Qual o mais indicado para ser usado em Trekking Outdoor, Montanhismo, Florestas, Chapadões, Matas, Selvas...

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FM.
Mensagens: 2
Registrado em: 20 Out 2016, 12:56

Qual o mais indicado para ser usado em Trekking Outdoor, Montanhismo, Florestas, Chapadões, Matas, Selvas...

#1 Mensagem por FM. »

Srs. usuários, a criação deste tópico vem com o intuito de abrir um espaço para discutir sobre quais, na atualidade ( 20.10.2016 ), são as características dos GPS's, disponíveis no mercado, que se mostram mais eficientes para o uso Outdoor, ou seja, seu uso em Florestas densas, Montanhas, Chapadões, Matas...
Como os mais populares no mercado mundial são os modelos da marca GARMIN, seguem alguns encontrados na internet:

Gps Garmin Trilha Etrex 10, Etrex 20, Etrex 30, Etrex-10 (R), Etrex-30 (R), Etrex Venture CX, Etrex H (R);

GPS GARMIN Mapping Etrex Vista H;

GPS GARMIN MAPPING MAP62, MAP62S, MAP62ST, MAP62SC, Map62STC, MAP62S (R), MAP78SC, MAP62ST (R);

Gps Garmin Mapping Map64, Mapping Map64s, Mapping Map64st;

GPS GARMIN MAPPING MAP78, Mapping MAP78s;

Gps Garmin Mapping Oregon-400T, Oregon - 550, Oregon 600t, Oregon - 400I, Oregon 600;

Gps Garmin Mapping Colorado - 300, Colorado - 400C, Colorado-400I;

Gps Garmin Mapping Montana 650t, Montana 650;

Gps Garmin Mapping Monterra;

Como são tantas as opções e as letras e números diferenciando cada modelo de outro...para leigos como eu fica beem complicado optar por algum. Alguém pode explicar como ler essas letras e números, diferenciar esses modelos e informar o mais adequado para a atividade fim acima especificada?

Valeu! Abraço a todos.



Avatar do usuário
FM.
Mensagens: 2
Registrado em: 20 Out 2016, 12:56

Re: Qual o mais indicado para ser usado em Trekking Outdoor, Montanhismo, Florestas, Chapadões, Matas, Selvas...

#2 Mensagem por FM. »

As informações abaixo foram extraídas da internet, como quero comprar meu primeiro GPS, é muito importante que quem tenha experiência comente para, por enquanto, leigos como eu possamos entender melhor como funciona cada recurso e se realmente são funcionais como as empresas descrevem.

O modelo descrito é o eTrex 20x e 30x.


1- O eTrex 20x e 30x têm um visor, colorido, de 2,2 pol, 65K e visível à luz solar. Durável e à prova d’água. ( Só não sei até qual profundidade é a prova d'água e a partir de qual é resistente. Bom deixar no máximo só molhar...de chuva mesmo. )

2- Diz que são resistentes aos elementos pois com uma interface atualizada retém sua resistência à poeira, sujeira, umidade ou água. ( Penso que a tela não deve ser resistente à quedas...apenas aos elementos mesmo. Rsrsrs )

3- Tem-se a possibilidade de encaixa-lo em qualquer lugar usando uma variedade de suportes compatíveis.

4- Possui a capacidade de rastrear os satélites GPS e GLONASS simultaneamente – tem o recurso de localização em mais 24 satélites comparado ao uso apenas do GPS. Além disso, o tempo utilizado para a “capturar” uma posição é (em média) 20% mais rápido em comparação ao uso apenas do GPS. Com seu receptor GPS habilitado para WAAS de alta sensibilidade e previsão por satélite HotFix, o eTrex localiza sua posição de modo rápido e preciso e mantém a localização por GPS mesmo em FLORESTAS DENSAS E VALES PROFUNDOS. ( É bom que alguém que tenha experiência comente acerca...)

5- Diz que essa série eTrex já vem com um mapa base mundial pré-carregado e possui uma memória interna de 3.7GB, além de possuir entrada para cartão microSD para carregar mapas avançados adicionais, como Topo maps, mapas marítimos BlueChart® g2 ou mapas City Navigator® NT.

6- Oferecem suporte BirdsEye Satellite Imagery (assinatura necessária) para o download e a integração com seus mapas.

7- Tem o sistema BaseCamp. O software gratuito de planejamento de viagem permite que você visualize e organize mapas, rotas etc. podendo, compartilhar com seus amigos, familiares ou colegas exploradores. O BaseCamp exibe dados de mapa topográfico em 2D ou 3D na tela de seu computador, bem como uma ampla variedade de imagens de satélite quando pareado com uma assinatura do BirdsEye Satellite Imagery.

8-Faz Cálculo de áreas. O recurso é muito fácil de usar, basta acionar a função e percorrer o perímetro da área a ser calculada. Ao fechar o perímetro, o resultado é exibido e o pode ser calculado em acres, hectares, pés ao quadrado, jardas ao quadrado, metros quadrados, quilômetros quadrados ou milhas quadradas.

9- Apenas eTrex 30x possui uma nova bússola eletrônica interna de 3 eixos e compensação de inclinação mantém sua orientação mesmo quando você estiver parado ou não estiver segurando o dispositivo na posição horizontal. Também vem equipado com um altímetro barométrico que monitora as alterações na pressão para apontar sua altitude. Usa-se para monitorar a pressão barométrica em relação ao tempo para ajudar a manter-se atento às mudanças de condições climáticas.

10- Apenas o eTrex 30x compartilha sem fio. Esse recurso permite que você compartilhe suas rotas, geocaches e outros dados de usuário sem fio com outros dispositivos compatíveis. É só pressionar “enviar” para transferir suas informações e compartilhar sua aventura com seus amigos.

11- O eTrex também pode ser conectado a dispositivos Garmin compatíveis, incluindoVIRB™ e sensores acessórios, que incluem temperatura™, contador de passos e monitor de frequência cardíaca.

Não sei se o fato dele não possuir antena, como na série Garmin GPS Map, ele tenha menos desenvoltura em se conectar com os satélites, e se a antena realmente faz diferença na capacidade de localização dos mesmo. A média de valor desses GPS no Brasil, consulta feita em sites de compras, está em torno de R$ 1.400,00.
Imagem
Imagem



Angelone
Mensagens: 1160
Registrado em: 22 Nov 2008, 13:41

Re: Qual o mais indicado para ser usado em Trekking Outdoor, Montanhismo, Florestas, Chapadões, Matas, Selvas...

#3 Mensagem por Angelone »

Olá, tenho e tive vários gps outdoor e pratico atividade de montanha há bastante tempo.
A maioria dos modelos mencionados atendem bem ao que se propõem. Alguns dos modelos estão fora de linha, mas ainda são perfeitamente utilizaveis, comos os MAP 62xx, Oregons 400, 450, 550 e até os Colorados, em ultimo caso (só se forem estupidamente baratos). Os mais modernos sao os Etrex 30, Oregon 600, Map64s (e acima), Map78 (meio gde, mais para uso náutico), Montana 650 e Monterra (gde, usa sistema operacional Android, apesar de relatos de muitos problemas, eu evitaria). Os Montanas e Monterras são grandes, tem tela maior, usam 3 pilhas (no lugar de 2), consomem muito mais bateria e são os mais caros, particularmente nao compraria para trekking nem montanhismo. Os Map 64s sao muito bons, mas meio grandes tambem, tem um tipo de antena saliente (quadri helix) que só aparentemente parece ser melhor que as antenas embutidas dos demais modelos, mas tem a vantagem de conector para antena externa, o que melhora a conexão, util para casos de trabalhos de mapeamento topografico. O fato de ter muitos botões facilita a infriltaçao de agua e os torna mais propensos a defeitos, por terem mais componentes móveis. Já desmontei um deles e garanto que são muitíssimos mais sujeitos a infriltraçao de agua e defeitos nos botões do que os demais modelos (tenho visto varios relatos de casos semelhantes).
Os Oregons 450 e 550 sao bons aparelhos também, tela de toque, muito práticos. A visibilidade no Sol direto nao é tao boa e a bateria (pilhas) duram até 16 horas, no máximo, nas primeiras versões o nivel de visibilidade sob o Sol era muito ruim, melhorou nas ultimas versoes lançadas. O Oregon 600 e 700 (recem lançado) sao mais modernos, tem excelente visibilidade da tela sob o Sol e algumas vantagens, mas custam bem caro e a bateria dura também 16 horas no máximo.
A serie Etrex 10 (tela monocromática, nao aceita mapas) 20 (nao tem bussola nem wireless) e 30 (completo) tem algumas vantagens que me agradam mais, tanto que tenho dois Etrex 30. A primeira vantagem é o tamanho e peso diminutos, apenas 160 gr com pilhas, cabem facilmente em um case pendurado na alça da mochila. Outra vantagem é a duraçao das pilhas: até 25 horas, ou seja, praticamente 3 dias de uso ( 8 hs por dia). A tela é menor que a dos outros, mas tem a melhor visibilidade sob Sol forte, além de todos os recursos dos demais: Glonass, aceita todos os acessórios wireless, trabalha com todos os tipos de mapas, topográficos, nauticos, raster (escaneados), imagens de satélite, etc.. Enfim, sempre terei pelo menos um etrex 30, mesmo que seja de backup, sao muito confiáveis e super bem selados. Talvez venda um dos meus Etrex 30 e compre um Oregon 600 em alguma oportunidade qdo algum conhecido viajar para o exterior (pois custam muito caro no Brasil).
Espero ter ajudado..



Avatar do usuário
JAKSONFERREIRA
Mensagens: 2
Registrado em: 17 Jan 2015, 15:44

Re: Qual o mais indicado para ser usado em Trekking Outdoor, Montanhismo, Florestas, Chapadões, Matas, Selvas...

#4 Mensagem por JAKSONFERREIRA »

O gps monterra oferece diversas opões de orientação no terreno. Então é possível você utilizar os tradicionais mapas gráficos em um link e em caso de dúvida de localização, você pode executar outro link com fotos de satélite baixadas diretamente do google maps e assim o sinal de GPS se sobrepõe sobre a foto aérea e melhora seu entendimento sobre a real localização. Ou então, quem possui a assinatura do Basecamp (programa) pode capturar imagens de satélite da região de destino e deixar armazenada no Monterra, que também faz o mesmo efeito das imagens do gogle maps.
Outro fator interessante do GPS monterra é que como ele conecta Wi-fi, ele poderá capturar o sinal de internet emitido pelo seu próprio celular e isso também ajuda em dowloads de mapas de satélite.
Algo interessante também no monterra é você traçar sua trajetória no google eath (lá tem uma canetinha legal para isso...) dai você salva o trajeto/caminho no PC e transfere para o monterra... pois quando você precisar percorrer em terreno essa trajetória outro link especifico do monterra que ele aciona esse trajeto sobrepondo sobre os mapas existentes no monterra ....
A vantagem do monterra é a opção de imagens de satélite ( não em tempo real) mas armazenadas no monterra.



Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Outros Modelos”