Salvação do Motorola TN20

Mensagem
Autor
WhoCares
Mensagens: 28
Registrado em: 23 Ago 2010, 20:51

Salvação do Motorola TN20

#1 Mensagem por WhoCares »

Trabalho com informática há 25 anos inclusive com portáteis (CE e Mobile) mas sou um novato em GPS.
Meu primeiro contato com a tecnologia foi este ano, meio a força.
Ao fazer uma viagem aluguei um carro com um casal amigo e este amigo insistiu que tivesse o gps, apesar de serem dois carros.
No final da viagem ele estava irado pela imprecisão (relativa) do gps e eu encantado pelas possibilidades (usei um Hertz NeverLost - Garmin).
Bem fiquei pesquisando qual GPS comprar. Os Garmin e TomTom pareciam a melhor escolha mas no final optei pelo Motorola TN20 (ouch!!!).
O fato é : Gps sem atualização de mapas não tem como - é o principal - se não tem mapa novo joga ele no lixo (ou sai perguntando o endereço na rua). Pena que percebi isso tarde. Este motorola é um absurdo. E pior ainda continua
vendendo e monte de gente comprando.
Bem, feita a "burrice" fui pesquisar para saber o que fazer - foi aí que ví a enxurrada de reclamações e o desespero de um monte de gente que optou errado como eu.

Após uma noite de pesquisas na rede buscando a saída, agora gostaria de compartilhar com outros meu pouco conhecimento, principalmente com os iniciantes e tentar obter ajuda para "fechar o circuito".
Bem começo explicando o aparelho.

O TN20 é um computador de bolso, com tela de toque, memória flash interna, (equivale a função de um disco rígido), uma entrada de cartão SD, som, bateria e o principal - um GPS embutido.
Todo computador precisa de um hardware (circuitos) e um software (sistema operacional) que no caso dele é o Microsoft Windows CE5, porem sem o Desktop, função essa que é feita pelo software de GPS que é Destinator 8.
Irei usar analogia com em um pc pois é o que todos conhecem - imagine o Windows XP sendo ligado e então aparece um programa na tela (Destinator 8) e voce não tem acesso a barra de tarefas, os ícones da área de trabalho e nenhuma outra função do computador - somente aquela tela ali para vc usar - voce só pode usar o Destinator 8 (afinal o aparelho é para isso não é ?).
Internamente ele tem no flash disk a estrutura bem parecida com um Windows normal com pastas e um sistema semelhante de arquivos. É aí que tem o gancho que precisamos para não mandar o TN20 direto pro lixo
que é o que ele merece. Como sou da área não podia deixar de responder a um desafio deste calibre. Mas como acessá-lo internamente ?

Então foi pesquisando aqui no forum que ví que existe o programa MioPocket cuja função é servir como um Desktop para ambientes WinCE e que é instalado em um cartão SD.
Bem quando voce liga o TN20 ele faz a iniciaização "boot" como no PC.
Dentre as rotinas que ele executa, ele faz um acesso ao cartão SD (que por analogia seria o CDROM do computador) para ver se tem algo que precise rodar.
Ao colocar um cartão SD com o MioPocket, ele é executado neste boot e roda ao mesmo tempo que o Destinator. Assim voce pode acessá-lo usando as dezenas que opções do MioPocket ou internamente atraves de uma conexão USB a um computador que esteja rodando o ActiveSync da Microsoft.

Assim estou fazendo um passo a passo com detalhes do que já fiz e aguardando retorno dos outros membros do forum com ajuda :

ATENÇÃO : SE FOR REPRODUZIR ISTO PRESTE BEM A ATENÇÃO NO QUE FAZ E O FAÇA COM CALMA - NÃO ME RESPONSABILIZO PELO RESULTADO DE NINGUEM EXCETO O MEU MESMO.

PASSO 1 - Criar o SD com o MioPocket
=========================
Usei : Notebook Dell com entrada para cartão SD, Cartão SD de 2 Gb

Baixe o programa MioPocket 3.0 r59 para o PC

Crie uma nova pasta com o nome Mio

Extraia a instalação para a pasta Mio

Coloque o cartão SD no slot do PC e o formate totalmente (FAT32)

Copie da pasta Mio para o SD Card os seguintes arquivos :
- Pasta \Media
- Pasta \MioAutoRun
- MioAutorun.exe
- Mortscript.exe
- MioAutorun.mscr

No cartão SD renomeie MioAutorun.exe para Autorun.exe

No cartão SD renomeie MioAutorun.mscr para Autorun.mscr

Deixe Mortscript.exe como está

Retire o cartão do drive do PC


PASSO 2 - Preparar a instalação
=====================
Certifique-se que a bateria do TN20 está totalmente carregada
Desconecte o TN20 do carregador ou de qualquer cabo que esteja conectado a ele.


PASSO 3 - Instalar
==================
Pressione o botão do TN20 para desliga-lo, não o solte e fique olhando o led indicador abaixo dele. O TN20 vai desligar e depois vai piscar o led indicador uma vez.
Solte o botão. Isto equivale a reiniciar o TN20 na próxima vez que for ligado.

Com ele desligado insira o cartão no slot SD dele.

Aperte o botão e o mantenha pressionado até ligar.
Obs: Durante a operação de boot NÃO TOQUE NO APARELHO - apesar da ansiedade he he he...

Vai aparecer a tela do TN20 (no meu aparece TN22).

Vai tocar uma musiquinha breve

Então vai aparecer uma tela em estilo Windows com o progresso da operação de instalação. AGUARDE PACIENTEMENTE - NÃO TRAVOU - O TN20 É UMA MÁQUINA LENTA.

Ao finalizar o processo o MioPocket irá reiniciar o TN20.

A telinha inicial do TN20 aparece de novo

Vai aparece a tela para voce escolhe o SKIN do MioPocket - use a que já está marcada e clique em OK.

A tela do destinator pode aparecer

Então irá aparecer uma pequena barra azul no canto inferior esquerdo da tela.

E depois a tela do MioPocket !!!! CONTROLE TOTAL DA MÁQUINA !!!

É a isto que chamam "desbloquear".


PASSO 4 - Comandos básicos
===================
O MioPocket é extremamente poderoso mas lembre-se : NÃO ALTERE NENHUM ARQUIVO NA FLASH DO TN20 - Se quiser gravar algo mexa apenas na pasta \StorageCard que é o cartão SD


PASSO 5 - Instando outro software
=================================
Bem tudo isto feito agora voce pode instalar um milhão de softwares no TN20.

No meu caso eu optei pelo programa GPS iGo 8.5.9.0 "Primo"
Para isto faça o seguinte :

Desative o Destinator : Na tela do MioPocket, no canto inferior direito tem um ícone com tres retangulos um sobre outro, clique nele.
Vai aparecer uma telinha com o nome Destinator e um X azul escuro - clique no X.
Isto vai fechar o programa do Destinator e liberar o hardware de GPS para uso de outro programa.

Desligue o GPS : pressione o botão liga desliga e assim que ele apagar retire o dedo.
Se acontecer de voce segurar um pouco mais e o led laranja dar uma piscada, recoloque o cartão com ele desligado, ligue-o e volte ao PASSO 3 - vai fazer tudo de novo.

Com o TN20 desligado retire o SD

Coloque-o no PC

Pegue a instalação do iGo e copie no "raiz" do SD : vai ficar sendo como \Primo no cartão. Irão haver vários arquivos e pastas, uns 500 Mbytes +/-.

Pegue o mapa do brasil (hardfast.fbl) renomeie-o como Brazil.fbl e copie-o na pasta \Primo\Content\Map

Remova o cartão SD do micro (Remover hardware com segurança na barra de tarefas) para não danificar o sistema de arquivos e insira o SD no TN20 DESLIGADO.

Ligue o TN20

Na telinha do MioPocket, escolha TOOLS, CE Explorer
Navegue para \Storage Card\Primo

Clique duas vezes em PRIMO.EXE
Ele abre a tela do programa, sendo que demora um pouco.
Se der algum tipo de erro, chame o programa de novo.

Ao aparecer diga não ao dispositivo padrão e escolhe "MD DEVICE EMULATOR 320X240
E então... entra a tela do Primo e temos um GPS usável e atualizavel.
Daí pra frente fica por sua conta.
O programa é show de bola e super completo.
Roda com razoavel velocidade neste hardware.
Agora vou fazer umas viagens para ver como ele se sai.

Bom isto foi só pelo desafio - depois vou comprar um Garmim para usar no meu carro e ter as atualizações sem dor de cabeça ...

Boa sorte !!!
Abs a todos,



pauloedani
Mensagens: 2
Registrado em: 20 Set 2010, 19:51

Re: Salvação do Motorola TN20

#2 Mensagem por pauloedani »

olá

No meu tn20 eu fiz este processo e não consegui tirar o maldito X vermelho. Já existe mais alguma solução?
Valeu.



WhoCares
Mensagens: 28
Registrado em: 23 Ago 2010, 20:51

Re: Salvação do Motorola TN20

#3 Mensagem por WhoCares »

Me diz por favor passo a passo o que aconteceu.



pauloedani
Mensagens: 2
Registrado em: 20 Set 2010, 19:51

Re: Salvação do Motorola TN20

#4 Mensagem por pauloedani »

Através de outro processo, usando o Autorun.exe, eu entrei no windows ce do gps e consegui sincroniza-lo com o pc e então mudei do destinator 8 (ingles) para o 9 , pois o gps não tinha mapas do Brasil. neste ponto deixei de fazer as alterações corretas e ao reiniciar o gps...X vermelho. Agora não responde nenhuma tentativa de boot pelo sd.
o interessante é que a unica pasta que eu mexi foi a do destinator.
O detalhe mais critico é que o gps não é meu. é do meu patrão que pediu para eu alterar para o Brasil.



WhoCares
Mensagens: 28
Registrado em: 23 Ago 2010, 20:51

Re: Salvação do Motorola TN20

#5 Mensagem por WhoCares »

Entra neste site http://www.fixya.com/support/r4688188-m ... rmware_fix e faz o procedimento. Deve recupera-lo. Se tiver dificuldades me fala.



assombr
Mensagens: 3
Registrado em: 30 Dez 2009, 20:40

Re: Salvação do Motorola TN20

#6 Mensagem por assombr »

:( Também estou com o maldito x vermelho.
Entrei no site e não consegui solucionar.
Fora jogar fora, alguém tenm outra sugestão?



WhoCares
Mensagens: 28
Registrado em: 23 Ago 2010, 20:51

Re: Salvação do Motorola TN20

#7 Mensagem por WhoCares »

Mas o que aconteceu quando vc foi atualizar ?



Avatar do usuário
fernandoitu
Mensagens: 6
Registrado em: 31 Mar 2010, 08:06
Localização: Cabreúva
Contato:

Re: Salvação do Motorola TN20

#8 Mensagem por fernandoitu »

Bom dia amigos
Estive lendo muito a respeito desse problema e descobri seguinte.
Quando você tenta fazer o desbloqueio do GPS através de um softwae opcional (como é o caso), ele acaba alterando alguns arquivos do sistema do WINCE o que gera esse problema.
Uma vez que apareceu essa tela azul com o "X" vermelho, a única opção possível é a formatação total do GPS e a reinstalação do software, o que somente a assistência técnica da motorola consegue fazer. Portanto a única solução é o envio do aparelho para a assistência técnica. E se preparem para ficar de 45 a 60 dias sem o equipamento. Infelizmente foi o que descobri.
Abraços a todos
Fernando .´.



WhoCares
Mensagens: 28
Registrado em: 23 Ago 2010, 20:51

Re: Salvação do Motorola TN20

#9 Mensagem por WhoCares »

Bom dia amigos
Estive lendo muito a respeito desse problema e descobri seguinte.
Quando você tenta fazer o desbloqueio do GPS através de um softwae opcional (como é o caso), ele acaba alterando alguns arquivos do sistema do WINCE o que gera esse problema.
Uma vez que apareceu essa tela azul com o "X" vermelho, a única opção possível é a formatação total do GPS e a reinstalação do software, o que somente a assistência técnica da motorola consegue fazer. Portanto a única solução é o envio do aparelho para a assistência técnica. E se preparem para ficar de 45 a 60 dias sem o equipamento. Infelizmente foi o que descobri.
Abraços a todos
Fernando .´.


Bem, usando o MioPocket como desbloqueador, não há nenhum problema, pois apesar dele criar arquivos dentro do gps ele não apaga nada do que existe lá. O que acontece é que estes GPS tem um tipo de "proteção" contra tentativas de alteração - por exemplo no caso do TN20, voce não pode alterar nem apagar o Destinator. Para neutraliza-lo voce inicia deixa o Destinator iniciar depois atraves do Miopocket voce encerra o destinator. Assim apesar dele existir dentro do gps, não fica rodando - depois voce roda outro programa - o igo por exemplo.
Se voce entra no gps através do Active Sync e altera algo na flash, bem aí é que começa o problema.

Existe uma outra forma que usa um executável e depois altera a chave do registro para acessá-lo através do ActiveSync - essa sim bastante perigosa pois leva o usuário a crer que possa apagar/alterar coisas dentro do gps.

Com relação ao X vermelho, o que precisa fazer é recarregar o sistema do TN20 - o que eu ainda não consegui localizar os arquivos na internet. Assim que consegui eu posto. E é assim que Motorola "conserta" o GPS.

Como eu não tenho um TN20 danificado (graças a Deus no meu deu tudo certo) eu acho que se tentar carregar o firmware que a própria motorola disponibiliza no site USA pode vir a resolver o problema.
Se alguem quiser me enviar o aparelho para um teste, estou a disposição.
Se quiser tentar podemos fazer a quatro mãos.

WC



lfcgouvea
Mensagens: 7
Registrado em: 30 Jun 2008, 12:11

Re: Salvação do Motorola TN20

#10 Mensagem por lfcgouvea »

Da moderação:
Favor não citar a mensagem imediatamente acima, pois atrapalha a leitura e o mecanismo de busca do site


Olá amigo, teria como mandar o arquivo do firmware pelo meu e-mail?
Meu GPS está com a garantia vencida, então não tenho acesso ao mesmo.
Obrigado!



WhoCares
Mensagens: 28
Registrado em: 23 Ago 2010, 20:51

Re: Salvação do Motorola TN20

#11 Mensagem por WhoCares »

Bem... eu não tenho. Vou tentar depois baixar do site da Motorola : http://direct.motorola.com/HelloMoto/NS ... /start.asp.
Se quiser tentar ao pedir o ano coloca 2010.
WC



lfcgouvea
Mensagens: 7
Registrado em: 30 Jun 2008, 12:11

Re: Salvação do Motorola TN20

#12 Mensagem por lfcgouvea »

Da moderação:
Favor não citar a mensagem imediatamente acima, pois atrapalha a leitura e o mecanismo de busca do site


WC,
eu tentei isso mas mesmo assim diz que está fora do período de garantia...
Se conseguir me avisa?
Abraço,
Luís Felipe.



WhoCares
Mensagens: 28
Registrado em: 23 Ago 2010, 20:51

Re: Salvação do Motorola TN20

#13 Mensagem por WhoCares »

Vamos lá.

Importante !!! Contenha sua ansiedade e execute cada passo com calma - leia bem - entenda o que tem que fazer e depois faça.

Antes de fazer o procedimento certifique-se que o GPS está com sua bateria completamente carregada (nao sei se pode fazer o procedimento com o cabo USB ligado nele para evitar falta de energia)

- Usando um cartão SD (aconselho que seja de 2Gb), formate-o completamente deixando-o zerado.
- Baixe o arquivo (http://www.4shared.com/file/bPrcFe8b/teste.html) para o computador.
- Usando o WinZip (ou similar) extraia o conteudo para o cartão SD

- Aperte o botão liga/desliga do GPS e fique observando o led.
Após ele desligar NÂO SOLTE O BOTÃO. Faça-o somente após o led dar uma piscada. Se ele não piscar ligue, e faça o procedimento de novo

- Com ele DESLIGADO insira o cartão SD, até travar dentro do GPS
- Ligue-o.
- Ele irá iniciar o procedimento automaticamente. Seja paciente - deve levar uns 15 minutos.
- Se fizer alguma pergunta, selecione "YES TO ALL" (Sim para todos).

Se tudo correr bem ele vai reiniciar e aparecer alguma tela de diálogo ou o mapa.

Depois me diga o que aconteceu. Estou muito curioso :)
Se ele voltar, aí é só ir lá no inicio do post e fazer rodar o MioPocket.

Boa sorte !
WC



lfcgouvea
Mensagens: 7
Registrado em: 30 Jun 2008, 12:11

Re: Salvação do Motorola TN20

#14 Mensagem por lfcgouvea »

Da moderação:
Favor não citar a mensagem imediatamente acima, pois atrapalha a leitura e o mecanismo de busca do site



Obrigado pela iniciativa meu amigo!
Eu testei e realmente ele respondeu a atualização inicial, mas logo depois o X vermelho apareceu.
Vou te falar que senti até um frio na barriga. :|
Mas muito obrigado mesmo assim.
Abraço,
Luís Felipe



WhoCares
Mensagens: 28
Registrado em: 23 Ago 2010, 20:51

Re: Salvação do Motorola TN20

#15 Mensagem por WhoCares »

Já desistiu ! :)
Me fala aí - ele deu o X vermelho depois que fez todo processo e reiniciou ou foi durante o processo ?

WC



lfcgouvea
Mensagens: 7
Registrado em: 30 Jun 2008, 12:11

Re: Salvação do Motorola TN20

#16 Mensagem por lfcgouvea »

Da moderação:
Favor não citar a mensagem imediatamente acima, pois atrapalha a leitura e o mecanismo de busca do site


Desisti nada! To correndo atrás aqui também ;P
Ele reiniciou, começou a fazer a atualização (nesse momento o LED ficou vermelho e não piscava), e depois de 1 minuto o LED começou a piscar muito rápido. Nessa hora houve uma pausa na atualização e o X vermelho apareceu, nada mais aconteceu.

Abraço!



WhoCares
Mensagens: 28
Registrado em: 23 Ago 2010, 20:51

Re: Salvação do Motorola TN20

#17 Mensagem por WhoCares »

Poderia me dar mais detalhes : o que apareceu escrito na tela ? Dá para filmar ? (Parece exagero mas observando podemos achar uma solução). Outra coisa - como voce detonou o TN20 ? Apagou alguma pasta ?

WC



lfcgouvea
Mensagens: 7
Registrado em: 30 Jun 2008, 12:11

Re: Salvação do Motorola TN20

#18 Mensagem por lfcgouvea »

Da moderação:
Favor não citar a mensagem imediatamente acima, pois atrapalha a leitura e o mecanismo de busca do site


Então, eu desbloqueei com sucesso o TN20 e coloquei o iGO Primo nele. O erro foi que eu entrei na pasta "Desktop" no windows do Flash Disk e criei um atalho para o iGO. Aparece então o X vermelho. No meu caso então, não foi exclusão de pastas ou arquivos, mas sim criação de atalhos. (O desbloqueio foi feito apenas pelo executável AutoRun.exe e não pelo MioPocket).

Procedimentos:
Extraí o conteúdo para o SD card formatado, removi com segurança o SD do PC e liguei no aparelho já reiniciado.
Aparece: (com o LED aceso constantemente)
Carregando arquivos rápidos os quais não consigo ler.
Programming Nboot Images até 100% (rápido)
Updating Nboot Images até 100% (rápido)
Programming Eboot Images até 100% (rápido)
Updating Images.
Reading Kernel Images até 100% (mais lento)
Programming Kernel Images até 100% (mais lento)
(LED pisca rapidamente)
X Vermelho.

Espero que ajude, qqr coisa é só pedir.
Abraço,
Luís Felipe.



WhoCares
Mensagens: 28
Registrado em: 23 Ago 2010, 20:51

Re: Salvação do Motorola TN20

#19 Mensagem por WhoCares »

Então, eu desbloqueei com sucesso o TN20 e coloquei o iGO Primo nele.
>>> Entendo que voce o instalou na flash interna e não em um cartão SD certo ? Ou seja usou espaço dentro do GPS.

O erro foi que eu entrei na pasta "Desktop" no windows do Flash Disk e criei um atalho para o iGO.
Aparece então o X vermelho.
>>> Não creio que isto seja suficiente para gerar o X vermelho...

No meu caso então, não foi exclusão de pastas ou arquivos, mas sim criação de atalhos. (O desbloqueio foi feito apenas pelo executável AutoRun.exe e não pelo MioPocket).
>>> Bem voce não apagou nada, mas quem sabe algum programa não o fez ?
>>> Usando o MioPocket eu criei um atalho dentro do desktop (na flash) e funciona até hoje.
>>> Estou "fuçando" para descobrir a causa disto.

Procedimentos:
Extraí o conteúdo para o SD card formatado, removi com segurança o SD do PC e liguei no aparelho já reiniciado.
Aparece: (com o LED aceso constantemente)
Carregando arquivos rápidos os quais não consigo ler.
Programming Nboot Images até 100% (rápido)
Updating Nboot Images até 100% (rápido)
Programming Eboot Images até 100% (rápido)
Updating Images.
Reading Kernel Images até 100% (mais lento)
Programming Kernel Images até 100% (mais lento)
(LED pisca rapidamente)
X Vermelho.
>>> Ok vamos tentar outra coisa - no SD voce vai apagar os arquivos autorun.exe, autorun.ini e o TN20_Update_V8021268.cab, deixando os outros somente. E tenta fazer o procedimento de novo. Anota tudo o que aconteceu ok ? Outra coisa é que voce deve inserir o cartão com o GPS desligado e depois liga-lo ok ?
Meu objetivo seria dele entrar somente com o desktop do CE e não rodar o destinator - vamos tentar.
WC



lfcgouvea
Mensagens: 7
Registrado em: 30 Jun 2008, 12:11

Re: Salvação do Motorola TN20

#20 Mensagem por lfcgouvea »

Olá WC,
o autorun.exe que usei pra desbloqueio foi direto do SD Card, e não no Flash Disk.
Eu não conseguia criar atalho, então qq eu fiz:
Copiei o Primo.exe direto da pasta do iGO Primo (no SD Card) e colei na pasta Desktop do windows na Flash Disk.
Só depois disso, quando reiniciei que apareceu o X vermelho, então creio que foi isso que detonou o TN20.
Antes disso, tava desbloqueado e rodando certinho o iGO pelo Run > Browse.

O procedimento que vc disse anteriormente teve o mesmo efeito que antes, nada mudou.
Tentei também apagar todo o resto e deixar só o AutoRun.exe e .ini mas nada acontece.
Abraço,
Luís Felipe.



Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Outros”