Como transferir rotas do Mapsource para o nüvi

Mensagem
Autor
Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: Como transferir rotas do Mapsource para o nüvi

#241 Mensagem por Angelone »

Muito bom, Valadares! Ralou e chegou lá, rs.. Estava nesse momento respondendo seu post anterior qdo vi o seu novo. Voce fez o correto: projetou o caminho no Google Earth (kml/kmz) e transformou em gpx, que pode ser no padrão track ou no gpx route (algo diferente), como vc fez. Claro que a experiencia 1 é mais trabalhosa e mesmo desnecessária, mas serviu para descobrir que programas como o Trackmaker e mesmo o Mapsource enviam as trilhas para os nuvis, o problema é que o sistema nao reconhece por imposiçao clara da Garmin (os tracks normalmente ficam no arquivo temp.gpx). Prático mesmo é salvar a trilha em kml no google earth, abrir no Trackmaker e salvar em gpx, para ai sim abrir no Mapsource (ou Basecamp) e transforma-lo em rota. Escrevi a respeito em um post no tópico http://www.portalgps.com.br/viewtopic.p ... &start=200 de 26/7/2012 mas explicando o procedimento no Basecamp. Também abordei o problema do numero de pontos da rota (waypoints, POIs) e como contorna-lo. O limite varia de 500 a 1000 pontos ou menos , dependendo do modelo de Nuvi. No seu caso voce terá q testar, no Basecamp é possivel definir esse valor quando se faz um rota em cima de um track. Se a rota for longa haverá muitos pontos e para que nao seja ultrapassado o limite teria que espaçar esses pontos. Nesse caso a rota nao será muito "precisa" isto é, nao deverá ficar 100% sobre o caminho real, como ocorre com um track (trilha ou trajeto já feito na prática ou simulado no computador) que suporta até 10.000 pontos (track points), dependo do modelo (gps outdoor, nao Nuvis). Importante também deixar o gps em modo Off-Road, senão fica ativada a função Lock on Road que força o sistema a fixar o deslocamento sobre alguma via (rua, estrada..) que consta no mapa o que pode gerar erros absurdos inviabilizando o uso nesse modo. Nos modelos atuais de Nuvis, a unica maneira real de se entrar em modo Off Road é mudar o modo de Automotivo para Pedestre. No seu 855 vc tem que conferir, mas acho que existe uma opçao própria para Off Road. Por fim, se o caminho a ser percorrido for muito longo e a "rota" planejada ficar muito imprecisa pela limitaçao do numero de pontos, a melhor maneira é transformar os tracks projetados no Google Earth em vetores mapa img, conforme indiquei em posts anteriores (gpx2img). Assim esses caminhos serão enxergados como mapas pelo gps e deverão ser habilitados como os demais, além de terem a vantagem de poderem ser sobrepostos a outros mapas, qdo foram originalmente gravados como "transparentes".



valladarespropp
Mensagens: 16
Registrado em: 11 Set 2011, 01:47

Re: Como transferir rotas do Mapsource para o nüvi

#242 Mensagem por valladarespropp »

Falar o que...mestre é mestre! rsrsrsrs. Vou tentar espaçar os pontos para ver se cabe as minhas 7 rotas, de Cambará até Urubici..já fiquei feliz em o GPS ter me mostrado que estava lá em Rotas e agora reduzindo os pontos vou tentar importar...também vou fazer o img para aprender. Ajuda inestimável e para mim saber fazer isto já é tudo...rsrsrs. Grande abraço, valeu mesmo e se tiver uma nova dúvida relevante quero ter a liberdade de lhe perguntar.
Abs.



Avatar do usuário
Batedor
Mensagens: 1011
Registrado em: 18 Set 2008, 20:37

Re: Como transferir rotas do Mapsource para o nüvi

#243 Mensagem por Batedor »

Lembra que eu te falei (por MP) que o Angelone era "o cara"???

Pois taí a prova....

Abs.



mdeolli
Mensagens: 3
Registrado em: 09 Dez 2010, 12:15

Re: Como transferir rotas do Mapsource para o nüvi

#244 Mensagem por mdeolli »

Olá amigos. tenho um Nuvi 205 w e consigo acessar sua memoria pelo pc, mas nao consigo a comunicação com o update da garmin. Queria volta-lo ao estado de fabrica e depois atualiza-lo, pois eu não consigo usar cartao no mesmo e a memoria ja nao cabe as atualizacoes da tracksource. Alguem pode me ajudar



Avatar do usuário
jpgon
Mensagens: 1836
Registrado em: 22 Mar 2011, 08:15
Localização: Umuarama-PR

Re: Como transferir rotas do Mapsource para o nüvi

#245 Mensagem por jpgon »

mdeolli,
boa noite.

Master Reset no nüvi 205W
1. Com o GPS desligado e sem o cabo USB conectado pressione o canto inferior direito da tela com o dedo indicador direito.
2. Mantenha o dedo indicador na tela e com a outra mão ligue o GPS na tecla "power" e não solte.
3. Mantenha a tela "power" pressionada e o dedo indicador na tela até aparecer a mensagem "Você realmente quer apagar todos os dados do usuário?"
4. Quando surgir a mensagem, pode soltar o botão power e tirar o dedo indicador da tela do GPS.
5. Selecione a opção "SIM".


Julio
Garmin nüvi 1300/1490 e nüvi 40
PR

valladarespropp
Mensagens: 16
Registrado em: 11 Set 2011, 01:47

Re: Como transferir rotas do Mapsource para o nüvi

#246 Mensagem por valladarespropp »

Batedor, vc tem crédito nisto..rsrsrsr. Agradeço aos amigos e os convido para, se curtirem Off-Road, visitarem nosso tópico no fórum 4x4 Brasil. Abs.



valladarespropp
Mensagens: 16
Registrado em: 11 Set 2011, 01:47

Re: Como transferir rotas do Mapsource para o nüvi

#247 Mensagem por valladarespropp »

Angelone, pelo que verifiquei e postaste o Trackmaker não serve para criar rotas e nem transforma tracks em rotas ok? Mesmo convertendo em GPX Route e mandando para ele não aparece como rota, porquê?
Abs.



Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: Como transferir rotas do Mapsource para o nüvi

#248 Mensagem por Angelone »

valladarespprop escreveu:..pelo que verifiquei e postaste o Trackmaker não serve para criar rotas e nem transforma tracks em rotas ok? Mesmo convertendo em GPX Route e mandando para ele não aparece como rota, porquê?
O Trackmaker realmente nao é indicado para criar rotas, pelo menos as do tipo que interessam. Por que? Simplesmente porque o desenvolvedor nao soube ou nao tinha interesse ou objetivo de implementar essas caracteristicas e compatibilidades. O Trackmaker tem muitas funçoes interessantes e realmente é muito util, mas para o seu caso eu o utilizaria somente como indiquei: transformar kml em gpx. O resto faria tudo no Mapsource ou Basecamp.
Por fim, o Gpx Route não é um formato fechado, tem especifidades que o torna muitas vezes compatível apenas com um fabricante/desenvolvedor.



valladarespropp
Mensagens: 16
Registrado em: 11 Set 2011, 01:47

Re: Como transferir rotas do Mapsource para o nüvi

#249 Mensagem por valladarespropp »

Angelone, continuo minha batalha do "corta pontos ou bandeirinhas"...uma rota pequena, com cerca de 30km e 500 pontos não deu, cortei mais 100, não deu, cortei mais 100, não deu, cortei mais, estava em 300 e a fatídica mensagem "impossível importa rota. a rota possui muitos pontos no percurso"...baixei para menos de 200, passando a tesoura na rota com a ferramenta seleção no Map e somente aí ele aceitou importar, com 187 pontos...é normal tal limitação no 855? Há alguma maneira de enganá-lo para aceitar todos os pontos de uma rota ou vou ter que fragmentar mesmo?...se não me engano tudo que eu li falava em no máximo 500 pontos, mas não estou conseguindo importar rotas com mais de 200 pontos..a Garmin tá brincando né.
Abs.



Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: Como transferir rotas do Mapsource para o nüvi

#250 Mensagem por Angelone »

O limite de pontos de rota varia entre os modelos. O seu, apesar de ser um modelo com muitos recursos, e' antigo. Os modernos suportam 1000 pontos. Considere q os nuvis são pensados para uso com mapa rodoviario e as rotas 'normais' utilizam apenas 2 pontos, origem e destino e raramente passa disso. No seu caso, pode ser q estejam sendo computados pontos de outras rotas gravadas, não tem muito sentido, mas e' uma possibilidade. Se vc não conseguir superar esses obstáculos, um modo fácil e' transformar os km/gpx em img.
Vc ja testou essas rotas em ambiente off road, funciona perfeito? Qual a vantagem q vc vê em relação aos tracks como img?



valladarespropp
Mensagens: 16
Registrado em: 11 Set 2011, 01:47

Re: Como transferir rotas do Mapsource para o nüvi

#251 Mensagem por valladarespropp »

Na verdade não converti em img, embora me pareça mais simples o método tradicional..mas vou testar sim...independentemente já decidi passar o GPS adiante e comprar o 2455LMT, 100 rotas, 1000 pontos..o que achas? O meu tem na ficha técnica 500 waypoints e 10 rotas de capacidade...só gostaria de saber se estes pontos são o total, para 10 rotas, ou 500/1000 para cada rota?
Abs.



Avatar do usuário
Batedor
Mensagens: 1011
Registrado em: 18 Set 2008, 20:37

Re: Como transferir rotas do Mapsource para o nüvi

#252 Mensagem por Batedor »

Os pontos suportados - 1.000 - é o máximo contando-se os gastos em rotas (teoricamente, como disse o Angelone, seriam 2 por rota...) + os Favoritos.

Abs.



miirto
Mensagens: 1
Registrado em: 02 Jul 2012, 11:42

Re: Como transferir rotas do Mapsource para o nüvi

#253 Mensagem por miirto »

Boa tarde!
Galera já peço desculpas .. se estou fazendo algo de errado no forum! Pois sou novo nesse negocio! heheh
Então .. procurei algum topico de ajuda ou problemas com algum gps garmin, mas não encontrei .. nao achei nenhum topico com o problema que estou tendo também, vamos la ..
Comprei uma atualização da Garmin , ele acha os lugares , que é uma beleza!
Mas o problema é que ele manda eu virar as ruas contra-mão ..
queria saber , se alguem poderia me ajudar! e agradeço desde já pela atenção. att



Avatar do usuário
jpgon
Mensagens: 1836
Registrado em: 22 Mar 2011, 08:15
Localização: Umuarama-PR

Re: Como transferir rotas do Mapsource para o nüvi

#254 Mensagem por jpgon »

miirto,
Boa tarde.

Primeiramente nos informe qual o seu dispositivo GPS Garmin.
Segundo, pode estar configurado para modo pedestre. Verifique esta etapa.
Configure para modo automotivo
Terceiro: qual mapa Garmin vc adiquiriu? Ultima versão disponibilidada é o City navigator South America NT 2014.20
Aguardando seu retorno de postagem por aqui.
abs


Julio
Garmin nüvi 1300/1490 e nüvi 40
PR

delutinga
Mensagens: 2
Registrado em: 21 Dez 2013, 18:22

Re: Como transferir rotas do Mapsource para o nüvi

#255 Mensagem por delutinga »

Amigos por favor me ajudem, não consigo exportar rotas criadas no mapsource para o garmin nuvi 42lm. Não aparece os pontos de rotas em favoritos nem as rotas, meu gps não tem a pasta mydata, onde devo salvar os daos onde vizualizá-los no gps. Irei viajar estou preocupado pois não conheço a cidade.



Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: Como transferir rotas do Mapsource para o nüvi

#256 Mensagem por Angelone »

A série de Nuvis de entrada da Garmin 40/42, 50/52, nao permitem a importaçao de rotas do PC. O que voce pode fazer é importar alguns pontos de rota (waypoints, POIs..) que serao salvos em Favoritos (ou em Salvos) e ir navegando de um ponto ao outro. No caso de trechos urbanos fica complicado, mas em rodovias funciona bem.



bacana00
Mensagens: 3
Registrado em: 14 Nov 2007, 13:41

Re: Como transferir rotas do Mapsource para o nüvi

#257 Mensagem por bacana00 »

Galera,

Eu estou ha 2 dias tentando colocar um track no NUVI 2555LMT, o track eu já desisti, depois tracei uma rota e tentei importar pata o GPS via Basecamp, o programa exporta, mas o problema é que não aparece no Trip Planner. Já tentei de tudo e não vai. Ele cria um arquivo temo.gpx mas não abre no GPS. No meu modelo não aparece a tela de MY data.

Se alguém puder dar uma dica agradeço...

Ah, se alguém não conseguir ver os arquivos d sistema via Windows explorer tem que mudar os settings do GPS naquela tela de diagnóstico escondida no velocímetro...



bacana00
Mensagens: 3
Registrado em: 14 Nov 2007, 13:41

Re: Como transferir rotas do Mapsource para o nüvi

#258 Mensagem por bacana00 »

Pessoal, desisti, vou queimar o Nuvi e voltar para o Igo....



basstrombone
Mensagens: 10
Registrado em: 15 Nov 2014, 22:50

Re: Como transferir rotas do Mapsource para o nüvi

#259 Mensagem por basstrombone »

Pessoal boa noite!

Entrei a pouco no forum e tenho um NUVi 255W lá no folder "my data" ou "meus dados," não há a opção "import route" ....
Alguém poderia me informar um modelo que possui esta opção de abrir rotas salvas no map source depois importar?
Eu uso este aparelho que é muito bom desde 2009, utilizo o MapSource com os mapas do projecto tracksource Brasil. Gosto muito dele mas infelizmente para rotas longas ele não é muito indicado, dá trabalho mas funciona. Acredito que isto é limitação de software imposta pelo fabricante....
Resumindo, se alguém daqui do forum conhecer algum modelo que execute esta façanha (import route) por favor me deixem saber tá certo?



Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “MapSource”