Tutorial Garmin Nuvi 1xxx e Acima - Para Iniciantes

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
jpgon
Mensagens: 1836
Registrado em: 22 Mar 2011, 08:15
Localização: Umuarama-PR

Re: Tutorial Garmin Nuvi 1xxx e Acima - Para Iniciantes

#81 Mensagem por jpgon »

dennys01,
bom dia.

Deixe seu recado sobre o assunto neste tópico sobre o Garmin nüvi 2580 TV:
http://portalgps.com.br/viewtopic.php?f ... uvi+2580tv

Poderá encontrar uma maior receptividade e colegas proprietários de equipamentos iguais poderão ajudá-lo
abs


Julio
Garmin nüvi 1300/1490 e nüvi 40
PR

dennys01
Mensagens: 6
Registrado em: 02 Out 2013, 20:36

Re: Tutorial Garmin Nuvi 1xxx e Acima - Para Iniciantes

#82 Mensagem por dennys01 »

Obrigado pela dica Julio,irei pedir ajuda no tópico que você indicou.
Abs



Avatar do usuário
jpgon
Mensagens: 1836
Registrado em: 22 Mar 2011, 08:15
Localização: Umuarama-PR

Re: Tutorial Garmin Nuvi 1xxx e Acima - Para Iniciantes

#83 Mensagem por jpgon »

Pessoal,
boa noite

Nova versão do Communicator Plugin já disponível.
Versão 4.1.0
http://www8.garmin.com/support/download ... sp?id=3607

Atualizem seus computadores com este programa que faz a comunicação entre o computador e o seu dispositivo GPS Garmin
Sucessos
abs


Julio
Garmin nüvi 1300/1490 e nüvi 40
PR

Nivaldo P.Lima
Mensagens: 3
Registrado em: 06 Nov 2013, 17:28

Re: Tutorial Garmin Nuvi 1xxx e Acima - Para Iniciantes

#84 Mensagem por Nivaldo P.Lima »

Maravilhoso tutorial, a gente acaba descubrindo coisas que o manual não nos orienta.

Parabens a Equipe do Portal.

Abs.



ESMA
Mensagens: 1
Registrado em: 09 Nov 2013, 11:34

Re: Tutorial Garmin Nuvi 1xxx e Acima - Para Iniciantes

#85 Mensagem por ESMA »

Agradeço aos colaboradores deste portal, pela possibilidade de estar sempre aprendendo e reciclando conceitos. Sou iniciante neste assunto, e novato aqui.
Adquiri em novembro de 2013, o modelo NUVI 42, e estou satisfeito com seu desempenho, e utilizei deste tutorial para instalar em cartão micro SD, os mapas e POI do projeto Tracksource, e também executar a atualização diretamente na Garmin.
Excelente tutorial, e uma mão na roda para muitos iniciantes.
Abraço a todos.



vudu
Mensagens: 5
Registrado em: 19 Fev 2010, 18:12

Re: Tutorial Garmin Nuvi 1xxx e Acima - Para Iniciantes

#86 Mensagem por vudu »

Estou tentando colocar o mapa da Italia em um Cartao.

Segui todos os passos, mas nao sei se deu certo, como tenho essa confirmacao?

Meu gps é um Garmin Nuvi 1350.

Obrigado.



Avatar do usuário
jpgon
Mensagens: 1836
Registrado em: 22 Mar 2011, 08:15
Localização: Umuarama-PR

Re: Tutorial Garmin Nuvi 1xxx e Acima - Para Iniciantes

#87 Mensagem por jpgon »

vudu,
boa noite.

Se voce seguiu corretmente as orientações do pequeno tutorial, este mapa provavelmente deve estar gravado na pasta Map do cartão de memória, com um nome sugestivo que o identifique para o usuário.
Mantendo a terminação .img (formato de imagem)
Eu, particularmente, testos todos os mapas que vou utilizar em meu navegador, no BaseCamp.
Gravo o arquivo em um cartão de memoria espetado no slot do meu notebook.
Aciono o programa gratuito Garmin BaseCamp e verifico se o mapa é lido e se posso traçar rotas nele.
Assim sendo, consigo saber previamente se o arquivo está funcional.
Depois de feito estes testes, removo o cartão em modo seguro, e com o navegador desligado, espeto o mesmo no slot (alojamento) do navegador.
Ligo o GPS, e em configurações, verifico quais mapas estão ativos.
Mantenho somente um mapa de um mesmo país marcado para leitura do GPS.
Faça este teste, se possível para saber se o navegador está lendo o arquivo.
Abs


Julio
Garmin nüvi 1300/1490 e nüvi 40
PR

vudu
Mensagens: 5
Registrado em: 19 Fev 2010, 18:12

Re: Tutorial Garmin Nuvi 1xxx e Acima - Para Iniciantes

#88 Mensagem por vudu »

Consegui amigo, obrigado. Ele apareceu aqui nas opcoes do GPS.

Abracos



routh
Mensagens: 1
Registrado em: 21 Out 2010, 23:10

Re: Tutorial Garmin Nuvi 1xxx e Acima - Para Iniciantes

#89 Mensagem por routh »

Boa tarde,
uma dúvida surgiu...
quando se instala mapas, tracksource por exemplo, através do mapsource, e, após, se renomeia o arquivo gerado pelo mapsource (gmapsupp.img) para trc_ .x.img e se move o arquivo para a pasta MAP, dessa forma se consegue o mesmo resultado se baixarmos o arquivo p/ cartão .img direto para o sd?
Não sei se está claro, mas é mais ou menos isso ai.
Sds.



Avatar do usuário
jpgon
Mensagens: 1836
Registrado em: 22 Mar 2011, 08:15
Localização: Umuarama-PR

Re: Tutorial Garmin Nuvi 1xxx e Acima - Para Iniciantes

#90 Mensagem por jpgon »

routh,
Bom dia.

O resultado é o mesmo, desde que o arquivo gerado pelo programa Garmin Mapsource seja o gmapsupp.img.
Renomeando este arquivo para TRC_mes_ano.img (manter o formato de imagem original .img, e copiar este arquivo para a pasta correta de destino, o resultado será o mesmo.

1) Nos atuais navegadores GPS Garmin, a pasta de destino poderá ser a pasta Map do cartão de memória.
2) Poderá também usar a pasta Garmin do cartão de memória, mas neste caso mantenha o nome gmapsupp.img

Verifique nesta segunda opção se já existe algum arquivo nesta pasta com o mesmo nome. Caso positivo, o arquivo enviado sobreescreverá o arquivo antigo, apagando o mapa existente.

Para que não ocorra estes possíveis erros, recomenda-se usar a pasta Map, e arquivos renomeados. O usuário terá maior domínio sobre o que está fazendo.

Para navegadores antigos, série 2XY, e alguns outros, os arquivos de mapas deverão ser gravados na pasta Garmin da memória interna e ou pasta Garmin do cartão de memória.


Julio
Garmin nüvi 1300/1490 e nüvi 40
PR

GILDINIZ
Mensagens: 66
Registrado em: 07 Nov 2008, 14:04
Localização: Itapeceriica, MG

Re: Tutorial Garmin Nuvi 1xxx e Acima - Para Iniciantes

#91 Mensagem por GILDINIZ »

Pessoal, boa tarde! Hoje ao atualizar o TRC 14.09 notei que a memória interna do meu nuvii 1490T estava em vermelho, ou seja, 60,6 MB livre de 3.62 GB (4 GB) totais. Como uso um cartão SD de 2 GB para para o TRC, pois, alertas, tracks, rotas e outros achei muito estranho. Deletando a maioria dos veiculos, vozes e textos baixados consegui obter 509 MB e voltou para azul. O mais incrivel é que eu fiz o backup do dispositivo e acusa apenas 35,6 MB. Quando comprei o nuvi em 2012 a memória interna dele usava apenas 656MB. Não estou conseguindo lidar com esse problema. Se vcs puderem me ajudar, fico muito grato. Não sei onde pode estar tanta memória perdida. Outra coisa que me intriga é que o nuvi tem o CN Europe 2013.30, que lógico deixo desabilitado. Para fazer um teste desabilitei o TRC e habilitei o CN Europe e o mesmo está ativo, porém não consigo encontrar ele na memória do nuvi que já veio com ele. Esse nuvi foi comprado num revendedor autorizado da Garmin em Lisboa. Acredito, que pelo que pude pesquisar deveria ter pelo menos 1,5 a 2,0 GB livres. Aguardo a ajuda de vcs, Grato. Gildiniz.


Etrex vista HCX, Nuvi 1490T, Edge 800

Avatar do usuário
Ivan
Mensagens: 585
Registrado em: 19 Nov 2005, 10:06
Localização: Brasilia
Contato:

Re: Tutorial Garmin Nuvi 1xxx e Acima - Para Iniciantes

#92 Mensagem por Ivan »

Tem um alemão que estudou esse negócio de "falhas de memória" e de memórias perdidas, um tal de Alz...alguma coisa. Agora, eu não lembro. rsrsrs

Talvez o CN Europe esteja como gampprom.img na memória interna. Se você fez algum "update" desse mapa ele também pode ter o nome gmapupdate.img (se não me engano).
Você já configurou o Windows para mostrar arquivos ocultos e de sistema ?
Já olhou na pasta .system ?



Avatar do usuário
jpgon
Mensagens: 1836
Registrado em: 22 Mar 2011, 08:15
Localização: Umuarama-PR

Re: Tutorial Garmin Nuvi 1xxx e Acima - Para Iniciantes

#93 Mensagem por jpgon »

GILDINIZ,
Boa noite.

Vou lhe passar estas informações que poderão auxiliá-lo a definir o que está dentro do seu navegador GPS Garmin nüvi 1490
Estas são as pastas básicas que devem constar na memória interna do GPS Garmin nüvi 1490T
Como voce fez a aquisição do mesmo na Europa, ele foi fornecido com 4GB de memória interna.

.System
Garmin
GPX
Help
JPEG
Keybords
Map
Poi
Reports
Tex
Vehicle
Voice
.VolumeIcon.icns
*autorun.inf
nüvi_drive.ico

Estas são as pastas e arquivos que devem constar na pasta .System do GPS Garmin nüvi 1490
Esta pasta normalmente fica oculta para visualização do Windows Explorer.
Necessário configurar o seu computador para visualizar pastas e arquivos ocultos, e também para que mostre pastas e arquivos de sistema.
Diag
EULA
ExtData
JCV
Logs
RemoteSW
Sqlite
006D135900.gpi
fs_image.ver
gmapbmap.img
gmapbmap.sum
gmapprom.img (este é o arquivo do mapa Europa 2013.30 (terceira atualização do mapa disponibilizado pela Garmin em 2012, ou o próprio mapa original que fornecido com o aparelho)
gmapprom.unl
gmaprom.sum
gmapprom.gma
GMAPTZ.IMG
gmaptz.sum
GUPDATE.GCD
Locales.xml
prodkey.bin
prodkeyNA.bin
Trafficprovider.xml

Dentro da pasta Garmin da memória interna

GarminDevice.xml

Dentro da pasta GPX da memória interna
Pasta:
Archive

Como nosso colega Ivan postou, verifique se está vendo todas estas pastas e arquivos. Saberá que o mapa Europeu é muito grande, ocupando a maior parte da memória interna.
Editado pela última vez por jpgon em 30 Set 2014, 21:07, em um total de 1 vez.


Julio
Garmin nüvi 1300/1490 e nüvi 40
PR

GILDINIZ
Mensagens: 66
Registrado em: 07 Nov 2008, 14:04
Localização: Itapeceriica, MG

Re: Tutorial Garmin Nuvi 1xxx e Acima - Para Iniciantes

#94 Mensagem por GILDINIZ »

iVAN E jPGON! Na verdade o problema não era o alemão (Alzeimer) e sim de São Thomé. Eu jamais acreditaria que o CN Europe somente o arquivo de mapa teria praticamente 3 GB. Tive que ver para crer. Quando os FDP da Pixmania me venderam o gps, eles sabiam que eu era (sou) do Brasil deveriam ter me avisado para remove-lo em caso de usar outro mapa. Trabalhei muito tempo com o nuvi forçado. Agora tô fazendo backup da pasta system pra tudo quanto é lado. Eu pratico Moutainbike e cicloturismo. Quem sabe qualquer dia a gente se tromba por esse velho mundo. Um abração pra vcs e muito obrigado.


Etrex vista HCX, Nuvi 1490T, Edge 800

GILDINIZ
Mensagens: 66
Registrado em: 07 Nov 2008, 14:04
Localização: Itapeceriica, MG

Re: Tutorial Garmin Nuvi 1xxx e Acima - Para Iniciantes

#95 Mensagem por GILDINIZ »

Pessoal, segui todos os passos. Fiz um backup da pasta system e da memória do nuvi retirei os arquivos gmapprom (img (city) e os desbloqueadores gma e unl, liberando bastante espaço. Os arquivos gmapprom renomeei e coloquei na pasta Map criada no micro SD. Porém, o nuvi (1490T) carrega o TRC Brasil e depois aparece a mensagem “não é possível desbloquear mapas”. O TRC Brasil está funcionando perfeitamente, mas o citynavigator Europa não aparece nem no browse do basecamp e mapsource. Não estou conseguindo achar o que fiz de errado. Se vocês puderem me ajudar eu agradeço.


Etrex vista HCX, Nuvi 1490T, Edge 800

GILDINIZ
Mensagens: 66
Registrado em: 07 Nov 2008, 14:04
Localização: Itapeceriica, MG

Re: Tutorial Garmin Nuvi 1xxx e Acima - Para Iniciantes

#96 Mensagem por GILDINIZ »

Verifiquei os arquivos img, gma e unl City navigator Europa 2013.30 da pasta Map do micro SD e notei nas propriedades que eles estavam marcados como arquivo morto. Marquei a caixa somente leitura e agora o mapa já aparece e funciona no Basecamp. Porém, no GPS não aparece. Na opção ferramentas, configuração, mapa e informa ele deveria aparecer junto com trc-Brasil com a caixa de ativar disponível e, no entanto, isso não acontece. Se alguém tiver alguma dica, por favor me ajudem: jpgon, jasgrafica, angelone etc, etc. Grato


Etrex vista HCX, Nuvi 1490T, Edge 800

GILDINIZ
Mensagens: 66
Registrado em: 07 Nov 2008, 14:04
Localização: Itapeceriica, MG

Re: Tutorial Garmin Nuvi 1xxx e Acima - Para Iniciantes

#97 Mensagem por GILDINIZ »

Consegui! Fiz o seguinte: retirei da pasta Map do micro SD os arquivos renomeados img, gma e unl. Em seguida coloquei na pasta os arquivos originais gmapprom img, gma e unl. Bingo. Agora o CN Europa 2013.30 aparece e funciona tanto no basecamp como no gps. Talvez muitos tenham tido o mesmo problema.


Etrex vista HCX, Nuvi 1490T, Edge 800

GILDINIZ
Mensagens: 66
Registrado em: 07 Nov 2008, 14:04
Localização: Itapeceriica, MG

Re: Tutorial Garmin Nuvi 1xxx e Acima - Para Iniciantes

#98 Mensagem por GILDINIZ »

Pessoal, aí está a tela em questão.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.


Etrex vista HCX, Nuvi 1490T, Edge 800

Avatar do usuário
jpgon
Mensagens: 1836
Registrado em: 22 Mar 2011, 08:15
Localização: Umuarama-PR

Re: Tutorial Garmin Nuvi 1xxx e Acima - Para Iniciantes

#99 Mensagem por jpgon »

GILDINIZ,
Boa noite

Bingo.
Voce conseguiu resolver com sucesso.
Os arquivos autenticadores e o arquivo principal do mapa funcionam em total paraceria, e estão concatenados com o equipamento.
Em alguns dos novos equipamentos 2014 o bloqueio também estará intertravado com o firmware do navegador, não permitindo o uso de mapas pirateados.
Abs


Julio
Garmin nüvi 1300/1490 e nüvi 40
PR

GILDINIZ
Mensagens: 66
Registrado em: 07 Nov 2008, 14:04
Localização: Itapeceriica, MG

Re: Tutorial Garmin Nuvi 1xxx e Acima - Para Iniciantes

#100 Mensagem por GILDINIZ »

Bom dia Jpgon! Eu, pelo menos, consigo resolver meus problemas pegando dicas nos post's de vocês. Por exemplo: o problema da pasta oculta system eu jamais conseguiria resolver sózinho. Portanto, na minha lida com gps eu dependo e sou muito grato ao portal e a vocês. Agora estou quebrando a cabeça para fazer funcionar no Edge 800 o Topo Mogeo sudeste. Ele já está instalado. Se vc tiver alguma dica posso abrir um tópico no forum correto do Edge.
Abs
Gildiniz


Etrex vista HCX, Nuvi 1490T, Edge 800

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Serie Nuvi”