Tracksource e Linux

Espaço para dúvidas, problemas e sugestões gerais sobre o Projeto.
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
paulocarvalho
Mensagens: 1316
Registrado em: 25 Set 2005, 19:24
Localização: Rio de Janeiro/RJ/Brazil
Contato:

Re: Tracksource e Linux

#41 Mensagem por paulocarvalho »

eduardoefb escreveu:mas se precisar de algum dll que não exista dentro da pasta /windows/system32 não é possível fazer funcionar.Abs.
Se for uma DLL ActiveX, não basta copiar para o System, tem que registrar seus componentes com o comando regsvr32 <caminho/nome da DLL> a ser executado de dentro do Wine.



Garmin Nüvi 255w
DM Rio de Janeiro Zona Oeste
DM Nova Friburgo-RJ
DM Casimiro de Abreu-RJ
programador sênior do Tracksource.

Avatar do usuário
marcoscw
Mensagens: 15
Registrado em: 24 Fev 2009, 14:09

Re: Tracksource e Linux

#42 Mensagem por marcoscw »

Descobri o QLandkarte nesse tópico e instalei ele via apt-get. Vou ver se consigo algum progresso com o QLandkarte. Antes tentei o Wine+Mapsource e não deu muito certo.

Acho ótima a idéia de uma área no forum para discutir assuntos relacionados a Linux.


paulocarvalho escreveu:Eu também. Já foi tempo de eu dar minhas "marretadas" como essa. Bem que esse QLandkarte podia ser open source e daí podíamos fazer nosso próprio compilador.
Paulo,

Na licença do programa diz que é GNU GENERAL PUBLIC LICENSE, acredito que ele seja sim opensource.


___________________________________________________________________________________________________________
GPS Garmin Nuvi 750
Suzuki Samurai
Desenvolverdor Nova Friburgo - RJ

Avatar do usuário
paulocarvalho
Mensagens: 1316
Registrado em: 25 Set 2005, 19:24
Localização: Rio de Janeiro/RJ/Brazil
Contato:

Re: Tracksource e Linux

#43 Mensagem por paulocarvalho »

Isso é interessante sim, Marcos.



Garmin Nüvi 255w
DM Rio de Janeiro Zona Oeste
DM Nova Friburgo-RJ
DM Casimiro de Abreu-RJ
programador sênior do Tracksource.

rodrigosprimo
Mensagens: 18
Registrado em: 21 Jul 2008, 13:09

Re: Tracksource e Linux

#44 Mensagem por rodrigosprimo »

Oi Marcos, o QLandkarte que está no respositório do Ubuntu (e provavelmente no repositório do Debian também) é uma versão antiga do projeto que foi descontinuada. O projeto agora se chama QLandkarte GT.

Não sei se alguém já disponibilizou um .deb dessa nova versão, da última vez que instalei tive que compilar ele. Sugiro que você teste o QLandkarte GT, ele tem algumas melhorias em relação a versão antiga. Você pode baixar ele no site http://qlandkarte.org/

O QLandkarte é software livre sim, então imagino que não haveria problemas em usar ele para criar o compilador (apesar de que não faço idéia de quais seriam os passos necessários para isso).
marcoscw escreveu:Descobri o QLandkarte nesse tópico e instalei ele via apt-get. Vou ver se consigo algum progresso com o QLandkarte. Antes tentei o Wine+Mapsource e não deu muito certo.

Acho ótima a idéia de uma área no forum para discutir assuntos relacionados a Linux.
Editado pela última vez por rodrigosprimo em 20 Jul 2009, 11:49, em um total de 1 vez.



Avatar do usuário
paulocarvalho
Mensagens: 1316
Registrado em: 25 Set 2005, 19:24
Localização: Rio de Janeiro/RJ/Brazil
Contato:

Re: Tracksource e Linux

#45 Mensagem por paulocarvalho »

A idéia é que tendo o código-fonte de um programa que saiba ler o formato IMG da Garmin, possa me permitir entender esse formato e de repente criar um compilador nosso para gerar os mapas do projeto, como alternativa ao nosso atual compilador.



Garmin Nüvi 255w
DM Rio de Janeiro Zona Oeste
DM Nova Friburgo-RJ
DM Casimiro de Abreu-RJ
programador sênior do Tracksource.

rodrigosprimo
Mensagens: 18
Registrado em: 21 Jul 2008, 13:09

Re: Tracksource e Linux

#46 Mensagem por rodrigosprimo »

Na aba "About" do http://qlandkarte.sourceforge.net existe um comentário de que a decodificação dos arquivos no formato IMG é feita com base na documentação do projeto http://sourceforge.net/projects/garmin-img/ que também é software livre. Talvez isso possa ajudar.

Da moderação:
Não faz sentido fazer a citação da mensagem imeditamente acima e até atrapalha a leitura do tópico



Avatar do usuário
paulocarvalho
Mensagens: 1316
Registrado em: 25 Set 2005, 19:24
Localização: Rio de Janeiro/RJ/Brazil
Contato:

Re: Tracksource e Linux

#47 Mensagem por paulocarvalho »

Eu tenho esse documento. Mas ele é de 2005. Esse projeto do Source Forge está morto. Veja que a última alteração ocorreu há 970 dias atrás...

Se ele faz roteamento, certamente o pessoal do QLandkarte sabe bem mais do que o que está nesse documento, caso contrário o produto está seriamente defasado em relação ao Mapsource.



Garmin Nüvi 255w
DM Rio de Janeiro Zona Oeste
DM Nova Friburgo-RJ
DM Casimiro de Abreu-RJ
programador sênior do Tracksource.

Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

Re: Tracksource e Linux

#48 Mensagem por nqnnospam »

O QLandkart GT faz roteamento?


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

rodrigosprimo
Mensagens: 18
Registrado em: 21 Jul 2008, 13:09

Re: Tracksource e Linux

#49 Mensagem por rodrigosprimo »

Infelizmente não

Da moderação:
Não faz sentido fazer a citação da mensagem imeditamente acima e até atrapalha a leitura do tópico



Avatar do usuário
paulocarvalho
Mensagens: 1316
Registrado em: 25 Set 2005, 19:24
Localização: Rio de Janeiro/RJ/Brazil
Contato:

Re: Tracksource e Linux

#50 Mensagem por paulocarvalho »

Então de fato eles não estão mais avançados que o projeto Karmin. Entender e dominar o formato IMG é um sonho antigo, ainda mais que eles estão com um formato novo aí, o NT, que nem mesmo o cGPSmapper domina.

Se pelo menos a Garmin dispusesse uma API para compilar mapas a partir de um determinado formato, já seria muito bom.



Garmin Nüvi 255w
DM Rio de Janeiro Zona Oeste
DM Nova Friburgo-RJ
DM Casimiro de Abreu-RJ
programador sênior do Tracksource.

felipe_cota
Mensagens: 8
Registrado em: 12 Mai 2009, 15:21

Re: Tracksource e Linux

#51 Mensagem por felipe_cota »

Fala pessoal! Estou usando o MapSource no Ubuntu com o Wine e manda e recebe mapas, trilhas, rotas e waypoints tranquilamente! Uso o MapSource com o TrackSource e meu gps é o etrex vista hcx.

A versão atual do MapSource não funciona no Wine, procure no google e baixe uma mais antiga. Agora não lembro se a minha é 6.14 ou 6.13 mas é ir testando... baixe algumas e tente instalar e rodar no wine. To no serviço, se for o caso quando chegar em casa posto direito qual a que baixei.

Bom, com uma delas o MapSource vai rodar normalmente no wine. Feito isso, é só instalar os executaveis do tracksource também sem problema.

Agora vem a parte que mais demorei para achar e é tão boba! rs para fazer o MapSource ver o gps na usb, é só fazer isso:

Pluga o gps na usb e depois...
$ sudo modprobe garmin_gps
$ ln -s /dev/ttyUSB0 ~/.wine/dosdevices/com1

A primeira linha, toda vez que plugo meu Etrex na usb tenho que rodar antes de rodar o MapSource. Se desplugar o gps e plugar de novo as vezes dá problema, preciso reiniciar o ubuntu. Não coloque o GPS no modo para transferir dados, só pluga ele e pronto, mais nada, no etrex vista hcx é assim.

A segunda linha vai "linkar" a porta usb do linux na porta com1 do wine. A velocidade não é das melhores mas já ajuda! rs esse comando só roda 1 vez.

Fonte: http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1062440

Eu também instalei o QLandKarte no meu ubuntu e foi na boa... só que ele não faz download de mapa do gps e tb a nevagação no mapa não é mt boa... o MapSource, mesmo usando uma versão mais antiga, é muito mais fácil e tem mais funcionalidades.

Agora é só se divertir! rs

Abraços!!


Garmin Etrex Vista HCx
Ubuntu+Wine+MapSource+TrackSource

Avatar do usuário
paulocarvalho
Mensagens: 1316
Registrado em: 25 Set 2005, 19:24
Localização: Rio de Janeiro/RJ/Brazil
Contato:

Re: Tracksource e Linux

#52 Mensagem por paulocarvalho »

Muito bom, Felipe! Excelente tutorial e mais uma vez estou aprendento mais um truque com Linux. :idea: :idea: :idea:



Garmin Nüvi 255w
DM Rio de Janeiro Zona Oeste
DM Nova Friburgo-RJ
DM Casimiro de Abreu-RJ
programador sênior do Tracksource.

rodrigosprimo
Mensagens: 18
Registrado em: 21 Jul 2008, 13:09

Re: Tracksource e Linux

#53 Mensagem por rodrigosprimo »

Olá Felipe, se quiser pode adicionar o nome do módulo no arquivo /etc/modules

Dessa forma não precisará mais usar o modprobe para carregar o módulo sempre que for usar o MapSource.

Abraços, Rodrigo.
felipe_cota escreveu: Pluga o gps na usb e depois...
$ sudo modprobe garmin_gps
$ ln -s /dev/ttyUSB0 ~/.wine/dosdevices/com1



felipe_cota
Mensagens: 8
Registrado em: 12 Mai 2009, 15:21

Re: Tracksource e Linux

#54 Mensagem por felipe_cota »

Fala Rodrigo, valeu pela dica! Vou fazer isso.

Abraços!


Garmin Etrex Vista HCx
Ubuntu+Wine+MapSource+TrackSource

eduardoefb
Mensagens: 96
Registrado em: 30 Ago 2007, 16:54
Localização: Rio de Janeiro - RJ / Cabo Verde - MG

Re: Tracksource e Linux

#55 Mensagem por eduardoefb »

Agora, com a integração das ferramentas em uma aplicação java, será possível validar e testar os mapas no linux. Já era possível utilizar o editor de nós, agora, com o Tsuite (por enquanto somente o validador está funcionando), é possível utiliza-lo independente do SO utilizado.

Rodando o trackmaker via wine e o restante dos aplicativos via java, não é necessário mais utilizar maquina virtual com windows para ajudar no projeto.


O procedimento é bem simples para que já utiliza o linux a algum tempo, mas se algum desenvolvedor estiver se aventurando, execute os passos:

1 - Baixe o Tsuite.jar na pagina de desenvolvimento do tracksource;
2 - O arquivo TSuite.zip será salvo em seu computador, vá até a pasta onde o arquivo está salvo e descompacte o arquivo;
3 - Uma vez descompactado, o arquivo TSwite.jar estará disponível. Utilizando o terminal, execute o comando:
java -jar <pasta onde o arquivo foi salvo>/TSwite.jar

Exemplo (quando o arquivo TSwite.jar foi salvo na pasta ~/Downloads/):
java -jar ~/Downloads/TSwite.jar


Parabéns aos desenvolvedores das ferramentas!!
eduardoefb escreveu:Pessoal,

Vocês conseguiram fazer as ferramentas de desenvolviment (validador, conversor...) funcionarem no wine ?

No validador, depois que eu tentei executar, apareceu um erro: "Component 'comdlg32.ocx' or one of its dependencies not correctly registred: a file is missing or invalid". Consegui encontar o arquivo comdlg32.ocx e copiei para a pasta /windows/system32/ . Após isso, o erro mudou: "Erro de conexão ! Coloque o arquivo Validador.mdb no mesmo diretorio do Validador.exe", mas o software abre. Quando tentei validar um mapa apareceu o erro "Run-time error 429: ActiveX component can't be create object".

As demais ferramentas tambem nao funcionaram legal.

O Mapsource e o trackmaker eu consegui fazer funcionar sem problemas.

É possível executar as ferramentas do tracksource no wine?

Obs.: Já fiz a instalação/desinstalação dos softwares e do wine várias vezes. Utilizo o Ubuntu 8.10.

Abs.


Jibam

Avatar do usuário
paulocarvalho
Mensagens: 1316
Registrado em: 25 Set 2005, 19:24
Localização: Rio de Janeiro/RJ/Brazil
Contato:

Re: Tracksource e Linux

#56 Mensagem por paulocarvalho »

A equipe do projeto agradece, Eduardo. Um dos objetivos em reimplementar as ferramentas de desenvolvimento é justamente permitir que usuários Linux, Mac, etc. possam participar do projeto sem precisar apelar para uma máquina virtual e uma licença Windows.



Garmin Nüvi 255w
DM Rio de Janeiro Zona Oeste
DM Nova Friburgo-RJ
DM Casimiro de Abreu-RJ
programador sênior do Tracksource.

iwersen
Mensagens: 15
Registrado em: 29 Set 2005, 18:49

Re: Tracksource e Linux

#57 Mensagem por iwersen »

Olá,

Estou usando Ubuntu 11.10 com Wine 1.3.28 e instalei o POI Loader 2.5.4. Depois da instalação, ao executá-lo, a janela do programa começa a ser desenhada e ele "despenca". Alguma sugestão?

Para atualizar os posts anteriores, gostaria de relatar que acabei de instalar, no Ubuntu, o Trackmaker Free 13.8.505 e o TRC-Brasil 11.11 para Trackmaker. Também instalei o Mapsource 6.16.3 com os mapas do TRC-Brasil 11.11 e do Proyecto Mapear 9.5. Todas as instalações foram feitas como fazemos no Windows, sem segredos ou passos adicionais. Pra não dizer que não fiz nada de especial, mudei a fonte default do Trackmaker de Symbol para Tahoma no Registry, pois os labels de tracks e waypoints não estavam aparecendo corretamente. Ainda não testei a conexão USB.

Também instalei o QLandKarte GT 1.2.2 e o usei com o TRC-Brasil citado acima.

Abraço,
Eduardo



trvrhldr
Mensagens: 65
Registrado em: 03 Jan 2010, 21:17

Re: Tracksource e Linux

#58 Mensagem por trvrhldr »

Olá Eduardo,

é bom saber que o gtm funciona no ubuntu, eu já tentei usar mas tb esbarrei no questão dos labels dos WPts.

Vc testou com a versão Pro do GTM ? O problema é que esta versão precisa do "hard-lock" USB.

Tinha testado no Ubuntu 10.04, vou ver se funciona melhor no 11.10

Obrigado pela dica

Marcelo


Marcelo Pereira

Tracksource - DE Pernambuco
Nuvi 1490T

iwersen
Mensagens: 15
Registrado em: 29 Set 2005, 18:49

Re: Tracksource e Linux

#59 Mensagem por iwersen »

Oi, Marcelo,

Que problemas você teve? Se não me engano, os labels dos tracks apareciam em grego (ou algo assim), mas alterei a fonte padrão no registry e resolveu. Talvez até tenha opção pra alterar a fonte padrão por dentro do GTM, mas nem procurei. Não lembro de ter problema com os labels de waypoints.

Tenho GTM PRO com hard lock na porta paralela, mas ele está instalado em um Windows. No Ubuntu, só testei a versão Free.

Abraço,
Eduardo



iwersen
Mensagens: 15
Registrado em: 29 Set 2005, 18:49

Re: Tracksource e Linux

#60 Mensagem por iwersen »

Ops! Memória fraca!

Acabei de reler meu post inicial e ali tinha mencionado problemas com waypoints também. Hoje não tenho problemas com labels.



Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “TrackSource Geral”