PIRATARIA OU SOLUÇÃO ?

Mensagem
Autor
Coiotte
Mensagens: 430
Registrado em: 16 Jul 2010, 14:26

PIRATARIA OU SOLUÇÃO ?

#1 Mensagem por Coiotte »

Companheiros

Nos últimos dias fomos surpreendidos com a proibição do compartilhamento de softwares voltados aos navegadores dos equipamentos genericamente chamados de GPS, causando uma certa polêmica na questão do entendimento legal ora em questão.
Esta proibição tem sua validade pois está amparada em questões legais voltadas a proteção dos direitos dos autores da obra, no caso o software usado no GPS.
No entanto há de se considerado alguns aspectos oriundos desta questão, a saber:

Se por um lado os desenvolvedores dos mapas que com certeza são os mais prejudicados por verem o resultado de seus trabalhos serem compartilhados livremente nos sítios, nome este, que eles se referem aos fóruns, trabalhos que com certeza montam altos investimentos para a sua elaboração.

Por outro lado vem a questão do usuário que ao se dirigir a uma loja de especializada e adquirir um equipamento GPS preenchendo todas as formalidades legais, ou seja, exigindo a Nota Fiscal com os dados do equipamento e o valor correspondente onde também estão inclusos altos tributos, muitas vezes é ludibriado por maus intencionados fornecedores do software que está incluso no GPS adquirido onde o usuário também pagou por isso.

A inteligibilidade disto se torna fácil se comparamos a compra de um GPS à de um automóvel, que quando nos dirigimos a uma revendedora e adquirimos um veículo 0 Km, por certo estamos adquirindo um veículo do ano de 2012, porém ao adquirirmos um GPS novo (zero km) em uma loja especializada por certo o software contido nele normalmente não é datado de 2012 más sim de anos anteriores.

No Brasil existem aproximadamente 5.600 municípios, más os desenvolvedores dos mapas insistem que eles são um pouco mais de 2.000 apenas, sendo que os demais representam um vazio no mapa.

Vou citar o exemplo de um amigo que reside em uma cidade não constante nos mapas como outras tantas, este amigo ao adquirir o seu GPS ficou bastante desapontado em não ver a sua cidade mostrada na tela de seu GPS, sendo ele uma pessoa dotada de uma invejável paciência adquiriu um outro mapa, no caso a última versão atualizada através do distribuidor autorizado acreditando assim que seu problema estava resolvido, não preciso nem comentar que no novo e atualizado mapa a sua cidade continuava um espaço vazio,

No meu entender isto é totalmente ilegal, ou seja, cobrar mais uma vez por um produto que continua a não atender aos seus propósitos, que seja dito isto é uma ilegalidade passível de ser oferecida uma denúncia ao Ministério Público (estelionato), pois os tais desenvolvedores avolumam uma renda considerável ao venderem atualizações em seus mapas quando na verdade elas são apenas possíveis correções.
Que a exemplo da indústria automobilística, que quando encontra alguma deficiência em seus produtos fazem uma convocação aos usuários implicados para que sejam feitas as correções em seus veículos onde com certeza não se incide nenhum ônus,
Da mesma forma se o mapa fornecido originalmente no GPS adquirido apresenta uma série de defeitos, muitas vezes levando o usuário a situações de perigo, no caso, ruas com mão de direção ao contrário, por certo se torna-se uma obrigatoriedade dos desenvolvedores fazerem a substituição dos mesmos de forma gratuita, más infelizmente isto não é feito.
É importante que seja entendido que o infeliz usuário ao adquirir um GPS está se aventurando em um caminho que foi legado ao descaso por parte dos responsáveis, que por obrigatoriedade deveriam fornecer maiores informações sobre o equipamento comercializado, a começar por um manual que muitas vezes é uma tradução muito mal feita do japonês para o inglês, bem como deveria ser constado na embalagem, a data de fabricação e qual a versão do software que está no equipamento.

Diante deste panorama de descaso, cabe ao infeliz usuário recorrer aos fóruns para obter informações sobre o seu novo equipamento adquirido, e ao começar se interar dos fatos descobre que comprou um equipamento cujo software está completamente desatualizado e cheio de erros.

Deixo aqui um alerta às autoridades que por certo entenderão que será necessário promover mudanças na legislação vigente, tanto na questão dos direitos autorais como na questão dos direitos dos usuários.

Coiotte
Editado pela última vez por Coiotte em 01 Ago 2012, 10:24, em um total de 2 vezes.



Coiotte
Mensagens: 430
Registrado em: 16 Jul 2010, 14:26

Re: PIRATARIA OU SOLUÇÃO ?

#2 Mensagem por Coiotte »

Companheiros,

Ainda dentro do tema PIRATARIA, gostaria de chama a atenção dos companheiros para uma certa curiosidade.

Carreguem qualquer um dos mapas dos principais desenvolvedores em seu GPS’s e procurem pela cidade de VALINHOS por uma rua chamada SUMARE, esta rua eu a conheço desde 1968, portanto ela existe a mais de 44 anos,
Mas voltando à rua SUMARE ela não existe nem no mapa do desenvolvedor "A” bem como no “B”, afinal ela não existe nos mapas deles.

Experimente agora procurarem pela rua BUMIRE na mesma cidade de VALINHOS, surpreendentemente esta rua existe tanto no Mapa do "A” como no “B”, mas o interessante que este nome de rua não existe na cidade de Valinhos, obviamente acredito que por uma questão de uma simples coincidência tanto o digitador do desenvolvedor “A” como “B” digitaram errado o nome de SUMARE por BUMIRE, mas aumentando mais ainda a coincidência o digitador do Google Maps também digitou o nome errado ou seja ele digitou o nome BUMIRE também.

Ora meus amigos, diante de tamanhas coincidências há de se suspeitar que alguém está copiando o mapa de alguém e depois comercializando aos fornecedores de GPS’s.



Coiotte
Editado pela última vez por Coiotte em 01 Ago 2012, 10:17, em um total de 3 vezes.



urbanbr
Mensagens: 37
Registrado em: 16 Dez 2008, 09:08

Re: PIRATARIA OU SOLUÇÃO ?

#3 Mensagem por urbanbr »

concordo contigo plenamente, isso me revolta muito para mim compartilhar não é crime



Avatar do usuário
paulocarvalho
Mensagens: 1316
Registrado em: 25 Set 2005, 19:24
Localização: Rio de Janeiro/RJ/Brazil
Contato:

Re: PIRATARIA OU SOLUÇÃO ?

#4 Mensagem por paulocarvalho »

Prezados, favor não fazer acusações de pirataria sem provas.



Garmin Nüvi 255w
DM Rio de Janeiro Zona Oeste
DM Nova Friburgo-RJ
DM Casimiro de Abreu-RJ
programador sênior do Tracksource.

Fredln
Mensagens: 29
Registrado em: 06 Mar 2012, 15:11

Re: PIRATARIA OU SOLUÇÃO ?

#5 Mensagem por Fredln »

A observação do coiotte é muito importante e significativa. Se a cidade foi mapeada por desenvolvedores diferentes, como podem todos digitar o nome da rua erroneamente. Das duas uma, ou foi copia um do outro ou a rua mudou de nome. Isto não é uma acusação e sim uma constatação, ou estou errado?



evluiz
Mensagens: 392
Registrado em: 08 Fev 2009, 23:27

Re: PIRATARIA OU SOLUÇÃO ?

#6 Mensagem por evluiz »

Olá Coiote...olá a todos!!

Realmente eu não acompanho muito de perto todas as notícias inerentes ao mundo GPS, apesar de ser um entusiasta destes aparelhinhos maravilhosos.
Concordo plenamente com o que todos disseram e, bem da verdade, realmente as decisões, pareceres, opiniões, ....enfim, tudo vai se encaminhar para o lado da questão da legalidade.
Ocorre, caros companheiros, como em qualquer produto, tais mapas, que é o cerne deste "embróglio" legal, também vão estar sujeitos aos preceitos de um tal código do consumidor e outras leis que tais.
Bem, não vou citar artigos, parágrafos, nem alíneas, mas sabido é, creio que por todos, que um produto deve ser fornecido pelo menos para atingir o objetivo ao qual se destina.
Ocorre que, hoje, tais mapas, com tamanhos erros(até primários, pois existem ruas...exemplo da Rua Sumaré, em Valinhos, que já existe há vários anos) possuem um vício que pode ser encarado legalmente como um produto "quebrado" e isso poderá acarretar uma infinidade de reclamações para devolução do valor investido, como, acredito, uma outra gama de ações judiciais por venda de produto sem a qualidade requerida.
Imaginem vocês, os compradores de GPS moradores de uma cidade onde a mesma não consta no mapa.....daria uma pendenga judicial interessante, inclusive com existência de dano moral e dolo. (má fé)
Isto posto, acredito que é uma temeridade, pelo menos hoje em dia, com a qualidade que vemos nestes mapas, que estas empresas, realmente queiram apertar o cerco em relação às versões compartilhadas.
Sem mencionar o trabalho de teste que todos os foreiros realizam, apontando falhas e irregularidades para uma melhoria sempre constante destes produtos.
Haja vista a dedicação e abnegação do companheiro Abraão Guto que não mede esforços, nem tempo despendido, para mostrar infinidades de irregularidades constantes em todas as versões de mapas que são lançadas, enviando correções, frequentando reuniões..tudo na tentativa de tornar esses produtos melhores e mais confiáveis. (talvez estas empresas não tem noção de quanto isso custa!!!)
Enfim, tomara que as decisões se encaminhem pelo lado do bom senso, pois todos vão ganhar.
Não sou Advogado...apenas curioso(rsrsrs), mas seria interessante ouvirmos um parecer (mais especializado) de um profissional desses, para
termos uma noção (e eles também), do que pode ocorrer em um futuro bem próximo, se tais decisões se mantiverem.

Um grande abraço a todos!



Avatar do usuário
ET.
Mensagens: 188
Registrado em: 21 Ago 2011, 18:47

Re: PIRATARIA OU SOLUÇÃO ?

#7 Mensagem por ET. »

Coiotte,

A tal coincidência de erros se deve ao fato dos mapas A e B adquirirem o mapa base do mesmo provedor, que é a Digibase. Após receberem a base é que cada um com sua equipe faz o trabalho de correçōes e inclusōes de acordo com seu modelo de negócios. Como exemplo, em Juiz de Fora-MG, veja a rua Bastista de Oliveira (o correto é Batista), nos 03 mapas, NT, TT e Digibase (Destinator) estão com a mesma grafia errada. Quem desenvolve base própria são o AG, ImagemMaps.


ET.
Garmin Nüvi 3560 LMT + CNSA/AG/TRC
Garmin Zumo 350 LM + CNBR/AG/TRC
TomTom GO 630 + mapa 9.20
Aquarius 2 Rodas + 7Ways + Primo 2.4
DM do Projeto Tracksource - Interior de MG

Gilson165
Mensagens: 13
Registrado em: 24 Fev 2011, 19:30

Re: PIRATARIA OU SOLUÇÃO ?

#8 Mensagem por Gilson165 »

A conclusão dessa situação é simples... enquanto a procura por gps era insignificante e existiam muitos bugs, ninguém tomou nenhuma atitude... ficaram apenas acompanhando tudo que faziamos para solucionar. Agora que estamos a frente e nossa união acabou deixando os navegadores rodando redondinho p/ quase todas versões... "dançamos" por sermos " simples mortais" ou seja não temos grandes empresas visando apenas lucro (agora as montadoras tb). Sendo que se precisarmos de suporte tecnico deles, todos sabemos o resultado... e no nosso bolso tb... sem contar que o custo de cada atualização (quando funciona direito)... é melhor nem comentar. Estamos entrando na mesma situação que ocorreu com a Microsoft...

Compartilhar é proibido??

...e enganar o consumidor é permitido?

Não vamos desanimar... "a esperança nunca morre"



Avatar do usuário
Abraão Guto
Mensagens: 1159
Registrado em: 30 Mai 2011, 10:43
Contato:

Re: PIRATARIA OU SOLUÇÃO ?

#9 Mensagem por Abraão Guto »

Coiotte, esquece este assunto amigo, não existe isto, é alguém querendo aparecer e fica fazendo denuncias bestas. Os Criadores de Mapas e Sistemas sabem de tudo, qdo a coisa tiver boa, não vai ser assim tão fácil, enquanto isto, pessoas sem o que fazer, fazem denuncias bobas provocando pãnico onde não existe.

Vai usando o Tracksource e o A.G, logo logo ta os mpas,NavtQ & TT, tudo ai, eles ainda não podem vetar o Open Source, ainda!!!

bfds


Obs: Estou dando suporte aos Membros do Fórum GuiaInvest, me encontrem tbém por lá ok :P
Att

Avatar do usuário
Abraão Guto
Mensagens: 1159
Registrado em: 30 Mai 2011, 10:43
Contato:

Re: PIRATARIA OU SOLUÇÃO ?

#10 Mensagem por Abraão Guto »

A thurma do iGO não vai barrar nada, nem seus respectivos Mapas, eles precisam de nossas fontes. senão já era.

abraçu


Obs: Estou dando suporte aos Membros do Fórum GuiaInvest, me encontrem tbém por lá ok :P
Att

bsinclair
Mensagens: 5
Registrado em: 31 Mai 2008, 08:16

Re: PIRATARIA OU SOLUÇÃO ?

#11 Mensagem por bsinclair »

Eu não tenho problemas em comprar versões novas do navegador mas acho um verdadeiro absurdo me cobrarem por atualizações dos mapas. Isso devia ser com qualquer outro software. A gente paga uma vez e tem atualização gratis no primeiro ano. Do segundo pra frente, a média (microsoft, adobe, hp, ...) é cobrar 20% do valor de venda por mais um ano de atualizações.

Do jeito que esta, eles acabam incentivando a pirataria. :(



urbanbr
Mensagens: 37
Registrado em: 16 Dez 2008, 09:08

Re: PIRATARIA OU SOLUÇÃO ?

#12 Mensagem por urbanbr »

Boa noite,
Não sei se perceberam mais o novo mapa tele atlas 2012.03 cidade de São Paulo é lenda não ecxiste, nem a pau juvenal la esta São Paulo(Belo Horizonte), e o mapa da naveteq 2011.q4 da uma diferença de 60 mts do lugar onde moro, isso porque moro neste endereço somente a 43 anos ou seja é um endereço novo tavez por isso eles não acertaram ainda, até compraria esses mapas oficiais desde que fossem atuais de verdade e sem esses erros absurdos.



Superleosam
Mensagens: 19
Registrado em: 10 Out 2011, 16:19

Re: PIRATARIA OU SOLUÇÃO ?

#13 Mensagem por Superleosam »

O engraçado é alguém realmente precisar do GPS e ter que usá-lo com desconfiança. Se já paguei uma vez e pago pela atualização para encontrar os mesmos erros, daí pra frente não pago mais, ÓBVIO. Até quem desconhece a pirataria vai deixar de comprar pra buscar outro mapa, de outra empresa.

Pessoal dos mapas, por favor, façam-me sentir orgulho e não VERGONHA, assim como passei após pagar mais de R$ 400,00 num aparelho e não conseguir encontrar algumas ruas. Se melhorar os mapas eu pago pelas atualizações, afinal, aqui na capital mudam os sentidos das vias várias vezes ao ano, mas não mudam o nome das ruas, ok?

E pro pessoal do fórum, acho que o problema é a falta de concorrência nessa área. Imagino que algum projeto movido a doações poderia montar grupos que mapeariam a própria cidade.
Esses grupos, ao colocarem os nomes certos nas ruas e mapear cidades que estão fora já serviria de lição para quem só tem boas intenções e é protegido por lei blábláblá.

Não tem coisa melhor do que pagar por algo que dá orgulho. Estou aqui lembrando dos jogos originais caríssimos que nunca comprei, porquê não sou burro de pagar aqueles valores indevidos protegidos por lei dos ricos que cagam de medo de ficar pobres. Daí veio a opção de comprar digitalmente, com preços absurdamente menores. Hoje eu compro, orgulhoso, jogos originais.



Coiotte
Mensagens: 430
Registrado em: 16 Jul 2010, 14:26

Re: PIRATARIA OU SOLUÇÃO ?

#14 Mensagem por Coiotte »

Companheiros,

Talvez a sulução mais plausível seria todos nós comprarmos um novo GPS e no dia seguinte voltarmos ao local da compra e solicitarmos a substituição do mesmo sob a alegação que o mapa do mesmo está com defeito, e no caso de não haver um outro com o mapa correto, exigir então a resarcimento da quantia paga, afinal isto apenas é um direito legal do consumidor.

Coiotte



Superleosam
Mensagens: 19
Registrado em: 10 Out 2011, 16:19

Re: PIRATARIA OU SOLUÇÃO ?

#15 Mensagem por Superleosam »

Ou comprar Garmin, que tem atualização grátis. Olhei lá no Kabum agorinha.
Mais caro R$ 100,00 comparando com o T500, que vai me cobrar pelas atualizações. Acho que uma das atualizações custava R$ 49,90.

Coiotte, acho que não tem lei que protege o consumidor quanto a mapa com nome de rua errado ou faltando cidade.
O lojista não trocaria o aparelho e sim, diria para eu ir atrás do fabricante, que não resolveria o problema.

Mas, vivendo e aprendendo. Tem muita gente que compra Tekpix como primeira câmera... E não consegue devolver.



Fredln
Mensagens: 29
Registrado em: 06 Mar 2012, 15:11

Re: PIRATARIA OU SOLUÇÃO ?

#16 Mensagem por Fredln »

O que acontece é que os desenvolvedores de mapas tem a exata dimenção domercado incipiente de GPS no Brasil e sabem que tem muito a crescer e, com isto, ganhar rios de dinheiro. Talvez não tenham imaginado é que está muito cedo para amarrar a venda de GPS aos atuais mapas que também estão com muitos erros. Quando se compra um GPS o consumidor vai logo para o campo com a finalidade de testar os erros e acertos das localidades onde pretendem chegar. Se constatam erros não procuram o fornecedor do GPS. Procuram os foruns em busca de mapas mais atualizados e muitas vezes não estão tão atualizados como queria mas não reclama com veemência porque aquilo não lhe custou dinheiro. Quando houver mapas totalmente confiáveis será diferente porque o usuário irá procurar os foruns para trocar experiências e vivências com seus GPS's e não se preocupando com os mapas inseridos no aparelho. Enquanto isto considero um contra senso a proibição, que por sinal é prejudicial às próprias empresas porque com a troca de informações aqui, tem mostrado que existem grandes extensões territoriais a serem exploradas e ou consertadas, e os próprios usuários tem levado ao conhecimento destas empresas auxiliando nos acertos, conforme já vimos relatos do nosso companheiro Abrãao Guto. Considero também muito importante esta discussão que de alguma forma vai colaborar para que possam enxergar o melhor caminho.



Alex Rodrigues
Site Admin
Mensagens: 801
Registrado em: 19 Set 2005, 10:49
Localização: New Smyrna Beach, Florida
Contato:

Re: PIRATARIA OU SOLUÇÃO ?

#17 Mensagem por Alex Rodrigues »

Se as empresas fossem inteligentes, não só incentivaria fóruns como este como colocaria técnicos especializados para ajudar os seus clientes.. Seria muito mais barato para eles..



DarkChewie
Mensagens: 12
Registrado em: 21 Jan 2010, 19:32

Re: PIRATARIA OU SOLUÇÃO ?

#18 Mensagem por DarkChewie »

nao vao fazer presão porque agora estão vendendo bem para o brasil, e sim o contrario

hoje em dia, um GPS bom, de 7 polegadas, TV 1Seg e tudo mais, custa em media 300 a 600 reais comprando de MARCA
so que simplismente, hoje em dia, com os mesmo 300 a 600, vc compra um smart da Nokia ou com Android, com GPS,INTERNET 3g,WIFI

ai vem a pergunta, e oq um celular tem haver com isso, simples empresas como nokia e google fornecerem Guia por Voz completo+Atualização constantes+trafego em tempo real, de graça
agora, QUAL o diferencial das outras empresas? para cobrarem tanto por atualizações?
Hardware?(ok, isso nao tem nada haver com hardware, mas so para ver como as empresas estao fracas)a maioria dos GPS de marca usam CPUs RISC(alguns poucos ja usam ARM, como alguns garmin) ja meio antiquados, enquanto os celulares mais novos usam CPUs Arm 7, 8 ou 9,
o modulo de recepção dos GPS propiamente dito ja não são tão superiores aos de celulares, muitos celulares ja usam modulos como SiRFstarIII e outros mais modernos
funcionalidades(claro que um Smart hoje em dia tem bem mais funções a preços bem legais)

SOFTWARE
a google recebe as atualizações da DIGIMAP antes de todas, sem contar que ela ainda conta com os dados fornecido por empresas, prefeituras e pessoas comuns, sem contar que ele fornece otimas ferramentas para incluir camadas, objetos, e informações personalizadas em seu propio mapa, procura locais usando imagens e Voz
a nokia perde nesses aspectos, mas é bem simples de baixar os mapas a qualquer momento
oq essas empresas de GPS tem a oferecer que os outros não podem hoje em dia?



Robertoaka
Mensagens: 1
Registrado em: 20 Out 2011, 22:43

Re: PIRATARIA OU SOLUÇÃO ?

#19 Mensagem por Robertoaka »

Fico estarrecido com isso, até no Japao essa pratica de compartilhar e feita que dira aqui, ainda mais se tratando de coisas que nos auxilia no dia a dia. O problema é que eles querem criar algo que so lhes de lucro, os cds e dvds estão ai ate hoje e muito pouco se fez e se for pelo lado da honestidade e melhor começar la por cima, por que não começar pelo senado? Se for por ai tudo ou seja 90% é pirataria pura, assim sendo por que não compartilhar. Um abraço a todos.



Avatar do usuário
Abraão Guto
Mensagens: 1159
Registrado em: 30 Mai 2011, 10:43
Contato:

Re: PIRATARIA OU SOLUÇÃO ?

#20 Mensagem por Abraão Guto »

Pra mim não tem problemas algum, podem me mandar mapas ripados, tanto NavteQ, TT e IMG, não tenho medo, aliás, não comercializo este tipo de produto, senão morreria de fome, o que posso fazer é ajudar eles a melhorarem , ai sim, Se eles me precionarem , provo por A + B que os Mapas de Origem Nacional o Tracksource (Free) e o AutoGuia que nascerão no Brasil dão de 10 a zero neles, acabei de chegr de uma viagem agora a pouco, usei o Autoguia pra ir e o Tracksource pra voltar. foi maravilha. o Tomtom , NavteQ e IMG todos comem bóla, tenho o track pra provar, agora se me acusarem de usar mapas "ripados", peço-lhes um mapa bom,se me provarem que a "base" é boa e presta, terei imenso prazer em compra-los!!!


Só dois Mapas prestam pra mim, o Autoguia & o Tracksource, os demais, podem vir a ficarem excelentes, mas tem que deixar o Open Source aberto pelo menos mais um ano. senão, vão apodrecer.

E quem tiver Mapas, NavteQ IGO & Tomtom iGO podem me mandar no mp , se o mapa tiver melhorado, eu ajudo voces a pagarem por eles,criando um post aqui mesmo. Sobre a defesa da compra dos mapas.....,

Dúvido que vão conseguir me satisfazer, o Autoguia e o Tracksource já estão aprovados.

Boa Semana a Tds

GutO


Obs: Estou dando suporte aos Membros do Fórum GuiaInvest, me encontrem tbém por lá ok :P
Att

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Geral”