como traçar um itinerário no tomtom xl ?

Mensagem
Autor
eduksp
Mensagens: 10
Registrado em: 18 Jan 2011, 14:26

como traçar um itinerário no tomtom xl ?

#1 Mensagem por eduksp »

Pessoal
Comprei um tomtom xl 340S (na verdade o 310 Canadá) e as escolhas de percurso dele não me agradam, ele não faz os melhores caminhos e não consigo traçar um itinerário mais complexo nele, pois ou ele só me deixa marcar um ponto de interesse no caminho, ou um ponto no mapa para passar, ou um endereço a evitar. Como posso, por exemplo, inserir diversos pontos no mapa para ele passar? E como faço para ele gravar este itinerário e eu poder voltar a usá-lo depois? Há uma naneira de gravar pontos no mapa, como referências (p ex uma avenida que sempre flui bem, e que pode no futuro servir de passagem para diversas rotas distintas)?
Grato pela ajuda!



Avatar do usuário
sah
Mensagens: 98
Registrado em: 11 Ago 2010, 11:52

Re: como traçar um itinerário no tomtom xl ?

#2 Mensagem por sah »

Existe sim, é um pouco complicado,mas é possível sim, porém, aconselho vc a instalar no seu PC o programa "Tyre". É um programador de itinerário, mto fácil de usar, traça seus itinerários e salva na pasta "itn" na memória do GPS. Liga e usa o mesmo.Claro que se vc estiver na estrada, será um problema, pois vc faz o itinerário no PC e salva no GPS, nesse caso, terá que usar o itinerário do aparelho mesmo.

http://www.janboersma.nl/gett/download.htm



eduksp
Mensagens: 10
Registrado em: 18 Jan 2011, 14:26

Re: como traçar um itinerário no tomtom xl ?

#3 Mensagem por eduksp »

Olá, Sah

Eu instalei sim o Tyre e tentei fazer por ele, mas ao salvar o itinerário na pasta itn, e ligar o tomtom xl 310, percebi que não existe um caminho para carregar o itinerário... ele não possui no sistema operacional dele um "planejamento de itinerários" "opções" "carregar um itinerário"... será que existe um firmware dele que tenha? Meu medo é do 310 Canadá não poder carregar itinerários...

Será que estou enganado?



eduksp
Mensagens: 10
Registrado em: 18 Jan 2011, 14:26

Re: como traçar um itinerário no tomtom xl ?

#4 Mensagem por eduksp »

a versão do meu tomtom: 9.151
4ET0.002.03



Avatar do usuário
sah
Mensagens: 98
Registrado em: 11 Ago 2010, 11:52

Re: como traçar um itinerário no tomtom xl ?

#5 Mensagem por sah »

Tenta instalar o navcore 9.101, 9.103 ou 9.058.....todos esses possuem esse recurso, agora precisa ver se o seu GPS irá aceitar esses navcores, bem provável que sim, talves o problema fique qdo vc ligar e notar que o visual do mesmo não se alterou, bem provável que isso aconteça, aí não há nada que se possa fazer.



eduksp
Mensagens: 10
Registrado em: 18 Jan 2011, 14:26

Re: como traçar um itinerário no tomtom xl ?

#6 Mensagem por eduksp »

Oi, Sah
Obrigado pela ajuda! Instalei o 9.103, mas ele não estava reconhecendo o mapa... tentei atualizar para o Brasil 865-3246, gerou o .meta, arrastei a pasta Brasil 865 pro gps, mas ao ligá-lo ele agora acusa: "Problema com o mapa - Impossível usar esse mapa com este equipamento: Brazil-298"... e agora??



Avatar do usuário
Robin Hood
Mensagens: 1235
Registrado em: 01 Mar 2011, 12:28

Re: como traçar um itinerário no tomtom xl ?

#7 Mensagem por Robin Hood »

eduksp

Vc tem que desbloquear o mapa na memória do aparelho, não adianta desbloquear no PC e colar no aparelho, não funfa. O navcore que a moça lhe indicou, vc instalou a versão "SE" ou a versão normal?!...se for a versão normal, o motivo dessa mensagem que vc citou é pq não está desbloqueado o navcore (tem que desbloqueá-lo, porém o EA 57.21 não faz desbloqueio em navcores da versão 9xxx, tem que ser o EA 0.60 ou BBS Tools), instala um navcore "SE 9.103", pois ele já está desbloqueado, instala e desbloqueia somente o mapa.


Tomtom GO 920
Não auxilio ninguém via MP, não adianta insistir.

eduksp
Mensagens: 10
Registrado em: 18 Jan 2011, 14:26

Re: como traçar um itinerário no tomtom xl ?

#8 Mensagem por eduksp »

Oi, Robin
Bacana, obrigado pelas dicas! Esta noite passei em claro antes de ver tua resposta e consegui instalar o navcore 9.103 e com ajuda do EA 57.21 deu para instalar o mapa Brasil 865-3246. Agora ficou td legal exceto... que ele nnao tem som! Não é questão de aumentar ou coisa parecida, ele não tem som... às vezes qdo ligo (não sempre) ele faz o rufar dos tambores típico, mais nada. Tentei trocar a voz, e testar vozes, mas nenhuma tem som... vc sabe o que acontece? Será que devo começar do zero como vc disse, reinstalando o SE 9.103 e depois o mapa 865 novamente?
Obrigado pela ajuda!



Avatar do usuário
Robin Hood
Mensagens: 1235
Registrado em: 01 Mar 2011, 12:28

Re: como traçar um itinerário no tomtom xl ?

#9 Mensagem por Robin Hood »

Em: Alterar preferencias=>Desativar orientação de Voz....veja se está em vermelho esse ícone, se estiver verde, altere.
Na tela seguinte, em Preferencias de alto-falante, confira se está selecionado: Alto falante interno.
Se mesmo assim continuar o problema, talves o navcore que vc baixou veio faltando algum arquivo referente ao som, baixe o navcore desse link, foi de onde eu instalei no meu.

http://www.megaupload.com/?d=6FLHWYUI


Tomtom GO 920
Não auxilio ninguém via MP, não adianta insistir.

eduksp
Mensagens: 10
Registrado em: 18 Jan 2011, 14:26

Re: como traçar um itinerário no tomtom xl ?

#10 Mensagem por eduksp »

Maravilha, Robin! farei isto hj de noite, obrigado! Já tinha tentado desativar orientação de voz e optar pelos alto-falantes internos, e nada... mas acho que o navcore pode mesmo ter problemas.
abs!



eduksp
Mensagens: 10
Registrado em: 18 Jan 2011, 14:26

Re: como traçar um itinerário no tomtom xl ?

#11 Mensagem por eduksp »

Amigos,

Consegui atualizar o navcore seguindo a recomendação do Robin Hood, mas infelizmente o problema persiste: meu tomtom xl 310 Canadá continua sem som algum, já tentei configurar o som para alto-falante, sem comando de voz, em 100%, e já tentei resetar. Ao resetar, consigo ouvir os tambores do tomtom, mas depois nenhum sm mais se faz ouvir. Alguma idéia?

obrigado mais uma vez!



ivblumen
Mensagens: 26
Registrado em: 20 Set 2011, 22:40

Re: como traçar um itinerário no tomtom xl ?

#12 Mensagem por ivblumen »

Sei o que o tópico é velho, mas como muita gente pesquisa em tópicos antigos, pode ajudar alguém.
Neste modelo (4ET0 - Canada 310, o meu estava identificado na caixa como "XL Mapa do Brasil") o único navcore que traz todas as funcionalidades e não fica mudo é o 9136 full patched.

http://www.multiupload.com/E0UPQ0SIAZ

Acrescenta, entre outros, os recursos:

- Preparar percurso
- Planejamento de itinerário
- Serviços tomtom (liberando configuração de radar)
- Bloqueio de segurança
- Mostrar bússola
- Opção para desligar automático ao cortar alimentação
- Opção para girar o mapa automaticamente em modo 2D
- Ir para coordenadas

http://www.navitotal.com/forums/showthr ... #post60868



eduksp
Mensagens: 10
Registrado em: 18 Jan 2011, 14:26

Re: como traçar um itinerário no tomtom xl ?

#13 Mensagem por eduksp »

Genial, ivbluman! Vale muito a pena responder e cmpartilhar conhecimento, mesmo mto tempo depois, pq, veja só, continuo com o mesmo problema desde então! Vou testar já já!

Valeu e abs!



ivblumen
Mensagens: 26
Registrado em: 20 Set 2011, 22:40

Re: como traçar um itinerário no tomtom xl ?

#14 Mensagem por ivblumen »

O link completo do tópico no navitotal é http://www.navitotal.com/forums/showthr ... #post60868
Para mim, bastou descompactar o arquivo (link do multiupload), copiar tudo para o tomtom (faça antes um backup copiando o conteúdo completo do tomtom para uma pasta no computador), e com o fastactivate na pasta raiz do tomtom ativar o navcore e os mapas.
Conectado ao tomtom home ele baixou novamente radares etc.
Ivan



eduksp
Mensagens: 10
Registrado em: 18 Jan 2011, 14:26

Re: como traçar um itinerário no tomtom xl ?

#15 Mensagem por eduksp »

Genial, ivblumen! Deu certo. Na verdade tive que fazer tudo no risco, explorando o aparelho no computador, pois o tomtom home não funciona no meu mac... não sei por quê... copiei e colei o backup, e o mesmo com o conteúdo descompactado do rar. Deu certo! Agora queria te perguntar: qual mapa vc usa? Existe algum disponível na rede, compatível com este nosso aparelho, e que esteja bem atualizado? Grato!



ivblumen
Mensagens: 26
Registrado em: 20 Set 2011, 22:40

Re: como traçar um itinerário no tomtom xl ?

#16 Mensagem por ivblumen »

Que bom que funcionou.
Use o Brazil_880_3810, funciona 100%, é um release de poucos dias atrás. Vai encontrar os links aqui no fórum.
Agora, se ele é bem atualizado, é uma discussão mais complicada. :D
(brincadeirinha, em SC está muito bom).



eduksp
Mensagens: 10
Registrado em: 18 Jan 2011, 14:26

Re: como traçar um itinerário no tomtom xl ?

#17 Mensagem por eduksp »

Tentei 3x e não consegui instalar o razil_880_3810... segui os passos do hugoruas (pag 2 do teu link):

estabrincando - > Parabens pelo mapa auto instalável. Só é preciso que se oriente a turma que for usar para não quebrar a cabeça.
Primeiro passo, faz o backup total do conteudo do seu gps. Em seguida apague a pasta do Mapa Brasil que vc irá substituir e coloque dentro dessa mesma raiz do gps o arquivo executavel do Mapa que
o estabrincando postou aqui. Executa pelo computador e direciona a execução para dentro do diretorio do GPS la mesmo onde está o arquivo. E pronto, atualize e verificará que estará la dentro do gps o novo Mapa atualizado.Só tirar da base e ir para o ceu limpo, pois todas informações do mapa foram apagadas e é preciso recomeçar do zero. Em seguida assim que o GPS capturou o satélite volta ele para a base para atualizar.. no meu caso entrou Maps Radares. Só que testei na rua e não funcionou.

Qdo consigo executar o .exe dentro do gps mesmo, através do computador, ele indica algo estranho: "erro: variável de ambiente não encontrada".

Consegui no entanto executar o .exe numa pasta de backup, no pc mesmo. Depois apaguei todo o conteúdo do gps e transferi para ele o conteúdo desta pasta. Atualizei no tomtom home. Mas ao ligar o gps ele diz que é impossível usar este mapa neste aparelho...

Achei estranho, pq o meu deve ser igual ao teu: Canada 310 (tomtom xl model 4ET03).

Vc tem alguma dica...?



Avatar do usuário
estabrincando
Mensagens: 360
Registrado em: 25 Jul 2010, 16:50

Re: como traçar um itinerário no tomtom xl ?

#18 Mensagem por estabrincando »

Para os "interneteiros" de plantão que deveriam já saber como rodar um programa e seguir as instruções eu posto aqui as instruções originais (como vieram ao mundo, se tiverem dificuldade com o inglês usem o tradutor do google :lol: )
Automatic Installer & Patcher Instructions:

You just need to download and run the file on your computer.
1. With your TomTom device plugged in or your sd card in your sd reader and an active internet connection
2. Click on the .exe file [Choose TomTom path or sd path] and click on the [Install] button.
3. Wait until the install process finishes and your new map will be installed and patched.


GPS TomTom GO720, XXL540S
navcore atual GO720: 9.510 DSA modo X40
bootloader GO720: 5.5242
navcore atual XXL540S: 9.510
bootloader XXL540S: 5.5279
mapa: Brasil 930.5563

ivblumen
Mensagens: 26
Registrado em: 20 Set 2011, 22:40

Re: como traçar um itinerário no tomtom xl ?

#19 Mensagem por ivblumen »

Eduksp, o meu modelo é exatamente igual ao seu, 4ET0.002.03.
Não está funcionando porque o mapa não foi instalado corretamente. Não desanime porque vai funcionar com este navcore e este mapa.
Siga os passos do estabrincando no mail acima e diga se funcionou.
Caso não esteja conseguindo, existem outras formas de instalar (eu usei o BBS Tools).
Não desista porque o mapa é 100% compatível com seu modelo.



Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Geral”