Skin nitro_dimka para o 7ways

Mensagem
Autor
celio_f
Mensagens: 45
Registrado em: 16 Mar 2011, 14:54

Re: Skin nitro_dimka para o 7ways

#41 Mensagem por celio_f »

Olha, uma das"falhas" do 7ways é não buscar o endereço por número de casa.
Quando voce diz "parado" é "aguardando" ou "travado"? Se ele estiver aguardando, basta pressionar "GO" acima à direita e o navegador calculará e apresentará a rota em tela inteira e depois, automaticamente, passa para o trajeto.
Espero ter ajudado



Fidelis Assis
Mensagens: 56
Registrado em: 29 Set 2010, 19:17

Re: Skin nitro_dimka para o 7ways

#42 Mensagem por Fidelis Assis »

celio_f e Fuboca,

Falta de endereços é problema do mapa, o navegador só encontra se estiverem cadastrados. Os mapas TRC são muito completos e acredito que já tenham todos esses endereços. A falta pode estar relacionada com o problema da última compilação. Talvez se usar a versão anterior resolva.

Campanha para melhoria dos mapas :)
- Para mapas TRC, siga as instruções aqui: http://www.tracksource.org.br/index.php ... ource.html
- Para mapas OSM: você pode editar diretamente na página do OSM: http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Pt-br:Main_Page

No caso de Goiânia, vi que muitas ruas não estão mesmo cadastradas e uma pessoa local seria excelente para atualizar esses dados, já que no OSM não se pode copiar dados de fontes protegidas, tais como Google, 4Rodas, do próprio projeto TRC, etc.
Veja como na região da T-029 são muito poucas as ruas com nome: http://www.openstreetmap.org/#map=16/-16.6955/-49.2757

OBS: Fuboca, assim que você atualizar, me avisa que gero novos mapas OSM para 7ways com suas atualizações;)

Abraços,
-- Fidelis



celio_f
Mensagens: 45
Registrado em: 16 Mar 2011, 14:54

Re: Skin nitro_dimka para o 7ways

#43 Mensagem por celio_f »

Boa tarde, Fidelis.
Foi mal a minha colocação, desculpe.
Realmente o navegador só gerencia os dados existentes, caso não haja...
Como não tenho buscado endereço não posso confirmar a dificuldade do Fuboca mas vou testar.
-----------------------------
Mapas TRC e OSM
Segui o link para mapas OSM e naveguei até "minha área" e me pareceu não atualizado, bem diferente do TRC cujas alterações rodoviárias já aparecem na tela do meu navegador. Não entendi bem...
Tem como visualizar mapas TRC?

Celio



Fidelis Assis
Mensagens: 56
Registrado em: 29 Set 2010, 19:17

Re: Skin nitro_dimka para o 7ways

#44 Mensagem por Fidelis Assis »

celio_f escreveu: Foi mal a minha colocação, desculpe.
Que isso, essa área tem muitos detalhes e "zonas cinzas" mesmo onde não se sabe direito o que é de quem.
Mapas TRC e OSM
Segui o link para mapas OSM e naveguei até "minha área" e me pareceu não atualizado, bem diferente do TRC cujas alterações rodoviárias já aparecem na tela do meu navegador. Não entendi bem...
Entre os gratuitos, os mapas TRC são os melhores e mais completos para o Brasil (algum problema pode ter ocorrido na última compilação para 7ways e por isso poucas ruas estão sendo encontradas). O OSM é um projeto cooperativo mundial onde qualquer pessoa pode se cadastrar e contribuir com dados que conheça. Os dados são totalmente livres para qualquer uso, por qualquer pessoa ou empresa, inclusive podem ser usados pelo projeto TRC e até mesmo comercialmente. No Brasil está no início e ainda poucas pessoas contribuem mas na Europa a participação é intensa e os mapas são muito bons. Nas capitais aqui costuma ser bem utilizável (fora endereços de porta, ainda poucos). Em algumas é bem adiantado, como Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, etc. A Apple usa mapas OSM em algumas partes do mundo: http://blog.openstreetmap.org/2012/10/02/apple-maps/

Se sua área não está atualizada, é uma boa oportunidade para contribuir :). Estará ajudando muita gente e também ao projeto TRC que poderá também usar esses dados.
Tem como visualizar mapas TRC?
Fora do navegador não sei dizer, acredito que seja mas apenas para quem tem acesso aos mapas originais (desenvolvedores).

Abraços,
-- Fidelis



CODE84
Mensagens: 6
Registrado em: 01 Jan 2009, 15:12

Re: Skin nitro_dimka para o 7ways

#45 Mensagem por CODE84 »

Fuboca, houve sim problemas na compilação do mapa que vêm causando erros na busca por endereços. Sou DM de Goiânia e se estiver disposto a colaborar com a melhoria do mapa é só entrar em contato pelo site do projeto! Quem quiser visualizar o mapa no PC basta instalar o programa "BaseCamp", gratuito no site da Garmin!



Fuboca
Mensagens: 9
Registrado em: 01 Set 2013, 08:25

Re: Skin nitro_dimka para o 7ways

#46 Mensagem por Fuboca »

Fidelis, já criei uma conta pra editar o mapa OSM no navegador. Quando for pintando tempo, vou salvando. Um lance que notei é: realmente tem muuuuita rua faltando. Creio que o TRC tá mais atualizado.

Você citou em dois momentos: "A falta pode estar relacionada com o problema da última compilação. Talvez se usar a versão anterior resolva; Entre os gratuitos, os mapas TRC são os melhores e mais completos para o Brasil"

Pra eu usar esta versão anterior à última compilação, seria usar um 7ways mais antigo? Se sim, onde posso baixá-lo, qual link? Testarei pra ver.

Celio_f: o lance de eu escolher a rua e ele ficar parado, pra te esclarecer, não é travar. É que não ocorre nada. Talvez eu tenha passado batido e não tenha visto o botão GO que vc sugeriu. Vou testar mais tarde.

Mas hoje rodei pelas ruas aqui de Goiânia e ele deu algumas travadas mesmo. De repente, do nada, o danado trava :/

Outro problema é que ele ficou avisando "polícia rodoviária" e "lombadas" em áreas que não tinha nada disso.

Apesar desses perrengues, notei que existem váááários POI corretos, além de ruas e praças (com áreas verdes) tmb corretas.



Fuboca
Mensagens: 9
Registrado em: 01 Set 2013, 08:25

Re: Skin nitro_dimka para o 7ways

#47 Mensagem por Fuboca »

Celio_f: testei pra ver se achava o botao GO, que tu comentou, mas realmente o navegador ta bugado nesta parte. Tirei uma foto da tela em questao.

Repare que na parte azul, no canto esquerdo inferior, tem o lugar que eu selecionei o endereço. É o cruzamento de duas ruas. Como nao tem opcao de por numero, ele nao me da opcao de clicar em nenhum lugar pra seguir. Ate cliquei no ícone do globo, no canto superior direito, mas vc clica e nada acontece.

Vim do trampo agora a noite e travou pelo menos nuns 5 lugares, num trecho de 9km :/

Pergunto: seria tilt na compilaçao do navegador 7way ou no mapa do TRC, tal tilt?
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.



Fidelis Assis
Mensagens: 56
Registrado em: 29 Set 2010, 19:17

Re: Skin nitro_dimka para o 7ways

#48 Mensagem por Fidelis Assis »

Fuboca escreveu: Fidelis, já criei uma conta pra editar o mapa OSM no navegador. Quando for pintando tempo, vou salvando. Um lance que notei é: realmente tem muuuuita rua faltando. Creio que o TRC tá mais atualizado.
Sim, até estranhei tantas ruas faltando. Os mapas de outras capitais (Rio, São Paulo, BH, Porto Alegre, etc) estão bem mais completos.
Pra eu usar esta versão anterior à última compilação, seria usar um 7ways mais antigo? Se sim, onde posso baixá-lo, qual link? Testarei pra ver.
Não, mencionei a versão anterior dos mapas TRC caso você ainda as tivesse. Elas não estavam com esse problema de busca de endereço. Mas não sei dizer se continuam disponíveis no site do TRC.
Outro problema é que ele ficou avisando "polícia rodoviária" e "lombadas" em áreas que não tinha nada disso.
Não sei qual skin você está usando nem que pontos de alerta, mas esses avisos indevidos tem duas principais causas:
1- O 7ways ainda não considera a rota para ver se o ponto de alerta se aplica à sua via e posição. Mesmo pontos fora de rota, em ruas paralelas e ate os atrás de você podem ser alertados, dependendo da configuração de sentido e direção desses pontos;
2- Muitos pontos de alerta estão cadastrados sem sentido/direção e o 7ways, como o iGO, considera esses dados para saber se o PA se aplica à sua via e ao sentido em que está se deslocando.

Com relação ao item 1 só podemos esperar que novas versões melhorem isso. Já o segundo ponto só depende de nós cadastrarmos os pontos corretamente. Fazendo só isso a melhora já é bem grande. Veja aqui como conferir/acertar direção de pontos de alerta: https://sites.google.com/site/fidelisassis/home
Apesar desses perrengues, notei que existem váááários POI corretos, além de ruas e praças (com áreas verdes) tmb corretas
Tem sim, acredito que esses mapas têm grande potencial. À medida que mais pessoas conhecerem e participarem devem ficar bem legais.

Abraços,
-- Fidelis



Fuboca
Mensagens: 9
Registrado em: 01 Set 2013, 08:25

Re: Skin nitro_dimka para o 7ways

#49 Mensagem por Fuboca »

Pessoal, alguem sabe me dizer onde (link, preferencialmente) acho os mapas TRC versao 13.07 pra rodar no 7ways? A versao 13.08, conforme ja mencionado em postagens anteriores neste tópico, nao ta funfando direito. Desde ja Meu muito obrigado




Fidelis Assis
Mensagens: 56
Registrado em: 29 Set 2010, 19:17

Re: Skin nitro_dimka para o 7ways

#51 Mensagem por Fidelis Assis »

Amigos,

Chegou a Gabriela, uma nova opção de voz para 7ways! Disponível no link costumeiro: https://sites.google.com/site/fidelisassis/7-ways

O 7ways ainda não tem voz TTS, assim a Gabriela é uma voz pré-gravada, como a Raquel, apresenta aquela típica sensação "robotizada" em certas situações e não fala nome de rua.

OBS:
- Esta voz está configurada para a skin nitro_diMkaTS;
- Versão inicial, por favor reportem os problemas aqui.

Abraços,
-- Fidelis



celio_f
Mensagens: 45
Registrado em: 16 Mar 2011, 14:54

Re: Skin nitro_dimka para o 7ways

#52 Mensagem por celio_f »

Pela primeira vez o 7 ways entrou em "loop"!
Como deixo sempre o navegador aberto ao desligar o carro, antes de ontem ao ligar-lo, 7 ways resolveu não entrar. Tive que apagar o cartão e reinstalar.
Vou ficar observando...
Aproveitarei para instalar a voz Gabriela também.



Fidelis Assis
Mensagens: 56
Registrado em: 29 Set 2010, 19:17

Re: Skin nitro_dimka para o 7ways

#53 Mensagem por Fidelis Assis »

Oi celio_f,

Há relatos de danos causados a GPS e cartões SD por estarem ligados durante a partida do motor de arranque. Tem um tópico que comenta isso aqui:

http://www.portalgps.com.br/forum/4-assu ... t=0#152294

Parece que em alguns veículos o acendedor de isqueiros é automaticamente desligado durante a partida para evitar esse problema, mas não creio que seja assim em todos os modelos. Na dúvida, melhor prevenir.

Abraços,
-- Fidelis



Fuboca
Mensagens: 9
Registrado em: 01 Set 2013, 08:25

Re: Skin nitro_dimka para o 7ways

#54 Mensagem por Fuboca »

valeu moraes19, to baixando os mapas 13.07

Fidelis, assim que eu baixar e testar se vai continuar os tilts no 7ways com o mapa TRC versão 13.07, eu posto aqui no fórum o resultado. E valeu pela voz Gabriela. Testarei tmb se ficou legal :)

Hj, aqui em Goiânia, fui olhar uns lotes que to querendo investir. Aí fui lááááá na ponta da rua, na puta que o pariu :D E o 7ways reconheceu todas as ruas, impressionante. Apesar de dar tilt pra rotear, ao menos no modo de exibição do mapa ele reconheceu tudo. Tomara que com a versão anterior, que eu to baixando, ele continue reconhecendo tudo e tmb roteando certinho



Fuboca
Mensagens: 9
Registrado em: 01 Set 2013, 08:25

Re: Skin nitro_dimka para o 7ways

#55 Mensagem por Fuboca »

Fidelis, baixei o mapa que moraes19 gentilmente postou o link, TRC, versão 13.07 e realmente aparecem vários endereços no 7ways que antes não apareciam. Agora tá legal. Realmente há algum bug no 7ways pra ler a versão 13.08.

Problemas: notei que continua um problema e notei um lance que poderia ser melhorado no navegador.

a) problema maior e grave: continua não sendo possível, na esmagadora maioria dos casos, não sendo possível inserir número nas ruas. Pra ter uma ideia, numa grande avenida aqui de Goiânia (Av. Araguaia), só existe UM número cadastrado. De resto, não dá. Tentei outras duas ruas: 200 (setor leste vila nova) e Rua 20 (no centro). Em nenhuma delas foi possível por o número. Em casos de ruas grandes, fica complicado achar um endereço.

b) Em outros GPS (navegadores), quando você escolhe uma rua, ele aparece na frente, às vezes entre parênteses, o nome do bairro. É que muitas vezes tem várias ruas na cidade com o mesmo nome, mudando o bairro. Não fiz muitos testes no 7ways quanto à isso, mas pelos poucos que fiz, imagino que há na cidade outros bairros com esta rua e só se percebe onde é o local escolhido após montar a rota. Só então você vai ver no mapa se a rota estabelecida é para o bairro onde você quer.

c) Aqui novamente uma melhoria que poderia ser feita no navegador, experiência possível em outros GPS: repare na figura anexa. Quando a gente escolhe o endereço, ao invés de o navegador já rotear (ou apresentar opções de rota, coisa muito útil e não disponível no 7ways), ele fica parado nesta tela que vocês estão vendo. A gente tem que clicar no ícone do globo, no canto superior direito. Só então, após este clique, ele vai montar a rota. O ideal seria, ao escolher o endereço (com ou sem a opção de escolher as rotas possíveis), ele já ir para a rota. Aqui a gente tem um clique a mais. Pode parecer frescura ou achar que é preguiça. Mas estamos falando de trânsito. Quanto menos tempo você ficar parado dentro do carro pra escolher um endereço (questão de segurança), ainda tem o lance de, se tiver em alguma via e você tentar achar endereço em movimento (por mais que saibamos que isso não é recomendado), com uma operação cheia de cliques obrigatórios, torna tudo ainda mais complicado, demorado e arriscado para a segurança de todos.

Alguém pode dizer: Geraldo, com tanto problema assim, larga de usar o 7ways então. Eu respondo porque, apesar de tudo, mantenho a opção por ele: é porque com este 7ways eu posso usar mapa da TRC na minha central multimídia. O navegador original - iGO - mesmo a versao mais atual de mapa, é um lixo (o mapa). Pelo menos aqui pra Goiânia é. Tem ruas aqui que há uns 3 anos já mudou a mão e até hoje o mapa do iGO ainda te manda entrar na contra-mão. Um mapa errado ou desatualizado é a pior coisa. Por isso to preferindo usar um navegador ainda deficiente, mas pelo menos com mapas e pontos de interesses atualizados.

Fidelis, outra coisa que comentei aqui anteriormente e não tive tempo ainda de ver como ficou com esta versão do mapa 13.07 é o tilt que dava nos alertas: avisos errados de polícia e lombada. Quando eu der um rolê e notar como isso ficou, reporto a vocês aqui.

Ah, não ouvi ainda a voz de Gabriela em ação. Só baixei a voz e ouvi o "muito prazer" dela ao escolher a voz. Depois digo se ela é melhor que a voz de Raquel.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.



celio_f
Mensagens: 45
Registrado em: 16 Mar 2011, 14:54

Re: Skin nitro_dimka para o 7ways

#56 Mensagem por celio_f »

Fuboca, tenho evitado traçar rotas pelo meio do caminho justamente para evitar isso, normalmente meus destinos já são predefinidos, assim é mais fácil. Fora o loop que me apareceu semana passada, está tudo bem e estou me forçando a trabalhar com ele. No quadrante do Rio, na área que percorro parece-me estar legal, o que me atrapalha é o fato de dividir o Rio em Rio e Rio zona oeste pois passeio em diversas zonas (geográficas!)
Também baixei a voz da Gabriela mas não testei em rota.
O que muito me agrada no 7ways é a "educação" da locutora, nada de falar demais, me gosta o básico; até as rotas os trechos são longos e o navegador não fica avisando a cada quilometro mudança de curso.

Para seu conhecimento: saiu o mapa naveteq 2013_q1, próximo de onde moro as alterações estão atualizadas.

Célio



Fuboca
Mensagens: 9
Registrado em: 01 Set 2013, 08:25

Re: Skin nitro_dimka para o 7ways

#57 Mensagem por Fuboca »

Celio, bom dia.

Este naviteq é o mapa pro iGO, é isso? Desculpe se a pergunta parece boba, mas sou leigo e agora que to me interessando pelo asssunto.

E se for, onde eu acho este danado pra baixar? Vou testa-lo pra ver de qualé



Fidelis Assis
Mensagens: 56
Registrado em: 29 Set 2010, 19:17

Re: Skin nitro_dimka para o 7ways

#58 Mensagem por Fidelis Assis »

Fuboca escreveu:Fidelis, baixei o mapa que moraes19 gentilmente postou o link, TRC, versão 13.07 e realmente aparecem vários endereços no 7ways que antes não apareciam. Agora tá legal. Realmente há algum bug no 7ways pra ler a versão 13.08.
Creio que é o contrário, o bug está na versão 13.08. O navegador é o mesmo.
Problemas: notei que continua um problema e notei um lance que poderia ser melhorado no navegador.
a) problema maior e grave: continua não sendo possível, na esmagadora maioria dos casos, não sendo possível inserir número nas ruas.
É aquilo que a gente já comentou, esse é um problema do mapa que está sem os endereços, não do navegador. Para o navegador achar é necessário que o endereço conste do mapa.
b) Em outros GPS (navegadores), quando você escolhe uma rua, ele aparece na frente, às vezes entre parênteses, o nome do bairro. É que muitas vezes tem várias ruas na cidade com o mesmo nome, mudando o bairro.
Isso de ter o bairro associado à rua é legal, ruas com mesmo nome dão muita confusão mesmo. Nos mapas que faço (OSM), associei os nomes das ruas aos distritos quando disponíveis, achei que mesmo em bairros diferentes, numa mesma cidade o nome não pudesse ser repetido (acho até que não pode mesmo, mas acontece). Vou acrescentar o bairro nos nomes das ruas na próxima versão. Mas, de novo, isso é questão de mapa, não de navegador.
c) Aqui novamente uma melhoria que poderia ser feita no navegador, experiência possível em outros GPS: repare na figura anexa. Quando a gente escolhe o endereço, ao invés de o navegador já rotear (ou apresentar opções de rota, coisa muito útil e não disponível no 7ways),
Acredito que vários detalhes vão ser melhorados nas próximas versões, com feedback dos usuários. Você pode enviar sugestões para o suporte deles (support@navikey.ru - Rússia). Costumam responder rápido, tenho feito algumas perguntas e sugestões e em geral respondem em 2 dias.
Por isso to preferindo usar um navegador ainda deficiente, mas pelo menos com mapas e pontos de interesses atualizados.
É verdade, tem várias partes do país que só mapas TRC atendem. Agora estamos começando a ter outra opção que é o OSM. Como digo sempre se cada usuário de GPS cadastrar 2 endereços, um de casa e outro do trabalho, no OSM, logo logo teremos mapas bem úteis.
Fidelis, outra coisa que comentei aqui anteriormente e não tive tempo ainda de ver como ficou com esta versão do mapa 13.07 é o tilt que dava nos alertas: avisos errados de polícia e lombada. Quando eu der um rolê e notar como isso ficou, reporto a vocês aqui.
Já comentei isso anteriormente, boa parte desse problema é causada pelas nossas bases de pontos de alerta que está sem direção nem sentido. Em geral a do Maparadar tem sentido e direção e esse problema fica bem reduzido mas outras têm uma quantidade muito grande de pontos sem direção.
Ah, não ouvi ainda a voz de Gabriela em ação. Só baixei a voz e ouvi o "muito prazer" dela ao escolher a voz. Depois digo se ela é melhor que a voz de Raquel.
[/quote][/quote]
É só uma outra opção de locutora, voz e entonação diferentes mas as frases são basicamente as mesmas. A Gabriela é a voz do iGO campeã na preferência dos brasileiros. Mas eu gosto também da Raquel, a dicção é boa, fácil de entender.

Abraços,
-- Fidelis



Arnoldonoremberg
Mensagens: 3
Registrado em: 05 Set 2010, 22:48

Re: Skin nitro_dimka para o 7ways

#59 Mensagem por Arnoldonoremberg »

Fidelis, comecei a utilizar o 7Ways e notei que (vou pegar como exemplo as lombadas) ele dá um primeiro aviso aos 1000 metros ("Prepare-se lombada a frente") e depois muito próximo da lombada ele dá o novo aviso ("Atenção lombada a frente").
Pergunto, não teria como reduzir esta distância de 1000 metros para uns 100 metros ou menos?

Digo isto pois em uma cidade pequena existe um incontável números de lombadas e o aparelho não para de dar o aviso de "prepare-se".
Isto vale para os alertas de perigo, lombadas, polícia e radares.
Estou utilizando os arquivos e radares do Tracksource. Segui a risca a instalação na página do projeto.
At. Arnoldo.



Fidelis Assis
Mensagens: 56
Registrado em: 29 Set 2010, 19:17

Re: Skin nitro_dimka para o 7ways

#60 Mensagem por Fidelis Assis »

Arnoldorolemberg,

Qual skin você está usando? Se não for a desse tópico, dá uma lida nas mensagens anteriores que tem link e explicações como instalar. Experimenta, ela pode reduzir esses alertas em excesso.

Quanto aos pontos de alerta, no mesmo link tem explicação de como instalar os do Primo, que são mais indicados para a skin.

Se já estiver usando a skin do tópico e os PAs do Primo, e ainda assim estiver com alertas em excesso, é possível reduzir as distâncias editando direto o arquivo notices.xml, no arquivo de voz. Nas mensagens anteriores também há comentários sobre as causas de alertas indevidos e como reduzir o problema. Qualquer coisa me fala.

Abraços,
-- Fidelis



Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “7Ways”