GPSMAP 62S ou GPSMAP 60CSX?

Mensagem
Autor
thiagobdi

GPSMAP 62S ou GPSMAP 60CSX?

#1 Mensagem por thiagobdi »

Galera, faço trilhas de mountain bike, trekking, travessias e expedições pelo Brasil e quase sempre utilizei GPS.
Porém era sempre equipamento emprestado de amigos, já que um GPS não é lá tão barato assim. :(

Porém agora chegou a hora de eu comprar o meu próprio GPS, estou disposto a fazer o investimento. :mrgreen:

Para a minha finalidade, que é andar no meio do mato, seja de bike ou a pé, eu identifiquei 2 modelos da Garmin.

O GPSMAP 62S que está na faixa de 390 dólares.
O GPSMAP 60CSX (que é o que eu pego emprestado) está na faixa de 290 dólares.

Uma diferença considerável então a dúvida.

Vale a pena pagar mais e comprar o 62S?
Existe algum tópico aqui no fórum que compara esses equipamentos? Eu procurei e não achei.
Qual seria o principal diferencial do 62S?

Obrigado a todos.

Thiago Lage.
.:. PSYCHO KILLERS Adventure Team .:.
-~-~-~ www.psychokillers.com.br ~-~-~-

Angelone

Re: GPSMAP 62S ou GPSMAP 60CSX?

#2 Mensagem por Angelone »

Thiago, nao tenha dúvida que o 62s é melhor opçao. O diferencial para mim é importantíssimo: voce pode utilizar mapas customizados, isto é, cartas escaneadas jpg ou qualquer outras imagens como fotos do Google Earth, além dos tradicionais mapas rodoviários e naúticos. A série 60 só permite a utilizaçao de mapas vetoriais img da garmin, o que limita bastante o uso de cartas topográficos. Uma alternativa interessante também para o 62s é o Dakota 20 e o Oregon 450 e 550. O Dakota tem todos os recursos do 62s, pesa 148 gr (contra 260gr do 62s) é touchscreen e custa menos de 300 dolares nos states...

thiagobdi

#3 Mensagem por thiagobdi »

Angelone, obrigado por sua resposta.

Vou dar uma olhada nesses outros modelos que você recomendou.

Uma dúvida, é possível inserir as imagens do Google Earth no GPS de forma gratuíta? Se sim, é fácil fazer isso?
Você recomenda alguma loja aqui no Brasil que comercialize esses equipamentos da Garmin?

Obrigado.

Thiago Lage.
.:. PSYCHO KILLERS Adventure Team .:.
-~-~-~ www.psychokillers.com.br ~-~-~-

Angelone

#4 Mensagem por Angelone »

Thiago, preparar fotos google earth e imagens p/ os novos modelos nao é dificil nao. Tem alguns programas gratuitos q fazem o processo de georefenciamento e transformação no padrão exigido pela garmin que deve ser arquivo kmz (formato google earth). No site da Garmin é explicado como fazer isso direto no Google Earth (da um pouco de trabalho, mas nada do outro mundo). Esses arquivos kmz embutem um ou vários arquivos jpg. Além dessa opçao, dá para assinar anualmente o BirdEye da Garmin, um banco de dados de imagens de satélite que oferece imagens do mundo inteiro com boa resoluçao (dizem, mas nunca experimentei) sem alguns dos limites impostos para os kmz (puro interesse da garmin p/ comercializar o BirdEye).
Quanto as lojas, tem várias oficiais, mas com preços estratosféricos. Com cuidado dá para achar alguma coisa razoável no mercado livre, mesmo assim caros, principalmente os Dakota e Oregon. O ideal mesmo é algum conhecido trazer dos states.. Agora, se a necessidade for imediata e vc sempre se virou muito bem com 60 Csx, fique com ele se aparecer alguma boa oferta. Nessa linha de raciocinio, o Vista HCx tem as mesmas funçoes e sensibilidade do 60Csx e pode ser encontrado no mercado a preço bem mais camarada ..

thiagobdi

#5 Mensagem por thiagobdi »

Que bom que é fácil utilizar as imagens do google earth.

Pela minha necessidade é importante esse tipo de imagem. Pode auxiliar ao exibir vegetação ou pontos de água. Já sofri muito com esse tipo de problema em algumas expedições.
Olhei o Dakota e vi que ele não tem navegação por imagens.
Vou fazer uma comparação com o Oregon para ver qual é o melhor, o preço dos 2 é bem próximo.

O ruim mesmo é a carga tributária do nosso Brasilzão que inflaciona muito os produtos em relação ao preço lá de fora.

thiagobdi

#6 Mensagem por thiagobdi »

Pessoal, finalmente acabei comprando o GPSMAP 62S.

Agora preciso aprender a usar o briquedinho novo.

Por acaso alguém sabe de algum tópico no fórum que explique o funcionamento deste GPS, programas que são úteis para ele, como transferir imagens do G.Earth para o GPS, etc?

As dicas são bem vindas.

Obrigado,

Angelone

#7 Mensagem por Angelone »

Thiago, parabéns pela compra. Estude com muita calma leia e pesquise a respeito e aproveite o máximo os novos recursos desse gps. abç http://gpsunderground.com/forum/garmin- ... cking.html

Tuca Borges

#8 Mensagem por Tuca Borges »

Thiago, acabei de adquirir este mesmo equipamento, porem estou tendo muita dificuldade para aprender, na verdade nem consegui calibrar a bussola ainda, sempre da erro, como esta se saindo ?

thiagobdi

#9 Mensagem por thiagobdi »

Olá Tuca.

Até agora não tive muitos problemas c o aparelho.
Estou c ele a cerca de 15 dias e utilizei mais de suas funções básicas em 2 viagens que eu fiz, uma no feriado do dia 21/04 e outra neste último fim de semana do dia 30/04.
Utilizei para localizar alguns destinos e para mapear umas trilhas que fiz de bike.
Estou quebrando a cabeça para colocar as imagens do Google Earth no aparelho, mas até agora não consegui grandes avanços.
Mas estou guardando todos os passos e assim que conseguir eu pretendo postar um relato sobre como deve ser feito.
Sobre a bússola, eu não tentei calibrá-la, até mesmo pq sempre ando c uma bússola de limbo móvel que é bem mais rápida que a do GPS. Mas vou tentar fazer isso esta semana e posto aqui se eu consegui.

Abraço,

Tuca Borges

#10 Mensagem por Tuca Borges »

Thiago

Ja estou acertando as funções basicas, porem tbém estou tendo essa dificuldade para incluir os mapas, não consegui baixar o MapSouce da Garmin, diz q falta uma versão,
QQ novidade te aviso

Abraço

Dilsonpb

#11 Mensagem por Dilsonpb »

Dilson Brito
Garmin Nuvi 255; Nuvi 765T; 60Cs; Tablet 7 Android"; Smarthphone 5" Android.

joaolbj

#12 Mensagem por joaolbj »

dae galera

na minha primeira mensagem no forum, vai uma duvida que tenho

comprei um garmin GPSMAP 62st, só encontrei um pequeno problema, não consigo trasforma-lo em portugues, tentei varias linguas todas deram certo, mas somente o portugues nao entrou.

gostaria que me informassem sobre o erro, e me mandassem algum programa ou atualização.

desde ja fico grato pela colaboração

thiagobdi

#13 Mensagem por thiagobdi »

Já tentou fazer a atualização do software do GPS através do site da Garmin?
Este é o primeiro passo, até mesmo recomendado no manual de iniciação rápida.
Tente e poste aqui o que conseguiu.

luis henrique dorea

#14 Mensagem por luis henrique dorea »

Selva Pessoal!
Acabei de comprar um Map62s e estou tentando inserir cartas topográficas nele e não estou conseguindo, tentei o formato jpeg e nada. Tentei alguns programas como o mapsource, basecamp e trackmaker e não estou conseguindo, alguém pode me dar uma luz?
Luis Henrique Dórea

thiagobdi

#15 Mensagem por thiagobdi »

Luis, você está fazendo aquele esquema de sobreposição de imagens usando o GoogleEarth ou somente está jogando as imagens no aparelho?

luis henrique dorea

#16 Mensagem por luis henrique dorea »

Bem meu camarada, na verdade só estou tentando colocar as cartas direto no aparelho e como não sei ao certo o que fazer estou meio perdido!

thiagobdi

#17 Mensagem por thiagobdi »

Entendi.
Bom, realmente dessa forma que você esta fazendo não vai funcionar.
Imagine: você joga uma imagem no GPS e como que ele vai adivinhar aonde esta imagem está posicionada no globo terrestre? Fica complicado para o aparelho.
Também, se você somente quiser ver a imagem, como se fosse uma foto, acredito que não teria muita utilidade, já que em uma carta topográfica, é interessante saber aonde você esta localizado na carta, como se estivesse navegando pela mesma, concorda?

Então se o objetivo é você pegar uma carta topográfica, colocar no GPS e então ir até o local da carta e navegar através dela utilizando o GPS, o que você terá que fazer é o recurso de sobreposição de imagens do GoogleEarth. É um processo bem simples, só um pouco chato por causa da precisão necessária para realizar a sobreposição da imagem no GoogleEarth.
No site da Garmin tem uma página explicativa sobre isso mas tente dar uma olhada neste link: http://www.gpsfix.net/custom-raster-map ... a-colorado

Basicamente, o que este processo faz é informar para o GPS aonde a sua carta topográfica está posicionada no globo terrestre. Para isso ele usa o GoogleEarth como referência.

Eu já fiz isso várias vezes com cartas topográficas das corridas de aventura que eu participo e também de algumas expedições que já fiz aqui no Brasil, funciona beleza.

Caso tenha alguma dificuldade, poste aqui novamente que eu tento te auxiliar de outra forma.
Caso obtenha sucesso, também informe aqui.

Abraço,

alexbr

#18 Mensagem por alexbr »

Olá a todos!

Existe um tutorial no Youtube que ensina como fazer sobreposição de imagens e mapas no GoogleEarth. Vejam o link a seguir!

http://www.youtube.com/watch?v=dLzvg2vnUDM

Eu achei muuuuito trabalhoso! Imagina eu ir a um local e ter que repetir esse processo inúmeras vezes até cobrir toda a região de meu interesse.

Essas imagens são a principal vantagem do 62s, né? Tô com vontade de comprar um 60CSX. Tirando esse lance das imagens, acho que ele tem tudo que o 62s tem, não?

thiagobdi

#19 Mensagem por thiagobdi »

A inserção de imagens do Google Earth podem ser feitas utilizando o Mobile Atlas Creator.
É claro que o aparelho 62S tem a limitação de quantidade de mapas raster, então não se pode colocar uma área muitoooo grande nele. Até dá, mas o nível de zoom não sei se seria satisfatório.
Eu costumo colocar somente as áreas que abrangem o local que vou andar, por exemplo um parque nacional, uma reserva ecológica, etc. Atende bem.
O que eu acho ruim é que a luminosidade do aparelho dificulta a visibilidade das imagens do google earth quando se está com dia claro. É uma bosta.
Comparando com o 60CSX tem as questões do acabamento, resistência, forma de prender o aparelho, etc...
62S é uma evolução do 60CSX então ele sempre será melhor, cabe a cada um decidir se os recursos existentes compensam a diferença de preço entre os 2 aparelhos.

Angelone

#20 Mensagem por Angelone »

Quanto ao limite de tamanho das imagens graficas (raster) desses modelos, é fato qdo o formato de saída é jpg/kmz, que tem muitas limitaçoes propositais impostas pela Garmin. O formato Birdseye já nao tem muitas dessas limitaçoes. Ou se faz uma assinatura anual na Garmin para baixar suas imagens satelitais (algumas fracas para paises como Brasil), ou se utiliza de recursos paralelos. O padrão Birdseye (jnx) foi destrinchado por alguns desenvolvedores, o que permite o uso de imagens do google earth via Mobile Atlas Creator mais um programinha chamado mapc2mapc. O firmware do 62 (Dakota e Oregons tambem), tem q ser patcheados (remendados) com outro programinha que elimina as limitaçoes do jnx, chama-se firmware patcher que esta na versão 2.8. É super seguro, testado e funciona perfeitamente. Uso há vários meses em meu Oregon 550. Caso tenham interesse pesquisem por jnx files e logo no primeiro link se terá todas as infos necessarias. Além de mapas satelitais de amplas áreas, pode-se também utilizar outras imagens graficas georeferenciadas, como mapas topograficos, fotos, etc..

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “60/76”