Nova função de tracklog descoberta nos Nuvis

Mensagem
Autor
The_Legend
Mensagens: 4
Registrado em: 21 Set 2010, 18:08

Re: Nova função de tracklog descoberta nos Nuvis

#181 Mensagem por The_Legend »

villas escreveu:
The_Legend escreveu:
The_Legend escreveu:Alguém sabe dizer se os 255w ainda estão com esse problema de não gravar o tracklog? Estou para comprar um GPS novo, na Amazon a diferença entre ele e o 265wt é de uns U$ 22. O bluetooth para mim não é essencial, e o FM traffic não funciona mesmo aqui no Brasil, então se o problema dos 255w tiver sido resolvido (os novos estarem vindo com outro part number, sei lá), fico com ele mesmo.
Ninguém sabe me responder não? :(
Se puder escolher outro, escolha pois eu fui sorteado e o meu grava mas não de 1 em 1 segundo, então nas curvas e se passr de 40km por hora fica complicado.

O problema é que uma série não grava de 1 em 1 segundo e isso é mportante. Comprando pela amazon você não vai ter acesso a isto.
Com o 265wt estarei seguro, então?

Me tirem outra dúvida, com esse tracklog, é possível fazer medição de áreas no próprio GPS? Em caso negativo, existe algum software (gratuito) que faça esse cálculo?



mabroglia
Mensagens: 396
Registrado em: 19 Jan 2006, 08:10

Re: Nova função de tracklog descoberta nos Nuvis

#182 Mensagem por mabroglia »

Sei que não é assunto da discussão mas quanto a precisão das trilhas para confecção dos mapas, tém uma solução que é tirar a trilha média através dessa ferramenta:

http://sites.google.com/site/marcelonery/trackaverage

Abraços


Marco Aurélio Broglia
Nüvi 255W, Nokia E72 + Garmin MobileXT + Loadstone
Desenvolvedor Municipal Tracksource:
SP-São Paulo-Zona Leste
SP-Itanhaém/Hortolândia/Olímpia

Avatar do usuário
villas
Mensagens: 38
Registrado em: 13 Abr 2010, 08:31
Localização: Valinhos

Re: Nova função de tracklog descoberta nos Nuvis

#183 Mensagem por villas »

Resumindo para os nuvi 255W:

Existem 3 comportamentos de aparelhos diferentes para este modêlo:

1) Grava o arquivo gps.bin na pasta Logs de 1 em 1 segundo.
2) Grava o arquivo gps.bin na pasta Debug de 1 em 1 segundo.
3) Não grava o arquivo gps.bin de jeito nenhum.

No caso 3 (que infelizmente é o meu):

- Não adiantou criar a pasta Deug
- A função está presente para ser habilitada porém só o botão Start e no mapa o Stop.
- Os tracks são gravados em intervalos aleatórios, ou seja, se não for de bike ou a pé, sai uma porcaria nas curvas.
- A solução é pegar um arquivo de nome Current.gpx que vai ter o que gravou, bem como os recentes roteamentos (tudo junto no mesmo arquivo porém datado e com cores diferentes)

Fico pensando se a diferença é no hardware ou seria o software instalado ....

É isso ai people.


Eduardo
villasweb.com
DM TRC SP >Valinhos/Vinhedo/Louveira/Itupeva/Sumaré/Nova Odessa/Santa Barbara D'Oeste/Americana/Itatiba/Campinas<
Valinhos SP - [-22.973283,-43.191093]

Guilherme_CGM
Mensagens: 3
Registrado em: 20 Out 2010, 19:29

Re: Nova função de tracklog descoberta nos Nuvis

#184 Mensagem por Guilherme_CGM »

Boa tarde, sou novato no assunto de GPS, utilizo um Nuvi 760, eu conssegui transformar o GPS.BIN em .GPX, mas e como eu posso fazer para enviar este trajeto de volta para o dipositivo GPS e consseguir visualizar a linhazinha azul de marcação do trajeto, pois o normal é que a marcação da linha azul vai sendo apagada quando passa dos 10.000 pontos, mas eu gostaria de passar um trajeto para um colega que tenha o mesmo nuvi 760, mas eu agri o GPX no MapSource e enviei e nao aparece a marcação no GPS !



Avatar do usuário
villas
Mensagens: 38
Registrado em: 13 Abr 2010, 08:31
Localização: Valinhos

Re: Nova função de tracklog descoberta nos Nuvis

#185 Mensagem por villas »

Da moderação:
Favor não citar a mensagem imediatamente acima, pois atrapalha a leitura e o mecanismo de busca do site


Acho que tem uma pequena confusão ai Guilherme. Só converta o gps.bin pra .gpx para usá-lo no GTM Trackmaker. Se não vai traçar mapas, é só "baixar" a track coletada para o seu PC via Mapsource, gravá-la e enviar para o seu amigo. Ele vai abrir com o mesmo MapSource e mandar para o Nuvi dele. Sacou?

Não precisa converter nada nem buscar o .bin


Eduardo
villasweb.com
DM TRC SP >Valinhos/Vinhedo/Louveira/Itupeva/Sumaré/Nova Odessa/Santa Barbara D'Oeste/Americana/Itatiba/Campinas<
Valinhos SP - [-22.973283,-43.191093]

Julio Caesar
Mensagens: 2
Registrado em: 28 Set 2010, 16:09

Re: Nova função de tracklog descoberta nos Nuvis

#186 Mensagem por Julio Caesar »

Só para complementar o tópico, para quem tem interesse em contribuir com novos POIs e novas rotas, vale a pena assistir a esta vídeo-aula:
www.youtube.com/watch?v=HKhLL1pQaJ4



gilton88
Mensagens: 14
Registrado em: 14 Out 2010, 21:54

Re: Nova função de tracklog descoberta nos Nuvis

#187 Mensagem por gilton88 »

bechuetijunior escreveu:Pessoal, este é meu primeiro GPS. Um Nuvi 750. Posso aplicar o passo-a-passo descrito no início do forum nele? Pelo que entendi (sou leigo) converto, e após abro através do Mapsource e envio de volta para o GPS. É isso. Ou tem outra maneira de carregar no GPS uma trilha gravada com o procedimento acima?

Pode sim, também tenho um Nüvi 750 e com ele funcionou perfeitamente.



elicezar
Mensagens: 27
Registrado em: 24 Jan 2010, 22:25

Re: Nova função de tracklog descoberta nos Nuvis

#188 Mensagem por elicezar »

Pessoal, parece que os gps da serie 1xxx tambem tem essa função de gravar os tracks.
essa informação pode ser vista neste link.:
http://www.gpspassion.com/forumsen/topi ... ichpage=48

as instruções sao:
1. Na tela do mapa, clique na Velocidade
2. Abrirá o "Computador de Bordo", com um velocimetro grande, aperte e mantenha precionado o centro deste Velocimetro.
3. Aparecerá o "Diagnostic Logging"
4. Selecione o "Diagnostic Logging"
5. Ne tela "Engineering Mode: Logging Control" selecione "Start Recording"
6. Pronto já esta gravando, o Botão "Stop" irá aparecer no alto do mapa.

o arquivo de log gravado vai para a pasta oculta .System


Gostaria que alguem que possui gps desta serie, e em especial o 1300 que confirmasse esta informação, pois semana que vem vou comprar um gps e ate agora ja estava convencido de pegar um 265wt por causa desta função. Uma vez confirmando isto no 1300, vou optar pelo 1300.

Ficaria muito grato caso alguem confirme isto.



Avatar do usuário
valmirjp
Mensagens: 15
Registrado em: 08 Mar 2010, 11:00

Re: Nova função de tracklog descoberta nos Nuvis

#189 Mensagem por valmirjp »

Boa noite Elicezar,

Tenho um 1300 e realmente tem esta função, grava na pasta .System\Logs\gpx ou na pasta .System\Logs\bin de acordo com a extensão de arquivo que vc configurar. Recentemente passei pelas ruas de Curumim (capão da Canoa) RS com a função ativa e gravou direitinho.

sds


Valmir Paniz - Caxias do Sul - RS
Nuvi 1300 - 4.30 -sw 5.80 - Mapas TRC RS/SC

MACBH
Mensagens: 4
Registrado em: 17 Dez 2009, 13:54
Localização: bh-mg
Contato:

Re: Nova função de tracklog descoberta nos Nuvis

#190 Mensagem por MACBH »

nqnnospam escreveu:Testado somente nos modelos nuvi 2x5, 2x5w, 550, 750, 755, 765T, 1490

Retirado do GPSPassion.

Bom, todos já sabem que muitos modelos da linha Nuvi possuem uma função que permite registrar o caminho percorrido (triplog ou registro de viagem). Essa função é afetada pelo "Lock On Road" no modo de navegação, fazendo com que o registro fique sempre sobre a via do mapa mais próxima da posição atual. Também não como mudar a frequência com que pontos são adicionados ao registro. Tudo isso faz com que o triplog desses modelos Nuvi não se adequem à confecção de mapas.

Contudo isso agora mudou, porque um usuário do fórum GPSPassion (veja a mensagem original no link do começo da mensagem) descobriu uma função escondida em vários modelos da linha Nuvi. Nessa nova função descoberta, a frequência de registro é de um ponto por segundo, e o Lock On Road não afeta o registro, permitindo o uso do mesmo com o modo de navegação ativado.

O mais interessante é que não se faz necessária nenhuma modificação de firmware para acessar a função.

Ela é acessada através da página da função "Where I am" (acho que em Português se chama "Onde estou"), logo só funciona nos modelos que têm essa função (nuvi 2x5, 2x5w, 550, 760, 755).

1- Procedimento nuvis 2x5, 2x5w, 550, 760, 755, 765T:

Com o GPS em Inglês

Entrar no "Where I am" e clicar em (seguindo a sequência abaixo):

1- Na palavra "Nearest" em "Nearest Intersection"
2- Na palavra "Nearest" em "Nearest Address"
3- Na palavra "Address" em "Nearest Address"
4- Na palavra "Intersection" em "Nearest Intersection"



Com o GPS em Português

Entrar na "Onde Estou" e clicar em (seguindo a sequência abaixo):

1- Na palavra "Cruz." em "Cruz. mais próximo"
2- Na palavra "End." em "End. mais próximo"
3- Na palavra "próximo" em "End. mais próximo"
4- Na palavra "próximo" em "Cruz. mais próximo"

testei no meu nuvi205 e funcionou perfeitamente, porém após atualizar o software a função tem sua ordem invertida.... ou seja a sequência acima passa a ser 4-3-2-1 após atualizar o software com o webupdater da própria garmin.



elicezar
Mensagens: 27
Registrado em: 24 Jan 2010, 22:25

Re: Nova função de tracklog descoberta nos Nuvis

#191 Mensagem por elicezar »

valmirjp escreveu:Boa noite Elicezar,

Tenho um 1300 e realmente tem esta função, grava na pasta .System\Logs\gpx ou na pasta .System\Logs\bin de acordo com a extensão de arquivo que vc configurar. Recentemente passei pelas ruas de Curumim (capão da Canoa) RS com a função ativa e gravou direitinho.

sds
Adquiri semana passada o 1300 e estou muito contente!

Grato pela confirmação de que era possível gravar os tracks. ;D

Gostei muito tambem de um arquivo current.gpx que grava por tudo onde passei... =p


Ps.: Na minha opiniao, algum moderador tinha que mudar o post inicial e incluir la tambem os modelos da series 1xxx.



gabrielksa
Mensagens: 2
Registrado em: 29 Dez 2010, 11:41

Re: Nova função de tracklog descoberta nos Nuvis

#192 Mensagem por gabrielksa »

Alguém sabe dizer se isso funciona no Nuvi260?



Avatar do usuário
mhfernandes
Mensagens: 938
Registrado em: 23 Mar 2009, 22:10
Localização: Itapetinga - Ba.

Re: Nova função de tracklog descoberta nos Nuvis

#193 Mensagem por mhfernandes »

Caros amigos, tenho um NUVI 205W, habilitei a função de gravação 1 / 1 seg. mas não aparece o arquivo gps.bin em nem uma pasta da memoria interna do aparelho, o nobre amigo Villas havia dito nesse post que existem 3 tipos de GPSs, os que gravam o arquivo ma pasta Logs, os que gravam na pasta Debug e os que não gravam, acho que o meu é do tipo que não grava o gps.bin, mas observei que o arquivo (traffic.bin) na pasta Logs, depois que habilitei a função de gravação possui 867 kb após eu fazer uma pequena viagem logando a estrada, então pensei....Será que esse track de 1 / 1 seg. não seria esse arquivo nesse tipo de GPS?


Se alguém souber como converter esse arquivo para GPX estaria resolvendo o prob. de gravação dos aparelhos PartNumber 1091



Avatar do usuário
Simmonds
Mensagens: 192
Registrado em: 14 Dez 2007, 00:16
Localização: Salvador
Contato:

Re: Nova função de tracklog descoberta nos Nuvis

#194 Mensagem por Simmonds »

Alguem ja pensou em renomear o arquivo Traffig.bin para GPS.BIN ?


Imagem
Imagem

Avatar do usuário
mhfernandes
Mensagens: 938
Registrado em: 23 Mar 2009, 22:10
Localização: Itapetinga - Ba.

Re: Nova função de tracklog descoberta nos Nuvis

#195 Mensagem por mhfernandes »

Paulo...Ja alterei o nome para para gps.bin e nada aconteceu...Acho que a função dele é so a navegação mesmo!



Avatar do usuário
mhfernandes
Mensagens: 938
Registrado em: 23 Mar 2009, 22:10
Localização: Itapetinga - Ba.

Re: Nova função de tracklog descoberta nos Nuvis

#196 Mensagem por mhfernandes »

Hoje fiz uma descoberta, eu havia renomeado o arquivo traffic.bin para gps.bin afim de converter para GPX por achar que o tamanho dele era considerável, mas não surtiu efeito, então, hoje fiz uma viagem e habilitei a função 1 / 1 seg, quando fui reparar que a função Start Playback estava disponível, coisa que não tinha acontecido ate então, cliquei e abiu uma PG com 2 arquivos, ai cliquei em um deles e pereceu uma tela com umas opções de hora, minuto e segundo...etc. vou tentar add a foto da tela para que possam ver.

As fotos que antes eram gravadas na pasta LOGS agora estão na SCRN.



Bob Xyz
Mensagens: 6
Registrado em: 12 Jan 2011, 09:09

Re: Nova função de tracklog descoberta nos Nuvis

#197 Mensagem por Bob Xyz »

Galera,
sou novo aqui...
Queria uma dica de qual GPS indicam para iniciante com pouca grana...
Gosto de fazer trilha tambem.

Grato

Bob



Avatar do usuário
Simmonds
Mensagens: 192
Registrado em: 14 Dez 2007, 00:16
Localização: Salvador
Contato:

Re: Nova função de tracklog descoberta nos Nuvis

#198 Mensagem por Simmonds »

Tai uma coisa difícil de resolver.

Fazer Trilhas - Iniciante - Pouca grana -

Para fazer trilhas a Pé , aconselhável GPSMap 60 Csx, 60 Cx, 62, 76Cs, 76, Etrex, Oregon,

Trilhas de Bike , os mesmos acima e mais os Edge 800 e 500. o 500 não usa Mapa

Todos acima estão na faixa de 700,00 a 1500,00 ou mais , não sei exatamente

Os Mais Baratos, Series NUVI 2XXw estão na faixa de 200,00 a 400,00 mas não são aconselháveis para trilhas


Imagem
Imagem

Bob Xyz
Mensagens: 6
Registrado em: 12 Jan 2011, 09:09

Re: Nova função de tracklog descoberta nos Nuvis

#199 Mensagem por Bob Xyz »

Simmonds...

Quero dizer trilha de jeep...
Andei olhando o nuvi 205W, 255WT, 265W e 1250T todos na faixa de $100,00...
Qual acha melhor, ou eque voce compraria?

Outra coisa que significa as letras W e T?



Avatar do usuário
Simmonds
Mensagens: 192
Registrado em: 14 Dez 2007, 00:16
Localização: Salvador
Contato:

Re: Nova função de tracklog descoberta nos Nuvis

#200 Mensagem por Simmonds »

Conheço muitos que usam o GPSMap 276c, tela grande Robusto mas precisa de uma memoria Data Card especial de pelo menos 256MB para colocar o Brasil todo.

O valor é Salgado. entre 1.000,00 e 1.700,00 dependendo da memória

Os Nuvis eu não saberia lhe dizer se aguenta o tranco de trilhas de Jeep, vamos aguardar mais algume se pronunciar,

Particularmente eu não compraria os da Serie NUVI, teriam pouca vida util nesse batente


Imagem
Imagem

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Serie Nuvi”