Montagem do GPS

Mensagem
Autor
pjssilva
Mensagens: 5
Registrado em: 27 Dez 2010, 12:42

Montagem do GPS

#1 Mensagem por pjssilva »

Oi gente,

Finalmente comprei um GPS (cunhada vindo do Canadá, não deu para resistir), um Nüvi 265wt. Estou começando a usar o bicho e é realmente muito legal.

Estou porém com um problema. O sistema de fixação baseado em sucção fica caindo. Estou tentando montar no painel pois o meu vidro frontal tem uma película e tenho medo de montar a sucção nela e estragá-la. O painel tem uma superfície lisa e praticamente plana bem no meio e quando coloco o sistema de sucção ele parece aderir bem mais depois de poucas horas cai.

Estou pensando que terei que me virar e talvez comprar algum sistema de montagem alternativo. Vi em forums de fora que uma boa opção é o Garmin Portable Friction Mount (como se traduz isso):

http://www.amazon.com/Garmin-010-10908- ... 981&sr=8-1

Procurei um pouco e não achei para comprar no Brasil. Alguém sabe de uma loja que venda?

Bom ano novo a todos!



pjssilva
Mensagens: 5
Registrado em: 27 Dez 2010, 12:42

Re: Montagem do GPS

#2 Mensagem por pjssilva »

Repondendo a mim mesmo. Parece que resolvi seguindo umas dicas de um site americano:

1) Lave as mãos com água e sabão e seque bem.

2) Limpe muito bem a superfície do painel (ou vidro) e a borracha de sucção do suporte da garmin. Eu limpei duas vezes usando álcool líquido e depois mais uma vez usando álcool isopropílico. Espero que a superfície fique totalmente seca.

3) Pingue duas gotas de álcool isopropílico na borracha de sucção, espalhe com a ponta do dedo para que toda a borracha fique úmida e com ela ainda assim fixe firmemente (não esqueça de baixar a alavanca do suporte de fixação).

Com isso o suporte está preso no painel já faz dois dias e não caiu.
Editado pela última vez por pjssilva em 03 Jan 2011, 09:52, em um total de 1 vez.



Avatar do usuário
regis
Mensagens: 334
Registrado em: 13 Jun 2008, 21:44
Contato:

Re: Montagem do GPS

#3 Mensagem por regis »

Olá

Com o 265WT eu uso o suporte original, preso no vidro (que não tem película) e nunca caiu. Como você pretende fixar no painel, acho que a tua solução é melhor. Se o problema voltar a acontecer, eu recomendo os suportes da RAM Mounts (comprei na Maré GPS para o 60CSx).


Régis Candeia
Caxias do Sul - RS
Pirataria é crime. Não roube navios.

Avatar do usuário
Wallace
Mensagens: 4336
Registrado em: 19 Set 2005, 17:34
Localização: São Paulo SP
Contato:

Re: Montagem do GPS

#4 Mensagem por Wallace »

Os meus Nuvis vieram com um disco plastico com fita dupla face de um lado e super liso do outro justamente para colar no painel e ai fixar a ventosa.


Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

pjssilva
Mensagens: 5
Registrado em: 27 Dez 2010, 12:42

Re: Montagem do GPS

#5 Mensagem por pjssilva »

O meu também tem isso. Mas fiquei pensando como retirar o disco depois do painel. Estou pensando em trocar de carro dentro de uns 6 meses então não queria arriscar problemas.

De qualquer forma o material do disco e da parte central do painel parecem equivalentes (são de plástico duro e razoavelmente liso).

Creio que o problema era a "sujeira" mesmo. O pior é que à primeira vista tudo parecia limpo, mas o processo triplo de limpeza que usei acima fez a diferença. Isso, unido com o truque de umedecer a borracha com o álcool isopropílico.

De qualquer forma, obrigado pelas respostas.



Avatar do usuário
joelsobrinho
Mensagens: 94
Registrado em: 22 Jan 2010, 21:13
Localização: Sertãozinho -SP

Re: Montagem do GPS

#6 Mensagem por joelsobrinho »

pjssilva:
Falando um pouco da técnica. O GPS fica preso pela diferença de pressão que existe dentro da ventosa e a pressão externa. A força total aplicada eh de aproximadamente 20 quilos!!!!! Porém.. se tiver um pequeno caminho para a pressão de fora se equilibrar com a pressão de "dentro", a força de retenção cai para ZERO!
Como existe vazamento, SEMPRE EXISTE, ela poderá cair sem aviso prévio.
Recomenso a recolocação a cada dois ou tres dias da ventosa no ponto de fixação e vc pode usar um liquido como a água para ajudar na limpeza e na geração do vácuo dentro da ventosa. Não necessariamente precisa ser o alcool, que pode ressecar a borracha.
Em lojas que trabalham com artigos para vácuo, existe uma "graxa" que ajuda que disfarçar as imperfeições da ventosa e do disco ou vidro e mantém a fixação por mais tempo. São as graxas para uso em vácuo. Não recomendo, pois vai aderir muita poeira.

Os discos plásticos de fixação que vem junto com o GPS tem a venda tb em separado.

Boa diversão.



pjssilva
Mensagens: 5
Registrado em: 27 Dez 2010, 12:42

Re: Montagem do GPS

#7 Mensagem por pjssilva »

joelsobrinho escreveu:pjssilva:
Falando um pouco da técnica. O GPS fica preso pela diferença de pressão que existe dentro da
Recomenso a recolocação a cada dois ou tres dias da ventosa no ponto de fixação e vc pode usar um liquido como a água para ajudar na limpeza e na geração do vácuo dentro da ventosa. Não necessariamente precisa ser o alcool, que pode ressecar a borracha.
Pois é fiquei com isso que você falou na cabeça e confirmei a informação que o álcool isopropílicopode pode ressecar a borracha (ou reagir com ela), veja o ítem "reactivity" em:

http://www.osha.gov/SLTC/healthguidelin ... ition.html

Depois olhando o forum com dicas para montagem que encontrei vi que o cara também sugere o uso de água (ou saliva na hora do aperto) ou vaselina:

http://forums.gpsreview.net/viewtopic.php?t=1188

Acho que vou testar com os dois e parar de usar o álcool para não estragar a borracha.

Obrigado pelo aviso, Joelson.

Obs: o meu está no painel faz 5 dias já sem cair. Vou desmontar hoje e usar água ou vaselina e ver quanto tempo fica.



Avatar do usuário
joelsobrinho
Mensagens: 94
Registrado em: 22 Jan 2010, 21:13
Localização: Sertãozinho -SP

Re: Montagem do GPS

#8 Mensagem por joelsobrinho »

pjssilva:
A tecnica de usar liquido para não permitir vazamento tem a ver com a viscosidade do fluido, qto mais viscoso melhor..até o limite em que não se forma mais um filme!!!
Para quantificar, vamos com um exemplo prático. Um furo micro capilar qdo pressurizado com 100 bar ( 100 kgf/cm2 ) de pressão, vaza em alguns segundos ou imediatamente. Se colocar óleo dentro do micro capilar, simpesmente não vaza nem em um mes!!!!
A superficie do fluido fornece uma superfície continua e ao mesmo tempo retira as irregularidades do material, a tensão superficial + a viscosiddade fazem o resto do trabalho.
Assim vc pode usar água tranquilamente ou "aquela" lambidinha qdo precisar... :lol:
Vou bater na mesma tecla, cuidado com vaselina ou glicerina, junta muita poeira e cria uma rota de vazamento.

Joel Sobrinho



pjssilva
Mensagens: 5
Registrado em: 27 Dez 2010, 12:42

Re: Montagem do GPS

#9 Mensagem por pjssilva »

joelsobrinho escreveu:pjssilva:
A tecnica de usar liquido para não permitir vazamento tem a ver com a viscosidade do fluido, qto mais viscoso melhor..até o limite em que não se forma mais um filme!!!
Pois é, imaginava que esse era o princípio. O líquido preenche as imperfeições da superfície (no meu caso do painel que é um plástico duro, mas não completamente liso como um vidro) e evita os vazamentos.
Assim vc pode usar água tranquilamente ou "aquela" lambidinha qdo precisar... :lol:
Acabo de montar com água. Parece firme. Vamos ver daqui a algumas horas.
Vou bater na mesma tecla, cuidado com vaselina ou glicerina, junta muita poeira e cria uma rota de vazamento.
Hmm... sim poeira deve atrapalhar bastante e a vaselina com certeza vai ajudar a juntar poeira. Vou testar água mesmo.

Escrevo daqui a uns dias dizendo se a água segurou tão bem como o álcool.



Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Serie Nuvi”