Garmin Que: tem como mudar voice guidance para português?

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Vi0linha
Mensagens: 42
Registrado em: 11 Mar 2007, 20:29

Garmin Que: tem como mudar voice guidance para português?

#1 Mensagem por Vi0linha »

Olá

Eu tenho um Qtek 9100 + um GPS BT e estou usando o garmin que com o gpsproxy. Eu entendo bem inglês e não vejo problemas em usar o idioma, mas o resto da família reclama daquela coisinha falando em inglês. há alguma forma para que eu mude o idioma de voz?



Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

#2 Mensagem por nqnnospam »

Acho que a forma mais "simples" é regravar os .wav que estão no diretório de "vozes" do Garmin QUE ("Garmin\Garmin Que\Voice\American Eng\*.wav"), mantendo os nomes dos arquivos.

O nRoute da Garmin, que roda no PC, tem uma Versão Português de Portugal. Em princípio seria possível copiar os arquivos de voz do nroute para o PDA (acertando o nome dos arquivos antes). Contudo, para instalar o nRoute no PC é preciso ter o Mapsource, e para ter o Mapsource é preciso comprar algum produto da Garmin.


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

Avatar do usuário
Vi0linha
Mensagens: 42
Registrado em: 11 Mar 2007, 20:29

#3 Mensagem por Vi0linha »

Eu estava pensando em algo mais simples, como já existirem os arquivos e eu apenas copiá-los para a pasta certa... :roll:



Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

#4 Mensagem por nqnnospam »

Infelizmente a Garmin ainda não fez a Versão PortuguêsBR.

Se algum voluntário tiver uma ferramenta "text-to-speech" em PortuguêsBR e quiser doar os arquivos, posso perguntar para o Alex se é possível por no site tracksource.org para download.


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

Avatar do usuário
arvoredo
Mensagens: 100
Registrado em: 18 Dez 2007, 17:03

Re:

#5 Mensagem por arvoredo »

Da moderação:
Não faz sentido fazer a citação da mensagem imeditamente acima e até atrapalha a leitura do tópico


Acredito que a ferramenta a que vc se refere é o conversor do nRoute para wav. O nRoute, assim como o Que e o Mobile XT tem várias versões. Numa delas vem uns arquivos de áudio VPN. Daí tem um software free, no link http://tinyurl.com/238t6o que traduz esses arquivos VPN para WAV. Depois tem de renomear.

Bom, o causo é que arquivos como "trezentos" não existem em Inglês, então não adianta copiar por cima!! Quem é que responde essa? :(



Avatar do usuário
arvoredo
Mensagens: 100
Registrado em: 18 Dez 2007, 17:03

Re: Garmin Que: tem como mudar voice guidance para português?

#6 Mensagem por arvoredo »

Verifiquei que o executável do nRoute 2.7.6 carrega consigo pelo menos um protótipo de suporte ao Portuguese (PT-PT) entretanto, depois de colar os arquivos em Português em "Voice\Portugues" não achei onde nem como fazer para mudar a linguagem dos voice prompts para Português. No registro do sistema achei somente:

HKEY_CLASSES_ROOT\Installer\Products\97FEBE3C43EDEA4478476F1AA7EB722B
"Language"=dword:00000409
Mas mudar esse número não altera nada no software, provavelmente porque se refere a linguagem da EULA. :cry:



Filohipo
Mensagens: 355
Registrado em: 20 Mar 2006, 01:12
Localização: Lisboa - Portugal

Re: Garmin Que: tem como mudar voice guidance para português?

#7 Mensagem por Filohipo »

Olá
o nRoute e o XT tem voz em português de Portugal.
O meu PC e o meu PDA "falam" português.
A própria Garmin fornece esses ficheiros.



aiexe
Mensagens: 2
Registrado em: 22 Abr 2009, 16:16

Re: Garmin Que: tem como mudar voice guidance para português?

#8 Mensagem por aiexe »

Não sei se depois de tanto tempo ainda pode ser interessante, mas tenho um Garmin Nüvi 250 e na pasta voice tenho várias linguas, inclusive, Português - Brasil. Me coloco à disposição para transferir esses arquivos. Abraço.



Avatar do usuário
arvoredo
Mensagens: 100
Registrado em: 18 Dez 2007, 17:03

Re: Garmin Que: tem como mudar voice guidance para português?

#9 Mensagem por arvoredo »

Obrigado pela oferta, mas o nRoute já era :cry: . Agora o negócio é o GarminMobilePC :D . Fim do tópico. :mrgreen:



waldenor
Mensagens: 14
Registrado em: 12 Dez 2009, 11:36

Re: Garmin Que: tem como mudar voice guidance para portuguê

#10 Mensagem por waldenor »

aiexe escreveu:Não sei se depois de tanto tempo ainda pode ser interessante, mas tenho um Garmin Nüvi 250 e na pasta voice tenho várias linguas, inclusive, Português - Brasil. Me coloco à disposição para transferir esses arquivos. Abraço.
Não estou conseguindo mudar a voz para portugues do Brasil, , se vc conseguiu me diga como, wvolanski@gmail.com



Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “GPS x PDA”