memória do Legend não esvazia ?

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
macaferri
Mensagens: 14
Registrado em: 24 Out 2006, 12:56

Memória do Legend não esvazia ?

#1 Mensagem por macaferri »

Tenho um Etrex Legend, e minha dúvida é a seguinte: Coloquei vários mapas, routes, tracks, etc... Na tela de configuração aprareçe o uso da memória 17%. Usei o sendmap e apaguei os mapas e manualmente deletei tudo no aparelho, quando fui checar na tela de configuração estava lá: memória usada 17% !!! Deixei prá lá não ligando para isto.
Peguei umas atualizações de mapas do Tracksource e coloquei vários mapas no aparelho, fui ver a memória estava em 18%. Achei que a atualização de tela havia ficado lenta e desinstalei os mapas, memória 18%, então carreguei somente os mapas da região central de São Paulo, fui ver a memória e estava em 20% !!!
A dúvida: O que fica enchendo a memória do aparelho que só aumenta e nunca diminui ?

Alguém tem este problema ? Ou isto não é problema ?
Obrigado antecipadamente as respostas a esta dúvida.

Rinaldo Macaferri



Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

Re: Memória do Legend não esvazia ?

#2 Mensagem por nqnnospam »

macaferri escreveu:Tenho um Etrex Legend, e minha dúvida é a seguinte: Coloquei vários mapas, routes, tracks, etc... Na tela de configuração aprareçe o uso da memória 17%. Usei o sendmap e apaguei os mapas e manualmente deletei tudo no aparelho, quando fui checar na tela de configuração estava lá: memória usada 17% !!! Deixei prá lá não ligando para isto.
Peguei umas atualizações de mapas do Tracksource e coloquei vários mapas no aparelho, fui ver a memória estava em 18%. Achei que a atualização de tela havia ficado lenta e desinstalei os mapas, memória 18%, então carreguei somente os mapas da região central de São Paulo, fui ver a memória e estava em 20% !!!
A dúvida: O que fica enchendo a memória do aparelho que só aumenta e nunca diminui ?

Alguém tem este problema ? Ou isto não é problema ?
Obrigado antecipadamente as respostas a esta dúvida.

Rinaldo Macaferri
Isto não está certo.

Como você acessa esta informação de uso de memória (sequência de teclas)? você não está confundindo com a memória do Tracklog?


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

Avatar do usuário
macaferri
Mensagens: 14
Registrado em: 24 Out 2006, 12:56

#3 Mensagem por macaferri »

Olá amigo, não é a memória do tracklog. A sequencia é: Menu principal - Setup. System. Na tela aprece GPS (on,off,etc) WAAS (ena-dis) Language, Battery e por fim Memory Used.



Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

#4 Mensagem por nqnnospam »

macaferri escreveu:Olá amigo, não é a memória do tracklog. A sequencia é: Menu principal - Setup. System. Na tela aprece GPS (on,off,etc) WAAS (ena-dis) Language, Battery e por fim Memory Used.
Experimente então transferir um único mapa bem pequeno para o GPS.

Talvez a função de apagar os mapas do Sendmap não esteja funcionando direito (eu nunca testei, devo admitir).


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

Avatar do usuário
macaferri
Mensagens: 14
Registrado em: 24 Out 2006, 12:56

#5 Mensagem por macaferri »

Olá novamente, já fiz esta experiência sem sucesso, transferi um pequeno mapa, ele apagou todo o resto e só deixou o pequeno mapa, más a memória continua sempre a aumentar.
Obs. O tracklog está desabilitado (off)



Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

#6 Mensagem por nqnnospam »

macaferri escreveu:Olá novamente, já fiz esta experiência sem sucesso, transferi um pequeno mapa, ele apagou todo o resto e só deixou o pequeno mapa, más a memória continua sempre a aumentar.
Obs. O tracklog está desabilitado (off)
Muito estranho. Seu firmware está atualizado?


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

Avatar do usuário
macaferri
Mensagens: 14
Registrado em: 24 Out 2006, 12:56

#7 Mensagem por macaferri »

Ultima Versão 3.70



Avatar do usuário
Ruy Lerac
Mensagens: 644
Registrado em: 19 Set 2005, 12:19
Localização: São Paulo

#8 Mensagem por Ruy Lerac »

O que está sendo mostrado é o percentual da memória para tracklog. A quantidade de memória de mapas utilizada não é mostrada. Existem memórias diferentes para tracklog ativo, tracks salvos e mapas e a única que possui indicação do percentual utilizado é a do tracklog ativo, para possibilitar o controle e evitar a perda de dados. Apague os tracklogs ativos e o indicador cairá para zero%.


[ ]'s Ruy Lerac

Avatar do usuário
macaferri
Mensagens: 14
Registrado em: 24 Out 2006, 12:56

#9 Mensagem por macaferri »

Olá msr. Ruy, acho que está equivocado. Se observar no link http://44magnum.fotos.net.br/hii-tec
poderá observar que o GPS está sem: mapas, rotas, waypoints e tracklog desligado e a 0%.
Veja agora na última foto a informação do uso de memória...
O aparelho está totalmente "limpo"
Agora se eu adicionar alguns mapas ( mesmo pequenos ) a % de memória usada irá aumentar para 21 ou 22%.
não sei mais o que fazer para "zerar" esta memória usada e o pior e se chegar a 100% e eu não conseguir enviar mais dados ao GPS !!!
A Versão do software do GPS é a última 3.70.
E agora ?



Avatar do usuário
Igor
Mensagens: 205
Registrado em: 22 Set 2005, 00:06
Localização: Caxias do Sul - RS
Contato:

#10 Mensagem por Igor »

A página 47 do manual fala sucintamente sobre essa indicação de memória.


͍gor Tschoepke Goedel
eTrex 30
igortg arroba gmail ponto com

Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

#11 Mensagem por nqnnospam »

Quanto tempo tem este seu Legend? você nunca havia percebido este problema antes?

Nunca ví nenhum outro usuário reclamando disso. Também fiz uma busca no Google, e não achei nada (bom, não procurei muito).

Se nada resolve, e o problema está incomodando, você pode tentar o "Master Reset" para ver o que acontece. Ele apaga tudo (inclusive todas configurações), menos os mapas, mas pode eventualmente resetar o contador de memória. O problema é que o MR apaga Também o almanaque. Por isso, Após o MR você vai ter que deixar seu GPS num local com visão desobstruída do céu em todos direções, durante +- meia hora, para ele descarregar o almanaque novamente.


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

Avatar do usuário
macaferri
Mensagens: 14
Registrado em: 24 Out 2006, 12:56

#12 Mensagem por macaferri »

Isso mesmo, na página 56 do traduzido Também tem uma descrição.



OMEGAred
Mensagens: 68
Registrado em: 26 Nov 2005, 16:12
Localização: Brasilia - DF

#13 Mensagem por OMEGAred »

Uso o img2gps que informa a porcentagem usada e bate com a informada no GPS. O sendmap informa a porcentagem real ou os 20%?

Como fez o selftest?


Rino 520HCx - entrou água
Oregon 300 - v3.30

Avatar do usuário
macaferri
Mensagens: 14
Registrado em: 24 Out 2006, 12:56

#14 Mensagem por macaferri »

Executei o master reset que teoricamente apagaria tudo, teoricamente pois aconteceu o seguinte: Depois do master reset feito todas as configurações voltaram ao padrão de fábrica, os dados do almanaque foram perdidos, etc.
A memória não zerou por completo, ficou em 4% que creio eu ser a parte utilizada pelos mapas de fábrica, pois quando comprei o GPS 15 dias atrás (novo lacrado) ele já apresentava esta indicação de uso de memória em 4%.
Bem até ai tudo como o esperado, más minha surpresa foi depois de deixar o gps recuperar o almanaque e me mostrar a localização !!!! Estava lá, direitinho como eu havia colocado, TODOS os mapas TM da região central de São Paulo !!!
Alguém explica isto ? Depois de um reset total, a unidade guardar os mapas, e com a indicação de uso de memória em 4% (antes era 20% lembram).
Obrigado a todos pelas pesquisas e opniões.
Continuarei a tentar apagar esta memória (e que memória, não quer esquecer os mapas TM).
Quanto a maneira de fazer o Master reset e selftest (auto teste), irei colocar um tópico na seção Reviews - Etrex Legend.



Avatar do usuário
Wallace
Mensagens: 4336
Registrado em: 19 Set 2005, 17:34
Localização: São Paulo SP
Contato:

Re: Memória do Legend não esvazia ?

#15 Mensagem por Wallace »

macaferri escreveu:Achei que a atualização de tela havia ficado lenta e desinstalei os mapas,
Como é que voce desinstalou os mapas?
Acho que o problema esta ai.


Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

#16 Mensagem por nqnnospam »

macaferri escreveu:Executei o master reset que teoricamente apagaria tudo, teoricamente pois aconteceu o seguinte: Depois do master reset feito todas as configurações voltaram ao padrão de fábrica, os dados do almanaque foram perdidos, etc.
A memória não zerou por completo, ficou em 4% que creio eu ser a parte utilizada pelos mapas de fábrica, pois quando comprei o GPS 15 dias atrás (novo lacrado) ele já apresentava esta indicação de uso de memória em 4%.
Bem até ai tudo como o esperado, más minha surpresa foi depois de deixar o gps recuperar o almanaque e me mostrar a localização !!!! Estava lá, direitinho como eu havia colocado, TODOS os mapas TM da região central de São Paulo !!!
Alguém explica isto ? Depois de um reset total, a unidade guardar os mapas, e com a indicação de uso de memória em 4% (antes era 20% lembram).
Obrigado a todos pelas pesquisas e opniões.
Continuarei a tentar apagar esta memória (e que memória, não quer esquecer os mapas TM).
Quanto a maneira de fazer o Master reset e selftest (auto teste), irei colocar um tópico na seção Reviews - Etrex Legend.
O MR não apaga os mapas.

Os 4% referem-se justamente aos mapas na memória para mapas. Pelo menos é assim que funciona no meu 60CSx.

O "basemap" (aquele que vem de fábrica) não entra nesta indicação, pois ele fica numa memória diferente, que não pode ser apagada de jeito nenhum.

Sugiro que você agora tente transferir um só mapa, bem pequeno. A indicação de 4% deve diminuir.

Por fim, você está usando o Mapsource, Sendmap ou o Img2gps para transferir os mapas? Qual Versão?


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

Avatar do usuário
macaferri
Mensagens: 14
Registrado em: 24 Out 2006, 12:56

#17 Mensagem por macaferri »

Bem vamos lá. Desistalo os mapas com o Sendmap V 2.0, para inserir mapas uso o Mapsourse V 6.5.
Sei que o master reset não apaga o BaseMap, só que além dele, Também ficou no GPS os mapas da região central de São Paulo do TrackSource, estes mapas (TrackSource) não deveriam ser apagados com o Master Reset ?
já inseri um pequeno mapa, e a memória não baixou, continua em 4%.
Alguma idéia ?
A propósito, tenho o GPS a uns 15 dias, comprei novo, lacrado e é meu 1º GPS.
Obrigado pelas contribuições.



Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

#18 Mensagem por nqnnospam »

macaferri escreveu:Bem vamos lá. Desistalo os mapas com o Sendmap V 2.0, para inserir mapas uso o Mapsourse V 6.5.
Novamente, o Sendmap pode estar atrapalhando o seu GPS. Sugiro que, Após o MR, você pare de usar o sendmap. Fique usando só o Mapsource por algum tempo, para ver o que acontece. O Mapsource apaga automaticamente todos os mapas da memória.

Antes, atualize o Mapsource para a última Versão.
Sei que o master reset não apaga o BaseMap, só que além dele, Também ficou no GPS os mapas da região central de São Paulo do TrackSource, estes mapas (TrackSource) não deveriam ser apagados com o Master Reset ?
Repetindo, o MR não apaga os mapas da memória de mapas.

Para ficar claro, em termos lógicos, pode-se dizer que o GPS tem 6 (seis) memórias separadas e independentes:

1- memórias de mapas
2- memória do tracklog
3- memória de waypoints
4- memória de rotas
5- memória de tracks
6- memória do basemap
7- memória das configurações
8- memória do "almanaque" dos satélites

O MR apaga somente as memórias 2, 3, 4, 5, 7 e 8.

O indicador de memória refere-se justamente aos mapas na memória 1, a memória de mapas. Pelo menos é assim que funciona no meu 60CSx.

O "basemap" fica na memória 6, e não entra nesta indicação. A memória 6 não pode ser apagada de jeito nenhum.
A propósito, tenho o GPS a uns 15 dias, comprei novo, lacrado e é meu 1º GPS.
Obrigado pelas contribuições.
Bom, sugiro que você tente um MR novamente, e não use mais o Sendmap. Use só Mapsource. Se o problema persistir, acione a garantia e troque o aparelho.

Infelizmente, só posso ajudar com sugestões, pois não possuo esse modelo de GPS.


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

Avatar do usuário
macaferri
Mensagens: 14
Registrado em: 24 Out 2006, 12:56

#19 Mensagem por macaferri »

Mesmo assim obrigado pelas sugestões nqnnospam, já estou baixando a última Versão do Mapsource e vamos ver no que dá !
Como disse estou a uns 15 dias com este GPS e já estou pensando em um 60CSx (acho que vou no PY pegar um).
Depois posto se ocorreu alguma novidade com o Legend.
Obrigado a todos.



Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Outros Fabricantes”