Antes de perguntar veja aqui: Qual GPS comprar?

Relação de perguntas frequentes e suas respostas. Pesquise aqui antes de fazer sua pergunta!
Mensagem
Autor
resopi2
Mensagens: 24
Registrado em: 11 Out 2006, 09:17

#41 Mensagem por resopi2 »

paulocarvalho

Muito obrigado.pelas suas respostas foram bem esclarecedouras, Mas aidna me sobou umas duvidas. Na resposta 1 vocÊ colocou "há um limite de 1000 waypoints totais " esses 1000 wayponts contam os POIs do mapa... assim como radares e postos... ou sao 1000 exclusivos para tracar a rota...



Wallace

Sobre sua observação oque você quiz dizer eh o seguinte... enquando eu rodar por exemplo na anhanguera eu posso configurar para ele pegar menos pontos... pois é basicamnete uma reta... mas quando eu estiver em uma serra almentar a quantidades de pontos capturados??? isso é possivel mudar no meio do tracklog???



Avatar do usuário
Wallace
Mensagens: 4336
Registrado em: 19 Set 2005, 17:34
Localização: São Paulo SP
Contato:

#42 Mensagem por Wallace »

resopi2, numa lista normalmente não se coloca questão para alguem especifico, mas para todos.
Se quer uma resposta espefica de alguem pode perguntar direto via e-mail.
Mas o melhor mesmo é jogar a pergunta aqui para todos.

Waypoint é uma coisa.
POI é outra, nada a ver um com outro, fora serem entidades tipo ponto.

Pode configurar como quiser e mudar quando quiser, mas normalmente se tem um metodo automatico no GPS que otimiza os pontos gravados, usando poucos pontos nas retas e mais pontos nas curvas.
Assim gasta poucos pontos para ter um track detalhado e não precisa mudar nada nunca.

Recomendo baixar uns manuais de GPS e dar uma lida.


Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

Avatar do usuário
paulocarvalho
Mensagens: 1316
Registrado em: 25 Set 2005, 19:24
Localização: Rio de Janeiro/RJ/Brazil
Contato:

#43 Mensagem por paulocarvalho »

Wallace escreveu:2) não sei se concordo, acho que dificilmente consegue em um dia usar os 10 mil pontos se bem configurado.
Dependendo do percuso pode sim fazer os 3 mil kms com os 10 mil pontos
3000km = 3000000m

3000000m / 10000 = 300m entre pontos -> sem chance.



Garmin Nüvi 255w
DM Rio de Janeiro Zona Oeste
DM Nova Friburgo-RJ
DM Casimiro de Abreu-RJ
programador sênior do Tracksource.

Avatar do usuário
paulocarvalho
Mensagens: 1316
Registrado em: 25 Set 2005, 19:24
Localização: Rio de Janeiro/RJ/Brazil
Contato:

#44 Mensagem por paulocarvalho »

resopi2 escreveu:paulocarvalho

Muito obrigado.pelas suas respostas foram bem esclarecedouras, Mas aidna me sobou umas duvidas. Na resposta 1 vocÊ colocou "há um limite de 1000 waypoints totais " esses 1000 wayponts contam os POIs do mapa... assim como radares e postos... ou sao 1000 exclusivos para tracar a rota...



Wallace

Sobre sua observação oque você quiz dizer eh o seguinte... enquando eu rodar por exemplo na anhanguera eu posso configurar para ele pegar menos pontos... pois é basicamnete uma reta... mas quando eu estiver em uma serra almentar a quantidades de pontos capturados??? isso é possivel mudar no meio do tracklog???
As rotas São definidas por waypoints, os quais São colocados na memória de 1000 waypoints. Os POIs de mapa São armazendos na memória de mapas, ou seja, nos 8MB no caso do Legend. Os POIs não contam nos 1000 waypoints.



Garmin Nüvi 255w
DM Rio de Janeiro Zona Oeste
DM Nova Friburgo-RJ
DM Casimiro de Abreu-RJ
programador sênior do Tracksource.

Avatar do usuário
Wallace
Mensagens: 4336
Registrado em: 19 Set 2005, 17:34
Localização: São Paulo SP
Contato:

#45 Mensagem por Wallace »

paulocarvalho escreveu:
Wallace escreveu:2) não sei se concordo, acho que dificilmente consegue em um dia usar os 10 mil pontos se bem configurado.
Dependendo do percuso pode sim fazer os 3 mil kms com os 10 mil pontos
3000km = 3000000m

3000000m / 10000 = 300m entre pontos -> sem chance.
já verificou o tamanho dos segmentos dos tracks andando em boas estradas retas.
Quando vou de SP a Campo Grande de carro que São 1.100 km de porta a porta os 10 mil pontos do 276C sobram muito.
Nunca parei para ver a porcentagem que gastou.
Numa rapida verificada em alguns tracks que tenho salvo aqui achei segmentos com até 500 metros, e isso na marginal, nem estrada era.


Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

Avatar do usuário
Wallace
Mensagens: 4336
Registrado em: 19 Set 2005, 17:34
Localização: São Paulo SP
Contato:

#46 Mensagem por Wallace »

paulocarvalho escreveu:As rotas São definidas por waypoints, os quais São colocados na memória de 1000 waypoints. Os POIs de mapa São armazendos na memória de mapas, ou seja, nos 8MB no caso do Legend. Os POIs não contam nos 1000 waypoints.
Só que pode usar os POIs nas rotas Também.


Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

resopi2
Mensagens: 24
Registrado em: 11 Out 2006, 09:17

#47 Mensagem por resopi2 »

Pessoal, pesquizando para comprar o GPS... vi o Aparelho... GPS 76 no qual o preço é bem semlhante com o Etrex. Entri no site da garmin e fiz a comparação entre os 2... no Eterx a Bilt in (interna) porem o map 76 esta com a segunte descrição "Built in quad helix" oque seria isso?? qual dos 2 aparelhos vocês acham mais indicado para o uso que falei lá em cima?



Makoto
Mensagens: 5
Registrado em: 10 Nov 2007, 06:24

Re: Antes de perguntar veja aqui: Qual GPS comprar?

#48 Mensagem por Makoto »

Ola,

Estou inaugurando meu primeiro post aqui :D

Aviso que sou mais um leigo aprendendo o que existe por ai na net..

Meu objetivo e' simples: comprar um GPS com o melhor custo/beneficio.

Lendo a descricao do Sergio, vi que eu me encaixo no uso "terrestre portatil". Meu uso e' comum, sem utilizade cientifica ou profissional, somente para sair de um lugar e chegar em outro sendo de carro, onibus, caminhando.....

Pretendo comprar algo que eu nao precise ficar fazendo upgrade p/ um modelo superior e tal.

Lendo e vendo opnioes pela net, vi alguns modelos interessantes:

PDA+GPS = Mio P350 ou P550
(Vale a pena pagar R$ 400,00 ou R$ 500,00 reais a mais pelo WIFI do P550?)
(A sensibilidade da antena GPS e' boa?)

GPS = Garmin 60 Csx ou Garmin 76 Csx
(As 2 pilhas AA inseridas nele duram realmente 18hs como anunciado usando pilhas SONY recarregaveis e originais?)
(Vi um review no YouTube destes modelos e nao ouvi a voz humana dando as orientacoes de caminho, os avisos sao somente um beep?)
(Este e' realmente resistente e com mapas disponiveis?)

Smartphones: HTC P3600 ou HTC Tytn P4550 ou Nokia N95
(Vi que o Tytn e' o mais caro e o mais completo de todos os modelos citados. Ele realmente e' o cara??rs)
(Sera' que a sensibilidade da antena GPS e' tao boa quanto os aparelhos GPS sem serem celulares?)

O que tenho de exigencia inicial e' uma bateria "trocavel", processador "forte", mapas disponiveis e a possibilidade de update de mapas no futuro, acessorios existentes e um preco compativel com o que e' oferecido.

Pelas minhas exigencias, acredito que todos os modelos acima atendem ao que procuro, porem cada um tem sua vantagem/desvantagem.

Gostaria da opiniao de quem possui os mesmos e que possa dizer se o produto e' realmente bom pelo que promete.

Abraco a todos.



Avatar do usuário
Wallace
Mensagens: 4336
Registrado em: 19 Set 2005, 17:34
Localização: São Paulo SP
Contato:

Re: Antes de perguntar veja aqui: Qual GPS comprar?

#49 Mensagem por Wallace »

Os outros não conheço, mas Garmin 60 Csx ou Garmin 76 Csx tem uma boa duração de pilhas, mas depende do uso, principalmente do uso da busola, da iluminação e da recepação dos satelites.
não tem comando de voz mesmo, São os beep e mensagens na tela.
Muito resistentes e tem os mapas do grupo tracksource que em breve vão ter os mapas municipais com roteamento.


Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

Makoto
Mensagens: 5
Registrado em: 10 Nov 2007, 06:24

Re: Antes de perguntar veja aqui: Qual GPS comprar?

#50 Mensagem por Makoto »

Ola Wallace, obrigado pela resposta.

Vejo nos posts que vc e' bastante ativo por aqui.

Na sua resposta surgiu uma outra duvida:

Os mapas municipais do grupo tracksource, que li que sao gratuitos, ainda nao sao roteaveis?

Na sua opiniao pessoal, o 60 CSX e' melhor?

Abracos.



Avatar do usuário
Wallace
Mensagens: 4336
Registrado em: 19 Set 2005, 17:34
Localização: São Paulo SP
Contato:

Re: Antes de perguntar veja aqui: Qual GPS comprar?

#51 Mensagem por Wallace »

Os mapas municipais estão para sair na primeria Versão com roteamento; como já comentei.
É claro que vai ter erros e que nem todos os municipios vão estar já no formato roteavel.
Dos 60 municipios que sou desenvolvedor 46 já foram enviados no formato roteavel para a proxima Versão.
Tenho mais dois mapas quase prontos Também.
até o final do ano pretendo ter todos prontos menos 1.
Este ai vai ter que ficar para 2008 mesmo.
Para uso em veiculos eu normalmemte prefiro o 276C com antena extena.
Tenho o 276C e o 60CSx.


Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

Makoto
Mensagens: 5
Registrado em: 10 Nov 2007, 06:24

Re: Antes de perguntar veja aqui: Qual GPS comprar?

#52 Mensagem por Makoto »

Ola Wallace,

Vc desenvolve os mapas do tracksource? Como isso funciona.. vc e' autonomo? q legal.........

Tentei achar algum review no youtube do 276C mas nao achei nada..

Pelo que li sobre o Garmin 276C, ele e' mais cheio de recursos e esta' a um nivel mais profissional... um equipamento muuito interessante!

Mas para o meu uso domestico, acredito que seja muito para o que eu quero ou preciso... pelo preco do 276C acho que um PDA+GPS tenha mais utilidade no meu caso.

Eu comparo o 276C as cameras digitais reflex.. as reflex sao muito interessantes mas acho demais para um uso domestico como o meu.

Acredito que o Mio P350 o que mais se encaixara no meu perfil de uso e o que mais gostei e' poder instalar qualquer software de GPS e nao ficar restrito a algum (mesmo que isso me custe$$$, afinal nos Garmin isso e' impossivel)... e ter o WIFI, como no modelo Mio P550, seria muito util mas o que mais me decepciona e' fazer tudo pelo touch screen... eu nao aguentaria ter um teclado wireless ou ficar fazendo tudo com a styllus.

Acho que compensa mais ter um PDA+GPS e um Smartphone com WIFI c/ teclado acoplado... mas ai surge a questao: andar com 2 PDAs sendo um com GPS e outro com celular? Sera' que nao compensa comprar o HTC TYTN II?

Porem, o Garmin 60CSX e' muito mais resistente e flexivel pelo fato de usar pilhas AA e +- 18hs de uso normal.
Um PDA+GPS tem menos tempo de bateria e e' extremamente fragil... para fazer uma trilha por exemplo :(

Acho que vou jogar na sena e comprar todos hahahahahahah

Abracos.



Avatar do usuário
Wallace
Mensagens: 4336
Registrado em: 19 Set 2005, 17:34
Localização: São Paulo SP
Contato:

Re: Antes de perguntar veja aqui: Qual GPS comprar?

#53 Mensagem por Wallace »

O grupo TrackSource é formado por voluntarios.
Pode ajudar os desenvolvedores ou mesmo se tornar um desenvolvedor de algum municipio que esteja disponivel para tal, veja:
http://www.tracksource.org.br/desenv/

O 276C tem basicamente os mesmos recursos que o 60Cx, só tem tem uma tela do dobro do tamanho, maior qualidade da tela e o processador mais rápido e pode falar no roteamento.
A tela maior faz toda a diferença do mundo no uso do veiculo.
Eu tenho os dois e praticamente só uso o 276C.
O 60Cx só uso quando não estou nos meus veiculos.
Eu não gosto de equipamentos multi funcionais, fora o celular com camera quebra galho.


Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

Makoto
Mensagens: 5
Registrado em: 10 Nov 2007, 06:24

Re: Antes de perguntar veja aqui: Qual GPS comprar?

#54 Mensagem por Makoto »

Valeu Wallace pelas dicas.. muito interessante o tracksource.. postarei aqui minha aquisicao quando eu conseguir fazer uma decisao de compra GPS. Abracosss



Avatar do usuário
Wallace
Mensagens: 4336
Registrado em: 19 Set 2005, 17:34
Localização: São Paulo SP
Contato:

Re: Antes de perguntar veja aqui: Qual GPS comprar?

#55 Mensagem por Wallace »

Muitas vezes pode ajudar, e muito, mesmo sem o GPS.


Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

savage
Mensagens: 1
Registrado em: 01 Jan 2008, 18:23

Re: Antes de perguntar veja aqui: Qual GPS comprar?

#56 Mensagem por savage »

ola, estou pesquisando qual gps que melhor se adapte a minha necessidade, e gostaria de saber a opiniao de vcs. Preciso de um gps tanto para medir areas(a pé) pois trabalho com fazendas, com uma bateria relativamente boa e com visor q de para ver na luz do sol e para estrada via automotivo com mapas de cidades, no centro oeste(principalmente) nordeste e sul, que me oriente via endereços. se possivel com comando de voz.



NovoRei
Mensagens: 25
Registrado em: 20 Dez 2007, 02:16

Re: Antes de perguntar veja aqui: Qual GPS comprar?

#57 Mensagem por NovoRei »

Nao reviva topicos antigos com assuntos que fujam do contexto do topico.

Essa sua duvida já foi respondida no forum, use a busca.



cassiusfeno
Mensagens: 1
Registrado em: 23 Jan 2008, 16:25

Qual GPS comprar ?

#58 Mensagem por cassiusfeno »

Estou querendo comprar um GPS mas estou meio perdido com tantas opções e informações. não sei se o que quero é possível, mas um gps pra mim teria que atender as seguintes necessidades:
- Vou utilizar apenas no carro. Seria bom se tivesse comando de voz avisando onde entrar;
- Vou viajar e quero ver antes no google maps o trajeto que vou fazer. Após traçado o caminho, gostaria de colocar esse trajeto no aparelho e então apenas segui-lo. não preciso de cálculo de rota automática;
- Outra situação seria fazer uma viagem pra um local e gravar todo o trajeto em waypoints com um nome, de forma com que eu possa, numa próxima viagem, apenas escolher esse nome e já aparecer a rota;
- O trackmaker é apenas um gerador de mapas para programas especificos ou ele é um programa para gerenciar as rotas, que substitui os programas que o aparelho tem ?
- Gostaria de poder usar o Trackmaker pra fazer a rota e então colocá-la no aparelho e vice versa;

Agradeço a atenção de vocês.
Abs.



Avatar do usuário
paulocarvalho
Mensagens: 1316
Registrado em: 25 Set 2005, 19:24
Localização: Rio de Janeiro/RJ/Brazil
Contato:

Re: Qual GPS comprar ?

#59 Mensagem por paulocarvalho »

- Vou utilizar apenas no carro. Seria bom se tivesse comando de voz avisando onde entrar;
Recomendo qualquer Garmin Nüvi 200/StreetPilot 510 ou superiores a esses.
- Vou viajar e quero ver antes no google maps o trajeto que vou fazer. Após traçado o caminho, gostaria de colocar esse trajeto no aparelho e então apenas segui-lo. não preciso de cálculo de rota automática;
Bom, todos os aparelhos com esse recurso traçam rotas automaticamente, se não eles não teriam como dar instruções por voz.
- Outra situação seria fazer uma viagem pra um local e gravar todo o trajeto em waypoints com um nome, de forma com que eu possa, numa próxima viagem, apenas escolher esse nome e já aparecer a rota;
Todos os aparelhos que conheço fazem isso, mesmo os mais simples.
- O trackmaker é apenas um gerador de mapas para programas especificos ou ele é um programa para gerenciar as rotas, que substitui os programas que o aparelho tem ?
O Trackmaker é um software cartográfico genérico que tem interface para quase todos os dispositivos existentes no mercado. não, o Trackmaker não substitui, por exemplo, o Mapsource, já que aquele não envia mapas para o aparelho. O Trackmaker pode sim enviar/baixar Waypoins, Tracks e Rotas, mas não mapas.
- Gostaria de poder usar o Trackmaker pra fazer a rota e então colocá-la no aparelho e vice versa;
O Trackmaker não calcula automaticamente, mas você pode desenhá-las e transferí-las para o aparelho através dele.



Garmin Nüvi 255w
DM Rio de Janeiro Zona Oeste
DM Nova Friburgo-RJ
DM Casimiro de Abreu-RJ
programador sênior do Tracksource.

oligo
Mensagens: 20
Registrado em: 19 Fev 2007, 22:28

Re: Antes de perguntar veja aqui: Qual GPS comprar?

#60 Mensagem por oligo »

o q vcs acham do gps garmin V ?



Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Dúvidas Frequentes”