Desbloqueando Mio Moov 560 - pequeno tutorial

Mensagem
Autor
ceinma
Mensagens: 5
Registrado em: 21 Dez 2009, 17:23

Desbloqueando Mio Moov 560 - pequeno tutorial

#1 Mensagem por ceinma »

Ola a todos,

Uma breve explicação da minha situação:
Ganhei de presente meu 1o GPS, um Mio Moov 560 com mapa da 4 Rodas e atualização por um ano, mas para meu desespero ele veio com um programa horrivel o "Destinator v8" , uma porcaria de programa (minha opnião). Extremamente limitado em apenas fazer rotas e sem pertimir quase nenhuma personalização.

Comecei a pesquisar e descobri que este Mio Moov vem com Windows CE e é praticamente um Pocket PC, mas como nunca tive um também tive que ir ver como utilizar , configurar um. Bom, exitem muitos, mas muitos posts nos fóruns mas nenhum com uma explicação facil e clara e sim apenas duvidas e aqueles "prestadores de serviços de plantão" que fornecem versões "prontas". Porém são uma caixa preta para quem está começando.

Porque estou escrevendo este turtorial
Para desmistificar um pouco e dar uma luz para quem tem um Mio Moov para desbloquear e não faz a menor idéia de como faze-lo.

O meu caso
Meu Mio Moov é o modelo 560 , que vem com Bluetooth e permite utilizar memória SD/SDHC , todo em português e mapa da 4 rodas.
O manual que vem com ele é horrivel e inutil e com muita informação errada.
Por exemplo no manual fala que ao conectar o GPS via USB no micro ele reconhece como discos removiveis, igual a um pendrive... o que nao é verdade. Ele vem configurado para trabalhar com a porcaria do Active Sync .

Objetivo Atingido
No momento é:
- Utilizar o GPS como um PocketPC sem mexer com a instalação original
- Poder utilizar ferramentas como : ouvir musica, ver filmes divx com legendas, fotos, pdfs, documentos world, excel, criar documentos e planilhas, jogos, pequenos utilitários como calculadoras, gerenciador de tarefas, alarme, agenda e etc.
- Na parte de GPS utilizar o Igo8.3 e o Destinator original do GPS.
- Utilizar outros pequenos programas de GPS muito úteis como : BeeLineGPS, NoniGPSPlot

Objetivo NÃO Atingido
Estes objetivos ainda não atingi por falta de tempo de tentar por para funcionar
- Utilizar o Bluetooth para conectar com o meu Notebook
- Navegar na Internet via Bluetooth
- Instalar e testar os programas de GPS iGo Amigo, Ozi Explorer, Garmin, Nvigator, Tom Tom , iGuidance, Magellan.

ALERTA
As informações aqui podem não ser 100% iguais a sua situação, mesmo que esteja com o mesmo modelo de GPS, mas não se preocupe não é nenhum bicho de 7 cabeças

Em resumo o que é feito
É instalado o programa MioPocket no seu SD , configurado e pronto, basta colocar o SD no seu GPS.
Encontrei sites dizendo que o MioPocket hackeia o GPS para poder bootar, o que não é verdade... ele não altera nada da parte original do seu GPS.
O MioPocket já vem com vários utilitários e programas free e shareware...portanto ele não vem com nenhum programa de GPS conhecido (iGo , Destinator, Tom Tom, etc)

Passo-a-Passo
  • Baixe e instale o Active Sync , procure no google por "Active Sync Windows XP". Será o 1o link.
    Se você utiliza Windows 7 ou vista o nome é Windows Mobile Center, que você encontra o link na mesma pagina do google acima.
    OBSERVAÇÃO: O Active Sync é necessário apenas se ao conectar o seu GPS ele não abrir os "discos removiveis" , se abrir os discos, nem se preocupe em instalar essa porcaria de software.
  • Após instalado o Active Sync , conecte seu GPS , ele irá aparecer como um Mobile Device , junto do seus Drives lá no seu "Meu Computador" .
    Ao conectar o GPS com o Active Sync ele irá pedir para sincronizar o conteudo, não precisa faze-lo, pode cancelar a tela.
    Acesse o diretório "My Flash Disk" e copie o apenas o arquivo DEBUG.INI para um diretório qualquer na sua maquina.
    Edite o arquivo com o Notepad mesmo e altere a linha "UseActivesync=TRUE" para "UseActivesync=FALSE".
    Copie este arquivo de volta , se quiser renomeie o original .
    Desconecte o GPS da USB e reconecte. (Nào me pergunte como desconectar, nunca achei uma opção para isso, eu simplismente fecho o explorer e puxo o cabo).
  • Ao reconectar irá aparecer dois novos drivers no "Meu Computador" , um é o flash interno e o outro é o do drive SD. Faça uma cópia do TODOS os arquivos do Flash interno , apenas como cópia de segurança.
    Já fiz vários testes aqui e em caso de problemas é só copiar de volta estes arquivos.
  • Baixe a ultima versão do MioPocket no site oficila dele: http://netfresco.com/MioPocket .
    Este programa é O CARA que irá destravar seu GPS e já vem com 1001 utilitários.
    No site dele você tem vários prints das telas dele.
    Para instala-lo , leia o README , tem um passo a passo muito facil !
    Neste REDME irá ensinar a detectar o modelo exato do seu GPS e quais diretórios criar/copiar.
    No geral, para o meu GPS basta apenas copiar 2 diretórios , criar 1 com o nome do GPS (Cobia_T550_64) e copiar mais 3 arquivos dentro dele. Só isso...
    No meu caso eu fiz a instalação na memória SD , assim não mexi com NADA da instalação original.
    Mas se vc não tiver SD é possível instala-lo no flash memory interno.
  • A unica desvantagem de instalar no SD é que ao fazer um Hard Reset no GPS é preciso esperar ele bootar automaticamente 2x pois é preciso carregar o MioPocket no 2o boot. Mas se vc retirar o SD e reiniciar o GPS novamente ele irá funcionar do modo original de Fabrica!
  • Pronto uma vez com o MioPocket instalado, instalei com intuito de testar o iGo 8.3 BR + Mapa Brasil + Radares.
    Quero lembra-los que estes programas de GPS (que não vem com o MioPocket) NÃO SÃO FREE , são PAGOS!
    Para conseguir o iGo 8.3 achei pesquisando em alguns forums o site: http://ytudomais.blogspot.com/search/label/GPS , nele você encontra o link da versão do iGo 8.3 em Portugues + Mapa Brasil v9.1 + Radares + POIs + 3D + Skin Gurjon
    Para instalar é facil , descompacte ele na sua maquina e copie o diretório para a raiz do seu SD e aenas renomeie o diretorio para "iGo8" porque é esse o nome que MioPocket espera encontrar (pelo menos na versão que estou trabalhando). Mas esse negocio de renomear nao é obrigatório fazer, nao se preocupe com isso.
  • Eu ainda consegui pegar uma base de dados atualizada de radares , que é muito facil, acesso site: http://www.maparadar.com (sem o .br) , clique em "exportar" e depois "iGo/IGo Amigo", você irá baixar um arquivo TXT chamado speedcam.txt .
    Copie este arquivo para o diretório \iGo8\conten\speedcam do iGo no seu SD , com qualquer nome. Remova o arquivo antigo. Pronto, já está com os radares atualizados.
    A versao que baixei do site tem quase mil radares a mais cadastrados da versao que veio com esse iGo.
  • Pronto, basta colocar o SD no seu GPS (se nao estiver nele) e reinciar.
    Se fez estas alterações acessando o SD pelo próprio GPS não esqueça de mandar desconectar os discos.


Não pretendo ficar respondendo duvidas aqui.. se tiver duvidas, leia o README do MioPocket , nele tem explicação para quase tudo.



QUITHOS
Mensagens: 278
Registrado em: 08 Set 2008, 21:33
Localização: Belo Horizonte

Re: Desbloqueando Mio Moov 560 - pequeno tutorial

#2 Mensagem por QUITHOS »

Saudações a todos!

ceinma, já tentou procurar na net simply unlock e justamente para GPS MIO e o detalhe e que pelo SDMMC você consegue rodar outros navegadores sem mexer na memoria interna do aparelho.
Caso não conheça de uma pesquisada e poste o resultado.



lchjunior
Mensagens: 1
Registrado em: 06 Jan 2010, 21:24

Re: Desbloqueando Mio Moov 560 - pequeno tutorial

#3 Mensagem por lchjunior »

obrigado pelo tutorial, é com pessoas assim que o forum vai pra frente.

parabéns



Stopassolli
Mensagens: 1
Registrado em: 16 Abr 2010, 10:15

Re: Desbloqueando Mio Moov 560 - pequeno tutorial

#4 Mensagem por Stopassolli »

Parabéns pelo tópico.



alexgondim
Mensagens: 8
Registrado em: 07 Jan 2009, 22:38

Re: Desbloqueando Mio Moov 560 - pequeno tutorial

#5 Mensagem por alexgondim »

Cara, você conseguiu usar o bluetooth com o teu GPS com o Igo por exemplo para ligar o celular nele?



ceinma
Mensagens: 5
Registrado em: 21 Dez 2009, 17:23

Re: Desbloqueando Mio Moov 560 - pequeno tutorial

#6 Mensagem por ceinma »

Honestamente, não tentei ainda..
Não cheguei a testar nem a versão original...

Mas já vi em outros posts pessoas com problemas no bluetooth neste mio... com a versão desbloqueada.
Porém como não tenho interesse nesse recurso, não fui atras para ver somo resolver.



fga100
Mensagens: 2
Registrado em: 16 Jun 2010, 16:14

Re: Desbloqueando Mio Moov 560 - pequeno tutorial

#7 Mensagem por fga100 »

Nao encontrei os arquivos MioAutoRun.exe, MioAutoRun.mscr and MortScript.exe que no arquivo readme.txt pede para copiar no diretorio criado, aonde vc encontrou esses arquivos no seu mio 560?




fga100
Mensagens: 2
Registrado em: 16 Jun 2010, 16:14

Re: Desbloqueando Mio Moov 560 - pequeno tutorial

#9 Mensagem por fga100 »

Vc quer dizer que os arquivos MioAutoRun.exe, MioAutoRun.mscr and MortScript.exe estão no MioPocket e não no GPS? é isso?
Se for desculpe minha ignorancia. :oops:



ceinma
Mensagens: 5
Registrado em: 21 Dez 2009, 17:23

Re: Desbloqueando Mio Moov 560 - pequeno tutorial

#10 Mensagem por ceinma »

Exatamente.... são programas gratuitos desenvolvidos por terceiros...
E eles não contem o programa de GPS, são apenas um "front-end" com seu aparelho.
Onde você que terá que adicionar o programa de GPS. Comprando um, baixando um da net (que muitas vezes são versões piratas, portanto cuidado) ou utilizando o que já vem com seu aparelho...



noslineg
Mensagens: 3
Registrado em: 18 Jun 2010, 09:42

Re: Desbloqueando Mio Moov 560 - pequeno tutorial

#11 Mensagem por noslineg »

Olá, gostaria de saber se instalando o Mio Pocket, consigo instalar o IGO PRIMO.

Grato

Genilson



ryckarts
Mensagens: 1
Registrado em: 04 Jul 2010, 01:44

Re: Desbloqueando Mio Moov 560 - pequeno tutorial

#12 Mensagem por ryckarts »

Olá comprei um GPS Mio Moov 560 e tentei desbloquear seguindo esse tutorial mais ta muito difício, algué por favor poderia me ajudar
com mais detalhes li e re li o LEAME mas não consegui desbloquear me ajudem por favor.



pedrocel85
Mensagens: 3
Registrado em: 26 Nov 2008, 16:15

Re: Desbloqueando Mio Moov 560 - pequeno tutorial

#13 Mensagem por pedrocel85 »

Fiz no meu mio moov 560 e deu tudo certo. parabens pelo tutorial.



pedrocel85
Mensagens: 3
Registrado em: 26 Nov 2008, 16:15

Re: Desbloqueando Mio Moov 560 - pequeno tutorial

#14 Mensagem por pedrocel85 »

fga100
Exatamente, os arquivos MioAutoRun.exe, MioAutoRun.mscr and MortScript.exe estão no MioPocket.
Voce tem que copia-los para a pasta que criou e depois renomear, com o tutorial explica.

noslineg,
Consegue instalar o IGo AMIGO, o primo eu não sei...haha
Se for o amigo, esse tutorial ja esta ensinando tudo, só ler.

ryckarts,
Tem que ler o tutorial atentamente, só isso.
Esta muito bem explicado, muito mesmo.
Se achou dificil, peça para algum amigo que entenda um pouco mais de informatica te ajudar..

abs,
Pedro



catemagus
Mensagens: 2
Registrado em: 05 Jul 2010, 22:15

Re: Desbloqueando Mio Moov 560 - pequeno tutorial

#15 Mensagem por catemagus »

Ótimo post.
Obrigado pelo tuto.
Poderia me informar qual a capacidade máxima que suporta o slot de expansão?
Valew.
Abraço.



noslineg
Mensagens: 3
Registrado em: 18 Jun 2010, 09:42

Re: Desbloqueando Mio Moov 560 - pequeno tutorial

#16 Mensagem por noslineg »

noslineg,
Consegue instalar o IGo AMIGO, o primo eu não sei...haha
Se for o amigo, esse tutorial ja esta ensinando tudo, só ler.


Pedro[/quote]

Pedro,

O meu eu acabei de comprar e é tudo diferente do mencionado aqui, inclusive tem um cara no outro forum tenta desbloquear ele e não consegue, se eu te passar através do gerenciador de Dowload (4shared) o conteúdo, será q vc consegue fazer a configuração e postar no 4shared ? se sim me fale q eu te passo a senha.

Grato,



noslineg
Mensagens: 3
Registrado em: 18 Jun 2010, 09:42

Re: Desbloqueando Mio Moov 560 - pequeno tutorial

#17 Mensagem por noslineg »

pedrocel85 escreveu:fga100
Exatamente, os arquivos MioAutoRun.exe, MioAutoRun.mscr and MortScript.exe estão no MioPocket.
Voce tem que copia-los para a pasta que criou e depois renomear, com o tutorial explica.

noslineg,
Consegue instalar o IGo AMIGO, o primo eu não sei...haha
Se for o amigo, esse tutorial ja esta ensinando tudo, só ler.

ryckarts,
Tem que ler o tutorial atentamente, só isso.
Esta muito bem explicado, muito mesmo.
Se achou dificil, peça para algum amigo que entenda um pouco mais de informatica te ajudar..

abs,
Pedro
Alguem tem o tutorial do Miopocket em Português ? não manjo nada de inglês... rsrsrsrs



wb1928
Mensagens: 2
Registrado em: 05 Jun 2010, 20:28

Re: Desbloqueando Mio Moov 560 - pequeno tutorial

#18 Mensagem por wb1928 »

Finalmente deu certo para mim obrigado pelo topico a minha duvida estava sendo quais pastas copiar!



DELJV
Mensagens: 1
Registrado em: 15 Jul 2010, 16:08

Re: Desbloqueando Mio Moov 560 - pequeno tutorial

#19 Mensagem por DELJV »

Já tentei de tudo e não consigo meu é um mio moov 560 made in china

no meu sd ficou assim 3 PASTAS

MioAutoRun
Media
Cobia_520_64_NA

DENTRO DESTA Cobia_520_64_NA ESTÃO OS ARQUIVOS RENOMEADOS
auto
Auto.mscr
MortScript

mas quando coloco o sd no gps nada acontece.


alguem me ajuda



BLAX
Mensagens: 1
Registrado em: 17 Jul 2010, 08:19

Re: Desbloqueando Mio Moov 560 - pequeno tutorial

#20 Mensagem por BLAX »

Renomeie a pasta que estão os 3 arquivos para Cobia_T550_64.

No meu funcionou assim...



Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Mio”