Como coloborar com o Problema da numeração?

Espaço para dúvidas, problemas e sugestões gerais sobre o Projeto.
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
LeandroGel
Mensagens: 12
Registrado em: 20 Jan 2009, 08:06

Como coloborar com o Problema da numeração?

#1 Mensagem por LeandroGel »

Bem antes disto eu gostaria de saber se o mapa da nuvi para São Paulo-capital, contempla a numeração das ruas;
Outra coisa é como podemos colaborar com a implementação das numerações, eu poderia mapear um quilometro quadrado que fosse, se todos os usuarios cadastrados fizessem isto ainda que levasse 2 meses para faze-lo, porque em São Paulo a numeração é muitissímo importante, de 8 em 10 exemplos a numeração criou um grande transtorno, exemplo: uma determinada rua com 3 mil numeros iniciando com Zero a partir do centro, eu saido do bairro em sentido centro ando cerca de 3 km para voltar os mesmo 3 km, outro exemplo uma rua com aprox 3km preciso ir no numero 2800(supondo que não saiba o tamanho da rua) inicio a partir do zero como indica o aparelho....vou expor 2 situações comuns em SP, primeiro a rua passa a ser contra mão a partir de da metade ou pior a rua é cortada pelo metro/trem/rio. Sem dizer as nações unidas e rua sapopemba que chega ao numero 75000 (maior da america latina)
Sei que muitos não se importam com isto, mas não tem como dizer que não é essencial para um GPS, sei o quanto é trabalhoso implementar, mas se o maior trabalho for coletar os numeros façamos uma força tarefa.
Desculpem o desabafo.
Grato


Seguindo...não tão perdido como antes.......

Avatar do usuário
Wallace
Mensagens: 4336
Registrado em: 19 Set 2005, 17:34
Localização: São Paulo SP
Contato:

Re: Como coloborar com o Problema da numeração?

#2 Mensagem por Wallace »

Oi Leandro,
Primeiro, somos em 4 desenvolvedores na cidade de SP que é composta de 4 mapas.
Leste, Norte, Centro e Sul
A zona Oeste esta parte na Centro e parte na Sul.
Eu sou desenvolvedor de SP zona Sul.
Todos os mapas do projeto, mais especificamente os do TRU podem incluir a numeração das vias.
Isso porque existem ferramentas para tal.
O mapa da Zona Sul de SP acho que ainda é o maior mapa do projeto.
Só para voce ter uma ideia do tamanho e da quantidade de dados:
São 1.583 pontos no mapa (POIs)
Um total de 18.658 vias de roteamento que totalizam 95.433 pontos com 37.768 nós de roteamento e 61.771 nós de numeração.

Pelas ferramentas que temos a númeração pode ser feita de varias formas.
A primeira e mais simples é incluir a numerção por metragem da via iniciando no número 1.
Assim eu precisaria saber onde inicia a numeração de cada uma das 18.658 vias.
Se demorar 1 minuto para cada via são mais de 310 horas minhas de trabalho.
Que no seu prazo de 2 meses me obrigaria a trabalhar somente nisso por mais de 5 horas por dia.
Sendo otimista com 1 hora de trabalho por dia é basicamente 1 ano para tal somente para o desenvolvedor fazer o trabalho braçal de entrar com a tal numeração via por via.
Isso sem receber a informação de todas as vias de forma organizada.

Mas o ideal é ter o numero final em cada final de quadra de cada via.
Ai entram os 61.771 nós de roteamento.
Só que cada nó de rotamento somente tem uma numeração quando é o final de uma via sem saida.
E que tem duas numerações quando é o final de duas vias ou um né intermediario numa via.
Que tem 3 numerações num cruzamento em T.
Com 4 numerações num cruzamento em X e assim vai.

Então vou ser consevador e adotar 2,5 numerações para cada nó de numeração o que totaliza algo como 150 mil informações de numeração somente no mapa da zona sul da cidade de SP.
Sendo otimista e incluido cada informação em 30 segundos eu teria que despender mais de 3 horas e meia por dia somente nisso durante 1 ano para ter todo o mapa perfeito neste aspecto.

Não quero desanimar ninguem, mas a tarefa não é tão simples nem tão rápida, mas que é de total importancia que qualquer informação seja envia ao desenvolvedor.
Pois no momento, por exemplo, eu somente tenho um único colaborador que me envia informação de numeração.
Então além de incluir as informações no mapa eu ainda tenho que gastar o tempo em campo levantando a numeração.
Fora que acumulo o desenvolvimento de mais um numero incontavel de mapas (cerca de 100) o que toma tempo para incluir as colaborações destes mapas também.

E que no momento além de tudo isso estou tentando ajustar as formatações das vias no mapas da ZS-SP para o perfeito balanceamento das classes das vias para melhorar o roteamento.


Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

Avatar do usuário
LeandroGel
Mensagens: 12
Registrado em: 20 Jan 2009, 08:06

Re: Como coloborar com o Problema da numeração?

#3 Mensagem por LeandroGel »

Caro Wallace primeiramente grato pela sua resposta.
Bem entendo as dificuldades pois tive a oportunidade de ler os manuais, especialmente a parte que cita a numeração, não é nada fácil, porem quando datei o termino do trabalho em 2 meses me referia ao levantamento dos dados que propus que fosse feito não por vc's desenvolvedores, mas pela "comunidade PortalGps" ou seja por aqueles que acessam as informações deste canal, que baixam mapas, etc...como eu e tantos outros. Se cada um pudesse mapear a sua região em aproximadamente 1Km² (os dois meses se referiam ao levantamento de 1KM²), seria um trabalho a menos para vocês, e a implementação poderia ser feita por um 3ª pessoa, não sei quantos usuários ativos a comunidade possui se imaginarmos que 100, seriam então 100 KM² não quero parecer simplorio mas isto seria um começo.

Tenho uma dúvida o mapa City Navigator Brazil NT4 comtempla as numerações? se sim não seria o caso de subtrairmos os dados? ou até mesmo em um googlemaps da vida ou em um guia de papel mapograph ou 4Rodas(eu tenho um no carro, nunca se sabe,hehe) alguns modelos possuem a numeração aproximada. enfim grato pela atenção não quero parecer ridiculo dando estas sugestões, mas gostaria de poder ajudar, para podermos ter um produto final com uma qualidade realmente inigualável, digo nós pois estou considerando "´nós" a comunidade,mas no fundo são "vocês desenvolvedores".
Grato.


Seguindo...não tão perdido como antes.......

Avatar do usuário
Wallace
Mensagens: 4336
Registrado em: 19 Set 2005, 17:34
Localização: São Paulo SP
Contato:

Re: Como coloborar com o Problema da numeração?

#4 Mensagem por Wallace »

Ok, não tinha ficado claro para mim o que estava incluido nos 2 meses.
Imfelizmente não tem como um terceiro fazer isso, pois o Editor de nós usa ao mesmo tempo o mapa base (gtm) e o .gti.
Então somente uma pessoa pode fazer qualquer alteração, mesmo porque entendo que pode ser necesarias alterações também no mapa base neste processo de numeração.
A ideia é sempre esta, ajuda quem pode e como pode e ninguem é mais que ninguem por fazer algo diferente.


Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

Peppo
Mensagens: 116
Registrado em: 02 Ago 2008, 12:12
Localização: Aracaju

Re: Como coloborar com o Problema da numeração?

#5 Mensagem por Peppo »

Tenho a impressão que muitos queriam colaborar, mas ninguém sabe como fazer.
Como quem edita tem que ser um só por cada área, acho que precisaria criar um protocole que permita a quem não tem muitas competência, quem tem um PND, de colaborar.
Se poderia criar um formulário par ser preenchido e enviado de forma de chegar ao responsavel na forma melhor por ser aproveitado.
Agora, por exemplo no assunto da numeração, eu não sei os elementos que o editor necessita, mas se pode criar um formulário com:
Coordenadas final do trecho/quadra: lat. ………….. long. …………..
Numeração: Esquerda …. Direita …..
Eventuais outros parâmetros necessário….

Da mesma forma se pode criar um formulário por outros elementos.
Por exemplo um trecho de uma quadra que não está implementada:
Coordenadas do inicio do trecho:
Coordenadas do fim do trecho:
Eventuais coordenadas intermediarias no caso de trechos curvos.
Nome da rua:
Numeração Max no trecho:
etc. etc.

O vantagem dos dados chegar sempre em uma forma bem definida, permite jogar fora sinalizações erradas e pode permitir talvez o desenvolvimento de rotinas automáticas por ajudar a editação.


Abraços,
Peppo

Garmin nuvi 205 (IT) SW 5.00

Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

Re: Como coloborar com o Problema da numeração?

#6 Mensagem por nqnnospam »

Eis uma forma simples de colaborar. Vamos supor uma rua A, com esquinas com as B, C e D. Um exemplo de como especificar a numeração de forma clara é:

No sentido de B para D, a numeração da rua A é:

Lado direito: par
Lado esquedo: impar
Esquina B: 2 1
Esquina C: 34 33
Esquina D: 124 123


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

Avatar do usuário
Wallace
Mensagens: 4336
Registrado em: 19 Set 2005, 17:34
Localização: São Paulo SP
Contato:

Re: Como coloborar com o Problema da numeração?

#7 Mensagem por Wallace »

Para mim o mais facil de receber contribuição é em arquivo do Trackmaker.
Use como fundo o TM e simplesmente crie pontos sobre a via proximo do cruzamento em questão.
Não precisa nem de GPS para fazer isso.
Veja o anexo.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.


Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

Avatar do usuário
LeandroGel
Mensagens: 12
Registrado em: 20 Jan 2009, 08:06

Re: Como coloborar com o Problema da numeração?

#8 Mensagem por LeandroGel »

Não seria possível copiarmos as numerações a partir do City Navigator Brazil NT V4, pelo que me consta este software contempla as numerações.


Seguindo...não tão perdido como antes.......

Avatar do usuário
Wallace
Mensagens: 4336
Registrado em: 19 Set 2005, 17:34
Localização: São Paulo SP
Contato:

Re: Como coloborar com o Problema da numeração?

#9 Mensagem por Wallace »

Não, primeiro que não é permitido.
Depois não sei como seria possivel fazer.
E até onde eu saiba tem muitos error como tudo.
Como sempre o grande diferencial dos mapas do projeto é a qualidade das informações.

Já esta enviando sua colaboração de numeração para o desenvolvedor dos mapas que usa, pois como voce mesmo falou isso tem que ser feito.


Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

Avatar do usuário
LeandroGel
Mensagens: 12
Registrado em: 20 Jan 2009, 08:06

Re: Como coloborar com o Problema da numeração?

#10 Mensagem por LeandroGel »

Vamos lá, quanto a enviar colaboração dos numeros eu ainda não enviei nenhuma, porem tive a oportunidade de relatar 2 erros no mapa em situações diversas e já tenho um outro para relatar, farei assim que possivel.
Não entendo como poderia ser proibido "anotar" as numerações dos nodes utilizando como fonte o City Navigator ou qualquer outra, o projeto não vende mapas disponibiliza de forma gratuita, isto facilitaria a busca dos dados.
Quanto a pergunta: "Já esta enviando sua colaboração de numeração para o desenvolvedor dos mapas que usa", senti um certo cinismo na pergunta. Mas responderei de qualquer forma:
1º. Vou colaborar com a numeração, mas tenho que ver se o desenv. da minha area terá disponibilidade para faze-lo, pois não tem sentido eu coletar os dados e não ver implementado nos mapas, seria um grande desperdício de energia e perda de tempo;
2º. Devo ter sido claro nos post anteriores quanto sugeri algo mais colaborativo e não somente eu, afinal de contas o que vai adintar 1KM ou mais, em um universo como a cidade de São Paulo.
3º. Não entendi o que voce quis dizer com "mapas que eu uso"...hoje eu uso o de São Paulo/SP, nao vou falar de quais zonas pois utilizo todas elas obviamente, alias posso eventualmente posso usar em são paulo inteiro ou melhor do Brasil inteiro, o que vc sugere que eu tente atualizar todas?
4º. Uma coisa é ter erros, outra coisa é não possuir informação sobre a numeração.

Mas grato pela atenção de qualquer forma;


Seguindo...não tão perdido como antes.......

Avatar do usuário
regis
Mensagens: 334
Registrado em: 13 Jun 2008, 21:44
Contato:

Re: Como coloborar com o Problema da numeração?

#11 Mensagem por regis »

Gostei da sugestão do Wallace para anotar in loco a numeração das ruas. Eu estava fazendo isso na forma mais simples (papel e caneta...) mas é bem interessante usar o próprio TrackMaker no notebook com o GPS conectado. O inconveniente é ter que sair sempre de carona no próprio carro...


Régis Candeia
Caxias do Sul - RS
Pirataria é crime. Não roube navios.

Avatar do usuário
Wallace
Mensagens: 4336
Registrado em: 19 Set 2005, 17:34
Localização: São Paulo SP
Contato:

Re: Como coloborar com o Problema da numeração?

#12 Mensagem por Wallace »

Regis, eu acho melhor fazer a pé e com papel em caneta o levantamento em si.
É mais barato, seguro e bom para a saude.
A forma que recomendei no Trackmaker seria para enviar ao desenvolvedor num modo que acho claro a facil para todos.


Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

Avatar do usuário
Wallace
Mensagens: 4336
Registrado em: 19 Set 2005, 17:34
Localização: São Paulo SP
Contato:

Re: Como coloborar com o Problema da numeração?

#13 Mensagem por Wallace »

LeandroGel escreveu:Vamos lá, quanto a enviar colaboração dos numeros eu ainda não enviei nenhuma, porem tive a oportunidade de relatar 2 erros no mapa em situações diversas e já tenho um outro para relatar, farei assim que possivel.
Não entendo como poderia ser proibido "anotar" as numerações dos nodes utilizando como fonte o City Navigator ou qualquer outra, o projeto não vende mapas disponibiliza de forma gratuita, isto facilitaria a busca dos dados.
Quanto a pergunta: "Já esta enviando sua colaboração de numeração para o desenvolvedor dos mapas que usa", senti um certo cinismo na pergunta. Mas responderei de qualquer forma:
1º. Vou colaborar com a numeração, mas tenho que ver se o desenv. da minha area terá disponibilidade para faze-lo, pois não tem sentido eu coletar os dados e não ver implementado nos mapas, seria um grande desperdício de energia e perda de tempo;
2º. Devo ter sido claro nos post anteriores quanto sugeri algo mais colaborativo e não somente eu, afinal de contas o que vai adintar 1KM ou mais, em um universo como a cidade de São Paulo.
3º. Não entendi o que voce quis dizer com "mapas que eu uso"...hoje eu uso o de São Paulo/SP, nao vou falar de quais zonas pois utilizo todas elas obviamente, alias posso eventualmente posso usar em são paulo inteiro ou melhor do Brasil inteiro, o que vc sugere que eu tente atualizar todas?
4º. Uma coisa é ter erros, outra coisa é não possuir informação sobre a numeração.

Mas grato pela atenção de qualquer forma;
Existe algo chamado direito autoral que impede a copia.
Fora que como falei se pode fazer algo melhor.
O "cinismo" é mais um cutucão :mrgreen: , no sentido de vamos fazer mais e discutir menos rs rs.
O desenvolvedor é em principio obrigado a incluir as contribuições. Sendo essa uma das principais obrigações dele.
Se voce não faz a sua parte não pode cobrar outros.
E eu nunca espero pelos outros e faço o que acho que é a minha parte independende do que outros estão fazendo.
Onde usa é onde pode colaborar não é mesmo.
E melhor não ter uma numeração e ter uma errada não é mesmo.


Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

Avatar do usuário
LeandroGel
Mensagens: 12
Registrado em: 20 Jan 2009, 08:06

Re: Como coloborar com o Problema da numeração?

#14 Mensagem por LeandroGel »

Ok Wallace, você venceu! hehe não me leve a mal mas não curto esta estória de julgar os outros, acho até que desestimula novos usuários como eu, mas vamos ao que interessa, estarei enviando as numerações iniciando pelos locais que passo comumente, não sou da Sul, mas trabalho por aqui e provavelmente o primeiro que enviarei pertence a sua "regional", estou satisfeito com os mapas e isso que importa, somente 2 cometários, acho que qualquer forum e digo isso com propriedade pois participo de alguns de forma bastante ativa (Tecnologia/linguagens) e nesta area as pessoas são muitissimo colaborativas, não que as daqui não sejam pelo contrario, mas como dizia, em forum existe a ideia de comunidade colaborativa, não é justo eu ficar só na "janela" colhendo tudo e não colaborando com nada então é normal eu achar que muitos deveriam colaborar, por outro lado isto não ira afetar no quanto eu irei contribuir, uma coisa nada tem a ver com a outra.
Quanto ao direito autoral sejamos razoaveis, não se aplica a este caso, e falo com propriedade acredite, desta forma tente se apoiar na falta de qualidade do City Navigator, é mais plausível.
mas isso são detalhes...valew e desculpe por algo.


Seguindo...não tão perdido como antes.......

Peppo
Mensagens: 116
Registrado em: 02 Ago 2008, 12:12
Localização: Aracaju

Re: Como coloborar com o Problema da numeração?

#15 Mensagem por Peppo »

Me desculpem por o meu português, mas não sou brasileiro.

Queria criar um protocolo de contribuição por todo aqueles que possuem só um PND de forma a mais simples possível ao fin. de incluir os mais lego.

O elemento mínimo acho que pode ser a trilha de uma quadra. A maiorias são direitas estão por agora deixamos para lá as trilhas curvas.
Com o PND vou no centro da esquina e guardo as coordenadas. È bom ter o cuidado de conferir a precisão. No meu Garmin nuvi 205 aperto por algum segundos a ícone do sinal dos satélites em cima a esquerda e confiro de ter uma precisão abaixo de 20m (de norma 6,7 satélites ativo)

OT: o que representa o circo preto com dentro um ponto vermelho?

Marco com papel e caneta ou anoto no celular, mais tecnológico ;) , os primeiro números, par e impar e de que lado, do trecho que quero gravar.

Vou na outra esquina e guardo as novas coordenadas. Anoto também os últimos números do trecho.

Em casa abro o Trackmaker e gravo os dois waypoints gravados no PND.
Fiz isso a mão, porque se recebo do GPS ele recebe tudo e fica complicado limpar. Não sei se existe uma forma mais fácil de fazer isso.
Depois junto os dois pontos com uma trilha.
Nas características da trilha posso definir o tipo de rua, ES. Pista principal pavimentada.

Aqui algumas duvidas:
- Se a rua è a um sentido como defino o sentido de marcha? È o sentido com que desenho a trilha? Eu chamei os dois waypoints P1 e P2 e obviamente o sentido è de P1 a P2.
- Perto da meã casa tem um calçadão não acessível aos carros, mas acho que seria bom gravar estes trechos também. Como fazer isso? Não estou vendo a possibilidade de definir o trecho como só por pedestres.
- Em caso de rua a duplo sentido como se faz? Dois trilhas nos dois sentidos?
- Vi um campo velocidade, mas não è editavel. Não precisa dizer qual è a velocidade do trecho? 60 ou 40 Km/h ou eventuais outras limitações?

Depois criei 4 outros waypoints ao lado das duas extremidades da trilha e denominei eles com a numeração que tinha anotado.

Pronto, agora è só gravar o arquivo. Em que formado? GTM ?
GPX è bom porque me permite de ver o trecho no Mapsource.
Aqui deu por notar que tem um pequeno desalinhamento com uma rua já presente. O que fazer nesse caso?
TXT è bom por quem tem a curiosidade de ver o que foi gravado. As maiorias das informações são facilmente interpretáveis, mas tem alguns números que gostaria de saber o significado. Alguém sabe?

Bom. Acho tudo isso muito mais simples por fazer que dizer sobretudo depois dos primeiros 2 ou 3 trechos.
Sei que tem ainda muitas perguntas, este è só o inicio de um lego como eu, mas se o protocolo è atuável e aproveitável enviando o arquivo ao próprio desenvolvedor da área, acho que vamos ter muitos mais colaboradores que neste momento teriam a vontade de colaborar mas não sabem de onde iniciar.

EDIT: pequenhas coreçoes.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.


Abraços,
Peppo

Garmin nuvi 205 (IT) SW 5.00

Avatar do usuário
paulocarvalho
Mensagens: 1316
Registrado em: 25 Set 2005, 19:24
Localização: Rio de Janeiro/RJ/Brazil
Contato:

Re: Como coloborar com o Problema da numeração?

#16 Mensagem por paulocarvalho »

LeandroGel escreveu:Bem antes disto eu gostaria de saber se o mapa da nuvi para São Paulo-capital, contempla a numeração das ruas;
Outra coisa é como podemos colaborar com a implementação das numerações, eu poderia mapear um quilometro quadrado que fosse, se todos os usuarios cadastrados fizessem isto ainda que levasse 2 meses para faze-lo, porque em São Paulo a numeração é muitissímo importante, de 8 em 10 exemplos a numeração criou um grande transtorno, exemplo: uma determinada rua com 3 mil numeros iniciando com Zero a partir do centro, eu saido do bairro em sentido centro ando cerca de 3 km para voltar os mesmo 3 km, outro exemplo uma rua com aprox 3km preciso ir no numero 2800(supondo que não saiba o tamanho da rua) inicio a partir do zero como indica o aparelho....vou expor 2 situações comuns em SP, primeiro a rua passa a ser contra mão a partir de da metade ou pior a rua é cortada pelo metro/trem/rio. Sem dizer as nações unidas e rua sapopemba que chega ao numero 75000 (maior da america latina)
Sei que muitos não se importam com isto, mas não tem como dizer que não é essencial para um GPS, sei o quanto é trabalhoso implementar, mas se o maior trabalho for coletar os numeros façamos uma força tarefa.
Desculpem o desabafo.
Grato
Leandro, compreendo sua aflição, mas fique tranquilo. Estamos trabalhando para usar a API de geocodificação do Google como uma ferramenta a mais no Editor para acelerar grandemente a inclusão de numeração. Também não está descartada a criação de um editor colaborativo on-line, mas isso requererá uma infraestrutura ainda mais custosa que a que temos.



Garmin Nüvi 255w
DM Rio de Janeiro Zona Oeste
DM Nova Friburgo-RJ
DM Casimiro de Abreu-RJ
programador sênior do Tracksource.

Avatar do usuário
Wallace
Mensagens: 4336
Registrado em: 19 Set 2005, 17:34
Localização: São Paulo SP
Contato:

Re: Como coloborar com o Problema da numeração?

#17 Mensagem por Wallace »

Peppo escreveu:Me desculpem por o meu português, mas não sou brasileiro.

Queria criar um protocolo de contribuição por todo aqueles que possuem só um PND de forma a mais simples possível ao fin. de incluir os mais lego.

O elemento mínimo acho que pode ser a trilha de uma quadra. A maiorias são direitas estão por agora deixamos para lá as trilhas curvas.
Com o PND vou no centro da esquina e guardo as coordenadas. È bom ter o cuidado de conferir a precisão. No meu Garmin nuvi 205 aperto por algum segundos a ícone do sinal dos satélites em cima a esquerda e confiro de ter uma precisão abaixo de 20m (de norma 6,7 satélites ativo)

OT: o que representa o circo preto com dentro um ponto vermelho?

Marco com papel e caneta ou anoto no celular, mais tecnológico ;) , os primeiro números, par e impar e de que lado, do trecho que quero gravar.

Vou na outra esquina e guardo as novas coordenadas. Anoto também os últimos números do trecho.

Em casa abro o Trackmaker e gravo os dois waypoints gravados no PND.
Fiz isso a mão, porque se recebo do GPS ele recebe tudo e fica complicado limpar. Não sei se existe uma forma mais fácil de fazer isso.
Depois junto os dois pontos com uma trilha.
Nas características da trilha posso definir o tipo de rua, ES. Pista principal pavimentada.

Aqui algumas duvidas:
- Se a rua è a um sentido como defino o sentido de marcha? È o sentido com que desenho a trilha? Eu chamei os dois waypoints P1 e P2 e obviamente o sentido è de P1 a P2.
- Perto da meã casa tem um calçadão não acessível aos carros, mas acho que seria bom gravar estes trechos também. Como fazer isso? Não estou vendo a possibilidade de definir o trecho como só por pedestres.
- Em caso de rua a duplo sentido como se faz? Dois trilhas nos dois sentidos?
- Vi um campo velocidade, mas não è editavel. Não precisa dizer qual è a velocidade do trecho? 60 ou 40 Km/h ou eventuais outras limitações?

Depois criei 4 outros waypoints ao lado das duas extremidades da trilha e denominei eles com a numeração que tinha anotado.

Pronto, agora è só gravar o arquivo. Em que formado? GTM ?
GPX è bom porque me permite de ver o trecho no Mapsource.
Aqui deu por notar que tem um pequeno desalinhamento com uma rua já presente. O que fazer nesse caso?
TXT è bom por quem tem a curiosidade de ver o que foi gravado. As maiorias das informações são facilmente interpretáveis, mas tem alguns números que gostaria de saber o significado. Alguém sabe?

Bom. Acho tudo isso muito mais simples por fazer que dizer sobretudo depois dos primeiros 2 ou 3 trechos.
Sei que tem ainda muitas perguntas, este è só o inicio de um lego como eu, mas se o protocolo è atuável e aproveitável enviando o arquivo ao próprio desenvolvedor da área, acho que vamos ter muitos mais colaboradores que neste momento teriam a vontade de colaborar mas não sabem de onde iniciar.

EDIT: pequenhas coreçoes.
O sentido é o do track, mas no mapa no trackmaker tem que incluir a TAG <MU>.
É MU de Mão Única.

Em:
http://www.tracksource.org.br/ftp/desen ... adrao.html
voce tem os padrões de formatação do grupo, onde tem a formatação de Trilha Caminhada/Bicicleta para calçadões e similares.

Quando é mão dupla não tem a TAG <MU>, ai é bom o sentido dela ser o da numeração.

A velocidade é definida em parte pela formatação, seja a planilha na última mensagem do link:
http://www.portalgps.com.br/viewtopic.p ... nto#p37024

Sim, sempre em formato .GTM


Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

Peppo
Mensagens: 116
Registrado em: 02 Ago 2008, 12:12
Localização: Aracaju

Re: Como coloborar com o Problema da numeração?

#18 Mensagem por Peppo »

Obrigado Wallace.
Mas esperava também, sobretudo de vc que è desenvolvedor, a resposta se o arquivo anexo faz sentido. È útil? Que falta? Tem regras que não estão sendo respeitadas?
Se vc receber um arquivo similar pela sua área, è útil?

Imagino que cada desenvolvedor tem a sua forma de trabalhar, mas não seria bom que a forma de ajuda seja de qualquer forma padronizada …e simplificada?


Abraços,
Peppo

Garmin nuvi 205 (IT) SW 5.00

Avatar do usuário
Wallace
Mensagens: 4336
Registrado em: 19 Set 2005, 17:34
Localização: São Paulo SP
Contato:

Re: Como coloborar com o Problema da numeração?

#19 Mensagem por Wallace »

Para numeração só preciso dos pontos em cada esquina.
Para as vias ai si os tracks se possivel formatado como falei (ainda tem o nome da via a ser colocado no nome do track).


Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

Avatar do usuário
paulocarvalho
Mensagens: 1316
Registrado em: 25 Set 2005, 19:24
Localização: Rio de Janeiro/RJ/Brazil
Contato:

Re: Como coloborar com o Problema da numeração?

#20 Mensagem por paulocarvalho »

Wallace, gostei dessa idéia do GTM. É possível ler esse GTM no Editor junto com o mapa e o GTI e mostrá-lo como uma máscara em cima do mapa para facilitar a edição da numeração.



Garmin Nüvi 255w
DM Rio de Janeiro Zona Oeste
DM Nova Friburgo-RJ
DM Casimiro de Abreu-RJ
programador sênior do Tracksource.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “TrackSource Geral”