MAPAS DO TOMTOM NO BRASIL

Mensagem
Autor
WALDYR
Mensagens: 9
Registrado em: 22 Jan 2008, 22:56

Re: MAPAS DO TOMTOM NO BRASIL

#101 Mensagem por WALDYR »

Minervino
Tenho sim o mapa da Austrália em arquivo salvo pelo colega de Guarulhos. Ele me disse o seguinte: que esse mapa somente será funcional no meu TomTom. Sinceramente, eu não entendo nada disso. Se isso é verdade, então como êle conseguiu instalar o mapa do Brazil que certamente foi copiado de outro? Disse-me ainda que foi preciso usar um " "...
Bem, a boa notícia, é que deixei com êle uma cópia desse arquivo. Na dúvida, por setenta reais, acho que vale a pena, ou não? Entre em contato com êle. há dois telefones indicados na página do ML. Afinal, esse amigo precisa sobreviver e já me ajudou e muito. Quem está ainda aguardando que a TomTom distribua o mapa, está dormindo de tôca. E quando isso acontecer, qual será a mordida?
Abração.



davidpg
Mensagens: 13
Registrado em: 03 Jan 2008, 22:27

Re: MAPAS DO TOMTOM NO BRASIL

#102 Mensagem por davidpg »

Tambem comprei do cara de guarulhos, mas utilizei o   (do Brasil) que o godoy disponibilizou. Tambem estava disposto de comprar oficial, mas nao tive alternativa.



lucsogo
Mensagens: 8
Registrado em: 11 Jan 2008, 12:24

Re: MAPAS DO TOMTOM NO BRASIL

#103 Mensagem por lucsogo »

Ola!

Alguém poderia upar algum mapa do Brasil e passar o link para nós? Caso alguem saiba tambem onde posso obter tais mapas na net, agradeceria muito!
Uso o Igo 2006 com um mapa muito atualizado do brasil, porem ele nao esta se saindo bem nos recalculos de rota, entao gostaria de apenas testar esse tomtom, estou testando o destinator tambem. Caso alguem tenha alguma dica, agradeço!

Luciano
Rio de Janeiro
Copa



Avatar do usuário
Minervino
Mensagens: 39
Registrado em: 11 Dez 2007, 11:20

Re: MAPAS DO TOMTOM NO BRASIL

#104 Mensagem por Minervino »

Valdyr, obrigado pela dica, valeu! Eu falei com o amigo de Guarulhos, e ele disse que o mapa do Brasil é instalado em um cartão SD, portanto os mapas originais do TOMTOM continuam instalados no aparelho e prontos p/ serem usados no exterior, se for o caso (é só tirar o cartão SD do slot que o aparelho passa a rodar o mapa original).

Quem quiser entrar em contato com o amigo de Guarulhos, o link para o site dele é: http://www.quebarato.com.br/classificad ... 90384.html

Jema, pode comprar o TOMTOM XL ONE sem susto que o aparelho é muito bom, e agora com os mapas brasileiros disponiveis via terceiros (enquanto a TOMTOM Brasil dorme no ponto...) as coisas ficam mais faceis. Um outro aparelho melhor ainda que o TOMTOM XL ONE e apenas um pouco mais caro, é o MIO C520 - que o amigo de Guarulhos tambem tem os mapas Brasileiros - inclusive mais completos que os do TOMTOM. Conforme eu mencionei anteriormente, MIO C520 pronuncia o nome das vias, enquanto o TT XL ONE apenas pronuncia a direção a seguir.


TomTom One XL - TomTom Go 930T - TomTom Via 1605TM - Nextar 4.3LT - Garmin 765T

godoy
Mensagens: 58
Registrado em: 03 Jan 2008, 15:58

Re: MAPAS DO TOMTOM NO BRASIL

#105 Mensagem por godoy »

Se alguém se dispuser a mandar o mapa, eu faço um tutorial detalhado de como instalar ele.
Se alguém quiser mandar em private o mapa para mim, eu Também posso fazer uma comparação binária entre os arquivos do mapa que eu já tenho e provar que eles São exatamente iguais e não há o que temer em compartilhá-lo já que se eles forem iguais a TomTom não poderia rastrear a fonte.

Godoy.



godoy
Mensagens: 58
Registrado em: 03 Jan 2008, 15:58

Re: MAPAS DO TOMTOM NO BRASIL

#106 Mensagem por godoy »

jema_dc escreveu:Olá Pessoal,

Estou pensando seriamente em adquirir um TomTom XL (tela grande) na Alemanha ou EUA, onde tenho amigos que podem me enviar a um preço mais convidativo do que o Brasileiro.

A minha dúvida, tem alguma caracteristica especial que devo procurar, ou posso mandar comprar sem stress e depois mandar no camarada de Guarulhos.
Pode comprar sem estresse, você não vai se arrepender, o aparelho é muito bom. E provavelmente até você conseguir colocar as mãos no aparelho a gente já resolveu essa questão da disponibilidade do mapa.

Godoy.



bjouan
Mensagens: 7
Registrado em: 20 Out 2007, 01:20

Re: MAPAS DO TOMTOM NO BRASIL

#107 Mensagem por bjouan »

Aew pessoal, não aguento mais esperar por este bendito mapa do Brasil, comprei o meu TomTom na Inglaterra há uns 4 meses. Por favor alguém manda o mapa pro pessoal!



go_720
Mensagens: 1
Registrado em: 26 Jan 2008, 01:06

Re: MAPAS DO TOMTOM NO BRASIL

#108 Mensagem por go_720 »

godoy escreveu:Falves:
Infelizmente o programa tomtom navigator para PPC/WM, esta na Versão 6, e por isso não reconhece os mapas feitos para Versão 7, no momento restrita os dispositivos de navegação independentes como o TomTom One.
Slandman:
Se a Versão instalada no navcore for 7 ou maior deve dar pra usar os mapas do Brasil, só precisa conseguí-los e fazer a "mágica" já mencionada anteriormente.
Abraços,
Sérgio.
Srs,
Preciso fazer essa mágica mencionada acima. Alguem se arrisca? Consegui um mapa e estou precisando de uma ajuda para ativa-lo. Instalei o mardito no meu aparelho e o GPS retorna a mensagem de q não achou nenhum mapa! Como consigo a blowfish key do mapa BR?

Tambem gostaria de saber quais pastas São necessárias para a instalação de um mapa, alguem? O que quero fazer é apagar o mapa do US e deixar apenas o mapa do Brasil no aparelho assim ainda poderei usar o slot SD para as MP3 :)
Abcs



claudiomaracaja
Mensagens: 33
Registrado em: 09 Jul 2007, 21:24

Re: MAPAS DO TOMTOM NO BRASIL

#109 Mensagem por claudiomaracaja »

Voce poderia nos dizer onde conseguiu o mapa do brasil ? por favor coloque o link, ai se conseguirmos instalar te passaremos os procedimentos.



WALDYR
Mensagens: 9
Registrado em: 22 Jan 2008, 22:56

Re: MAPAS DO TOMTOM NO BRASIL

#110 Mensagem por WALDYR »

Waldyr, Vc pode informar se o mapa original (Australia - no seu caso) que roda "dentro" do equipamento permanece inalterado e disponivel p/ ser utilizado quando necessário? Eu tenho um TOMTOM XL ONE c/ mapas dos USA que eu pretendo utilizar em viagens aquela país, e gostaria de instalar o mapa do Brasil em um SD a parte, porém queria antes me certificar que os mapas originais (os que rodam "dentro" do aparelho) não sejam destruidos.

Minervino
O arquivo AUSTRALIA foi retirado do SDCard, salvo num arquivo que o amigo me mandou. No lugar foi instalado BRAZIL. Portanto, ele não roda dentro do equipamento e sim no SD. Acredito que seu deletar um e colocar o outro, irá funcionar da mesma forma pois o sistema operacional está fora desse file. Estou supondo, meu caro. Talvez Godoy possa opinar a respeito. O amigo de Guarulhos me disse que o meu One tem todo o sistema operacional instalado no SD e que se eu o perder, perco Também o aparelho. Estaria correto isso???????



WALDYR
Mensagens: 9
Registrado em: 22 Jan 2008, 22:56

Re: MAPAS DO TOMTOM NO BRASIL

#111 Mensagem por WALDYR »

Minervino escreveu:
WALDYR escreveu:Olá, amigos. Meu filho veio da Australia e deixou comigo seu ONE v.7.1 porem, que faria eu sem o mapa do Brazil? (com Z, é assim mesmo). Foi daí que resolvi a parada indo até Guarulhos, pagando R$ 70,00 e meu mapa foi alterado. Pronto. Em poucos minutos o amichelo de Guarulhos (o mesmo do MercadoLivre) formatou o SD Card e instalou o que eu precisava. Como os demais, eu preferia ter adquirido direto da TOMTOM, mas não dá para esperar pela "boa vontade" deles. Dá?
Waldyr, Vc pode informar se o mapa original (Australia - no seu caso) que roda "dentro" do equipamento permanece inalterado e disponivel p/ ser utilizado quando necessário? Eu tenho um TOMTOM XL ONE c/ mapas dos USA que eu pretendo utilizar em viagens aquela país, e gostaria de instalar o mapa do Brasil em um SD a parte, porém queria antes me certificar que os mapas originais (os que rodam "dentro" do aparelho) não sejam destruidos.

Minervino
Veja minha resposta em separado. Ainda não aprendi a maneira correta de replicar.



suelima
Mensagens: 8
Registrado em: 27 Ago 2007, 16:57

Re: MAPAS DO TOMTOM NO BRASIL

#112 Mensagem por suelima »

Estou acompanhando todos os comentários postados aqui já faz meia hora! Mas vale a pena! Vocês foram mesmo atrás das informações, heim! parabéns! Eu Também passei pelo mesmo problema. (Acho legal incluir aqui o meu comentário e me somar à vocês para que todos vejam quantos de nós fomos prejudicados tendo um aparelho em casa sem poder utilizar um mapa do Brasil para o TomTom.

No meu caso, trata-se de uma PDA (Pocket Pc com o Windows Mobile) e até hoje não pude utilizar o TomTom porque não fizeram um mapinha para a nossa terrinha... então achei este forum e descobri o Garmin, que claro, não é a mesma coisa, mas para se locomover dentro da cidade até que ele ajuda e bastante. não possui todos os recursos que o TomTom tem, claro, mas pontos como Bancos, farmácias, hospitais, escolas, etc... aparecem exatamente e com uma precisão incrível. Eu adorei! E é gratis.

Mas ficarei muito mais felíz quando conseguirmos os mapas para o Brasil. Me junto à vocês em caso de precisar dar alguma outra opinião.

Com respeito ao amigo que pergunta sobre o SO instalado no SD. Acredito que não seja verdade. E se for assim, acho que simplesmente passando todos os arquivos para algum diretório no próprio aparelho já fica tudo salvo como cópia de segurança, nao? Ou até mesmo copiando os arquivos para outro SD (à modo de segurança).

Abraços.

Sueli.



Magico MaSoN
Mensagens: 2
Registrado em: 04 Jan 2008, 00:06

Re: MAPAS DO TOMTOM NO BRASIL

#113 Mensagem por Magico MaSoN »

Oi pessoal!

Sou mais um a somar com voces.
Comprei meu tomtom nos Estados Unidos e ele esta aqui guardado ate hoje... sem mapas do Brasil.

Eu usei o tomtom nos Estados Unidos, com os mapas la.. eh realmente MUITO BOM!
MUITO PRECISO, MUITO PERFEITO!!!!!
Nao vejo a hora de poder utiliza-lo por aqui...



godoy
Mensagens: 58
Registrado em: 03 Jan 2008, 15:58

Re: MAPAS DO TOMTOM NO BRASIL

#114 Mensagem por godoy »

Pronto, era o que faltava, já tem um idiota vendendo mapas para tomtom no mercado livre.
Sacanagem, enquanto a tomtom não libera ficamos a mercê desses aproveitadores. :(

Indignado,

Godoy.



godoy
Mensagens: 58
Registrado em: 03 Jan 2008, 15:58

Re: MAPAS DO TOMTOM NO BRASIL

#115 Mensagem por godoy »

go_720 escreveu: Instalei o mardito no meu aparelho e o GPS retorna a mensagem de q não achou nenhum mapa! Como consigo a blowfish key do mapa BR?
Que tal ler o fórum, eu já postei esta informação antes...



Avatar do usuário
Minervino
Mensagens: 39
Registrado em: 11 Dez 2007, 11:20

Re: MAPAS DO TOMTOM NO BRASIL

#116 Mensagem por Minervino »

WALDYR escreveu:Waldyr, Vc pode informar se o mapa original (Australia - no seu caso) que roda "dentro" do equipamento permanece inalterado e disponivel p/ ser utilizado quando necessário? Eu tenho um TOMTOM XL ONE c/ mapas dos USA que eu pretendo utilizar em viagens aquela país, e gostaria de instalar o mapa do Brasil em um SD a parte, porém queria antes me certificar que os mapas originais (os que rodam "dentro" do aparelho) não sejam destruidos.

Minervino
O arquivo AUSTRALIA foi retirado do SDCard, salvo num arquivo que o amigo me mandou. No lugar foi instalado BRAZIL. Portanto, ele não roda dentro do equipamento e sim no SD. Acredito que seu deletar um e colocar o outro, irá funcionar da mesma forma pois o sistema operacional está fora desse file. Estou supondo, meu caro. Talvez Godoy possa opinar a respeito. O amigo de Guarulhos me disse que o meu One tem todo o sistema operacional instalado no SD e que se eu o perder, perco Também o aparelho. Estaria correto isso???????
Waldyr, eu tambem sou novato nesta história, mas pelo que eu tinha entendido, seu GPS foi comprado no exterior com o mapa da AUSTRALIA instalado de fabrica no HD interno do aparelho. Depois, com o help do amigo de Guarulhos, o mapa BRAZIL foi instalado em um SD Card inserido no slot (aquela abertura) na parte inferior do aparelho, que permite rodar mapas ADICIONAIS além daqueles que estão no HD interno - como se fosse o mapa de um outro país que Vc tivesse comprado direto em SD Card pronto p/ usar, sem ter que apagar os mapas originais do aparelho (conforme a TomTom e outros fornecedores vendem na Europa - só que o mapa do Brasil, infelizmente ainda não esta disponibilizado de modo oficial...). Agora, quando Vc diz que o arquivo AUSTRALIA foi "retirado do SD Card", eu fico por entender o porque deste arquivo estar em SD Card.

De qualquer modo, antes de qualquer alteração no aparelho, é sempre bom fazer um backup dos mapas e dos aplicativos ORIGINAIS - e isto é feito facilmente no computador, através do programa TOMTOM HOME 2 que pode ser baixado do site da TomTom nos USA (não tive curiosidade de ver se tem no site brasileiro). Se tiver qualquer problema, pode-se sempre restaurar o mapa e o aplicativo original do aparelho através deste backup.

Bom, pelo menos isto é o que eu estou DEDUZINDO, pois até o momento, sem o mapa BRAZIL, ainda não tive o prazer de usar o meu TOMTOM. Eu até comprei o mapa de um outro continente no site da TOMTOM na Inglaterra (na Versão para download - só que pelo tamanho do arquivo, quase 1 GB, "deu pau" na hora de instalar no meu SD Card de apenas 1 GB - supostamente pelo pouco espaço livre no card).

Durante o download, o TomTom obrigatóriamente tem que ficar ligado no computador, pois não é possivel salvar só no computador e dai passar p/ o TomTom. Logo em seguida a TomTom disponibilizou a venda deste mapa em SD Card - e de 2 GB - porém não aceitaram de modo algum cancelar o meu direito ao download - que vale por um ano - e me fornecer em SD Card, mesmo eu tendo oferecido p/ pagar a diferença.

Qual o tamanho do seu mapa BRAZIL? Eu visitei um site (http://uploaded.to/?id=12yylw) que tem um mapa chamado "Brazil_2007", disponibilizado com uma senha "free" (a senha é: http://www.gpsunderground.com).

O tamanho deste mapa do Brasil é 88 MB e em principio ele é destinado aos GPS da marca MIO, porém seria interessante saber se roda no TomTom tambem. Se alguem conseguir bons resultados, favor postar de maneira clara p/ os iniciantes - que como eu, acredito São a maioria dos participantes deste forum. Digo isto porque parece que alguns já conseguiram utilizar um mapa "alternativo" do Brasil, porém para mim ainda não ficou claro onde consguiram o mapa e qual o passo-a-passo p/ instalar no TomTom. Qualquer dica detalhada neste sentido, acho que os demais vão ficar muito gratos.


TomTom One XL - TomTom Go 930T - TomTom Via 1605TM - Nextar 4.3LT - Garmin 765T

godoy
Mensagens: 58
Registrado em: 03 Jan 2008, 15:58

Re: MAPAS DO TOMTOM NO BRASIL

#117 Mensagem por godoy »

Minervino escreveu: Qual o tamanho do seu mapa BRAZIL?

O tamanho deste mapa do Brasil é 88 MB e em principio ele é destinado aos GPS da marca MIO, porém seria interessante saber se roda no TomTom tambem.

Se alguem conseguir bons resultados, favor postar de maneira clara p/ os iniciantes - que como eu, acredito São a maioria dos participantes deste forum. Digo isto porque parece que alguns já conseguiram utilizar um mapa "alternativo" do Brasil, porém para mim ainda não ficou claro onde consguiram o mapa e qual o passo-a-passo p/ instalar no TomTom. Qualquer dica detalhada neste sentido, acho que os demais vão ficar muito gratos.
O mapa do Brasil tem exatos para Tomtom tem exatos 73.482.335 bytes, quando compactado no formato ZIP.

Os PNAs da TomTom rodam linux, portanto é pouco provável que alguém consiga fazê-los rodar outro programa de navegação tipo iGo My Way, destinator ou etc... O navigator da TomTom só suporta os mapas da TomTom por motivos óbvios. O formato é proprietário, e é um dos segredos mais bem guardados da TomTom por isso Também é bem pouco provável que alguém consiga fazer um mapa alternativo.

Como já disse, não posso disponibilizar o meu mapa pois prometi a pessoa que o cedeu que não o faria.
Porém, se alguém quiser disponibilizá-lo eu posso fazer um tutorial para iniciantes de como instalá-lo, caro haja interesse...

Godoy.



andrep
Mensagens: 1
Registrado em: 28 Jan 2008, 16:31

Re: MAPAS DO TOMTOM NO BRASIL

#118 Mensagem por andrep »

Fala Pessoal!!! Maravilha de fórum!!!
Estive fazendo uma pesquisa sobre GPS pois estou indo para os EUA e gostaria de trazer um de lá visto a diferença de preços...
Estou muito interessado nos aparelhos da TOMTOM mas estou preocupado com o fato de não haver mapas para o Brasil....
Visto o problema que temos com relação aos mapas, que aparelho vcs indicam para a compra no exterior? Existe realmente uma possibilidade de a TOMTOM comercializar os mapas aqui no Brasil? Desculpa pela repetição ou por estar perguntando algo que não pertence a este tópico! :shock:

Abraços!



Avatar do usuário
Minervino
Mensagens: 39
Registrado em: 11 Dez 2007, 11:20

Re: MAPAS DO TOMTOM NO BRASIL

#119 Mensagem por Minervino »

jema_dc escreveu:
Minervino escreveu:...Quem quiser entrar em contato com o amigo de Guarulhos, o link para o site dele é: http://www.quebarato.com.br/classificad ... 90384.html

Jema, pode comprar o TOMTOM XL ONE sem susto que o aparelho é muito bom...

Um outro aparelho melhor ainda que o TOMTOM XL ONE e apenas um pouco mais caro, é o MIO C520...
Minervino,

Obrigado pela ajuda,

Agora fiquei com outra dúvida, este mapa que o cara de Guarulhos "disponibiliza", não é o mapa "oficial" da TomTom no Brasil? É um outro mapa do Brasil, "adaptado" pra ser usado no TomTom, é isso? E isso faz com que ele não seja muito bom?

Vi tb um review muito interessante do TomTom XL One nos EUA, e aparentemente nos EUA, ele ainda não está lá estas coisas, o cara que fez o Review, explica que o Garmin é bem melhor.

Link:
http://www.gpsmagazine.com/2007/06/tomt ... review.php

Vou dar uma pesquisada neste MIO C520. Eu ainda tenho tempo, pois quero comprar o meu na próxima viagem aos EUA, que será só no ano que vem. 8)
Jema, o "mapa oficial" do TomTom por enquanto somente esta disponivel para quem compra o aparelho aqui no Brasil, ao "preço camarada" de lançamento. Acredito que o mapa de Guarulhos, assim como o mapa que o Godoy esta utilizando, é o mesmo que vem no GPS comprado aqui, porém como a TomTom ainda não disponibilizou esta mapa p/ venda isoladamente, e tampouco anunciou quando o mesmo estará disponivel, nós estamos nos mexendo em busca de alternativas.

De qualquer modo, acredito que o mapa - oficial ou não - deve ser ainda bastante limitado, e com certeza, somente irá melhorar a partir da 2a. ou 3a. edição. E isto não deve ser diferente com outros modelos de GPS - com excessão dos mapas que os voluntários do projeto Tracksourcing (leia os posts do "Robert" neste e em outros forums deste site) estão fazendo, porém me parece que São voltados p/ aparelhos bem mais complexos, utilizados pelos aficcionados.

O grande mérito da TomTom foi ter lançado aparelhos GPS de baixo custo no mercado americano a partir do final de 2006, o que esta obrigando os concorrentes a se mexerem.

Outra "inovação" é o fato da base de mapas da TomTom poder ser corrigida pelos próprios usuarios - e talvez aí esteja a maior vantagem p/ quem vai usar o GPS no Brasil. A coisa funciona assim: o usuário passa por um local que ele conhece e nota algum erro, e aí ele "grava" a correção em seu aparelho. Quando ele atualiza os mapas pela internet (ligando o GPS no computador) a correção é enviada a TomTom. Estas correções, São incorporadas instantaneamente ao sites da TomTom, e quando os usuarios fizerem as atualizações dos seus mapas, ele se beneficiará destas correções. Para evitar correções mal intencionadas ou mal feitas, o usuario tem a opção de especificar no menu dos GPS as seguintes opções:
1. aceitar correções enviadas por MUITOS.
2. aceitar correções enviadas por ALGUNS.
3. aceitar correções enviadas por POUCOS.

Como se sabe, mesmo no "Primeiro Mundo" as correções de mapas levam anos p/ chegarem aos consumidores, e se lá que tudo "funciona" muito bem demora este tempo, imagina então aqui no Brasil como vai ser. já no caso do TomTom, isto será uma grande vantagem, pois pelo que se precebe, o Brasileiro esta se mostrando um "apaixonado por GPS".

Quanto aos comparativos entre varios modelos de GPS, p/ quem gosta de ler em Ingles, é só digitar "modelo do GPS + review" no Google que existem excelentes comparativos. Quem tiver a fim de pesquisar preço nos USA, coloque o modelo do GPS no site Resseler Ratings (http://www.resellerratings.com/) ou outros sites do genero, descubra os melhores preços e comentários s/ as lojas, online ou não. Para quem for comprar em loja de varejo, a BestBuy é uma boa opção e tem no país inteiro.


TomTom One XL - TomTom Go 930T - TomTom Via 1605TM - Nextar 4.3LT - Garmin 765T

Avatar do usuário
Minervino
Mensagens: 39
Registrado em: 11 Dez 2007, 11:20

Re: MAPAS DO TOMTOM NO BRASIL

#120 Mensagem por Minervino »

godoy escreveu:
Minervino escreveu: O mapa do Brasil tem exatos para Tomtom tem exatos 73.482.335 bytes, quando compactado no formato ZIP.

Os PNAs da TomTom rodam linux, portanto é pouco provável que alguém consiga fazê-los rodar outro programa de navegação tipo iGo My Way, destinator ou etc... O navigator da TomTom só suporta os mapas da TomTom por motivos óbvios. O formato é proprietário, e é um dos segredos mais bem guardados da TomTom por isso Também é bem pouco provável que alguém consiga fazer um mapa alternativo.

Como já disse, não posso disponibilizar o meu mapa pois prometi a pessoa que o cedeu que não o faria.
Porém, se alguém quiser disponibilizá-lo eu posso fazer um tutorial para iniciantes de como instalá-lo, caro haja interesse...

Godoy.
Godoy,

O unico mapa do Brasil no momento (e a um preço razoavel) que eu conheço é o do amigo de Guarulhos, porém como mencionei ao Wladyr, eu gostaria de instalar o mapa BRAZIL num SD e deixar os mapas originais USA/CANADA/GUAM no aparelho, pelo menos por enquanto. O seu mapa BRAZIL este rodando no SD card? E quando Vc conecta o GPS ao computador e faz o log in so site da TomTom, tem algum problema ou tudo funciona?


TomTom One XL - TomTom Go 930T - TomTom Via 1605TM - Nextar 4.3LT - Garmin 765T

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Mapas”