GPS Garmin Oregon 650

Mensagem
Autor
Soares.Fabio
Mensagens: 10
Registrado em: 26 Abr 2014, 22:58

GPS Garmin Oregon 650

#1 Mensagem por Soares.Fabio »

Bom dia a todos!
Adquiri recentemente um GPS Garmin Oregon 650 para diversas finalidades, uma das principais é realizar trilhas em matas fechadas, mas estou tendo algumas dificuldades com o aparelho, principalmente por ser um modelo relativamente recente e tem poucas informações na internet. Sou navegador de primeira viagem no tocante a GPS Outdoor.

1) a loja que me vendeu o aparelho me enviou de brinde o mapa rodoviário do Brasil e topográfico da região nordeste, o qual veio em um cartão de memória micro SD de 2GB. Adquiri um cartão maior, um Micro SDHC de 8GB, aí tranferi os dados do de 2GB para ele e coloquei no GPS, o mesmo não reconheceu os mapas. O que pode ter havido? fiquei na dúvida sobre o tipo de cartão SDHC e a capacidade, mais pelo que pesquisei, parece que foi algum equivoco da minha parte quando fiz a cópia.

Os amigos poderiam me orientar?



Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: GPS Garmin Oregon 650

#2 Mensagem por Angelone »

Antes de mais nada, parabéns pelo GPS, pois é um dos modelos mais sofisticados de GPS outdoor (por curiosifdade, qto custou?). Nos modelos anteriores os mapas, todos, ficam na pasta Garmin do cartão ou da memoria interna, provavelmente como o seu. Certifique-se que você copiou exatamente como estava no outro cartão. Se sim, pode ser problema no cartao, existem muito falsificados circulando que são, obviamente, um lixo. Confira qual mapa do Brasil vc tem ou tinha instalado. Recomendo o Tracksource, mapa gratuito, muito bom e que tem a vantagem de incorporar muitas trilhas de parques nacionais e locais relevantes. Se nao tiver, procure no google e instale. Topográficos puros, você pode baixar os da Mogeo, também gratuito e de todo o Brasil.



Soares.Fabio
Mensagens: 10
Registrado em: 26 Abr 2014, 22:58

Re: GPS Garmin Oregon 650

#3 Mensagem por Soares.Fabio »

Boa noite Angelone!
Valeu pelas dicas... voltei o cartão anterior, pois não consegui instalar os mapas em um cartão de maior capacidade.
Peguei por R$ 1824,00 em 12x.
Fiz uma trilha recentemente para o Cânion do Rio Poti, entre os Estados do Ceará e o do Piauí, e o GPS foi show de bola, me ajudou bastante, como é um local pouco conhecido, fiz o mapeamento e disponibilizei para a galera.



Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: GPS Garmin Oregon 650

#4 Mensagem por Angelone »

Fabio, vi umas fotos.. belíssimo canyon! Qdo for para essas bandas nao deixarei de conferir..
Voce disponibilizou o track em algum site? Quantos dias de caminhada? Voce sabe se é viável fazer uma canoada de varios dias pelo rio?
Abs



Soares.Fabio
Mensagens: 10
Registrado em: 26 Abr 2014, 22:58

Re: GPS Garmin Oregon 650

#5 Mensagem por Soares.Fabio »

Bom dia Angelone!
Não disponibilizei o track pois ainda não sei como fazer isso, apenas as imagens, mas tenho salvo tanto no gps como no computador.
O Cânion está com o nível de água baixo, não sendo possível canoagem nesta época do ano, porém é possível noutros períodos, pois vi um vídeo da TV Record no youtube onde foi feito uso de canoa. O cânion tem uns 6 (seis) km de extensão, podendo ser feito a trilha a pé que é bem bacana. A chegada ao Cânion pela rota que fui só é possível de motocicleta, de preferência moto alta, tipo BROS pra cima, tipo motocross mesmo. Existem uma rota pela cidade de Poranga, no Ceará, que é possível com veículo 4x4, também pesquisei e vi que pela cidade de Castelo do Piauí há um trajeto que pode ser feito por veículo 4x4 também.
Pela rota que usei levamos 8,5hs (oito horas e meia) de motocicleta, em 110km de trajeto, pois há muita areia e pela rota que voltei, pela cidade de Poranga/CE, levamos apenas 05 (cinco) horas em 160km, trajeto mais longo, porém mais rápido.
Abraço,



Soares.Fabio
Mensagens: 10
Registrado em: 26 Abr 2014, 22:58

Re: GPS Garmin Oregon 650

#6 Mensagem por Soares.Fabio »

Outra dúvida...
Baixei o mapa TRC Brasil do projeto Tracksource e instalei no meu notebook, daí abri o Basecamp da própria garmin e instalei ele no GPS (não sei se ficou na memória do aparelho ou no cartão), e deu certo... o mapa é bem legal, tem informações que não tinha no meu atual, como informações sobre rios, reservas naturais e estrada de terra, porém ele não funciona em conjunto com o meu mapa topográfico da região nordeste, que é unido ao mapa do Brasil que veio nele.
Pesquisando, percebi que terei que baixar outro mapa topográfico e unir ele ao do tracksource, só que não sei como fazer isso, alguém me recomenda algum software para isso? ou se o próprio Basecamp faz?
Fico no aguardo,



Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: GPS Garmin Oregon 650

#7 Mensagem por Angelone »

Para utilizar o TRC mais o topografico ao mesmo tempo, o topo tem que ser "transparente", uma propriedade que permite sobrepor mapas e voce precisa de um programa de ediçao de mapas. O Gmaptool (vi o seu post em outro forum) nao faz isso q eu saiba, ele apenas une ou dissocia mapas e extrai infos. Um programa q faz isso é o Gpsmapedit, entre outros. Voce tem que carregar o topo Mogeo, por exemplo, e salvar como img (Garmin) mas usando a opçao "transparente" (nao me lembro dos passos, faz tempo q nao mexo com o programa).
Em relaçao a postar ou baixar trilhas, existem vários sites, um que recomendo é o Wikiloc. Se voce visualiza o seu tracklog no Basecamp basta apenas selecionar o track e usar a opçao Arquivo/Exportar, conferindo onde ele será salvo e colocando o nome q desejar. Será gravado como qualquernome.gpx. Depois basta seguir os passos do Wikiloc para fazer o upload para o site. Para instalar no gps basta baixar, carregar no Basecamp, selecionar e enviar para o gps, sem maiores complicaçoes. Use a ultima versão do Basecamp (4.3.1) e assista o video de introduçao indicado qdo se carrega o programa, além de outros tutoriais espalhados pela net. Aqui no forum e no "gps info" tem boas dicas sobre o Base, utilize a ferramente "Busca" para pesquisar. Vale muito a pena saber usar bem esse programa.



Soares.Fabio
Mensagens: 10
Registrado em: 26 Abr 2014, 22:58

Re: GPS Garmin Oregon 650

#8 Mensagem por Soares.Fabio »

Ok Angelone, mais uma vez valeu pelas dicas.
Vou segui-las e buscar aprofundar meus conhecimentos, é pq como é meu primeiro contato com "Gps Outdoor" surgiram muitas dúvidas, mas ao poucos vou aprendendo mais, estou muito satisfeito com o aparelho, pois vem correspondendo as expectativas, só falta eu me aperfeiçoar no tocante a instalação de mapas e etc.
Eu estou usando bastante ele em mata fechada, daí alguns mapas tipo o "TRC Brasil" me cairam bem pq mostram muitos pontos de água (rios e açudes) e também as estradas de terra (estradas viscinais), informações que são muito útil no meu dia-a-dia.
No tocante ao programa GMapTool, eu já instalei no meu computador, porém minha dificuldade é encontrar os arquivos "gmapsupp.IMG", pois quando baixo os mapas vem o instalador ".exe", daí instalo no Basecamp e transfiro para o GPS, mas não consegui localizar os arquivos "gmapsupp.IMG" dos mapas para uni-los.
Acho que agora entendi, tenho que exportá-lo do Basecamp no formato .img?
Att,



Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: GPS Garmin Oregon 650

#9 Mensagem por Angelone »

Fabio, vou reproduzir a resposta q dei no forum g p s i n fo, mais para esclarecimento geral:

"...os mapas "unidos" pelo Gmaptool nao permite que voce selecione todos ao mesmo tempo. Na realidade, essa ferramenta apenas aglutina vários mapas em um unico arquivo, o gpmapsupp.img, mas nao "funde" os mapas como voce esta imaginando. Como já mencionei em outro forum, para poder usar um mapa ao mesmo tempo que o outro, por exemplo, um topografico e o TRC, um desses mapas tem que ter uma propriedade conhecida como "transparencia", que permite a sobreposiçao de um a outro mapa. Se nao tiver tal propriedade um mapa encobrirá outro, isto é, só irá aparecer um mapa na tela. Voce necessitará de ferramentas de ediçao que suportem mapas vetoriais Garmin (formato img), existem várias, mas recomendo o Gpsmapedit. Mas para usar os mapas topograficos da Mogeo nao é necessário ferramenta alguma, porque todos eles já são transparentes. Dessa forma, se voce nao consegue visualiza-lo junto com o TRC é por outro motivo.
Entenda que voce pode adicionar mapas vetoriais Garmin diretamente e individualmente na memoria interna ou no cartao SD do seu gps. Basta copiar tais mapas para a pasta Garmin e nomear cada um com um nome qualquer que o identifique, exemplo: mogeotopo.img, TRC14_30.img, CityNavigator2015.10, etc.. Os mapas aglutinados no arquivo gmapsupp.img eram padrão para gps Garmin antigos e deve ser evitado nos novos. Para nao ter conflitos sugiro que voce tente separar os mapas que estão nesse arquivo (que vieram com o gps) e usa-los separadamente. Esse arquivo fica na pasta Garmin do cartao SD ou da memoria interna do gps. Baixe a versao para cartao SD do TRC, descompacte, renomeie e coloque na pasta Garmin, faça o mesmo com o Mogeo. A vantagem do TRC em relaçao a todos os outros é a grande quantidade de trilhas de trekking e off-road que o mapa possui. O Cocar também poderá ser util, pois voce mesmo poderá inserir seus caminhos e fazer alteraçoes que serao uteis para si e outros usuários. Os demais mapas sao para uso rodoviário on-road, principalmente.
Por fim, em etapas posteriores pesquise na net sobre a utilizaçao de mapas escaneados georefenciados no gps e uso de fotos de satélites navegáveis (padrão birdseye original ou paralelo)."



Soares.Fabio
Mensagens: 10
Registrado em: 26 Abr 2014, 22:58

Re: GPS Garmin Oregon 650

#10 Mensagem por Soares.Fabio »

Ok Angelone, mais uma vez valeu pelas dicas.
Att,



Soares.Fabio
Mensagens: 10
Registrado em: 26 Abr 2014, 22:58

Re: GPS Garmin Oregon 650

#11 Mensagem por Soares.Fabio »

Boa tarde a tds!
Hj instalei o Mapa Topográfico da Região Nordeste do site MoGeo pelo "MapInstall" e deu tudo ok na instalação. No entanto, o mapa da MoGeo não está aparecendo no GPS, já verifiquei as configurações no aparelho e nada, o estranho é que o "TRC Brasil" instalei da mesma forma e aparece normalmente e o topográfico não. Sobre o arquivo "gmapsupp", consegui localizar, é porque estava em uma pasta OCULTA do cartão de memória, inclusive os arquivos "MoGeo Topo BR Nordeste" e "TRC-Brasil 14.05 2014-05-01" estão lá na pasta instalados.
Obs: A pasta Garmin fica oculta no SD Card.

Alguém poderia sugerir o que pode ser? o pq do mapa topográfico, apesar da instalação ter sido concluída normalmente, o mesmo não aparecer?



Soares.Fabio
Mensagens: 10
Registrado em: 26 Abr 2014, 22:58

Re: GPS Garmin Oregon 650

#12 Mensagem por Soares.Fabio »

Boa tarde!
Só pra deixar o registro que consegui fazer a migração para um cartão maior de 8GB. tudo indica que o motivo era alguns arquivos e pastas que estavam ocultos e não eram copiados para o novo sd card. Copiei todos os arquivos do cartão de 2GB que veio no GPS, inclusive os ocultos, e instalei o cartão de 8GB no GPS e ficou tdo blz, até o mapa City Navigator South America, que veio no aparelho.
Vou correr atrás agora do mapa da Topográfico, pois o da MoGeo meu aparelho não ler.
Vlw,



F.Daldegan
Mensagens: 1
Registrado em: 18 Ago 2015, 17:25

Re: GPS Garmin Oregon 650

#13 Mensagem por F.Daldegan »

Boa noite pessoal, acabei de adquirir um oregon 650. Coloquei a bateria nele quando recebi o mesmo e comecei a mexer. A bateria acabou hoje, vocês deixam o de vocês na carga por quanto tempo? O meu é a primeira carga, tem que ser por um tempo maior?
Obrigado



Soares.Fabio
Mensagens: 10
Registrado em: 26 Abr 2014, 22:58

Re: GPS Garmin Oregon 650

#14 Mensagem por Soares.Fabio »

Bom dia a todos!
Pessoal, meu oregon 650 está descarregando muito rápido ultimamente, tanto faz está com a bateria original dele como também com pilhas alcalinas, pois quando estou gravando trajetos só dura no máximo 3 (três) horas, e antigamente a média era de 12 a 14 horas, mesmo desativando a opção de mapas birdeye e os gratuitos, deixando só o mapa base.
Uso um cartão de 8GB com imagens BirdEye e Mapas free georeferenciados, além do mapa Tracksource, para não ocupar a memória interna (nessa uso só os pontos e trajetos gravados).
Alguém tem alguma sugestão do que possa ser???



Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: GPS Garmin Oregon 650

#15 Mensagem por Angelone »

As pilhas alcalinas duram menos do que as carregáveis.. Voce já experimentou outras, fora as alcalinas, que nao a original? Se continuar igual tente fazer um master reset. Caso nao resolva, com certeza o gps tem algum defeito no hardware, ai o jeito será enviar para a assistência.



rodrigorascher
Mensagens: 3
Registrado em: 09 Mar 2017, 17:57

Re: GPS Garmin Oregon 650

#16 Mensagem por rodrigorascher »

Soares.Fabio escreveu:Bom dia a todos!
Pessoal, meu oregon 650 está descarregando muito rápido ultimamente, tanto faz está com a bateria original dele como também com pilhas alcalinas, pois quando estou gravando trajetos só dura no máximo 3 (três) horas, e antigamente a média era de 12 a 14 horas, mesmo desativando a opção de mapas birdeye e os gratuitos, deixando só o mapa base.
Uso um cartão de 8GB com imagens BirdEye e Mapas free georeferenciados, além do mapa Tracksource, para não ocupar a memória interna (nessa uso só os pontos e trajetos gravados).
Alguém tem alguma sugestão do que possa ser???

Amigo, boa tarde !

Você resolveu ou descobriu o problema da duração baixa ? como resolveu ?



rodrigorascher
Mensagens: 3
Registrado em: 09 Mar 2017, 17:57

Re: GPS Garmin Oregon 650

#17 Mensagem por rodrigorascher »

Soares.Fabio escreveu:Bom dia a todos!
Pessoal, meu oregon 650 está descarregando muito rápido ultimamente, tanto faz está com a bateria original dele como também com pilhas alcalinas, pois quando estou gravando trajetos só dura no máximo 3 (três) horas, e antigamente a média era de 12 a 14 horas, mesmo desativando a opção de mapas birdeye e os gratuitos, deixando só o mapa base.
Uso um cartão de 8GB com imagens BirdEye e Mapas free georeferenciados, além do mapa Tracksource, para não ocupar a memória interna (nessa uso só os pontos e trajetos gravados).
Alguém tem alguma sugestão do que possa ser???

Amigo, boa tarde !

Você resolveu ou descobriu o problema da duração baixa ? como resolveu ?



Major_Kalu
Mensagens: 3
Registrado em: 30 Mar 2017, 21:45

Re: GPS Garmin Oregon 650

#18 Mensagem por Major_Kalu »

Angelone escreveu:Fabio, vou reproduzir a resposta q dei no forum g p s i n fo, mais para esclarecimento geral:

"...os mapas "unidos" pelo Gmaptool nao permite que voce selecione todos ao mesmo tempo. Na realidade, essa ferramenta apenas aglutina vários mapas em um unico arquivo, o gpmapsupp.img, mas nao "funde" os mapas como voce esta imaginando. Como já mencionei em outro forum, para poder usar um mapa ao mesmo tempo que o outro, por exemplo, um topografico e o TRC, um desses mapas tem que ter uma propriedade conhecida como "transparencia", que permite a sobreposiçao de um a outro mapa. Se nao tiver tal propriedade um mapa encobrirá outro, isto é, só irá aparecer um mapa na tela. Voce necessitará de ferramentas de ediçao que suportem mapas vetoriais Garmin (formato img), existem várias, mas recomendo o Gpsmapedit. Mas para usar os mapas topograficos da Mogeo nao é necessário ferramenta alguma, porque todos eles já são transparentes. Dessa forma, se voce nao consegue visualiza-lo junto com o TRC é por outro motivo.
Entenda que voce pode adicionar mapas vetoriais Garmin diretamente e individualmente na memoria interna ou no cartao SD do seu gps. Basta copiar tais mapas para a pasta Garmin e nomear cada um com um nome qualquer que o identifique, exemplo: mogeotopo.img, TRC14_30.img, CityNavigator2015.10, etc.. Os mapas aglutinados no arquivo gmapsupp.img eram padrão para gps Garmin antigos e deve ser evitado nos novos. Para nao ter conflitos sugiro que voce tente separar os mapas que estão nesse arquivo (que vieram com o gps) e usa-los separadamente. Esse arquivo fica na pasta Garmin do cartao SD ou da memoria interna do gps. Baixe a versao para cartao SD do TRC, descompacte, renomeie e coloque na pasta Garmin, faça o mesmo com o Mogeo. A vantagem do TRC em relaçao a todos os outros é a grande quantidade de trilhas de trekking e off-road que o mapa possui. O Cocar também poderá ser util, pois voce mesmo poderá inserir seus caminhos e fazer alteraçoes que serao uteis para si e outros usuários. Os demais mapas sao para uso rodoviário on-road, principalmente.
Por fim, em etapas posteriores pesquise na net sobre a utilizaçao de mapas escaneados georefenciados no gps e uso de fotos de satélites navegáveis (padrão birdseye original ou paralelo)."
Olá, é isso que quero fazer no meu Oregon 550, quero poder usar o MoGeo se possível com mapas 3D e Birdseye paralelo, mas está difícil de conseguir as info por ai. Mas o MoGeo já achei o site.



apcgermano65ew
Mensagens: 5
Registrado em: 16 Set 2017, 16:11

Re: GPS Garmin Oregon 650

#19 Mensagem por apcgermano65ew »

Angelone escreveu: 05 Jun 2014, 00:36 Fabio, vou reproduzir a resposta q dei no forum g p s i n fo, mais para esclarecimento geral:

"...os mapas "unidos" pelo Gmaptool nao permite que voce selecione todos ao mesmo tempo. Na realidade, essa ferramenta apenas aglutina vários mapas em um unico arquivo, o gpmapsupp.img, mas nao "funde" os mapas como voce esta imaginando. Como já mencionei em outro forum, para poder usar um mapa ao mesmo tempo que o outro, por exemplo, um topografico e o TRC, um desses mapas tem que ter uma propriedade conhecida como "transparencia", que permite a sobreposiçao de um a outro mapa. Se nao tiver tal propriedade um mapa encobrirá outro, isto é, só irá aparecer um mapa na tela. Voce necessitará de ferramentas de ediçao que suportem mapas vetoriais Garmin (formato img), existem várias, mas recomendo o Gpsmapedit. Mas para usar os mapas topograficos da Mogeo nao é necessário ferramenta alguma, porque todos eles já são transparentes. Dessa forma, se voce nao consegue visualiza-lo junto com o TRC é por outro motivo.
Entenda que voce pode adicionar mapas vetoriais Garmin diretamente e individualmente na memoria interna ou no cartao SD do seu gps. Basta copiar tais mapas para a pasta Garmin e nomear cada um com um nome qualquer que o identifique, exemplo: mogeotopo.img, TRC14_30.img, CityNavigator2015.10, etc.. Os mapas aglutinados no arquivo gmapsupp.img eram padrão para gps Garmin antigos e deve ser evitado nos novos. Para nao ter conflitos sugiro que voce tente separar os mapas que estão nesse arquivo (que vieram com o gps) e usa-los separadamente. Esse arquivo fica na pasta Garmin do cartao SD ou da memoria interna do gps. Baixe a versao para cartao SD do TRC, descompacte, renomeie e coloque na pasta Garmin, faça o mesmo com o Mogeo. A vantagem do TRC em relaçao a todos os outros é a grande quantidade de trilhas de trekking e off-road que o mapa possui. O Cocar também poderá ser util, pois voce mesmo poderá inserir seus caminhos e fazer alteraçoes que serao uteis para si e outros usuários. Os demais mapas sao para uso rodoviário on-road, principalmente.
Por fim, em etapas posteriores pesquise na net sobre a utilizaçao de mapas escaneados georefenciados no gps e uso de fotos de satélites navegáveis (padrão birdseye original ou paralelo)."
Sobre os GPS Garmin antigos que só trabalham com o arquivo gmapsupp.img. Eu tenho um eTrex Vista HCx. Segundo o site da Mogeo, os mapas topográficos (condensados num arquivo gmapsupp.img) devem ser copiados diretamente para a pasta Garmin do cartão de memória. Sendo assim, não haverá conflito com os demais mapas do dispositivo, que também usam a nomenclatura gmapsupp.img? Como manter os dois ao mesmo tempo? Obrigado pela ajuda!



apcgermano65ew
Mensagens: 5
Registrado em: 16 Set 2017, 16:11

Re: GPS Garmin Oregon 650

#20 Mensagem por apcgermano65ew »

Consegui uma resposta no fórum GPS Info. Existe um programa chamado GMapTool que consegue aglutinar vários arquivos de mapas (terminação IMG) num único arquivo IMG.



Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Oregon/Dakota”