Radares no Nuvi (GPS Garmin).

Mensagem
Autor
raphaelf
Mensagens: 19
Registrado em: 25 Jan 2008, 18:04

Re: Radares no Nuvi (GPS Garmin).

#21 Mensagem por raphaelf »

Olá a todos,

queria uma ajuda por favor...

Baixei o pacote de radares e finalmente consegui coloca-los no GPS, porém o GPS não está emitindo som para avisar... Na hora que eu passei pelo POI LOADER ele já me avisara que não tinha passado os arquivos de som.

Tenho um NUVI 200W e fiz o download dos arquivos WAV

Como corrigir este erro???

Obrigado!



Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

Re: Radares no Nuvi (GPS Garmin).

#22 Mensagem por nqnnospam »

O Nuvi 200W toca WAV? Acho que não.

Segundo o site da Garmin, ele só faz o "beep":

https://buy.garmin.com/shop/shop.do?pID=9122#specsTab


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

Re: Radares no Nuvi (GPS Garmin).

#23 Mensagem por nqnnospam »

LecoGPS escreveu:A confusão se faz pelos termos técnicos do TrackSource.

Reconheço que alguns são necessários e não tem jeito mesmo, tipo: O usuário tem que saber se seu aparelho recebe arquivos Wav, MP3... Mas alguns, acredito que poderia ser modificado a fim de ficar mais explícito. Por exemplo: pq ao baixar os arquivos de radar, controlador de velocidade, o arquivo recebe o nome de Marea-restrita?
Porque "Área Restrita" é o tipo do POI usado em radares. Se você baixar outros tipos de POIs, vai ver que os arquivos virão com nomes diferentes, para que a pessoa saiba o que está baixando (hospital, polícia, farmácia etc.).
LecoGPS escreveu: Dá impressão de ter baixado arquivo errado e que a gente está se metendo em arquivos de uso restrito dos desenvolvedores.
Para mim á impressão é de que baixei o arquivo certo, pois veio com o nome certo (para mim, pelo menos). :D

De qualquer forma, o email de contato dos responsáveis pela página está no alto da mesma, no lado direito. Sugestões de aprimoramentos são mais que bem vindas, mas devem ser enviadas diretamente para eles, através dos emails supracitados.
LecoGPS escreveu: Outra fonte de confusão, aos novatos, é o pq para baixar os radares e outros POIs, o link é diferente do 'Download', ficando no link 'Desenvolvimento'. Novamente a impressão de se meter em área restrita.
Por razões históricas. Mas, como eu disse antes, sugestões de aprimoramentos são mais que bem vindas, mas devem ser enviadas diretamente para eles, através dos emails supracitados.

Mas a confusão que eu estou vendo aqui no tópico não está relacionada com estes aspectos. O que estou vendo é o pessoal querendo mexer em arquivos de aúdio, passar no Mapsource etc, quando as instruções na primeira mensagem são claras quando dizem que basta baixar os arquivos e enviar via POILoader. Simples.


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

Avatar do usuário
jws
Mensagens: 9
Registrado em: 01 Fev 2009, 12:20

Re: Radares no Nuvi (GPS Garmin).

#24 Mensagem por jws »

Boa tarde, sou usuário novo e gostaria de saber o seguinte:
Tenho um NUVI205 e recebo arquivos de atualização de poi de uns amigos. Sempre copio o arquivo poi.gpi novo no lugar do poi.gpi do diretório \garmin do Nuvi. Ao passar nos radares da Carvalho Pinto, nenhum aviso, nem som nem ícone, aparece. Lendo o manual do Nuvi vi que existe uma pasta de informações dos POIs arquivados (Where to?>Extras>CustomPOIs) e deveria existir uma opção no menu criando a sensibilidade da aproximação dos POIs (Tools>Settings>Proximity Points>Proximity Alerts) que não aparece no menu do meu. Já carreguei também o arquivo "Wsp-area-restrita.gpx" com o POILoader, sem msg de erro e, ainda assim, nada mudou.
Então posso concluir que o modelo do meu Nuvi não permite mostrar/avisar POIs?
Obrigado. jws



Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

Re: Radares no Nuvi (GPS Garmin).

#25 Mensagem por nqnnospam »

Eu não tenho um Nuvi, mas no meu GPS, quando eu acesso esta "pasta" de "Custom POI", e escolho um deles, aparecem as informações associadas à ele. Veja abaixo

Imagem

No exemplo, o GPS vai alertar sobre o POI "Radar 110" com um beep quando eu entrar numa área circular centrada no POI com 150 m de raio, e se, dentro dessa área, a velocidade exceder 110 km/h, o GPS vai ficar beepando continuamente até eu reduzir a velocidade.

No seu aparece a informação de velocidade e distância de cada POI?

Além disso, eu preciso ativar os alarmes no "Setup" do aparelho, senão não toca nada:

Imagem

Veja que a opção "Proximity Alarms" está marcada, e que o "Mute" está desmarcado.

Note que eu tenho um GPSMap 60CSx, e não sei como acessar os menus correspondentes num Nuvi, ou mesmo se o Nuvi tem tais menus.


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

Avatar do usuário
Gustavo Polo
Mensagens: 204
Registrado em: 17 Nov 2008, 19:20
Localização: Recife - PE

Re: Radares no Nuvi (GPS Garmin).

#26 Mensagem por Gustavo Polo »

No Nuvi 200 esses menus não existem. :?


Dispositivo de Navegação Pessoal Garmin Nuvi 1390

felipe200w
Mensagens: 1
Registrado em: 21 Fev 2009, 20:18

Re: Radares no Nuvi (GPS Garmin).

#27 Mensagem por felipe200w »

Friends, :D
Nuvi 2xx models can play wav files when approaching a POI or when exceding speed instead of beeps :P
a tutorial to do this can be read at: http://home.comcast.net/~ghayman3/garmi ... agepoitext
also please see http://home.comcast.net/~ghayman3/garmi ... 02.htm#wav in order to update your software
have fun
Felipe



Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

Re: Radares no Nuvi (GPS Garmin).

#28 Mensagem por nqnnospam »

Instruções para conseguir avisos de voz no Nuvi 200/Nuvi 200W:

:!: :!: :!: Não tenho um Nuvi 200 para testar isso. Estou somente vendendo o peixe pelo preço que comprei :!: :!: :!:

1- Você vai precisar do programa Garmin POILoader versão 2.5.3 ou mais recente.

:!: Atenção, tem que ser a 2.5.3 ou mais recente. Se tentar usar uma mais velha, não vai funcionar. :!:

2- Descarregue no Sourceforge o aplicativo gratuito (não é pirataria!) Sox.exe versão 14.1.0.

:!: Atenção, tem que ser a versão 14.1.0, senão não funciona :!:

-Siga o link http://sourceforge.net/project/showfile ... e_id=10619
-Clique em 14.1.0
-Clique em sox-14.0.1.zip e mande salvar o .zip em algum lugar.
-Extraia os arquivos que estão em sox-14.0.1.zip
-Um diretório chamado sox-14.0.1 será criado, e dentro dele haverá um arquivo chamado sox.exe
-Copie o sox.exe para o diretório onde está o POILoader (C:\Garmin, normalmente)

3- Baixe o arquivo com os POIs de seu interesse do site Tracksource:

3.1 Entre em http://www.tracksource.org.br/desenv/
3.2 Em "Opções Públicas", selecione "POIs Loader"
3.3 Selecione o Estado de seu interesse (ou deixe em "Todos os Estados") e acione "Selecione Estado"
3.4 Escolha o tipo de POI que você quer baixar e acione "Seleciona Tipo"
3.5 Se quiser, altere o "Valor desejado para distância genérica (m):"
3.6 Acione "Busca POIs"
3.7 Acione "Modelos com WAV"
3.8 Salve o arquivo *.gpx.zip num diretório especialmente criado para esse fim. O melhor é que não haja outros arquivos nele, a não ser que tenham sido gerados também com a função "POIs Loader" do Tracksource.org.br
3.9 Extraia os arquivos do *.gpx.zip. Se quiser selecionar outros tipos de POIs, repita os passos 3.3 ao 3.9.
3.10 Inicie o programa POILoader da Garmin, e siga as instruções, especificando o diretório do passo 3.8.

O programa POILoader tenho os modos Express e Manual. O modo Express é automático e mais simples de usar (funciona bem se você usar os arquivos Tracksource.org.br como explicado acima).

A documentação do POILoader é bem completa, e não vou repeti-la aqui. Recomendo fortemente a leitura da mesma:

For also knowledge itself is power. Francis Bacon
O homem sábio é forte, e o homem de conhecimento consolida a força. Provérbios 24:5
Conhecimento é poder, conhecimento é força, e só a leitura do manual vai lhe dar o conhecimento. Eu!


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

regisnog
Mensagens: 1
Registrado em: 15 Fev 2009, 18:54

Re: Radares no Nuvi (GPS Garmin).

#29 Mensagem por regisnog »

Olá,

Eu tenho um Garmin Nuvi 205. Será que eu posso executar esse procedimento nele? Ele permite WAV?

Eu instalei as indicações normais, e funcionou, simplesmente copiando todos os arquivos pra dentro do chip do 205. Porém, eu vi que há alguns .bmps, que são simbolos. E eles não aparecem na navegação. Somente aparece uma bolinha. Como eu poso arrumar isso?

Obrigado a todos!

Regis



Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

Como ver e apagar POIs de radar no Nuvi

#30 Mensagem por nqnnospam »

Os screenshots abaixo são para um Nuvi 360, mas imagino que funcione para todos, pois são parecidos. Com um pouco de paciência e bom senso, os proprietários de outros modelos podem adaptar o procedimento.

Como só tenho acesso a este modelo (Nuvi 360), não tenho como colocar imagens de outros modelos.

Depois que os alertas são transferidos para o Nuvi de acordo com as instruções da primeira mensagem, deve-se ativá-los no Nuvi:


1- Na tela principal, clique na chave de boca (ferramentas):
38.jpg
2- Depois, entre em Proximity Points:
67.jpg
3- Selecione "Alterar" ao lado de "Alerts":
89.jpg
4- As duas opções, "Custom POIs" e "Garmin Safety Cameras", devem estar marcadas, senão os alertas não funcionam mesmo:
108.jpg
5- No site Tracksource (ver primeira mensagem), é possível descarregar arquivos "MP3" ou "WAV" (de acordo com o seu modelo, já que nem todos modelos são compatíveis com arquivos de aúdio). Se você não descarregou estes arquivos, ou se ou seu modelo não é compatível (ver primeira mensagem), pode escolher se o Nuvi toca um só Beep, ou um Beep contínuo, entrando em "Audio" (ver imagem acima):
112.jpg
as opções são auto-explicativas.

Para ver, usar ou apagar POIs carregados com o POILoader, ou que você mesmo marcou:

Primeiro, os POIs carregados com o POILoader podem também ser apagados com o POILoader mesmo, ele tem uma opção para isso.

1- Na tela principal, selecione "Para Onde:"
38a.jpg
2- Selecione "Meus Pontos":
124.jpg
3- Selecione "POIs Personalizados" (= POIs carregados com o POILoader):
131.jpg
Notar que aqui existe a opção "Apgr Todos", que obviamente vai apagar todos os POIs carregados com o POILoader, com o Mapsource, ou que você mesmo marcou (atenção, apaga tudo!).

4- Aí aparece uma lista de categorias, havendo uma categoria para cada arquivo .gpx transferido com o POILoader (o nome da categoria lembra o nome do arquivo):
147.jpg
5- Selecionando uma das categorias (por exemplo, ba_area_restrita), aparece a lista dos POIs desse arquivo:
158.jpg
6- Clicando num dos POIs, e possível ver suas propriedades:
167.jpg
No caso, temos um POI de alerta para um Radar 40km/h ("Velec.: 40kph"), que vai disparar num raio de 150m do POI ("Distancia: 150m")
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

nascimentoma
Mensagens: 11
Registrado em: 27 Jul 2008, 12:01

POI's no GPS mas nenhum bip ou som de alerta??????

#31 Mensagem por nascimentoma »

Caros amigos,

Achei interessante e enriquecedora a discussão no Forum.
assim que tiver mais tempo vou tentar dar minha contribuição para o cadastramento dos POI's.
Contudo como estou começando gostaria de solicitar uma ajuda.
Baixei os POI's do tracksource para o estado da Bahia (Radar e Postos policiais)-Navigator. Utilizei O POI loader e consegui com sucesso transferi-los para o GPS Garmim Nuvi 265wt.
Eles foram reconhecidos e aparecem no ambiente de alerta de proximidade e de extras. Contudo mesmo estando configurados no GPS para bipar continuamente nehum som ou alerta é produzido. Os radares e postos aparecem como sinais (bolas) nos mapa, mas nada mais acontece.
Gostaria para entender como funciona a interface dos POI's com o GPS que alguem me ajudasse com alguma sugestão ou orientação para solucionar o problema.

Atenciosamente,

Mauricio



Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

Re: Radares no Nuvi (GPS Garmin).

#32 Mensagem por nqnnospam »

Navigator? Não entendi. Você tem que baixar a versão para Nuvi. Veja a primeira mensagem.

Aparecem a distância e velocidade de alerta dos POIs? Veja minha mensagem, acima, do dia 7, explicando passo a passo como acessar essa informação.


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

Avatar do usuário
casaretto
Mensagens: 162
Registrado em: 20 Set 2005, 18:49
Localização: Balneario Camboriu SC
Contato:

Re: Radares no Nuvi (GPS Garmin).

#33 Mensagem por casaretto »

ATENÇÃO:
A opção com WAV para os Nuvi 200 já traz o SOX. Não é preciso fazer absolutamente nada além de usar o POI LOADER.

Paulo


Paulo Casaretto F
Baln Camboriu - SC
Não respondo mensagens privadas.

Avatar do usuário
JOSLAC
Mensagens: 5
Registrado em: 20 Dez 2008, 10:40

Re: Radares no Nuvi (GPS Garmin).

#34 Mensagem por JOSLAC »

Bom, esta parecendo que tem muita confusao em compreender como funciona isto dos POIs.

Eu ja expliquei o procedimento, tanto aqui no foro, como pessoalmente a alguns que me contataram. Infelizmente nao tenho tempo de fazer isso pessoalmente com todos, ja que supoe uma boa fatia de tempo explicar e fazer o "paso a paso" pelo MSN.

Alguns deste foro que fizeram chat comigo no Messenger sabem disso...

Entao, estou disposto a realizar os POIs pessoais de cada um que me pedir, somente pra NUVI serie 2XX

Nem perguntem com outor GPS que ao nao ter como testar, estou incapacitado pra fazer um trabalho em condiçoes

Aqueles interessados, me contatem pelo MP ou e-mail, especificando o que querem, e responderei a todos.

A intençao é criar os SEUS pontos do jeito que vcs gostam, com iconos e vozes...

Nem precissarao do POILOADER, mandarei os arquivos ja prontos pra coloca-los no NUVI diretamente...

Nao é pouco o que estou oferecendo. A depender da cidade/estado, isto tem um grande trabalho pra organizar, criar arquivos etc etc...

Ou seja, nao vai ser "de graça", mas tambem nao sou a Receita Federal... A gente vai se acertar rapidinho...

Acabei de mandar um exemplo ao usuario nascimentoma

Podem perguntar se ja usou, se ficou bom, se foi facil....

Sorte a todos



bocajunior
Mensagens: 2
Registrado em: 18 Mar 2009, 20:17

Instalação de POI no Nuvi 200

#35 Mensagem por bocajunior »

Nobres amigos,

Desculpe a minha ignorância.
Tenho um nuvi 200
e fiz todos os passos recomendados nos topicos para instalar o POI.
Baixei o programa POILoader.
Baixei os POIs - Formato WAV no tracksource.
Mas na hora de instalar no meu GPS deu o seguinte erro:
" No valid data was found in the specified folder, therefore no data was written.
If you need further assistance, please call Garmin Customer Support"

O que fazer?

Abraços...



lcbarcelos7
Mensagens: 5
Registrado em: 19 Mar 2009, 20:31
Localização: vila velha ES

Transformar ponto gravado no favorito em poi personal

#36 Mensagem por lcbarcelos7 »

Gostaria de saber como faço para transformar um waypoint em poi com alerta.
Fui no mapsource e formatei a popriedade proximidade do waypoint, fiz o dowonload para o nuvi205w do arquivo usando o poiloader, aí fiz o teste, só que quando chega perto do ponto o nuvi não avisa.
Assim, pergunto, Para se transformar um favorito num poi é só fazer o que fiz ou tem que ser um expert?
grato
Luiz Carlos



Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

Re: Instalação de POI no Nuvi 200

#37 Mensagem por nqnnospam »

bocajunior escreveu:Nobres amigos,
Baixei o programa POILoader.
Baixei os POIs - Formato WAV no tracksource.
Mas na hora de instalar no meu GPS deu o seguinte erro:
" No valid data was found in the specified folder, therefore no data was written.
If you need further assistance, please call Garmin Customer Support"
...
Você descompactou o arquivo zip que descarregou do site?


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

Re: Transformar ponto gravado no favorito em poi personal

#38 Mensagem por nqnnospam »

lcbarcelos7 escreveu:Gostaria de saber como faço para transformar um waypoint em poi com alerta.
Fui no mapsource e formatei a popriedade proximidade do waypoint, fiz o dowonload para o nuvi205w do arquivo usando o poiloader, aí fiz o teste, só que quando chega perto do ponto o nuvi não avisa.
Assim, pergunto, Para se transformar um favorito num poi é só fazer o que fiz ou tem que ser um expert?
grato
Luiz Carlos
O ponto deve estar a no máximo 30m da rota ativa. Não sei se ficou claro.

Estava?


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

lcbarcelos7
Mensagens: 5
Registrado em: 19 Mar 2009, 20:31
Localização: vila velha ES

Re: Radares no Nuvi (GPS Garmin).

#39 Mensagem por lcbarcelos7 »

Rota ativa é o próprio waypoint? desculpe se falei besteira.
Mas passei a uns 100m do ponto e não apitou.
O gps está com o som ligado, os poi estão habilitados.
Queria saber se para criar um poi é só inserir a distância como mencionei.
Se não for uma explicação fácil, gostaria que me dessem endereços de tutoriais de como criar poi, se possível em português ou inglês.
obrigado

luiz



Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

Re: Radares no Nuvi (GPS Garmin).

#40 Mensagem por nqnnospam »

Rota ativa é a rota que você está navegando. Rota é o caminho que leva de um lugar ao outro, e não um waypoint. Se o waypoint do alerta estiver a mais de 30m da rota ativa, o alerta não dispara, mesmo que você esteja dentro do raio de alerta. Não há como mexer nisso, pois é um recurso do aparelho.

Esse recurso existe para evitar falsos alertas. Por exemplo, sem esse critério dos 30m da rota ativa, em algumas cidades os alertas de radar iam ficar disparando direto, pois há sempre um por perto.

Aparentemente você criou os alertas da forma correta, mas para ter certeza você teria que fornecer mais detalhes (como por exemplo anexar o arquivo .gpx que você criou e dizer qual foi a mensagem final do POILoader).


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Alerta de Radares”