Montana - Gps TrackMaker ActiveLog

Mensagem
Autor
sergiofonseca
Mensagens: 12
Registrado em: 02 Abr 2009, 14:00

Montana - Gps TrackMaker ActiveLog

#1 Mensagem por sergiofonseca »

Bom dia a todos,

Depois de ler algumas informações sobre o Montana, começando por este fórum, achei que seria uma boa opção de compra.

Mas, resta ainda uma questão, que não consegui elucidar nas minhas pesquisas, e que no meu caso é de grande relevância.

Vocês saberiam dizer se é possível transferir trilhas do Gps TrackMaker para o Montana como ActiveLog ?????

Possuo o Gpsmap 60Csx e faço isto constantemente, inclusive com trilhas de quase 10.000 pontos e não contínuas. Ele recebe perfeitamente estas trilhas
não ligando com retas os pedaços de trilhas não contínuas nem "jogando-as" para trilhas salvas/arquivadas como outros modelos fazem, sendo que em alguns
modelos nem opção Activelog pode ser escolhida.

O Montana tem diversas vantagens sobre o Gpsmap 60Csx, parecendo ser uma ótima opção, mas para o meu tipo de uso, esta opção de transferência é
essencial, e não dá para pagar para ver (fica muito caro).

Caso possam me ajudar, agradeço.

abraços,
Sérgio Fonseca



Avatar do usuário
zatlima
Mensagens: 63
Registrado em: 17 Jun 2007, 11:46
Localização: Belo Horizonte
Contato:

Re: Montana - Gps TrackMaker ActiveLog

#2 Mensagem por zatlima »

Sérgio
Não sei se entendi bem sua pergunta. Fiz o seguinte teste no meu Montana:
1 - Criei um tracklog no Trackmaker;
2 - Enviei o Track para o Montana usando a interface Garmin do TrackMaker (F8)
3 - Desconectei o Montana
4 - Liguei o Montana, fui em "Para onde", "Trajetos" e apareceu o "Trajeto Atual" e o "Teste" que eu tinha criado no Trackmaker.

Se este teste não é exatamente o que você precisa, é só me falar que a gente vê o que dá para fazer.
Vou aproveitar e criar um novo tópico com uma análise que fiz do Montana a um tempo atrás.
Att


Mozart Fernandes Moreira Lima
S19 55.886 W43 58.845
Garmin Montana 650
Desenvolvedor de Betim, Santa Luzia, João Monlevade e São Domingos do Prata, MG

sergiofonseca
Mensagens: 12
Registrado em: 02 Abr 2009, 14:00

Re: Montana - Gps TrackMaker ActiveLog

#3 Mensagem por sergiofonseca »

Mozart,

Muito obrigado pelo teste, que é neste sentido sim, mas ainda tenho algumas dúvidas.

Pelo o que eu entendi você já tinha uma trilha ativa no Montana ("Trajeto Atual") e carregou outra via TrackMaker, ficando com dois "segmentos / pedaços" de trilhas ativos (ao mesmo tempo) e o Montana não interligou estes segmentos com uma linha reta, é isto?

Essa trilha enviada via TrackMaker passou a fazer parte do conjunto "Trajeto Atual" ou recebeu um outro nome como se fosse outra trilha?

Você reparou se no momento do envio da trilha do Trackmaker para o Montana a opção "Enviar Trailhas como ActiveLog" do TrackMaker estava ativada?

Tem como fazer este mesmo teste só que criando dois ou mais "segmentos / pedaços" separados de trilha no TrackMaker, enviando-o para o Montana e verificando se ele enxerga esses "pedaços" como uma única trilha e sem linha reta interligando-os?

Abraços,
Sérgio



Avatar do usuário
zatlima
Mensagens: 63
Registrado em: 17 Jun 2007, 11:46
Localização: Belo Horizonte
Contato:

Re: Montana - Gps TrackMaker ActiveLog

#4 Mensagem por zatlima »

Sérgio

Eu configurei o Montana para sempre registrar os tracks, como eu o levo para todo o lado (de carro, moto, a pé, ônibus, etc) ele já tinha um tracklog ativo que aparece com o nome "Trajeto Atual". Enviei dois tracks pelo TrackMaker (Trilha 0001 e Trilha 0002) e elas apareceram normalmente ficando as três opções (Trajeto Atual, Trilha 0001 e Trilha 0002). O Montana não liga as trilhas com um segmento como você disse, ficam as duas trilhas separadas e as várias trilhas que formam o Trajeto Atual também separadas.
Outra coisa interessante para você: O Trajeto Atual tem um limite de tamanho (não sei dizer qual é). No meu uso normal do GPS (uns 20km por dia) ele armazena duas semanas de dados. Quando o Trajeto Atual se enche, o Montana grava automaticamente os dados descartados em Trajetos Arquivados. Como a memória do Montana é generosa, nunca apaguei os dados de Trajetos Arquivados, ou seja, todos os tracks que registrei desde que comprei o GPS estão disponíveis nele.


Mozart Fernandes Moreira Lima
S19 55.886 W43 58.845
Garmin Montana 650
Desenvolvedor de Betim, Santa Luzia, João Monlevade e São Domingos do Prata, MG

sergiofonseca
Mensagens: 12
Registrado em: 02 Abr 2009, 14:00

Re: Montana - Gps TrackMaker ActiveLog

#5 Mensagem por sergiofonseca »

Creio que entendi,

Estas duas trilhas foram enviadas para o Montana não como ActiveLog que seria seu tracklog ativo ("Trajeto Atual"), mas como trilhas arquivadas (Trilhas 0001 e Trilha 0002).

Só que o Montana tem a capacidade de enxergar de forma "simultânea" todas as trilhas no mapa (o que é bem interessante).

No seu Gps e em muitos outros, o limite de trajeto atual é de 10.000 pontos, mas a frequencia com que cada ponto é registrado pode ser configurada por tempo, por distância, ou de forma automática pelo Gps (que é uma mistura dos dois). O meu eu configurei pela distância, mas como botei um valor pequeno, ele chega mais rapidamente aos 10.000 pontos (mas a precisão fica melhor).

Pelo o que andei lendo, o número limite de trajetos arquivados no Montana é de 200 (um valor bem considerável).

De qualquer forma uma hora vai chegar nos 200, pode ser interessante voce salvá-las via TrackMaker.

Obrigado e abraços,
Sérgio



Edson1606
Mensagens: 1
Registrado em: 01 Abr 2012, 18:43

Re: Montana - Gps TrackMaker ActiveLog

#6 Mensagem por Edson1606 »

Ola Amigos

Comprei um Montana 650 e utilizo para fazer trilhas off road. Tentei agora fazer a transferencia de uma através do F8, interface Garmin e ele transferio as trilhas para GPS, porem ele não coloca ela ativa no visor, aparece apenas a que ele gravou recentemente. Tem alguma configuração ou dica que possam me ajudar??

Desde já agradeço

Edson
47 9980 8743



sergiofonseca
Mensagens: 12
Registrado em: 02 Abr 2009, 14:00

Re: Montana - Gps TrackMaker ActiveLog

#7 Mensagem por sergiofonseca »

Edson,

Não tenho um Montana, decidi não comprá-lo enquanto não existir um software (caso exista não conheço) que transfira uma trilha para o Montana como "trilha atual" (opção "Enviar trilhas como Active Log" do TrackMaker que alguns modelos de GPS permitem
fazer).

De qualquer forma o TrackMaker envia a trilha como trajeto armazenado/arquivado, e você pode acessá-la através do Gestor de Trajetos do Montana. Infelizmente não sei te passar o "passo a passo" dado que não possuo este modelo.

Acho que se a trilha que você está transferindo do TrackMaker tiver vários "trajetos" cada um deste será um diferente trajeto armazenado/arquivado no Montana (no modelo Colorado, que testei de um amigo, funciona desta forma, talvez no Montana seja
igual).

Abs.,
Sérgio Fonseca



maury sade
Mensagens: 257
Registrado em: 10 Jan 2007, 11:12

Re: Montana - Gps TrackMaker ActiveLog

#8 Mensagem por maury sade »

Comprei um Montana 650 e utilizo para fazer trilhas off road. Tentei agora fazer a transferencia de uma através do F8, interface Garmin e ele transferio as trilhas para GPS, porem ele não coloca ela ativa no visor, aparece apenas a que ele gravou recentemente. Tem alguma configuração ou dica que possam me ajudar??
Edson

Va em CONFIGURAÇÕES, TRAJETOS e verifique qual a opção esta ativa em AUTO-ARQUIVAMENTO.

Quando cheio - Faz um backup na memoria quando a memoria atinge 10.000 pontos de trajeto
Diariamente - Todos os dias é feito um backup, liberando novos 10.000 pontos para gravação
Semanalmente - Semanalmente é feito um backup, liberando novos 10.000 pontos para gravação.

Para recuperar este arquivos, conecte o gps no computador e com o Windows Explorer, va na pasta Garmin\GPX\Archive do gps.

Deve haver varios arquivos com a extensão gpx, com os backups realizados na frequencia citada acima.

Espero ter ajudado.


Maury Sade Junior
Garmin Montana 650
Garmin Nuvi 765T
Desenvolvedor Municipal - Tracksource
Curitiba - PR

Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: Montana - Gps TrackMaker ActiveLog

#9 Mensagem por Angelone »

Complementando a resposta anterior do Maury: os arquivos gravados automaticamente nos novos modelos (etrex20/30, Oregons - com certeza - e provavelmente nos 62xxm e montanas..) que ficam na pasta Trajetos arquivados (que sao gravados no formato de data como 2012-03-13) para serem visualizados na tela de uso tem que estar na pasta principal do Gestor de Trajeto, onde deverá ser habilitada a opçao Mostrar no Mapa, além de outras possibilidades como mudar o nome do track, a cor, etc.. Todas as trilhas gravadas automaticamente pelo gps (segundo as opçoes do post anterior) sao gravadas completas, com todos os registros, ou seja, poder-se recuperar todas as informaçoes do active log.



Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Montana”