Reinstalação de ROM no NC 430

http://www.navcity.com.br
Mensagem
Autor
hdepaula
Mensagens: 7
Registrado em: 20 Mai 2011, 20:27

Reinstalação de ROM no NC 430

#1 Mensagem por hdepaula »

Pessoal,

Estou tentando reinstalar a ROM no NC430 e estou enfrentando alguns problemas. Já avancei bastante e vou indicar aqui o que falta e ver se alguém pode ajudar.

Primeiramente, há mais de uma versão do NC430. Consultei uma assistência técnica não autorizada aqui e eles me disseram que são duas versões, mas eu tenho dúvidas, pois eles não conseguiram reinstalar o meu, então, pode ter mais. Existe uma ROM rodando pela internet que não serve em todos os NC430. Não sei se serve em algum, mas, pelo que vi, parece que serve.

Para instalar a ROM é utilizado uma versão do software FT_Download. Pelo que vi, esse software é o gravador de ROM da SISIS (Shanghai Silicon IP Technologies). De fato, ele é meio bichado, pelo menos no Vista que estou rodando, mas, serve para fazer o que se propõe. Eu procurei o site da SISIS de tudo que é jeito e não achei. Não sei se a empresa ainda existe ou se só tem site em chinês.

Achei outras referências do GPS, e alguns sites de empresas que vendem o OEM, mas nenhum tem nada para baixar. De qualquer forma, segue aqui alguns detalhes que tem dentro dele:

versão firmware: A802-2.31-091109
características: F2-M2-L21-G1-A1 BT/FM~
versão do produto: NAV4302-091212-1363

processador: ARM - SISIS, A80, BF2510, 0934 (pelo que vi, é um ARM9)
versão da placa (PCB): A803_2X1

Analisando o FT_Download, notei que há algumas coisas erradas na ROM que se baixa pela internet (ROM430500). Aliás, está errado também no NC350 e em outros produtos que também usam o FT_Download, porém, esses erros não impedem que a ROM seja baixada. Usando uma outra versão do FT_Download, vi que ele parava quando tentava fazer o FDISK na NAND Flash. Eu até corrigi isso, mas, como disse, não faz diferença. O problema efetivamente está nos arquivos que são gravados na ROM. Eu ainda não entendi exatamente como os arquivos funcionam, mas já consegui saber qual o arquivo incompatível. Basicamente, há 4 arquivos que são copiados:

1- XLDR.nb0 - esse é o boot loader, ou seja, inicializa o processador e indica onde está o programa de inicialização do hardware;
2- IPL.nb0 - esse é o arquivo chave para que o hardware funcione. Ele inicializa os hardwares do equipamento e suspeito que funcione como um HAL (Hardware Abstract Layer), dando ao sistema operacional um protocolo comum de comunicação com o hardware;
3- NK.nb0 - é o kernel do sistema operacional WinCE;
4- APPS.nb0 - são as aplicações básicas do WinCE;

Pelo que vi, os arquivos 1, 3 e 4 são padrões para plataforma da SISIS, com poucas variações, mas que podem funcionar entre produtos diferentes da mesma plataforma, não sei se em todos, mas dá para fazer funcionar. O 2 (IPL) e o cara que varia de modelo para modelo, ou seja, quando ele entra na ROM, ele já começa a rodar e apontar para os diversos periféricos e é por isso que o treco pára de baixar a ROM quando ele entra no aparelho, pois ele interfere no funcionamento da USB, dado que só ele sabe onde a USB está. Com isso, o efeito é que o FT_Download roda por 3 ou 4 sengudos e pára, pois o IPL entrou e começou a rodar em um hardware incompatível.

Qual a solução? É simples, mas não fácil :mrgreen:. Precisa achar um IPL.nb0 compatível com a versão do NC430. Eu tentei com o pessoal técnico da NavCity, mas, de fato, eles não estão muito interessados em ajudar, até porque, isso deve ser fonte de receita deles. De fato, para mim, isso é uma mentalidade tacanha e limitada, dado que, qualquer empresa séria de países desenvolvidos colocam as firwares no site para baixar. Eu tentei também com a assistência técnica não autorizada, mas, esse é de fato o negócio deles e os caras não entregam de jeito nenhum. De qualquer forma, o cara não conseguiu arrumar, então, não deve ter a ROM compatível.

No momento, estou tentando ver se há algum jeito de resgatar o IPL.nb0 de algum aparelho que esteja funcionando através de alguma versão do FT_Download, mas ainda não consegui. Então, se alguém tiver alguma sugestão, agradeço. Nem pergunto sobre versão de ROM compatível na internet, pois eu já vi que não tem, então, quem souber fazer backup da ROM de um aparelho funcionando, certamente vai poder ajudar.

Valeu!



hdepaula
Mensagens: 7
Registrado em: 20 Mai 2011, 20:27

Re: Reinstalação de ROM no NC 430

#2 Mensagem por hdepaula »

Uma correção: estou estudando melhor como esse treco funciona, então, só para referência para quem quer conhecer um pouco mais, dado que não é relevante na recuperação da ROM do NC 430.

Em arquiteturas embedded, o bootloader chama diretamente o sistema operacional, então, o IPL é parte do kernel. Então por que existe o IPL? Essa é uma implementação de uma arquitetura chamada BINFS, usada quando há memórias NAND para armazenar imagem do sistema operacional. O IPL é um tipo de mapeador do Kernel, então, ele entra logo depois do bootloader e, em vez de carregar todo o Kernel na memória, o que levaria um bom tempo, ele mapeia o Kernel e levanta na memória só o que é necessário para o treco funcionar, reduzindo o tempo de boot.

O que isso nos ajuda aqui? Ajuda a saber que, provavelmente, não adianta só ter o arquivo IPL.nb0, vamos precisar dele e do NK.nb0 que está relacionado com o dado IPL. Trocando em miúdos e sendo bem simples: precisa da ROM compatível com a bagaça mesmo...



hdepaula
Mensagens: 7
Registrado em: 20 Mai 2011, 20:27

Re: Reinstalação de ROM no NC 430

#3 Mensagem por hdepaula »

Pessoal,

Avancei um pouco aqui, mas ainda não consegui resolver. Estou precisando de um escovador de bits para ver se consigo avançar um pouco mais. A questão é a seguinte: uma das ROMs do 350 instala e tem os drivers para fazer funcionar o equipamento, porém, a tela fica distorcida; testei o Bluetooth, o transmissor FM e outros dispositivos, só não testei o GPS ainda, pois não instalei o software de GPS, mas, pelo que vi, há um problema de configuração de porta que deve ser facilmente resolvível mexendo do Registry. Aliás, já mexi no Registry de tudo que é jeito e é razoavelmente fácil de fazer customizações lá, bem como baixar alguns programas diretamente no diretório Windows e outras atividades. Qual o problema então para arrumar a tela? O driver da tela. Tanto na ROM do 350 quanto na ROM do 430 mais novo, os drivers são diferentes e incompatíveis com o 430 dessa versão mais antiga. Infelizmente, o driver fica na ROM e é chamado no momento do boot (aliás, é por isso que o FT_Download não funciona, pois ele carrega um loader e em seguida o primeiro kernel que levanta a tela e, como dá pau de driver, ou a tela fica distorcida, ou o equipamento trava. Eu tentei diversas ferramentas para extrair o ROM, incluindo várias do xda_developers, sem sucesso, pois dá pau para ler a ROM pelo PC. Vou continuar procurando opções, mas, para prosseguir, preciso de alguém que saiba como ler a ROM de alguma forma, seja à partir do PC, ou à partir do próprio equipamento, copiando para um SD card. A idéia é tentar extrair a ROM inteira mesmo, ou os arquivos XLDR0.nb0 e o nk.nb0; não é necessário o app.nb0, pois esse é copiado na NAND e é acessível pelo PC com facilidade. O driver da tela é o TridentDisp.dll. Descobrindo como copiar a ROM, precisaremos de um bom samaritano com o 430 da versão em questão para que possamos extrair a ROM dele, ou o driver da tela.

Abs.



madmax_120
Mensagens: 2
Registrado em: 17 Set 2009, 14:50

Re: Reinstalação de ROM no NC 430

#4 Mensagem por madmax_120 »

estou com um nc430 tbm travado igual ao seu conseguiu algun avanço?



wbrown12g
Mensagens: 1
Registrado em: 11 Jan 2010, 13:48

Re: Reinstalação de ROM no NC 430

#5 Mensagem por wbrown12g »

Sei que o post é antigo más passei pelo mesmo problema com 2 NC430 e o procedimento de atualizacao segundo a propria Navcity foi o seguinte:

Rom NC430 e NC500:

Manual em PDF para a instalação:

Espero ter ajudado.



limapdaniel
Mensagens: 2
Registrado em: 27 Fev 2012, 16:57

Re: Reinstalação de ROM no NC 430

#6 Mensagem por limapdaniel »

Alguem tem a rom do navicity nc 430 pirmeira versão pois se instalo arom nc 350 a tela fica dividida torcida se instalo a rom nc 430/nc500 ele trava no comço e não istala favor me ajudem ficarei grato eternamente



hdepaula
Mensagens: 7
Registrado em: 20 Mai 2011, 20:27

Re: Reinstalação de ROM no NC 430

#7 Mensagem por hdepaula »

Pessoal, seguinte:

Tinha deixado de lado o GPS, pois comprei um novo da Orbiter que é muito, mas muito melhor. Acabei postando um comentário mal-criado na página deles do facebook para ver se eles se mexiam, mas nem responder responderam, ou seja, essa empresa é realmente um lixo.

De qualquer forma, por diversão, voltei a mexer nele e fiz os seguintes progressos (não é muito progresso, mas vamos lá):

- Estudei um pouco sobre windows CE e a forma de boot nos ambientes ARM. O boot é em 3 etapas: quando se liga o equipamento ele primeiramente aciona o loader, que tem um kernel reduzido, apenas para organizar o acesso à memória; esse primeiro kernel fica no xldr.nb0. Em seguida, ele acessa um segundo kernel joga ele na memória RAM, concedendo o controle do sistema para ele; esse segundo kernel fica no ipl.nb0 e inicializa o hardware e o sistema de arquivo em flash; é aqui que fica a tela inicial com a estrada ou o sol e a inicialização do display na resolução correta. Em seguida, esse segundo kernel dá lugar ao terceiro que é o que fica na flash montada como sistema de arquivos e que finalmente será o kernel definitivo; esse kernel fica no nk.nb0. O apps.nb0 contém os demais arquivos do sistema operacional e aplicações básicas do WinCE que não são usados no boot.

- Já fiz uma escovação bítica cabulosa no arquivo nk.nb0, mexendo em registry, trocando arquivos, etc., na tentativa de reinicializar a tela, mas nada que se faça nessa fase do boot resolve, pois toda inicialização de que precisamos fica no ipl.nb0.

- Abri no ipl.nb0, mas lá só tem um arquivo, o kernel básico compilado (nk.exe), ou seja, não dá para mexer nele sem um ambiente de desenvolvimento da MS. Eu até tentei instalar, mas realmente, eu tenho um certo bloqueio com Microsoft, dado que uso Linux. Já desenvolvi para MS, mas as ferramentas deles são tão ruins, que só para instalar o ambiente e tentar colocar as coisas para rodar levei alguns dias. Desisti e não consegui compilar nada para WinCE.

- Eu ainda não descobri se é possível extrair os diversos kenels usados no boot diretamente de um equipamento que esteja funcionando. Pelo que eu estudei, em tese, deve dar, mas precisa ter os endereços da ROM onde as coisas ficam depositadas e isso eu ainda não descobri. Tentei usar algumas ferramentas de extração do xda, mas ainda não deu certo aqui no meu equipamento com a ROM do 350.

- Minha idéia é conseguir uma forma segura de extrair o ipl.nb0 (ou o nk.exe correspondente) de um equipamento funcionando para contar com a boa vontade de uma alma caridosa para fazer isso e me mandar o arquivo para eu poder criar uma ROM funcional, misturando o 350 com o 430 novo.

Se algum escovador de bits conhecer melhor o WinCE e puder dar uma ajuda, será muito bem vinda.

Abs.



limapdaniel
Mensagens: 2
Registrado em: 27 Fev 2012, 16:57

Re: Reinstalação de ROM no NC 430

#8 Mensagem por limapdaniel »

eu tenho essa rom do nc 430 depois de tanto sofrer se vc precisar so entra no meu msn eu passo pra vc todo o aquivo pra vc consertar ele limapdaniel@hotmail.com



malgosto
Mensagens: 1
Registrado em: 01 Ago 2012, 13:18

Re: Reinstalação de ROM no NC 430

#9 Mensagem por malgosto »

hdepaula,

Tenho dois equipamentos um funcionando e o outro travado ambos são com a versão A802-2.32-091109 (tela inicial da estrada), não estou conseguindo corrigir o problema do travado, como faço para extrair o arquivo que você precisa? Teria como me disponibilizar depois a rom, para que eu consiga consertar o outro?



Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “NavCity”