gmapsupp.img deletado sem querer.

Mensagem
Autor
thihenrique
Mensagens: 4
Registrado em: 27 Dez 2010, 17:55

gmapsupp.img deletado sem querer.

#1 Mensagem por thihenrique »

Eu apaguei sem querer o arquivo "gmapsupp.img" original da garmin que é akele mapa com relevos ou Mapa Base mundial, eu tenho o etrex 20, mas acredito ser o mesmo mapa do etrex 30,

por favor alguém que tem o backup desse mapa poderia por favor me enviar o arquivo? por email, compartilhador de arquivos ou torrent, de qualquer forma ficaria muito grato!



Avatar do usuário
jpgon
Mensagens: 1836
Registrado em: 22 Mar 2011, 08:15
Localização: Umuarama-PR

Re: gmapsupp.img deletado sem querer.

#2 Mensagem por jpgon »

thihenrique,
Boa noite.

O mapa base usados nos GPS Garmin tem o nome de gmapbmap.img.
O mapa de relevos tem o nome de gmapdem.img
Mapas suplementares adicionados ao GPS tem normalmente o nome de gmapsupp.img
É necessário verificar qual mapa realmente voce deletou de seu GPS Garmin Etrex 20.
abs


Julio
Garmin nüvi 1300/1490 e nüvi 40
PR

thihenrique
Mensagens: 4
Registrado em: 27 Dez 2010, 17:55

Re: gmapsupp.img deletado sem querer.

#3 Mensagem por thihenrique »

Olá amigo jpgon, primeiramente obrigado pela atenção,

eu não sei exatamente oq fiz; eu segui esse tutorial: http://www.cursosdegps.com.br/tutoriais ... zando.html na opção 4: Como atualizar os mapas com o mapsource

e transferi o mapa TRC-Brasil do projeto tracksource para a memória do dispositivo (através do aplicativo mapsource) para a memória do dispositivo (visto que ele está sem microSD).

após isso eu liguei o dispositivo - etrex 20 e ao ligar funcionou com o novo mapa e não mais apareceu os mapas de relevo e portanto na verdade eu não sei exatamente oq eu fiz, se eu apaguei alguma coisa ou se eu apenas acrescentei mapas.

grato pela atenção.



Avatar do usuário
jpgon
Mensagens: 1836
Registrado em: 22 Mar 2011, 08:15
Localização: Umuarama-PR

Re: gmapsupp.img deletado sem querer.

#4 Mensagem por jpgon »

thihenrique,
Boa noite

Voce tem o backup do seu GPS Garmin Etrex 20, com todos os arquivos originais, quando o mesmo foi entregue para voce na loja.
Este é um dos passos mais importante para todos os proprietários de GPS.
Outro é fazer uma carga completa da bateria, antes de qualquer atualização.
Providenciar um cartão de memória com configuração (dimensões apropriadas ao GPS), e para isso consultar o manual.
Providenciar um cabo com terminais USB compatíveis com o GPS.
Ler o manual do proprietário, para conhecer o equipamento e suas operações, e funcionalidade.
Este mapa de relevo que voce tinha no GPS provavelmente deveria ser um mapa suplementar, para que o mapa do TRC pudesse substituir, gravando por cima do anterior de mesmo nome.
Vamos ver se colegas que possuem o Etrex 20 e tenham este mapa de relevo possam disponibilizar o arquivo.


Julio
Garmin nüvi 1300/1490 e nüvi 40
PR

Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: gmapsupp.img deletado sem querer.

#5 Mensagem por Angelone »

Creio que já esta na hora dos administradores do Tracksource disponibilizarem o mapa com um nome comum e nao gmapsupp.img, pois pode causar muitos problemas como no caso do Henrique, isso porque ele sobrescreve o mapa já instalado. Há anos todos os gps da garmin suportam qualquer nome para os seus mapas e a designaçao de gmapsupp.img é para gps já fora de linha, portanto, é uma forma inapropriada de disponibilizar os mapas para o público, em geral leigos totais (o Mapsource também envia mapas para o gps empacotados no arquivo gmapsupp.img, mas esse software também esta fora de linha desde 2011). Melhor seria ter um nome qualquer mas orientando os usuários a mudarem o nome no caso de terem gps de modelos antigos, procedimento simples e que poderia evitar problemas.
No caso do Henrique ele sobre escreveu o mapa que tinha instalado no gmapsupp.img e perdeu definitivamente o seu conteudo, uma pena. Os Etrex 30/20 nao vem com mapa de relevo (topográfico normal ou dem) instalado de fábrica. O unico mapa que vem com esses aparelhos é o mapa base mundial (gmapbmap.img), com a indicaçao de cidades e algumas estradas importantes dos países. Mapas topográficos de quase todo o Brasil podem ser baixados do site do Mogeo, gratuitamente. Todos devem ficar na pasta garmin e, de preferencia, com nomes diferentes, mas sempre com a terminaçao img.
Editado pela última vez por Angelone em 25 Mar 2013, 20:13, em um total de 2 vezes.



jasgrafica
Mensagens: 1180
Registrado em: 25 Mar 2011, 13:27
Localização: Natal-RN

Re: gmapsupp.img deletado sem querer.

#6 Mensagem por jasgrafica »

Caro Angelone,

Acho que o nome gmapsupp.img é padrão do compilador. Não teria como mudar.
Também acho que um leigo, quando adquire um aparelho - seja GPS, Tablet, Smartphone, etc - não deve sair mexendo nele sem
saber o que faz. Custa nada ler manual, verificar fóruns...
Infelizmente a maioria quer comodidade e fazer as coisas na tentativa e erro. Fica difícil resolver uma parada dessas.

Deveria, sim, existir nos fóruns de GPS um tópico fixo alertando para o backup ao se adquirir um GPS.

[]s


Garmin Nuvi 3760
Desenvolvedor Municipal - RN/PI/MA

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “eTrex”