Mapa 8.90 no XL ONE - alguem conseguiu funcionar?

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Minervino
Mensagens: 39
Registrado em: 11 Dez 2007, 11:20

Mapa 8.90 no XL ONE - alguem conseguiu funcionar?

#1 Mensagem por Minervino »

Alguem conseguiu rodar o mapa BRAZIL 8.90 no XL ONE? O meu aparelho é um pouco antigo, mas funciona muito bem, e venho atualizando os mapas do Brasil desde a versão 5XX O ultimo mapa que eu estava usando era a versão 8.80 (mapa Brazil 880.3811). Baixei o mapa Brazil 890.4224 e segui os passos de sempre, usando o FastActivate, mas não funcionou. O aparelho trava na tela inicial e não sai dela. Estranho é que o com o cartão de memória no leitor, o mapa funciona no TT home. Já refiz tudo, inclusive atualizando até o ultimo Navcore (o site da TT atualiza até o 8.010 para o XL ONE), mas o mapa 8.90 continua não rodando no GPS. Tentei o mapa Brazil 890.4268 mas tambem não funcionou. Será que para rodar o mapa 8.90 no XL ONE tem algum truque extra?

Estou relutando em me desfazer do XL ONE, pois o GO 930T que eu comprei bem depois já pifou o touch screen, e até hoje não consegui encontrar para reposição.


TomTom One XL - TomTom Go 930T - TomTom Via 1605TM - Nextar 4.3LT - Garmin 765T

Avatar do usuário
Robin Hood
Mensagens: 1235
Registrado em: 01 Mar 2011, 12:28

Re: Mapa 8.90 no XL ONE - alguem conseguiu funcionar?

#2 Mensagem por Robin Hood »

Esse navcore aí, 8.010 não roda com o mapa 4268, é necessário ter um navcore acima de 9.0xx. Agora, o mapa 4224 é p/ rodar sim, certificou se a versão do FastActivate é a mais recente?!, se for a antiga, não irá desbloquear.


Tomtom GO 920
Não auxilio ninguém via MP, não adianta insistir.

Avatar do usuário
Minervino
Mensagens: 39
Registrado em: 11 Dez 2007, 11:20

Re: Mapa 8.90 no XL ONE - alguem conseguiu funcionar?

#3 Mensagem por Minervino »

Sim, eu baixei a ultima versão do FastActivate. O fato do mapa 4224 "rodar" no TTH mas não no meu aparelho seria falta de capacidade de processamento do GPS? (XL ONE = CPU 266 MHz e apenas 32 MB RAM). Refiz tudo, inclusive formatando o SD e colocando somente este mapa nele, sem sucesso.

Na tela do GPS não aparece aquela mensagem de "mapa não encontrado". Ele fica congelado na tela inicial, mesmo esperando um longo tempo nada acontece. Para destravar, somente resetando.

Uma curiosidade: é possivel instalar um navcore acima de 9.0xx neste GPS? Através do TTH, consigo atualizar apenas até a versão 8.010.


TomTom One XL - TomTom Go 930T - TomTom Via 1605TM - Nextar 4.3LT - Garmin 765T

Avatar do usuário
Robin Hood
Mensagens: 1235
Registrado em: 01 Mar 2011, 12:28

Re: Mapa 8.90 no XL ONE - alguem conseguiu funcionar?

#4 Mensagem por Robin Hood »

Minervino
Não é falta de capacidade, a não ser que tenha mais arquivos desnecessários ou mapas instalados, então o espaço fica comprometido, mas aí o próprio sistema irá lhe alertar que o espaço é insuficiente.

O fastacitvate mais recente é o 1.8.8.6 (certifique-se). Problema aí é o seu aparelho, ou, talves o navcore dele aí tb não aceita o mapa 4224 (o que contrariaria as tabelas postadas aqui). Se o TTH não disponibilizou um navcore p/ atualizar, então, vc terá que fazer isso manualmente, ou seja, baixar um navcore de algum site da net, formata e cola o navcore na memória do aparelho.


Tomtom GO 920
Não auxilio ninguém via MP, não adianta insistir.

Avatar do usuário
Minervino
Mensagens: 39
Registrado em: 11 Dez 2007, 11:20

Re: Mapa 8.90 no XL ONE - alguem conseguiu funcionar?

#5 Mensagem por Minervino »

Estou usando o FastActivate mais recente (Fast Activate Premium Edition v1.8.8.6), e tambem as tabelas postadas não só aqui, como no GPS Underground, indicam que o mapa 4224 deveria funcionar no meu GPS. Como de costume, estou instalando o navcore e o mapa em um cartão SD, e realizando os procedimentos do FastActivate no leitor de cartões (que o TTH reconhece). Vou refazer tudo com o SD inserido no GPS para ver se altera alguma coisa, fora isto não consigo pensar em mais nada. Estou descartando o arquivo com o mapa estar corrompido, ja tentei com dois arquivos baixados de sites diferentes.


TomTom One XL - TomTom Go 930T - TomTom Via 1605TM - Nextar 4.3LT - Garmin 765T

Avatar do usuário
Robin Hood
Mensagens: 1235
Registrado em: 01 Mar 2011, 12:28

Re: Mapa 8.90 no XL ONE - alguem conseguiu funcionar?

#6 Mensagem por Robin Hood »

Descreva como vc está fazendo. Não precisa instalar o navcore no cartão SD, apenas o mapa e os arquivos: ttsystem e ttgo.bif, após desbloqueado o mapa, vc deleta esses dois ultimos arquivos que mencionei.


Tomtom GO 920
Não auxilio ninguém via MP, não adianta insistir.

Avatar do usuário
Robin Hood
Mensagens: 1235
Registrado em: 01 Mar 2011, 12:28

Re: Mapa 8.90 no XL ONE - alguem conseguiu funcionar?

#7 Mensagem por Robin Hood »

*os dois arquivos que mencionei devem ser deletados apenas do cartão SD, deixe eles na raiz do aparelho.


Tomtom GO 920
Não auxilio ninguém via MP, não adianta insistir.

Avatar do usuário
Minervino
Mensagens: 39
Registrado em: 11 Dez 2007, 11:20

Re: Mapa 8.90 no XL ONE - alguem conseguiu funcionar?

#8 Mensagem por Minervino »

O GPS não reconheceu o SD sem o navcore (idem c/ apenas o ttsystem e ttgo.bif no cartão). Já atualizei o mapa de diversas maneiras, inclusive copiando apenas o novo mapa para o cartão, por cima do antigo - para manter as preferencias, etc, e depois desbloqueando com o FastActivate.

O processo detalhado que eu utilizo (com o leitor de cartão SD) é este:
1º Renomear o leitor para "Tom Tom" (sem aspas).
2º Formatar o cartão SD no sistema FAT. Remove-lo do leitor e inserir no GPS.
3º Conectar GPS ao computador e ligar GPS. O TTH vai iniciar automaticamente.
4º Fazer todos updates do TTH. GPS perguntará se deseja conectar ao computador: sempre clicar SIM.
5º Atualizar até o ultimo navcore disponivel. Encerrar o TTH e desligar o GPS. Voltar o cartão no leitor.
6º Copiar o mapa (Brazil ou o mapa desejado) na raiz do cartão.
6º Executar o FastActivate. Ele encontrará o leitor e vai pedir para confirmar a letra dele no computador (D, F, G. H, etc).
7º Clicar em Update meta.txt e aguardar (vai baixar o meta do mapa).
8º Clicar em Maps/Voices/Speedycams (vai criar o arquivo meta para desbloqueio do mapa)
9º Clicar em ttsystem/Navigator (vai desbloquear o Navcore)
10º Clicar em TT HOME (vai fazer um patch no TTH para aceitar o seu mapa).
11º Sair do TTH, reiniciar o GPS com o cartão SD.

Desta vez nenhum procedimento deu certo, tentei diversas variações, todas sem resultado.


TomTom One XL - TomTom Go 930T - TomTom Via 1605TM - Nextar 4.3LT - Garmin 765T

Avatar do usuário
Robin Hood
Mensagens: 1235
Registrado em: 01 Mar 2011, 12:28

Re: Mapa 8.90 no XL ONE - alguem conseguiu funcionar?

#9 Mensagem por Robin Hood »

Eu faço de um jeito diferente. Se vc está com o SD no leitor, faça o desbloqueio do mapa nele (se o navcore que está na raiz do aparelho não foi desbloqueado ainda, desbloqueie), depois de desbloqueado o mapa do SD, deleta os 2 arquivo que falei e depois insira o SD no aparelho e liga o mesmo. Pronto!.


Tomtom GO 920
Não auxilio ninguém via MP, não adianta insistir.

Avatar do usuário
Minervino
Mensagens: 39
Registrado em: 11 Dez 2007, 11:20

Re: Mapa 8.90 no XL ONE - alguem conseguiu funcionar?

#10 Mensagem por Minervino »

Robin, dentro do meu aparelho eu tenho o navcore e o mapa USA, ambos desbloqueados. No SD eu tenho os mapas Brazil, Argentina & Uruguay e Chile, alem de outro navcore, tudo desbloqueado. Quando preciso rodar o mapa USA, eu faço o boot do aparelho sem o cartão. Na maior parte do tempo eu uso com o SD inserido, e daí o boot e feito por ele. Em cada "instalação" eu tenho diferentes splash screens, portanto fica facil de saber em que mapas esta entrando. Tenho a impressão que rodando assim (somente o aparelho, ou somente o SD) o funcionamento é mais rápido, mas não fiz testes para comparar. Mas pode ser tambem que assim fique mais confuso para administrar. Vou tentar do seu jeito, porém tenho uma duvida: no início do seu processo, quando voce coloca o cartão no leitor, o SD esta vazio e formatado em FAT, ou já tem algum outro arquivo dentro?


TomTom One XL - TomTom Go 930T - TomTom Via 1605TM - Nextar 4.3LT - Garmin 765T

Avatar do usuário
estabrincando
Mensagens: 360
Registrado em: 25 Jul 2010, 16:50

Re: Mapa 8.90 no XL ONE - alguem conseguiu funcionar?

#11 Mensagem por estabrincando »

Faça de modo diferente, dê a preferência de ter o navcore e mapa Brasil na memória interna, teste isso e verá que funciona.


GPS TomTom GO720, XXL540S
navcore atual GO720: 9.510 DSA modo X40
bootloader GO720: 5.5242
navcore atual XXL540S: 9.510
bootloader XXL540S: 5.5279
mapa: Brasil 930.5563

Avatar do usuário
Minervino
Mensagens: 39
Registrado em: 11 Dez 2007, 11:20

Re: Mapa 8.90 no XL ONE - alguem conseguiu funcionar?

#12 Mensagem por Minervino »

Robin Hood e Estabrincando, gostaria de agradecer a valiosa ajuda de ambos. Desculpem a demora, não tive como dar retorno antes. Refiz tudo partindo do zero, desta vez excluindo os demais mapas do SD e deixando somente o mapa Brazil 890.4224. Deu certo, funcionou tudo perfeito. Muito obrigado!

Porém, achei o novo mapa inferior ao antigo, e não sei se poderia estar relacionado ao meu GPS (XL ONE). Tanto em estradas como Anhanguera e Bandeirantes, como em trechos urbanos na grande SP, notei bastante imprecisão nos trajetos (principalmente no centro de SP) e erros de centenas de metros na numeração das casas, principalmente nos meus FAVORITOS. Realizei diversas viagens totalizando pelo menos uns 2.000 km e decidi voltar ao mapa anterior.

Uma curiosidade: será que é possivel rodar com os dois mapas Brazil (ultima e penultima versão) no mesmo SD ou memória interna, assim como fazemos com mapas de outros paises? Se isto for possivel, obviamente será necessário alterar o nome mapa para o aparelho diferencia-los.


TomTom One XL - TomTom Go 930T - TomTom Via 1605TM - Nextar 4.3LT - Garmin 765T

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Geral”