Qual GPS recomendado para resgate d praticante de vôo livre

Espaço dedicado aos que ainda não se decidiram por qual fabricante e modelo comprar.
Mensagem
Autor
marcomencia
Mensagens: 5
Registrado em: 18 Out 2008, 11:13

Qual GPS recomendado para resgate d praticante de vôo livre

#1 Mensagem por marcomencia »

Estou na duvida de qual modelo de gps seria recomendado para uso no resgate de voo livre. Normalmente acaba-se entrando em vôo, saindo em vôos de distância, e pousando-se em terrenos desconhecidos longe de cidades. Na verdade é no interior, em fazendas acessadas por pequenas estradas de terra ou chão batidos.

Meu fornEcedor falou no FOSTON FS 430.

No vôo, uso o garmin 76S, e a intenção é passar as coordenadas do pouso via rádio pra quem está no carro fazendo o resgate e aguardar a chegada do carro para poder voltar prá casa.

Alguém dá uma força

Abraço

Marco



Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

Re: Qual GPS recomendado para resgate d praticante de vôo livre

#2 Mensagem por nqnnospam »

Foston é a prova d'água? Roteia fora de mapa? Funciona com bateria comum? Tem bússola? Enfim, serve para uso outdoor? Eu acho que não, mas enfim...

http://www.portalgps.com.br/viewtopic.php?f=311&t=3836
http://www.portalgps.com.br/viewtopic.php?f=311&t=3915


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

marcomencia
Mensagens: 5
Registrado em: 18 Out 2008, 11:13

Re: Qual GPS recomendado para resgate d praticante de vôo livre

#3 Mensagem por marcomencia »

Exatamente parceiro..... Essa é minha duvida.
Preciso de um GPS prá colocar dentro desse carro de resgate e não sei qual. O fato de ser ou não a prova dágua não seria tanto o problema.
Imagino q tenha q ser um gps veicular por causa da recepção. Precisaria de uma coisinha boa q resolvesse meu problema, e não um q fosse me deixar na roubada. Tenho q ser encontrado através dele em locais q provavelmente não constam no mapa. Vôo no interior de Santa Catarina em cidades pequenas. Meu uso não é prá localização e navegação em grandes centros urbanos. É estradinha de chão batido q provavelmente não constam em mapas. Teria até q ver se percorrendo essas estradas uma vez, elas ficariam no mapa, ou memória, e essa trilha poderia ser usada pelo aparelho pra traçar rotas posteriormente.
Saberia qual o indicado pro meu uso.
Marca e modelo

Marco



Osório Martins
Mensagens: 137
Registrado em: 07 Ago 2008, 23:37

Re: Qual GPS recomendado para resgate d praticante de vôo livre

#4 Mensagem por Osório Martins »

FOSTON pra resgate.... que desgraça.
Há opções mais interessantes... 60Csx por exemplo...
E quanto as trilhas envie para o desenvolvedor tracksource da sua região ou torne-se um.
Assim automaticamente voce tem as estradas de terra no mapa e contribui para o projeto.

Um amigo desenvolveu um "travinha' que ativa o serviço "HELP" do SPOT ...assim caso aconteça algum acidente e ele esteja inconsciente o aparelho manda as coordenadas para o site onde a equipe pode rastreá-lo.
Tudo via satélite.
Vi em funcionamento no final de semana passado e poucos minutos depois (2 minutos para ser exato) o aviso já estava disponível no site.

http://www.maregps.com.br/spot.html



marcomencia
Mensagens: 5
Registrado em: 18 Out 2008, 11:13

Re: Qual GPS recomendado para resgate d praticante de vôo livre

#5 Mensagem por marcomencia »

Blz Osório!!!!
Fico agradecido pela informação.
Poderia informar a marca desse gps.
Um colega de voo estava usando o mod nav 730 prá esse mesmo fim, e o aparelho queimou em pouco tempo.Acho q não durou nem um mes.
Conversando com ele agora a pouco, tive a recomendação de comprar o da Garmin, mas tbém não sei o modelo.
Preciso de uma marca e de um modelo de uma coisa boa prá poder encomendar.
Marco



Avatar do usuário
LecoGPS
Mensagens: 102
Registrado em: 09 Jul 2008, 21:56
Localização: Sobradinho/DF

Re: Qual GPS recomendado para resgate d praticante de vôo livre

#6 Mensagem por LecoGPS »

Eu tenho um Nuvi 760, com essa função de "onde estou" - um comando simples para se ter as coordenadas. Pela necessidade de aparelho veicular que vc citou, ele é ideal: grava rotas fora de estradas e aceita os mapas do projeto TrackSource, que pode ser imprementado para que sirva a vc e outras pessoas, como disse o Osório.


Garmin Nuvi 760

luiz baum
Mensagens: 5
Registrado em: 01 Jun 2008, 20:25

Re: Qual GPS recomendado para resgate d praticante de vôo livre

#7 Mensagem por luiz baum »

Marco:

Moro no interior de SP e tbém pratico vôo livre (com parapente).

Felizmente nas nossas rotas de vôo dificilmente temos estes casos de roubadas totais onde se torna difícil o resgate.
Apesar que sempre tem o pessoal que não se importa com dificuldades e não se importa em voar em lugares de difícil acesso.
Eu só faço isso quando estou com boa altura.

Acho o GPS que vc usa (igual ao meu) suficiente para o uso no veículo de resgate, desde que o resgateiro saiba usar os recursos que ele oferece. (lembre-se do padre que tinha um GPS e não sabia o que fazer com ele)

Numa mensagem anterior foi comentado de vc enviar os tracklogs que vc tenha feito com o GPS do veículo para incluí-los nos mapas do projeto Tracksource.
Já fiz isso várias vezes para trechos de estradas de terra e asfalto inexistentes nas regiões por onde vôo ou ando de carro.
Na próxima atualização dos mapas sua colaboração é incluída, com certeza absoluta!

O que faço para rápida e facilmente passar minha posição para o veículo de apoio é ter no GPS waypoints conhecidos fisicamente por mim e pela pessoa que me acompanha no solo.

Mesmo estando a 2000 m do solo vc reportaria assim:
"Estou sobre o posto da polícia rodoviária de São Pedro...."

Ou: "estou passando sobre a entrada da fazenda CONCEIÇÃO"
Por aqui todas as fazendas tê placas na entrada.

No início, quando os caminhos são desconhecidos, é mais complicado.
Porém, à medida que os vôos forem acontecendo a região se torna conhecida.

Para concluir, tempos atrás li um artigo que dava dicas para vôos em regiões inóspitas.
Uma das maneiras que o autor recomendava era reportar pelo rádio a distância e o azimute para um ponto conhecido, por exemplo a própria rampa onde ocorreu a decolagem.

Ao dar um GOTO para o waypoint da rampa e nos campos de dados vc solicitar DISTÃNCIA PARA O DESTINO (a rampa!) e o AZIMUTE, vc tem como informar facilmente o apoio, ao invés de reportar coordenadas.

A partir daí deixe o trabalho para o resgate.
Mas não esqueça: o resgate tem de aber usar o GPS e ter um mínimo de senso de orientação/navegação para esta brincadeira funcionar.

Desculpem a longa mensagem, mas este é um assunto que eu gosto.

Luiz Baum
MACATUBA



Filohipo
Mensagens: 355
Registrado em: 20 Mar 2006, 01:12
Localização: Lisboa - Portugal

Re: Qual GPS recomendado para resgate d praticante de vôo livre

#8 Mensagem por Filohipo »

Olá
Uma curiosidade: O programa da Garmin Mobile XT que corre em PDA com phone, tem uma função de enviar por mensagem de texto a outro celular as coordenadas do local onde se encontra. Tudo o que o cara tem de fazer é premir um botão e escolher o celular para onde enviar.



marcomencia
Mensagens: 5
Registrado em: 18 Out 2008, 11:13

Re: Qual GPS recomendado para resgate d praticante de vôo livre

#9 Mensagem por marcomencia »

Filohipo, problema q na roubada não tem sinal de celular. A gente fala por rádio vhf bem, qdo ainda com alguma altura. Tem q reportar a posição enquanto tem tempo. Qdo se está muito baixo as vezes não dá, devido aos procedimentos de pouso e dificuldde do vhf 'pegar' qdo se está no chão. Onde se pega celular, torna-se desnecessário tanto o gps, qto o rádio. Só avisar pelo celular onde se está.

Luiz Baum, excelente texto. Perfeito. Vou me jogar nessa rota q quero, mesmo sem o gps do resgate. Aqui no sul 12 fds de chuva consecutivos, em q pelo menos um dos dois dias do fds chove. A partir de 10-11 a previsão promete melhorias do tempo.
Vamos voar, vamos pro cross.



luiz baum
Mensagens: 5
Registrado em: 01 Jun 2008, 20:25

Re: Qual GPS recomendado para resgate d praticante de vôo livre

#10 Mensagem por luiz baum »

Marco:

Diga: de qual rampa vc decola??
E orientada para qual vento?

Pura curiosidade......
Isso para eu consultar no mapa do proj. Tracksource e Google Earth como é a situação da sua região no tocante a relevo e estradas.

MACATUBA



marcomencia
Mensagens: 5
Registrado em: 18 Out 2008, 11:13

Re: Qual GPS recomendado para resgate d praticante de vôo livre

#11 Mensagem por marcomencia »

Olá Luiz!

Na rampa do morro agudo, municipio de Tangará - SC.

Decola lá de leste, nordeste, norte, oeste, até sudoeste (se o vento não estiver forte). As de oeste e sudoeste são meio arriscadas, não é muito recomendado. O correto é de leste a noroeste

O vôo q quero fazer é de nordeste, chegar em Capinzal - SC, q é a cidade onde moro. São mais ou menos 45 km em linha reta, passando sobre Erval Velho, onde corta a BR 282, depois barra do leão (q é uma comunidade de interior) e finalmente Capinzal..... Ficando no meio do caminho, o resgate fica meio dificil. A volta é grande se for usar estradas asfaltadas.
Muitas vezes voamos de vento nordeste com destino ao Sul, pq dá certinho sobre uma BR, sempre se está por cima dela, ou muito perto.

Abraço

Marco




khatsus
Mensagens: 2
Registrado em: 05 Fev 2009, 19:33

Re: Qual GPS recomendado para resgate d praticante de vôo livre

#13 Mensagem por khatsus »

Mas como eu posso usar o N95 para o voo?? tenho o mobile xt instalado, da pra usar esse ou tem q instalar outro software?? abs



Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Qual seria o melhor GPS para mim?”