utilidade.. :(

Desde já agradeço pela atenção deferida,
Um grande abração,

Jorge



Avatar do usuário
Igor
Mensagens: 205
Registrado em: 22 Set 2005, 00:06
Localização: Caxias do Sul - RS
Contato:

#2 Mensagem por Igor »

Olá Jorge!

Que bom saber que tem gente em Aracaju com GPS!

Recém transferi o desenvolvimento de Aracaju para o Mauricio (o e-mail dele tu encontra na área de desenvolvimento, função 'mapas' do site do Tracksource).

Envie os teus Tracks e pontos para ele, que ele insere no mapa, assim todos usuários do projeto saem beneficiados.


͍gor Tschoepke Goedel
eTrex 30
igortg arroba gmail ponto com

jorgebmjr
Mensagens: 7
Registrado em: 24 Nov 2006, 08:27

#3 Mensagem por jorgebmjr »

Igor escreveu:Olá Jorge!

Que bom saber que tem gente em Aracaju com GPS!

Recém transferi o desenvolvimento de Aracaju para o Mauricio (o e-mail dele tu encontra na área de desenvolvimento, função 'mapas' do site do Tracksource).

Envie os teus Tracks e pontos para ele, que ele insere no mapa, assim todos usuários do projeto saem beneficiados.
Oi Igor,

Obrigado pela rápida resposta. O track que vc esta falando pra enviar pro mauricio é o arquivo que eu gerei com o GPS Proxy? Pois é a unica coisa que eu sei fazer.. gerar esse arquivo sem waypoint e depois quando eu abro no GPSMapEdit da pra ver uma linha vermelha mostrando o percusso que eu fiz.
Ja mandei um email pro mauricio pedindo o contato telefonico dele para que eu possa ajuda-lo, mais independente disso, tem algum lugar que ensine a fazer isso que o mauricio esta fazendo?? Inserir meu tracklog no mapa do tracksource, gravar ruas, avenidas, etc???

Obrigado



Avatar do usuário
Haigh
Mensagens: 251
Registrado em: 14 Nov 2006, 11:29
Localização: São Paulo SP

#4 Mensagem por Haigh »

Jorge,

O projeto Tracksource é exatamente para resolver este problema dos mapas sem detalhamento e precisão. Infelizmente ainda tem muitos municipios que precisam de desenvolvimento, inclusive o seu.

Todos os mapas no tracksource foram feitos por pessoas como você que coletam tracks por onde andam e formatam num padrão específico do grupo para que sejam compilados para uso de todos. O processo todo é menos complicado do que parece mas precisa de um pouco de paciência, dedicação e estudo pra aprender como se faz. Eu tô só começando.

Leia os manuais do grupo, baixe o GTM (tem nos manuais) e brinque bastante até pegar o jeito. Converse com o desenvolvedor responsável pelo seu município e pergunte como ajudar. Cada um aqui tem um jeito meio diferente de fazer as coisas e se já existe um desenvolvedor trabalhando o único jeito é se alinhar com ele.


Robert Haigh

It´s a WIKI world..... collaborate!

Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

Re: GPS Proxy + GarminQue + Projeto TackSource= Tracklogs

#5 Mensagem por nqnnospam »

jorgebmjr escreveu:Alguem sabe como transferir os Track Logs e Waypoints gravados pelo GarminQue em um PDA sem ser da Garmin para o MapSource?

Se fosse um PDA ou GPS da propria Garmin, era só sincronizar com o MapSource, mas como não é... tem como fazer isso?
Como você já conseguiu abrir o tracklog no GPSMapedit, imagino que você já resolveu isso.

Sobre criar seus próprios mapas, isto já foi respondindo em vários outros tópicos (procure por "mapas de fundo"). não é um processo extremamente complicado, mas Também não é tão simples assim.

Contudo, reforço a sugestão dos outros colegas de entrar em contado com o desenvolvedor do seu estado/município. Assim você pode enviar os seus tracklogs para ele e contribuir com a melhoria dos mapas.


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

jorgebmjr
Mensagens: 7
Registrado em: 24 Nov 2006, 08:27

Re: GPS Proxy + GarminQue + Projeto TackSource= Tracklogs

#6 Mensagem por jorgebmjr »

nqnnospam escreveu: Como você já conseguiu abrir o tracklog no GPSMapedit, imagino que você já resolveu isso.
Ainda não consegui resolver isso. Os tracklogs que consigo abrir no GPSmapeedit São do GPS Proxy, e não vão com os waypoints.

Ainda não descobri como transferir os tracklogs e waypoints gravados no GarminQue em um PDA para o GPSmapedit e para o proprio MapSource.

:(



jorgebmjr
Mensagens: 7
Registrado em: 24 Nov 2006, 08:27

#7 Mensagem por jorgebmjr »

nqnnospam,

Fiz uma pesquisa como vc recomendou e encontrei 373 resultados, e nenhum ensina como transferir os Tracklogs do GarminQue gravados em um PPC.

Todos os topicos partem do principio da utilizacao de um GPS Garmin.

Como ja disse, nao tenho GPS Garmin. Eu utilizo um Dell Axim x50v(igual ao seu por sinal) com o soft GPS Proxy e GarminQue!

Eu quero contribuir enviando meus tracklogs para o projeto tracksource, porem não sei como extrai-los de dentro do PPC!!!!

O unico tracklog que consigo extrair sao os gerados pelo GPS Proxy.

Outro problema é, que como meu PPC NÃO sincroniza com o Trackmaker como os GPS Garmin fazem, Também não consigo editar meus proprios mapas, e estou com muita vontade de aprender a fazer isso.

Por favor tenha um pouco de paciencia ao ler e responder esse topico, pois te asseguro que procurei a resposta a esse problema no forum e não achei, e a minha vontade de aprender é grande.

Ja entrei em contato com o desenvolvedor da minha cidade. Ele utiliza GPS garmin que sincroniza automatico com o Mapsource e Trackmaker, e não sabe tambem como me ajudar a extrair minhas tracklogs do GarminQue no x50v.

Desde já agradeço pela atenção deferida.



Avatar do usuário
Igor
Mensagens: 205
Registrado em: 22 Set 2005, 00:06
Localização: Caxias do Sul - RS
Contato:

#8 Mensagem por Igor »

O programa não te dá a opção de salvar esses dados?


͍gor Tschoepke Goedel
eTrex 30
igortg arroba gmail ponto com

jorgebmjr
Mensagens: 7
Registrado em: 24 Nov 2006, 08:27

#9 Mensagem por jorgebmjr »

Igor escreveu:O programa não te dá a opção de salvar esses dados?
O GarminQue da a opcao de salvar nosso tracklog, porém so da pra visualizar dentro do proprio programa. não consegui achar nenhum arquivo em separado pra cada tracklog explorando o PPC e olhando na pasta de instalacao. Entendeu? Seu fosse um GPS Garmin rodando o soft garminque, era so sincronizar o GPS com o trackmaker ou mapsource, mas como estamos falando de um pocket pc, não temos essa opcao de sincronizacao (pelo que eu saiba) e dai temos que achar esse arquivo em separado explorando os diretorios. Esse eh o problema.

Resumindo, preciso exportar os tracklogs e waypoints pra o computador.



Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

#10 Mensagem por nqnnospam »

jorgebmjr escreveu:nqnnospam,

Fiz uma pesquisa como vc recomendou e encontrei 373 resultados, e nenhum ensina como transferir os Tracklogs do GarminQue gravados em um PPC.

Todos os topicos partem do principio da utilizacao de um GPS Garmin.

Como ja disse, nao tenho GPS Garmin. Eu utilizo um Dell Axim x50v(igual ao seu por sinal) com o soft GPS Proxy e GarminQue!

Eu quero contribuir enviando meus tracklogs para o projeto tracksource, porem não sei como extrai-los de dentro do PPC!!!!

O unico tracklog que consigo extrair sao os gerados pelo GPS Proxy.

Outro problema é, que como meu PPC NÃO sincroniza com o Trackmaker como os GPS Garmin fazem, Também não consigo editar meus proprios mapas, e estou com muita vontade de aprender a fazer isso.

Por favor tenha um pouco de paciencia ao ler e responder esse topico, pois te asseguro que procurei a resposta a esse problema no forum e não achei, e a minha vontade de aprender é grande.

Ja entrei em contato com o desenvolvedor da minha cidade. Ele utiliza GPS garmin que sincroniza automatico com o Mapsource e Trackmaker, e não sabe tambem como me ajudar a extrair minhas tracklogs do GarminQue no x50v.

Desde já agradeço pela atenção deferida.
Apesar de ter um Axim x50v, e de ter o Garmin QUE instalado nele, usei só algumas vezes para visualizar os mapas, no modo "GPS OFF". Nunca usei para navegação, mesmo porque não tenho como conectar meu GPSMap 60CSx com o Axim x50v (sei como fazer isso - é só comprar um cabo - mas não vejo nenhuma vantagem, no meu caso, pois o 60CSx faz tudo o que preciso).

Assim sendo, não sei como transferir um tracklog gravado no Garmin QUE para o PC. Mesmo porque não posso sequer fazer testes. Se soubesse, diria. Se eu tivesse um GPS BT em mãos (ou se arrumasse o cabo para conectar o meu 60CSx) para testar com o meu x50v + Garmin QUE, teria prazer em fazer vários testes e descobrir como transferir as informações.

há outros usuários do fórum que realmente usam o Garmin QUE, vamos esperar que ele estejam dispostos a compartilhar informações.

Se eu estivesse com a sua dificuldade, tentaria consultar toda e qualquer documentação sobre o GPS10, no site da Garmin, pois o Garmin QUE foi criado para uso com este dispositivo. Deve haver alguma instrução em algum lugar da documentação de como fazer transferência de tracklogs e waypoints:

http://www.garmin.com/products/gps10/

Se você descobrir como fazer a transferência, não deixe de informar aqui.


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

RAEvangelista
Mensagens: 22
Registrado em: 24 Set 2006, 23:45
Localização: Bhte/Betim-MG
Contato:

Desenvolvedores em Betim/MG

#11 Mensagem por RAEvangelista »

entrar em contado com o desenvolvedor do seu estado/município.
será que existe algum desenvolvedor em minha cidade? Também uso um Dell X51v e GPS Holux BT, tenho muito interesse em aprender e colaborar com esse projeto.

Moro em Betim/MG, fica há 30 minutos de Belo Horizonte, 35KM mais especificamente.

Abs a todos, Ricardo.


Nikon + Nodal Ninja + Apple User
Imagem

Avatar do usuário
Haigh
Mensagens: 251
Registrado em: 14 Nov 2006, 11:29
Localização: São Paulo SP

#12 Mensagem por Haigh »

Encontre os desenvolvedores no site do projeto:

http://www.tracksource.org.br

link Desenvolvimento --> botão Mapas --> Selcione Estado --> Botão Processa Estado --> Selecione Município --> Botão Processa Município

você vai descobrir que o Roberto de Melo Carabetti é o desenvolvedor de Betim e que ele enviou atialização do mapa em 17/3/2007

O e-mail dele tá lá. Entre em contato com ele pra saber como ajudar no desenvolvimento.

abração
Robert


Robert Haigh

It´s a WIKI world..... collaborate!

RAEvangelista
Mensagens: 22
Registrado em: 24 Set 2006, 23:45
Localização: Bhte/Betim-MG
Contato:

#13 Mensagem por RAEvangelista »

Show de bola. Valeu mesmo.
Abs. Ricardo


Nikon + Nodal Ninja + Apple User
Imagem

fabiosaboia
Mensagens: 11
Registrado em: 06 Abr 2007, 10:30
Localização: Fortaleza-CE

#14 Mensagem por fabiosaboia »

tambem uso o GarminQue, no meu HW6515, e nao consigo copiar os tracks ... tentei usar o G7toCE . mas tb não consegui ....
alguem ajuda?

vlws
Fábio SM



fabiomaco
Mensagens: 8
Registrado em: 20 Mar 2006, 21:30
Localização: Sao Paulo

#15 Mensagem por fabiomaco »

Prezado Jorge,

Para você transferir os tracklogs e/ou waypoints do GarminQue para o micro você necessariamente terá de utilizar o Mapsource. Basta utilizar a opção "Receive from device" com o pocket PC devidamente conectado no computador e activesync ativo. Deve surgir no campo "Device" o nome do Garmin Que. Caso não conseguia da primeria vez, feche o mapsource e tente novamente com o programa GarminQue ligado no pocket. Deve funcionar!. Eu utilizo um pocket PC ipaq 1940 com o GarminQue e não tenho problemas para gravar as informações. Tenho dois GPS BT - GPS10 da Garmin e um Holux Slim236 e independente de qual utilizei para gerar os trackslogs não tenho problemas na transferência, mesmo tendo que utilizar o GPSproxy quando utilizo o Holux.

Caso seu problema persista descreva exatamente o que você tentou para poder te ajudar melhor.

sds,

Fábio



fabiosaboia
Mensagens: 11
Registrado em: 06 Abr 2007, 10:30
Localização: Fortaleza-CE

#16 Mensagem por fabiosaboia »

grande xará ....
mto obrigado pela informação!
usei o mapsource mais novo ... e descarreguei sem problemas.
vlws mesmo ... tanto trackq eu tava querendo ... hehehe
agora eh ver como colaborar com o tracksource...

vlws
Fábio SM



configure
Mensagens: 5
Registrado em: 29 Mai 2009, 10:05
Localização: Aracaju-SE

Re: GPS Proxy + GarminQue + Projeto TrackSource: Tracklogs

#17 Mensagem por configure »

Caros amigos. È um prazer participar deste forum. Também sou de Aracaju e tenho interesse de colaborar com os mapas do projeto TrackSource.
Consegui algumas informações que podem ajudar quem usa o Garmin Mobile.
Os tracklogs do Garmin Mobile são gravados nos arquivos NVM da pasta \Garmin\Garmin.
O arquivo GARMIN_ATRK.NVM é o arquivo que grava as trilhas ativas (active Tracks) e o arquivo GARMIN_STRK.NVM é o arquivo que contem as trilhas salvas.
O arquivo GARMIN_STRK.NVM precisa ser convertidos para o formato GPX e isto é feito usando um conversor disponível na Internet chamado gmxt2gpx, e em seguida pode ser inserido no mapa pelo GPS TrackMaker.
Um abraço.



Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “GPS x PDA”