NUVI 3560 - Arquivo gmapsupp.img se perdeu

Mensagem
Autor
Vagner Moraes
Mensagens: 3
Registrado em: 20 Set 2009, 01:11

NUVI 3560 - Arquivo gmapsupp.img se perdeu

#1 Mensagem por Vagner Moraes »

Caros:

Tenho um Nuvi 3560 e estava com os seguintes mapas instalados:
CN South America NT 2013.40 3D
CN South America NT 2013.40 ALL
South America DEM
TRC-Brasil (janeiro/2013)

Recentemente, atualizei o TRC-Brasil (para o mapa de fevereiro/2013) e este, ao invés de atualizar o TRC-Brasil anterior, substitui o arquivo gmapsupp.img que tinha os mapas originais da Garmin (CN South America NT 2013.40).

Agora, ao ligar o GPS e ativar os mapas da garmin, estes aparecem apenas em formato cinza (sem a descrição das ruas e localizações). O GPS apenas funciona normalmente se desativar os mapas originais da garmin e ativar apenas o TRC-Brasil

Tentei reinstalar o mapa CN South America NT 2013.40 pelo programa "garmin express", mas este informa que o mapar está instalado e não habilita a reinstalação.

Entrei em contato com o suporte da Garmin e estes me pediram para encaminhar o aparelho pelo correio para assistência técnica. Porém, não posso ficar sem o aparelho em função do meu trabalho.

Há como recuperar o arquivo gmapsupp.img original dos mapas da CN South América NT 2013.40 ?

Detalhe: Não se irritem comigo, mas inocentemente não fiz o backup desse arquivo do GPS quando adquiri o aparelho.

Um abraço a todos!!!!

Vagner Moraes



Avin
Mensagens: 147
Registrado em: 17 Fev 2010, 12:51
Localização: SCS

Re: NUVI 3560 - Arquivo gmapsupp.img se perdeu

#2 Mensagem por Avin »

Vagner, meu 3560 chegou hoje e ainda está carregando no PC antes de eu mexer nele.

Você consegue renomear esse arquivo pra ver se o programa entende que ele não existe e atualiza?


Tomtom One
Nüvi 3560LT

Vagner Moraes
Mensagens: 3
Registrado em: 20 Set 2009, 01:11

Re: NUVI 3560 - Arquivo gmapsupp.img se perdeu

#3 Mensagem por Vagner Moraes »

Avin, já fiz isso, mas não eu certo. O "Garmin Express" continua informando que o mapa está intalado normalmente, embora o mapa esteja em branco (ou em cinza, melhor dizendo)!!!!



Avatar do usuário
Nelson A. da Costa
Mensagens: 199
Registrado em: 02 Mai 2006, 18:15
Localização: Jacutinga

Re: NUVI 3560 - Arquivo gmapsupp.img se perdeu

#4 Mensagem por Nelson A. da Costa »

A nomenclatura do seu mapa provavelmente seja:
gmapprom.img
Ele deverá (ria) estar na pasta oculta .System

Para mostrar pasta oculta e arquivos de sistema voce tem que habilitar Mass Storage. Pressione o canto direito superior da tela de volume para entrar na tela do Diagnostcs Page. Role a tela até algo como MTP Setting e marque e salve a opçao Mass Storage. Agora todas as pastas e arquivos deverão ser mostradas, desde que o seu Windows esteja também configurado para mostrar pastas e arquivos ocultos.

Faça uma busca por arquivos com extensão *.img
O mapa (arquivo gmapprom.img) deverá permanecer na pasta .System


Nelson
60CSx + Nuvi 3460LT
DM - Projeto Tracksource
Sul de Minas

Avatar do usuário
jpgon
Mensagens: 1836
Registrado em: 22 Mar 2011, 08:15
Localização: Umuarama-PR

Re: NUVI 3560 - Arquivo gmapsupp.img se perdeu

#5 Mensagem por jpgon »

Vagner Moraes,
Boa noite.

Complementando as informações do nosso colega Nelson A. Costa, leia este pequeno tutorial neste link:
http://www.portalgps.com.br/viewtopic.php?f=438&t=48102

Voce terá uma gama de informações que o ajudará a resolver muitas de suas dúvidas.
Como Nelson postou, o mapa original que veio no aparelho fica alojado na pasta .System (oculta) e tem o nome de gmapprom.img.
Com ele estão tambem instalados os arquivos autenticadores da originalidade do mapa, sendo estes necessários para que o mapa mantenha-se desbloqueado: gmapprom.unl e gmapprom.gma.
Mapas suplementares, tal qual o TRC de fevereiro e outros devem ser instalados no cartão de memória, na pasta Map.
Os arquivos de alerta/proximidade (Poi.gpi) devem ser instalados na pasta Poi do cartão de memória.
Ambas estas pastas devem ser criadas em um cartão de memória. Se não tem o cartão, providencie um: Micro SDHC de 4 ou 8GB, class4 e ou class superior (procure um de boa procedencia (Sandisk ou Kingston), mas cuidado onde comprar pois muitos são falsificados.
A formatação do cartão é FAT 32 (original) e deve ser mantida, pois o GPS trabalha com esta lógica.


Julio
Garmin nüvi 1300/1490 e nüvi 40
PR

Vagner Moraes
Mensagens: 3
Registrado em: 20 Set 2009, 01:11

Re: NUVI 3560 - Arquivo gmapsupp.img se perdeu

#6 Mensagem por Vagner Moraes »

Caro Julio,

Obrigado pelas dicas. Compreendi as orientações e tomarei os cuidados necessários de agora em diante.
Apenas uma última dúvida: os arquivos gmapprom (originais do equipamento: .img, .unl e .gma) devem mesmo, como padrão, ficar na pasta oculta System? E não na pasta Garmin/Map interna?

No mais, queria agradecer a paciência que vejo que todo o pessoal colaborador e mediador tem com os participantes dos Foruns!!! Não deve ser fácil responder a tantas questões (muitas delas de amadores como eu) com tanta rapidez e eficiência!!!

Há tempos venho utilizando das dicas postadas aqui para melhorar a utilização de meus equipamentos GPS (antes eu tinha um nuvi 255, depois passei para um 3760 e, agora, adquiri um 3560). Estou muito contente!!!! Principalmente com o auxilio de vocês!!! Sempre resolvi muitas dúvidas com as respostas dos Foruns, mas foi a primeira vez que postei uma dúvida, respondida integralmente.

Obrigado ao Nelson, também, pela resposta postada!!!

Um grande abraço a vocês!!!!

Vagner Moraes



Avatar do usuário
jpgon
Mensagens: 1836
Registrado em: 22 Mar 2011, 08:15
Localização: Umuarama-PR

Re: NUVI 3560 - Arquivo gmapsupp.img se perdeu

#7 Mensagem por jpgon »

Vagner Moraes,
Boa noite.
O mapa originais e consequentemente as atualizações do mesmo, dentro do prazo de garantia (90 dias do primeiro contato com satélites) devem ficar na pasta .System.
Voce, como adquiriu um equipamento no Brasil: Garmin nüvi 3560LT, tem direito a adquirir futuramente, se quiser, a condição LM (Life Maps).
Demais mapas suplementares devem ser alojados/gravados no cartão de memória.
Com isso voce terá segurança na manipulação de arquivos, e se algum desses arquivos estiver corrompido, basta retirar o cartão de memoria do slot (bainha), e substituir por um arquivo integro.
Já um arquivo corrompido dentro da memória interna poderá causar travamentos e uma situação de recuperação muito mais difícil.
abs


Julio
Garmin nüvi 1300/1490 e nüvi 40
PR

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Serie Nuvi”