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Minervino escreveu:Tem muitos estrangeiros, ... mas para falar a verdade eu tambem comprei um MIO C520 (ainda não chegou) para não ficar dependendo da boa vontade da TomTom no Brasil.
...
Minervino,
Estou muito querendo saber de alguma comparação entre o mapa da TomTom e o pro Mio. Tenho um one XL e estou prestes a vender pelo mercado livre e testar esse C520 . Em algumas ruas perto da paulista o meu One XL simplesmente fica louco SEMPRE que estou por lá. E estive Também esses dias pelo Butantã na USP querendo pegar a castelo branco para sair de SP e tive muita dor de cabeça com esse TomTom One XL.
Pablues, pelo que entendo o Mio roda com os mapas da Quatro-Rodas, que acredito serem superiores aos da TomTom por enquanto, pois estão no mercado a mais tempo. não tive oportunidade de receber o meu Mio ainda, e foi uma compra de ocasião aproveitando que estava com um bom desconto e tinha o recurso TTS que eu acho muito legal. Como penso em usa-lo no exterior tambem, não me dei muito ao trabalho de pesquisar disponibilidade dos mapas brasileiros para o Mio, espero que existam mapas avulsos a venda - de preferencia legitimos pois ai fica mais facil de atualizar. Tambem estou muito curioso quanto ao desempenho dele e espero ver alguns comparativos por aqui.
pablues escreveu:
Minervino,
Estou muito querendo saber de alguma comparação entre o mapa da TomTom e o pro Mio. Tenho um one XL e estou prestes a vender pelo mercado livre e testar esse C520 . Em algumas ruas perto da paulista o meu One XL simplesmente fica louco SEMPRE que estou por lá. E estive Também esses dias pelo Butantã na USP querendo pegar a castelo branco para sair de SP e tive muita dor de cabeça com esse TomTom One XL.
Editado pela Moderação
não faz sentido fazer o quote da mensagem imediatamente acima.
Isso até atrapalha a leitura.
Quote apagado.
Agradeçemos a colaboração.
Comprei um TomTom ONE e assino em baixo de quase tudo que o Godoy diz. O único detalhe com relação ao MapShare é que esse mecanismo vai funcionar melhor quando houver mais gente usando os navegadores da TomTom. Por enquanto, como o aparelho é muito caro, o número de usuários deve permanecer pequeno.
Mas Godoy, quando se passa uma alteração para a TomTom como isso é feito? você poderia explicar melhor esse processo, ou seja, como você "marca" a alteração no aparelho, que tipo de alterações São possÃÂveis(alteração da rua, nome da rua, número da rua, posição da rua nas coordenadas) e se for por exemplo uma nova rua, como informar isso àTomTom? Estou perguntando isso pois fiquei preocupado com um comentário que li de ruas que não "batiam" com o mapa, deixando o equipamento perdido, portanto gostaria de saber como nós (ou melhor, vocês pois ainda não tenho o equipamento) podemos corrigir isso?
Quando comecei a procurar um equipamento, dei muita importancia ao hardware mas agora estou vendo que a base de dados é tanto quanto ou mais importante que ele.
Estou começando a tentar entender o projeto Tracksource para uma melhor analise de todo esse universo que é a navegação veicular rodoviário por GPS. Pelo que tenho lido a respeito, (mas estou só começando) a vantagem é que as informações passadas aos desenvolvedores é muito precisa e a atualização Também é muito rápida.
Gostaria então de traçar esse paralelo entre as duas tecnologias, se é que isso é possÃÂvel, e para isso gostaria de entender melhor esse processo de atualização.
O panorâma atual aque cheguei até agora é o seguinte.
O hardware Garmin é mais caro e possue mais modelos disponíveis, o TomTom é mais barato, tem mais recursos mas devido a o preço tem qualidade inferior.
O software de navegação da Garmin apresenta muita variação de recurso em função do modelo e a TomTom é mais constante em relação aos recursos e no meu entender parace mais amigável.
A base de dados de mapas do Garmin, City Navigator Brazil é muito limitada ao eixo São Paulo, Rio e Minas mas existe a opção fantástica de optar pelo Projeto Tracksource e a TomTom tem muitas cidades espalhadas pelo Brasil mas com muitos erros.
Mais uma vez lembrando que essa é uma opinião de quem está olhando de fora e não tem equipamento mas o intuito é pesquisar para fazer a melhor escolha dentro das minhas necessidades.
O processo é bem simples. O aparelho tem um menu chamado "Correções no Mapa." você tem várias opções, como bloquear/desbloquear rua, inverter direção de tráfego, editar nome de rua, etc. Para cada opção você precisa preencher alguns detalhes, como endereço ou posição no mapa.
O aparelho salva as informações. Quando você o sincroniza com o programa Tom Tom HOME no seu PC ele faz o upload automático desses dados, e faz o download das correções verificadas pela Tom Tom.
jmtcosta escreveu:Comprei um TomTom ONE e assino em baixo de quase tudo que o Godoy diz. O único detalhe com relação ao MapShare é que esse mecanismo vai funcionar melhor quando houver mais gente usando os navegadores da TomTom. Por enquanto, como o aparelho é muito caro, o número de usuários deve permanecer pequeno.
você tem toda a razão, por isso mesmo não entendo qual o intúito do representante da TomTom de não vender o mapa do Brasil, já que ter um map confiável é um questão crucial para eles. Se não tiver uma base de usuários de mapa maior, não consiguirão vender mais aparelhos novos pois os mapas continuarão ruins.
Isso é pensamento de gente atrasada, que não consegue enxergar as oportunidades as reais dimensões do mercado.
PS: não vou nem assinar, se não o moderador pode editar minha mensagem porque ela já vem assinada, e assinar duas vezes pode atrapalhar a leitura...
você tem toda a razão, por isso mesmo não entendo qual o intúito do representante da TomTom de não vender o mapa do Brasil, já que ter um map confiável é um questão crucial para eles. Se não tiver uma base de usuários de mapa maior, não consiguirão vender mais aparelhos novos pois os mapas continuarão ruins.
Na verdade eles deviam é dar alguma vantagem financeira para os "early adopters", pois o que estamos fazendo é uma espécie de teste beta dos mapas.
jmtcosta escreveu:O processo é bem simples. O aparelho tem um menu chamado "Correções no Mapa." você tem várias opções, como bloquear/desbloquear rua, inverter direção de tráfego, editar nome de rua, etc. Para cada opção você precisa preencher alguns detalhes, como endereço ou posição no mapa.
O aparelho salva as informações. Quando você o sincroniza com o programa Tom Tom HOME no seu PC ele faz o upload automático desses dados, e faz o download das correções verificadas pela Tom Tom.
Agora compreendi melhor...
Quer dizer que se achar uma rua que não se encontra no mapa, digamos uma rua em "s", basta ir percorrendo essa rua e gravando suas coordenadas e posteriormente incluir nome e numeração dessa rua? Acredito que ela não se tornará ativa no momento da inclusão, só ocorrendo isso Após confirmação e atualização pela TomTom, é isso mesmo?
Sempre achei que o pessoal da TomTom lia esse forum mas nunca tinha a confirmação disso, no entanto "fussando" pelo forum descobri este tópico que possue o comentário de uma promotora da empresa.
GJCC escreveu:
Agora compreendi melhor...
Quer dizer que se achar uma rua que não se encontra no mapa, digamos uma rua em "s", basta ir percorrendo essa rua e gravando suas coordenadas e posteriormente incluir nome e numeração dessa rua? Acredito que ela não se tornará ativa no momento da inclusão, só ocorrendo isso Após confirmação e atualização pela TomTom, é isso mesmo?
Acho que é mais ou menos isso. Eu não tentei ainda incluir uma rua inteira, mas já mandei correções referentes a rua bloqueada, endereço inexistente, etc. Nesses casos as coordenadas servem mais como ÃÂndice do ponto onde está o erro do mapa, e não como descrição do trecho. Deu para entender a distinção?
Também tem a questão dos POIs, que São muito fracos. Eu estou nos Jardins, em SP, e a lista que eles mandaram
inclui restaurantes que fecharam 2-3 anos atrás. É fácil corrigir ou apagar esses, mas tb tem muitos POIs do tipo "Lanchonete Xisbom Ltda." Que raios é isso Para que serve essa referência, que não me diz nada
Quer dizer que se achar uma rua que não se encontra no mapa, digamos uma rua em "s", basta ir percorrendo essa rua e gravando suas coordenadas e posteriormente incluir nome e numeração dessa rua
lá no orkut tem o link para o tutorial (que vem com arquivos necessários para crackear o mapa) e o mapa, o cara postou mapa do mundo todo, fiz o que manda no tutorial para o Brasil e deu certo =D