MAPAS DO TOMTOM NO BRASIL

Mensagem
Autor
pablues
Mensagens: 5
Registrado em: 03 Mar 2008, 15:31

Re: MAPAS DO TOMTOM NO BRASIL

#221 Mensagem por pablues »

Minervino escreveu:Tem muitos estrangeiros, ... mas para falar a verdade eu tambem comprei um MIO C520 (ainda não chegou) para não ficar dependendo da boa vontade da TomTom no Brasil.
...
Minervino,

Estou muito querendo saber de alguma comparação entre o mapa da TomTom e o pro Mio. Tenho um one XL e estou prestes a vender pelo mercado livre e testar esse C520 . Em algumas ruas perto da paulista o meu One XL simplesmente fica louco SEMPRE que estou por lá. E estive Também esses dias pelo Butantã na USP querendo pegar a castelo branco para sair de SP e tive muita dor de cabeça com esse TomTom One XL.



Avatar do usuário
Minervino
Mensagens: 39
Registrado em: 11 Dez 2007, 11:20

Re: MAPAS DO TOMTOM NO BRASIL

#222 Mensagem por Minervino »

Pablues, pelo que entendo o Mio roda com os mapas da Quatro-Rodas, que acredito serem superiores aos da TomTom por enquanto, pois estão no mercado a mais tempo. não tive oportunidade de receber o meu Mio ainda, e foi uma compra de ocasião aproveitando que estava com um bom desconto e tinha o recurso TTS que eu acho muito legal. Como penso em usa-lo no exterior tambem, não me dei muito ao trabalho de pesquisar disponibilidade dos mapas brasileiros para o Mio, espero que existam mapas avulsos a venda - de preferencia legitimos pois ai fica mais facil de atualizar. Tambem estou muito curioso quanto ao desempenho dele e espero ver alguns comparativos por aqui.

Eu gosto do meu TomTom, porém num trajeto longo em São Paulo, por exemplo, ele sempre escolhe uns trechos meio esquisitos, muitas vezes passando pela região central da cidade - mesmo que eu tenha solicitado o percurso mais rapido. Em alguns lugares ele tambem fica meio confuso, mas acaba recalculando a rota correta na maioria das vezes. Quanto a finalização do percurso - geralmente a parte mais dificil p/ quem não conhece bem a cidade - eu tenho ficado muito satisfeito com o desenpenho do TomTom, pois tem me levado a encontrar lugares que São verdadeiros "agulha no palheiro".

No caderno de informatica do jornal Estadão (é o caderno chamado "Link") de ontem, estava anunciado na capa um comparativo entre 6 modelos de GPS, mas parece que teve uma bobeada de ultima hora e a matéria não foi publicada nas paginas 3, 4 e 5 conforme anunciado. Veu ver se no site deles tem alguma coisa, mas espero que na próxima semana eles publiquem a matéria - e creio que o Mio e o TomTom devem fazer parte.


TomTom One XL - TomTom Go 930T - TomTom Via 1605TM - Nextar 4.3LT - Garmin 765T

Avatar do usuário
Minervino
Mensagens: 39
Registrado em: 11 Dez 2007, 11:20

Re: MAPAS DO TOMTOM NO BRASIL

#223 Mensagem por Minervino »

pablues escreveu: Minervino,
Estou muito querendo saber de alguma comparação entre o mapa da TomTom e o pro Mio. Tenho um one XL e estou prestes a vender pelo mercado livre e testar esse C520 . Em algumas ruas perto da paulista o meu One XL simplesmente fica louco SEMPRE que estou por lá. E estive Também esses dias pelo Butantã na USP querendo pegar a castelo branco para sair de SP e tive muita dor de cabeça com esse TomTom One XL.
não é um comparativo, mas ajuda:
- TomTom: http://www.meiobit.com/anaacutelise-gps-tomtom-one
- Mio C310x: http://meiobit.com/lise/lise-gps-mio-c310x


TomTom One XL - TomTom Go 930T - TomTom Via 1605TM - Nextar 4.3LT - Garmin 765T

pablues
Mensagens: 5
Registrado em: 03 Mar 2008, 15:31

Re: MAPAS DO TOMTOM NO BRASIL

#224 Mensagem por pablues »

Quanto ao GPS da Garmin, alguém chegou a testar aqui e comparou com mapa do Brasil da tomtom ? E o da Airis? Esses comparativos que vi pela internet São jornalistas comparando os aparelhos, São muito ruins mesmo. Por isso pergunto aqui no fórum onde tem pessoas que entendem de verdade sobre GPS.

Acho que não vou vender o meu TomTom One XL pois acho que cedo ele vai se tornar o melhor por aqui. Mas alguém concorda com isso?

Obrigado



godoy
Mensagens: 58
Registrado em: 03 Jan 2008, 15:58

Re: MAPAS DO TOMTOM NO BRASIL

#225 Mensagem por godoy »

Pode crer, a julgar pelas atualizações recebidas via MapShare nos últimos dias as coisas já estão melhorando.. até segunda-feira eu tinha 33 atualizações, na terça-feira estava com 64 atualizações, e ontem (quinta-feira) atingimos 90 atualizações, e hoje 96 atualizações. Com certeza foi a semana com mais atualizações até agora...
É claro que o Mapa da TomTom ainda está cheio de erros, mas numa cidade como São Paulo, onde há mudança de ruas toda a semana, não acredito que se possa ficar definitivamente isento de erros.
Espero que a coisa continue assim, e logo os mapas estarão mais precisos que os da Garmim (como acontece nos EUA, onde uma reportagem mostrou que o MapShare funciona, e 24hs depois da queda de uma monte em Mineapolis, os usuários do TomTom já tinha esta informação atualizada, diferentemente dos demais usuários de GPS).
Por enquanto a tecnologia MapShare não tem similar entre os demais GPS. Além disso os mapas da Garmin (os originais Street Navigator) São tão ou mais limitados que os da TomTom. O grande diferencial da Garmin é o formato aberto que permitiu essa imensa força de trabalho na criação de mapas por pessoas comuns. O que é muito bom, mas é lógico, Também tem inconvenientes...
já usei o software que vem no Airis (tanto no velho como no novo). O route66 é bastante similar ao TomTom navigator, mas perde em funcionalidades extras (caminhos alternativos, etc...), e a cobertura Também deixa muito a desejar (só cobre as capitais do sudeste). já o novo IGo MyWay, é igual a Versão nova do Guia Quatro Rodas (que antes usava o Destinator, pesado e ruim). Na minha opinião o IGo MyWay é muito bom, em diversos aspectos melhor que o TomTom Navigator, (tem categorias de restaurantes separadas por tipo de comida por exemplo), tem opção de caminho mais econômico, etc... Mas não tem MapShare, por exemplo. Usei o mapa Versão 2007.Q2, e funcionava bem, talvez a Versão da quatro rodas seja melhor ainda.
Por questão de gosto pessoal ainda prefiro o TomTom...

Abraços,

Godoy.

Editado pela Moderação
não faz sentido fazer o quote da mensagem imediatamente acima.
Isso até atrapalha a leitura.
Quote apagado.
Agradeçemos a colaboração.



jmtcosta
Mensagens: 70
Registrado em: 25 Fev 2008, 11:03

Re: MAPAS DO TOMTOM NO BRASIL

#226 Mensagem por jmtcosta »

Comprei um TomTom ONE e assino em baixo de quase tudo que o Godoy diz. O único detalhe com relação ao MapShare é que esse mecanismo vai funcionar melhor quando houver mais gente usando os navegadores da TomTom. Por enquanto, como o aparelho é muito caro, o número de usuários deve permanecer pequeno.



GJCC
Mensagens: 94
Registrado em: 12 Jan 2008, 10:56

Re: MAPAS DO TOMTOM NO BRASIL

#227 Mensagem por GJCC »

Mas Godoy, quando se passa uma alteração para a TomTom como isso é feito? você poderia explicar melhor esse processo, ou seja, como você "marca" a alteração no aparelho, que tipo de alterações São possíveis(alteração da rua, nome da rua, número da rua, posição da rua nas coordenadas) e se for por exemplo uma nova rua, como informar isso à TomTom? Estou perguntando isso pois fiquei preocupado com um comentário que li de ruas que não "batiam" com o mapa, deixando o equipamento perdido, portanto gostaria de saber como nós (ou melhor, vocês pois ainda não tenho o equipamento) podemos corrigir isso?
Quando comecei a procurar um equipamento, dei muita importancia ao hardware mas agora estou vendo que a base de dados é tanto quanto ou mais importante que ele.
Estou começando a tentar entender o projeto Tracksource para uma melhor analise de todo esse universo que é a navegação veicular rodoviário por GPS. Pelo que tenho lido a respeito, (mas estou só começando) a vantagem é que as informações passadas aos desenvolvedores é muito precisa e a atualização Também é muito rápida.
Gostaria então de traçar esse paralelo entre as duas tecnologias, se é que isso é possível, e para isso gostaria de entender melhor esse processo de atualização.

O panorâma atual aque cheguei até agora é o seguinte.
O hardware Garmin é mais caro e possue mais modelos disponíveis, o TomTom é mais barato, tem mais recursos mas devido a o preço tem qualidade inferior.
O software de navegação da Garmin apresenta muita variação de recurso em função do modelo e a TomTom é mais constante em relação aos recursos e no meu entender parace mais amigável.
A base de dados de mapas do Garmin, City Navigator Brazil é muito limitada ao eixo São Paulo, Rio e Minas mas existe a opção fantástica de optar pelo Projeto Tracksource e a TomTom tem muitas cidades espalhadas pelo Brasil mas com muitos erros.
Mais uma vez lembrando que essa é uma opinião de quem está olhando de fora e não tem equipamento mas o intuito é pesquisar para fazer a melhor escolha dentro das minhas necessidades.

abração a todos que estão neste tópico,

GJCC


Abraços,
Geraldo Calmon
Nuvi 760

jmtcosta
Mensagens: 70
Registrado em: 25 Fev 2008, 11:03

Re: MAPAS DO TOMTOM NO BRASIL

#228 Mensagem por jmtcosta »

O processo é bem simples. O aparelho tem um menu chamado "Correções no Mapa." você tem várias opções, como bloquear/desbloquear rua, inverter direção de tráfego, editar nome de rua, etc. Para cada opção você precisa preencher alguns detalhes, como endereço ou posição no mapa.
O aparelho salva as informações. Quando você o sincroniza com o programa Tom Tom HOME no seu PC ele faz o upload automático desses dados, e faz o download das correções verificadas pela Tom Tom.



godoy
Mensagens: 58
Registrado em: 03 Jan 2008, 15:58

Re: MAPAS DO TOMTOM NO BRASIL

#229 Mensagem por godoy »

jmtcosta escreveu:Comprei um TomTom ONE e assino em baixo de quase tudo que o Godoy diz. O único detalhe com relação ao MapShare é que esse mecanismo vai funcionar melhor quando houver mais gente usando os navegadores da TomTom. Por enquanto, como o aparelho é muito caro, o número de usuários deve permanecer pequeno.
você tem toda a razão, por isso mesmo não entendo qual o intúito do representante da TomTom de não vender o mapa do Brasil, já que ter um map confiável é um questão crucial para eles. Se não tiver uma base de usuários de mapa maior, não consiguirão vender mais aparelhos novos pois os mapas continuarão ruins.
Isso é pensamento de gente atrasada, que não consegue enxergar as oportunidades as reais dimensões do mercado.

PS: não vou nem assinar, se não o moderador pode editar minha mensagem porque ela já vem assinada, e assinar duas vezes pode atrapalhar a leitura... :lol: :lol: :lol:



jmtcosta
Mensagens: 70
Registrado em: 25 Fev 2008, 11:03

Re: MAPAS DO TOMTOM NO BRASIL

#230 Mensagem por jmtcosta »

você tem toda a razão, por isso mesmo não entendo qual o intúito do representante da TomTom de não vender o mapa do Brasil, já que ter um map confiável é um questão crucial para eles. Se não tiver uma base de usuários de mapa maior, não consiguirão vender mais aparelhos novos pois os mapas continuarão ruins.
Na verdade eles deviam é dar alguma vantagem financeira para os "early adopters", pois o que estamos fazendo é uma espécie de teste beta dos mapas. :?



mbgregol
Mensagens: 2
Registrado em: 14 Mar 2008, 11:04

Re: MAPAS DO TOMTOM e Review

#231 Mensagem por mbgregol »

Senhores.

Dei uma navegada e encontrei esta matéria sobre o Tomtom ONE XL, fala sobre mapas e tudo mais. Creio que seja um bom material para analise.

http://www.gpsmagazine.com/2007/06/tomt ... php?page=1

Bom proveito.

Márcio



GJCC
Mensagens: 94
Registrado em: 12 Jan 2008, 10:56

Re: MAPAS DO TOMTOM NO BRASIL

#232 Mensagem por GJCC »

jmtcosta escreveu:O processo é bem simples. O aparelho tem um menu chamado "Correções no Mapa." você tem várias opções, como bloquear/desbloquear rua, inverter direção de tráfego, editar nome de rua, etc. Para cada opção você precisa preencher alguns detalhes, como endereço ou posição no mapa.
O aparelho salva as informações. Quando você o sincroniza com o programa Tom Tom HOME no seu PC ele faz o upload automático desses dados, e faz o download das correções verificadas pela Tom Tom.

Agora compreendi melhor...
Quer dizer que se achar uma rua que não se encontra no mapa, digamos uma rua em "s", basta ir percorrendo essa rua e gravando suas coordenadas e posteriormente incluir nome e numeração dessa rua? Acredito que ela não se tornará ativa no momento da inclusão, só ocorrendo isso Após confirmação e atualização pela TomTom, é isso mesmo?

Sempre achei que o pessoal da TomTom lia esse forum mas nunca tinha a confirmação disso, no entanto "fussando" pelo forum descobri este tópico que possue o comentário de uma promotora da empresa.

http://www.portalgps.com.br/forum/viewt ... =14&t=2797

abração a todos...


Abraços,
Geraldo Calmon
Nuvi 760

jmtcosta
Mensagens: 70
Registrado em: 25 Fev 2008, 11:03

Re: MAPAS DO TOMTOM NO BRASIL

#233 Mensagem por jmtcosta »

GJCC escreveu: Agora compreendi melhor...
Quer dizer que se achar uma rua que não se encontra no mapa, digamos uma rua em "s", basta ir percorrendo essa rua e gravando suas coordenadas e posteriormente incluir nome e numeração dessa rua? Acredito que ela não se tornará ativa no momento da inclusão, só ocorrendo isso Após confirmação e atualização pela TomTom, é isso mesmo?
Acho que é mais ou menos isso. Eu não tentei ainda incluir uma rua inteira, mas já mandei correções referentes a rua bloqueada, endereço inexistente, etc. Nesses casos as coordenadas servem mais como índice do ponto onde está o erro do mapa, e não como descrição do trecho. Deu para entender a distinção?

Também tem a questão dos POIs, que São muito fracos. Eu estou nos Jardins, em SP, e a lista que eles mandaram

http://www.tomtom.com.br/support/index.php?FID=br004

inclui restaurantes que fecharam 2-3 anos atrás. É fácil corrigir ou apagar esses, mas tb tem muitos POIs do tipo "Lanchonete Xisbom Ltda." Que raios é isso :?: :?: Para que serve essa referência, que não me diz nada :?: :?:

Abs.,

João



godoy
Mensagens: 58
Registrado em: 03 Jan 2008, 15:58

Re: MAPAS DO TOMTOM NO BRASIL

#234 Mensagem por godoy »

Quer dizer que se achar uma rua que não se encontra no mapa, digamos uma rua em "s", basta ir percorrendo essa rua e gravando suas coordenadas e posteriormente incluir nome e numeração dessa rua
não é tão simples assim. O método de inclusão de rua só permite fazer um traçado reto ligado duas ruas já existentes. Acredito que seria bem mais lógico se você conseguisse gravar as coordenadas assim como você sugeriu, mas no momento não é assim que funciona...



3lagoas
Mensagens: 3
Registrado em: 09 Mar 2008, 00:26

Re: MAPAS DO TOMTOM NO BRASIL

#235 Mensagem por 3lagoas »

Tem um cara fornecendo mapas do Brasil para Tomtom no Orkut
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm= ... 59&start=1



davidpg
Mensagens: 13
Registrado em: 03 Jan 2008, 22:27

Re: MAPAS DO TOMTOM NO BRASIL

#236 Mensagem por davidpg »

Nesse link do orkut tem o mapa.

Segundo o pessoal, funcionou.

Sergio, se puder verifique e faça o tutorial pra galera.


Valeu
Editado pela última vez por davidpg em 15 Mar 2008, 16:31, em um total de 1 vez.



Avatar do usuário
rodrigodemarque
Mensagens: 342
Registrado em: 12 Ago 2007, 13:52
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Re: MAPAS DO TOMTOM NO BRASIL

#237 Mensagem por rodrigodemarque »

Abaixo, coloquei a visualização do conteúdo do arquivo do post anterior:
tomtom.JPG
8)
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.


Imagem
Imagem
Imagem
60CSx

araralouco
Mensagens: 1
Registrado em: 15 Mar 2008, 21:20

Re: MAPAS DO TOMTOM NO BRASIL

#238 Mensagem por araralouco »

o mapa esta aqui
rapidshare.com/files/99630131/Tomtom_Mapa_do_Brasil_710_1628.zip

o procedimento aqui
rapidshare.com/files/99630131/Tomtom_Mapa_do_Brasil_710_1628.zip



jglerner
Mensagens: 27
Registrado em: 20 Fev 2007, 17:17

Re: MAPAS DO TOMTOM NO BRASIL

#239 Mensagem por jglerner »

É impressão minha ou os dois links que você passou acima São o mesmo?

Parece que as instruções de instalação estão faltando.

:?:



masvv
Mensagens: 4
Registrado em: 14 Mar 2008, 22:48

Re: MAPAS DO TOMTOM NO BRASIL

#240 Mensagem por masvv »

lá no orkut tem o link para o tutorial (que vem com arquivos necessários para crackear o mapa) e o mapa, o cara postou mapa do mundo todo, fiz o que manda no tutorial para o Brasil e deu certo =D



Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Mapas”