Erro ao enviar rota do basecamp para Garmin Zumo 350

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
mateuscanalli
Mensagens: 7
Registrado em: 30 Out 2013, 23:06
Localização: Marau

Erro ao enviar rota do basecamp para Garmin Zumo 350

#1 Mensagem por mateuscanalli »

Boa noite caros colegas.
Estou tendo um problema com a exportação de rotas do basecamp para o meu zumo.
Ocorre que quando vou enviar para o dispositivo, aparece uma mensagem dizendo que a rota foi criada num mapa que não está instalado no gps e se eu gostaria de recalcular usando o mapa que veio de fábrica. Clicando em sim, ele exporta a rota, porém fica toda modificada. Já instalei o tal mapa (proyecto mapear) de todas as maneiras possíveis e imaginárias no gps e não resolve.
Alguém por gentileza sabe o que está ocorrendo

Grato,

Mateus



Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: Erro ao enviar rota do basecamp para Garmin Zumo 350

#2 Mensagem por Angelone »

Mateus, vc nao deixou claro se instalou o Mapear no Basecamp, primeiro ponto, mas isso nao seria problema, pois o Base pode carregar quase todos os mapas instalados no gps (excessao de alguns casos por questoes de compatibilidade do compilador). De qq forma, o ideal é ter o mapa na mesma versao, instalado no Base e no gps. Outro aspecto fundamental para que a rota seja mantida: sempre utilize vários pontos de rota e nao apenas partida e chegada, isso porque a rota será calculada de acordo com as configuraçoes atuais do gps e pode ficar muito diferente da q aparece no computador. Insira os pontos de rota em locais que torna obrigatoria a passagem da rota, impedindo recalculos que nao interessariam ao viajante. Se ainda aparecerem diferenças, se a rota for muito longa, faça segmentos de rota, i.e., varias rotas sequenciais, pois as vezes alguns mapas tem quebras e/ou falhas interiores que geram erros de rota graves. Feito tudo isso creio voce resolverá o problema.



Avatar do usuário
mateuscanalli
Mensagens: 7
Registrado em: 30 Out 2013, 23:06
Localização: Marau

Re: Erro ao enviar rota do basecamp para Garmin Zumo 350

#3 Mensagem por mateuscanalli »

Angelone, em primeiro lugar agradeço pela pronta resposta.
Eu instalei o mapear no basecamp.
O mapa que está no GPS e no basecamp são da mesma versão.
O problema é que quando vou enviar a rota que tracei no basecamp usando este mapa, ele diz que a rota foi criada num mapa que pode não estar instalado no GPS e pergunta se eu quero recalcular a mesma usando o mapa que veio instalado no GPS de fábrica.
A única maneira de enviar esta rota, é aceitando a solicitação e recalculando a rota, e é aí que ela muda bastante, principalmente deixando rotas em linhas retas...
De qualquer forma vou seguir seus conselhos colocando mais pontos de rotas e fazer um teste.

Muito obrigado.

Mateus


Mateus Canalli
Marau-RS
A cada qual de acordo com as suas obras

Avatar do usuário
mateuscanalli
Mensagens: 7
Registrado em: 30 Out 2013, 23:06
Localização: Marau

Re: Erro ao enviar rota do basecamp para Garmin Zumo 350

#4 Mensagem por mateuscanalli »

Não há meio...já instalei e desinstalei tudo e não adianta...fiz muitos pontos de rota porém ele recalcula e bagunça toda a rota...
A imagem em anexo é meu tormento...rsrsrs
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.


Mateus Canalli
Marau-RS
A cada qual de acordo com as suas obras

Avatar do usuário
jpgon
Mensagens: 1836
Registrado em: 22 Mar 2011, 08:15
Localização: Umuarama-PR

Re: Erro ao enviar rota do basecamp para Garmin Zumo 350

#5 Mensagem por jpgon »

mateuscanalli,
Boa noite.

Leia este Tutorial neste link e anexos: http://www.landlousa.com/2012/09/baseca ... tilizacao/
Ajudará voce a conhecer melhor como trabalhar com o BaseCamp, e poderá achar a solução para este impasse.


Julio
Garmin nüvi 1300/1490 e nüvi 40
PR

Avatar do usuário
mateuscanalli
Mensagens: 7
Registrado em: 30 Out 2013, 23:06
Localização: Marau

Re: Erro ao enviar rota do basecamp para Garmin Zumo 350

#6 Mensagem por mateuscanalli »

Boa noite Júlio !
Valeu pela dica, vou dar uma estudada com atenção...
PS.: Já estive na sua cidade, muito legal... toquei numa casa chamada Pimenta Doce..
abrassssssssssss

Mateus


Mateus Canalli
Marau-RS
A cada qual de acordo com as suas obras

Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: Erro ao enviar rota do basecamp para Garmin Zumo 350

#7 Mensagem por Angelone »

Voce já considerou a possibilidade do Mapear estar corrompido? Seria o caso de baixa-lo novamente, primeira medida. Outra básica provavelmente vc também já deve ter tentado: deixar somente o Mapear instalado no gps. Renomear a terminaçao (.img) dos mapas instalados deveria ter o mesmo efeito, deixando somente o Mapear_ .img instalado. Se isso nao resolveu, um Master Reset no seu Zumo pode ajudar, mas antes faça um backup de Pontos de Interesse salvos. Use o Garmin Express (modo mais fácil) para esse backup. Ao reiniciar sintonize novamente os satélites em local aberto e tente passar sua rota, mas tendo somente o Mapear instalado. Se não der certo, como ultima medida que posso sugerir: faça novamente o Master Reset e na reinicializaçao escolha a Argentina como país. Se funcionar configure texto, etc para o idioma portugues BR. Veja abaixo os passos para o Reset.


A master reset will erase all favorites1 and will restore your device to the default factory settings. If you would like to back up your favorites you can find instructions to do so here.

Start with the device turned off and unplugged from power
On the zumo 350 and zumo 390: to verify the device is powered off and not in standby mode, press and hold down the power button until prompted to turn off the device
Place and hold your finger in the bottom right corner of the touchscreen
Power the device On
Release the power button after the device powers On
Continue to hold your finger on the touchscreen until you see "Do you really want to erase all user data?"
The zumo 220 requires you to touch the dot to calibrate the screen before this message will appear
Release your finger from the touchscreen
Touch Yes
Follow the onscreen prompts
After the zumo is set up, if indoors, please go outside to allow the device to acquire the satellite information. Ensure that the device has a clear line-of-sight with the sky.



Avatar do usuário
jpgon
Mensagens: 1836
Registrado em: 22 Mar 2011, 08:15
Localização: Umuarama-PR

Re: Erro ao enviar rota do basecamp para Garmin Zumo 350

#8 Mensagem por jpgon »

MateusCanalli,
Boa noite

Angelone tem muito mais experiencia com este tipo de equipamento que voce está usando.
Poderá ajudá-lo a resolver estes problemas, pois estuda continuamente sobre os GP?S Garmin.
E tenha uma boa leitura e estudos quanto ao BaseCamp, lembrando que existe versão nova liberada pela Garmin em Outubro sobre o programa.
Já estive algumas vezes no Pimenta Doce.
Um ótimo lugar para conversar com amigos.
abs


Julio
Garmin nüvi 1300/1490 e nüvi 40
PR

Avatar do usuário
mateuscanalli
Mensagens: 7
Registrado em: 30 Out 2013, 23:06
Localização: Marau

Re: Erro ao enviar rota do basecamp para Garmin Zumo 350

#9 Mensagem por mateuscanalli »

Ontem eu li com atenção aquele artigo sobre o Basecamp que o Júlio me indicou, e acho que achei a solução.
Lá pede para instalar o Gmap Tool para converter o mapa, desta forma ele apareceria no campo de cartão de memória no Basecamp.
Foi o que fiz, porém na hora de abrir o mapa de dentro do GPS, o caminho para chegar até ele através do gmaptool, não é acessível.
Angelone, tu acha que esse é o caminho, ou a opção "RESET" seria melhor?

Abrassssssss

Mateus


Mateus Canalli
Marau-RS
A cada qual de acordo com as suas obras

Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: Erro ao enviar rota do basecamp para Garmin Zumo 350

#10 Mensagem por Angelone »

O Gmap Tool é uma ferramenta utilizada para instalar mapas no Basecamp e/ou Mapsource, a partir das versões de mapas instalados no gps. Para os mapas oficiais da Garmin, em geral é perdida a capacidade de roteamento (calculo de rotas pelo Basecamp/Mapsource). O Mapear nao é oficial (nao utiliza o compilador da Garmin) e, semelhante ao Tracksource, já tem também versão especifica para Mapsource/Basecamp, além da versão para cartao SD (para copiar direto na pasta corrreta do gps). Em outras palavras, o Gmap Tool nao vai resolver seu problema. Minha unica dúvida é se a versão Mapsource do Mapear é roteável no Basecamp, mas pelo q vc já escreveu, parece que é.
Resumindo: se voce já fez os outros procedimentos sugeridos, resta apenas o Reset e/ou Reset+configuraçao do país. Isso é simples, até indicado fazer algumas vezes para eliminar certos conflitos que geram anomalias incomuns, q parece ser o seu caso..



Avatar do usuário
mateuscanalli
Mensagens: 7
Registrado em: 30 Out 2013, 23:06
Localização: Marau

Re: Erro ao enviar rota do basecamp para Garmin Zumo 350

#11 Mensagem por mateuscanalli »

Entendi...tá certo, vou fazer esse reset e ver o que acontece.
Já fiz todas as outras opções que tu citou antes...
Assim que eu terminar, posto o resultado.

Abrassssss


Mateus Canalli
Marau-RS
A cada qual de acordo com as suas obras

Avatar do usuário
mateuscanalli
Mensagens: 7
Registrado em: 30 Out 2013, 23:06
Localização: Marau

Re: Erro ao enviar rota do basecamp para Garmin Zumo 350

#12 Mensagem por mateuscanalli »

Bem, infelizmente nada resolveu...
Fiz todos os passos do reset e o problema persiste.
Agora pasmei ao traçar uma rota usando o mapa da Garmin que veio no gps e ao exportar para o aparelho deu o mesmo erro.
Desisto, acho que vou fazer a viajem sem traçar rota, apenas usando os mapas direto no gps.


Mateus Canalli
Marau-RS
A cada qual de acordo com as suas obras

serrarg
Mensagens: 2
Registrado em: 04 Set 2013, 18:51

Re: Erro ao enviar rota do basecamp para Garmin Zumo 350

#13 Mensagem por serrarg »

Mateus! Também tive esse problema com o 350LM e resolvi da seguinte maneira. Traçei uma Rota até a fronteira com o mapa Traksouce e no mapear apartir da fronteira e deu certo.
Espero ter te ajudado.



Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “BaseCamp”