EditorDeNos

Espaço para dúvidas, problemas e sugestões gerais sobre o Projeto.
Mensagem
Autor
Fernando Lopes
Mensagens: 43
Registrado em: 21 Fev 2007, 17:43
Localização: Maringá-Pr

Re: EditorDeNos

#81 Mensagem por Fernando Lopes »

Na minha cidade (Maringá) obtive a informação que a numeração obedece a metragem do tamanho de cada lote de terras.


-----------------
[]s Fernando

276 C Garmin

Avatar do usuário
Wallace
Mensagens: 4336
Registrado em: 19 Set 2005, 17:34
Localização: São Paulo SP
Contato:

Re: EditorDeNos

#82 Mensagem por Wallace »

Em muitas cidade e vias a numeração é por metragem, mas mesmo assim o ideal (mas provavelmente inviavel de implementar) acho que seria ter a numeração em cada esquina, pois pode ter variações.


Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

Re: EditorDeNos

#83 Mensagem por nqnnospam »

O padrão Garmin só permite colocar numeração nos nós de roteamento, ou seja, no cruzamento de duas vias trafegáveis. Por isso o Conversor, por enquanto, está simplesmente desconsiderando informações de endereço que não estejam em nós de roteamento.

Outra coisa, a numeração deve ser colocada em todos os nós de roteamento de uma via, senão o sistema Também não funciona. Isto é uma imposição do padrão Garmin.


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

elderluis
Mensagens: 304
Registrado em: 29 Nov 2007, 23:18
Localização: São Bernardo/SP

Re: EditorDeNos

#84 Mensagem por elderluis »

nqnnospam escreveu:Outra coisa, a numeração deve ser colocada em todos os nós de roteamento de uma via, senão o sistema Também não funciona. Isto é uma imposição do padrão Garmin.
Acho que não entendi muito bem, vamos imaginar 5 nós seqüênciais, somente o primeiro e o último nó têm numeração, então essa via será desconsiderada por não estar completa??

Bom, tendo o primeiro e último nó numerados, dá para usar o método de interpolação ou metragem para completar os centrais...


...Ante bellum memento mori...
Desenvolvedor do ABCD Paulista

Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

Re: EditorDeNos

#85 Mensagem por nqnnospam »

Primeiro, não confundir nó com nó de roteamento.

Todo nó de roteamento é um nó, mas o contrário não é verdade.

A informação de endereçamento vale entre o nó de roteamento com informação e o próximo nó de roteamento. Se, entre dois nós de roteamento com informações de endereço, houver um nó de roteamento intermediário sem informação de endereço, a informação do último nó é perdida, e o trecho entre o nó intermediário e o último fica sem endereçamento.

Usando o exemplo do Stan:

Vamos dizer que temos uma rua simples onde a numeração muda duas vezes. Esta rua tem 20 nós (0,1,2,3,...,19), e 2 dois de roteamento (0 e 10). Para o endereçamento funcionar, temos que por informações de endereçamento nos dois nós:

RoadID | NodID | LeftStart| LeftEnd
1003 | 0 | 12 | 24
1003 | 10 | 36 | 42

então, do nó 0 ao 10 a numeração vai do 12 ao 24, e do 10 ao 19 vai do 26 ao 42

Agora, vamos supor que uma modificação foi feita no mapa e um nó de roteamento aparece no nó 5 da nossa via. Se forem mantidas as definições anteriores, não haverá endereçamento entre os nós 5 e 10. Para haver endereçamento, é necessário colocar informação de endereço no nó 5:

RoadID | NodID | LeftStart | LeftEnd
1003 | 0 | 12 | 18
1003 | 5 | 20 | 24
1003 | 10 | 36 | 42


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

elderluis
Mensagens: 304
Registrado em: 29 Nov 2007, 23:18
Localização: São Bernardo/SP

Re: EditorDeNos

#86 Mensagem por elderluis »

Ok Sérgio, muito boa explicação e diga-se de passagem veio no momento certo para que eu possa arrumar as vias que eu já coloquei numeração pois acho que boa parte delas não iria funcionar adequadamente.

Creio que não São muitos os desenvolvedores que começaram a inserir numeração nos mapas, motivo pelo qual acho essas duvidas não apareceram antes, aliás, muito importante essa explicação e até sugiro que seja integrada aos manuais do projeto e principalmente no manual do Editor de nós, caso ainda não conste lá (não me recordo agora se tem algo tão técnico e específico assim).

Muita gente que participa voluntariamente do projeto, principalmente como desenvolvedor, conhece o básico necessário para boa edição dos mapas (me incluo nessa lista) e essa parte extremamente técnica, detalhada e específica, como arquitetura de funciomanto do GPS acaba passando batido e alguns erros acabam acontecendo em função dor desconhecimento tão aprofundado assim, especialmente por quem não tem formação nessa área (eu por exemplo tenho formação na área de humanas).Manuais e explicações assim São sempre bem vindas! :wink:


...Ante bellum memento mori...
Desenvolvedor do ABCD Paulista

Avatar do usuário
paulocarvalho
Mensagens: 1316
Registrado em: 25 Set 2005, 19:24
Localização: Rio de Janeiro/RJ/Brazil
Contato:

Re: EditorDeNos

#87 Mensagem por paulocarvalho »

alvaroaze escreveu:A numeração é a distância em metros do inicio da rua. então no caso acho que só o primeiro e último número da rua São necessários, não?
Para esses casos o Editor tem uma ferramenta para determinar automaticamente a numeração da via. De fato você informa apenas o primeiro número e em que ponta da via começa a numeração.



Garmin Nüvi 255w
DM Rio de Janeiro Zona Oeste
DM Nova Friburgo-RJ
DM Casimiro de Abreu-RJ
programador sênior do Tracksource.

Avatar do usuário
paulocarvalho
Mensagens: 1316
Registrado em: 25 Set 2005, 19:24
Localização: Rio de Janeiro/RJ/Brazil
Contato:

Re: EditorDeNos

#88 Mensagem por paulocarvalho »

elderluis escreveu:Ok Sérgio, muito boa explicação e diga-se de passagem veio no momento certo para que eu possa arrumar as vias que eu já coloquei numeração pois acho que boa parte delas não iria funcionar adequadamente.

Creio que não São muitos os desenvolvedores que começaram a inserir numeração nos mapas, motivo pelo qual acho essas duvidas não apareceram antes, aliás, muito importante essa explicação e até sugiro que seja integrada aos manuais do projeto e principalmente no manual do Editor de nós, caso ainda não conste lá (não me recordo agora se tem algo tão técnico e específico assim).

Muita gente que participa voluntariamente do projeto, principalmente como desenvolvedor, conhece o básico necessário para boa edição dos mapas (me incluo nessa lista) e essa parte extremamente técnica, detalhada e específica, como arquitetura de funciomanto do GPS acaba passando batido e alguns erros acabam acontecendo em função dor desconhecimento tão aprofundado assim, especialmente por quem não tem formação nessa área (eu por exemplo tenho formação na área de humanas).Manuais e explicações assim São sempre bem vindas! :wink:
Élder, acho que você pode continuar a colocar a numeração nos nós verdes sem problemas, apenas o Conversor irá ignorar, é só não esquecer dos nós vermelhos e os verdes que ficam em pontas. Eu pretendo usar todos os nós num sistema que pretendo criar para celulares e PDAs que usuário um formato aberto (provavelmente uma forma eficiente do PFM), diferente do da Garmin.



Garmin Nüvi 255w
DM Rio de Janeiro Zona Oeste
DM Nova Friburgo-RJ
DM Casimiro de Abreu-RJ
programador sênior do Tracksource.

elderluis
Mensagens: 304
Registrado em: 29 Nov 2007, 23:18
Localização: São Bernardo/SP

Re: EditorDeNos

#89 Mensagem por elderluis »

paulocarvalho escreveu:Élder, acho que você pode continuar a colocar a numeração nos nós verdes sem problemas, apenas o Conversor irá ignorar, é só não esquecer dos nós vermelhos e os verdes que ficam em pontas. Eu pretendo usar todos os nós num sistema que pretendo criar para celulares e PDAs que usuário um formato aberto (provavelmente uma forma eficiente do PFM), diferente do da Garmin.
Coincidentemente, coloquei numeração apenas em nós vermelhos, como eu disse, coloquei de 500 em 500, então as numerações foram caindo ao longo da via. Por sinal, ainda não consegui usar a ferramenta de interpolação pq não coloquei nº nas extremidades, apenas no início e ao longo da via, falta colocar no último nó para poder interpolar td. Hj ainda pretendo acertar as vias que eu já inicei a numeração para que possa começar a fazer as outras dentro dos conformes.


...Ante bellum memento mori...
Desenvolvedor do ABCD Paulista

Avatar do usuário
paulocarvalho
Mensagens: 1316
Registrado em: 25 Set 2005, 19:24
Localização: Rio de Janeiro/RJ/Brazil
Contato:

Re: EditorDeNos

#90 Mensagem por paulocarvalho »

elderluis escreveu:
paulocarvalho escreveu:Élder, acho que você pode continuar a colocar a numeração nos nós verdes sem problemas, apenas o Conversor irá ignorar, é só não esquecer dos nós vermelhos e os verdes que ficam em pontas. Eu pretendo usar todos os nós num sistema que pretendo criar para celulares e PDAs que usuário um formato aberto (provavelmente uma forma eficiente do PFM), diferente do da Garmin.
Coincidentemente, coloquei numeração apenas em nós vermelhos, como eu disse, coloquei de 500 em 500, então as numerações foram caindo ao longo da via. Por sinal, ainda não consegui usar a ferramenta de interpolação pq não coloquei nº nas extremidades, apenas no início e ao longo da via, falta colocar no último nó para poder interpolar td. Hj ainda pretendo acertar as vias que eu já inicei a numeração para que possa começar a fazer as outras dentro dos conformes.
não esqueça Também das restrições que seguem a mesma idéia. Nas restrições de 3 nós o segundo nó deve ser de roteamento e nas de 4 nós o segundo e o terceiro nós devem ser de roteamento.



Garmin Nüvi 255w
DM Rio de Janeiro Zona Oeste
DM Nova Friburgo-RJ
DM Casimiro de Abreu-RJ
programador sênior do Tracksource.

elderluis
Mensagens: 304
Registrado em: 29 Nov 2007, 23:18
Localização: São Bernardo/SP

Re: EditorDeNos

#91 Mensagem por elderluis »

paulocarvalho escreveu:não esqueça Também das restrições que seguem a mesma idéia. Nas restrições de 3 nós o segundo nó deve ser de roteamento e nas de 4 nós o segundo e o terceiro nós devem ser de roteamento.
Tive pouquíssima restrições de 4 nós até o momento, normalmente as conversões proibidas se consegue resolver com os de 3 nós...

Acho que o maior problema será na numeração msm, principalmente em saber qual método usar corretamente, metragem ou interpolação.... algumas cidades usam por default a metragem, mas outras é quase que aleatório...


...Ante bellum memento mori...
Desenvolvedor do ABCD Paulista

Avatar do usuário
paulocarvalho
Mensagens: 1316
Registrado em: 25 Set 2005, 19:24
Localização: Rio de Janeiro/RJ/Brazil
Contato:

Re: EditorDeNos

#92 Mensagem por paulocarvalho »

Senhores,

está disponível a Versão 0.4.0 do Editor o qual gera um GTI contendo informações adicionais essenciais para o Conversor. Essa Versão Também impõe as regras de estruturação do endereçamento e das restrições em conformidade com o padrão Garmin. Essas regras forçam a colocação de números de porta somente nos nós de roteamento (vermelhos) e o segundo nó e o terceiro nó das restrições de 4 nós devem ser obrigatoriamente nós de roteamento.

Peço, portanto, aos desenvolvedores que têm GTIs contrariando essas regras, que utilizem o Editor 0.3.4 para adequar o índice a essa regras. A Versão 0.4.0 pode carregar esses GTIs sem problemas, entretanto numerações e restrições que contrariam essas regras São ignoradas e serão perdidas na próxima salva com a Versão nova.



Garmin Nüvi 255w
DM Rio de Janeiro Zona Oeste
DM Nova Friburgo-RJ
DM Casimiro de Abreu-RJ
programador sênior do Tracksource.

claudiomaracaja
Mensagens: 33
Registrado em: 09 Jul 2007, 21:24

Novo conversor

#93 Mensagem por claudiomaracaja »

Pelo que entendo o gti , que por sinal ja estou usando para restricoes e numeracao sera convertido junto com o txt no novo conversor, minha pergunta: quando teremos esse novo conversor, é interessante porque durante o desenvolvimento costumo converter os mapas para o garmin utilizando os assim na pratica para verificar erros de roteamento. Obrigado.



Avatar do usuário
paulocarvalho
Mensagens: 1316
Registrado em: 25 Set 2005, 19:24
Localização: Rio de Janeiro/RJ/Brazil
Contato:

Re: Novo conversor

#94 Mensagem por paulocarvalho »

O Sérgio, desenvolvedor do Conversor, está acertando os últimos detalhes para suporte à numeração de porta. nós disponibilizamos o Editor antes para que os desenvolvedores que mantêm esses dados possam adequar seus GTIs para a nova Versão do Conversor, já que o GTI salvo pela Versão 0.4.0 contém informações essenciais para o endereçamento que as versões anteriores não tinham. você pode testar o roteamento no próprio Editor, assim você pode se certificar de que seu mapa está certo.

Editado pela Moderação
não faz sentido fazer o quote da mensagem imediatamente acima.
Isso até atrapalha a leitura.
Quote apagado.
Agradeçemos a colaboração.



Garmin Nüvi 255w
DM Rio de Janeiro Zona Oeste
DM Nova Friburgo-RJ
DM Casimiro de Abreu-RJ
programador sênior do Tracksource.

elderluis
Mensagens: 304
Registrado em: 29 Nov 2007, 23:18
Localização: São Bernardo/SP

Re: EditorDeNos

#95 Mensagem por elderluis »

Recentemente estive pesquisando sobre como é feita ou atribuida numeração às vias e cheguei à "brilhante conclusão" de que não existe um padrão definido. Mesmo nas cidades que atribuem metragem como referência, não é 100% garantido, afinal, existem bairros e regiões mais novos e mais velhos, construídos em diferentes épocas sob diferentes administrações que não necessariamente seguiram um padrão. Aliás, muito provavelmente não seguiram padrão algum.

Acho que a orientação mais adequada a ser passada aos desenvolvedores que estão colocando numeração nas vias, é utilizar o método da INTERPOLAÇÃO, talvez seja o método mais garantido de retratar a realidade.

Acho que a única via que escapa dessa minha teoria São as rodovias, essas sim seguem universalmente o padrão da metragem e pode ser, tranqüilamente, atribuida metragem a elas para se estabelecer a numeração.


...Ante bellum memento mori...
Desenvolvedor do ABCD Paulista

Avatar do usuário
paulocarvalho
Mensagens: 1316
Registrado em: 25 Set 2005, 19:24
Localização: Rio de Janeiro/RJ/Brazil
Contato:

Re: EditorDeNos

#96 Mensagem por paulocarvalho »

Lembrar que no Editor é possível digitar os números manualmente.



Garmin Nüvi 255w
DM Rio de Janeiro Zona Oeste
DM Nova Friburgo-RJ
DM Casimiro de Abreu-RJ
programador sênior do Tracksource.

Avatar do usuário
Wallace
Mensagens: 4336
Registrado em: 19 Set 2005, 17:34
Localização: São Paulo SP
Contato:

Re: EditorDeNos

#97 Mensagem por Wallace »

Como apago uma restrição ou modifico ?


Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

claudiomaracaja
Mensagens: 33
Registrado em: 09 Jul 2007, 21:24

Re: EditorDeNos

#98 Mensagem por claudiomaracaja »

Ctrl+3 ou Ctrl+4 clica na restricao e tecla delete (del).



Avatar do usuário
Wallace
Mensagens: 4336
Registrado em: 19 Set 2005, 17:34
Localização: São Paulo SP
Contato:

Re: EditorDeNos

#99 Mensagem por Wallace »

Nada feito aqui, não funcionou na 4.0


Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

elderluis
Mensagens: 304
Registrado em: 29 Nov 2007, 23:18
Localização: São Bernardo/SP

Re: EditorDeNos

#100 Mensagem por elderluis »

Aqui funcionou normalmente... tente a opção de restrição de 4 nós (Ctrl 4) e selecione a restrição a ser deletada. Aqui funfou normal com a Versão 4.0! 8)


...Ante bellum memento mori...
Desenvolvedor do ABCD Paulista

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “TrackSource Geral”