Decifrando e configurando o Sys.txt

Mensagem
Autor
arthurocalzolari
Mensagens: 15
Registrado em: 13 Jan 2010, 13:26

Decifrando e configurando o Sys.txt

#1 Mensagem por arthurocalzolari »

Boa noite pessoal!
A ideia desse topico e ensinar sobre o arquivo sys.txt e como dar uma mehorada no igo atraves de mudancas neste arquivo. Abaixo algumas linhas interessantes:

[sound]
queue_length=200; (usado quando a voz do locutor sai tremida)
ding=1; (som usado antes da locução - esse valor pode ser alterado para 0 ou 2)

[3d_config]
disable_roadsign_navigation_mode=0 ; 0 = nome de ruas em balões, 1 = modo normal
roadsign_lines_per_screen=25; para aumentar a fonte do nome de ruas, quanto maior o número menor a fonte

[roundaboutcam]
enabled=0
centery=20; comando utilizado para que o cursor acompanhe o trajeto em uma rotatória

[timezone]
use_auto="0"
sync_time="1"
reset_os_timezone=1
sync_os_timezone=1
;index="22" ; GMT-2 Mid-Atlantic; usado em horário de verão para ajuste do relógio
index="19" ; GMT-3 Brasilia; usado para ajustar para o horário normal

[tripcomputer]
num_of_trips=3; computador de bordo - o padrão do IGO são 3 - pode ser alterado para 4 ou 5

[navigation]
sim_speed_factor=1.6; Fator de simulação - o padrão é 1 - pode-se alterar se necessitar aumentar a velocidade da simulação

[mydata]
max_favorites=32; aumenta o número disponível de favoritos - nesse caso foi alterado para 32

Estes acima sao os mais "basicos", abaixo uns extras:

speedcam_maxdistance_from_road=15; (tradução literal: máxima distância da rua em que a câmera pode estar)

warn_distances=120:500,100:400,80:300,60:200,40:100 (apita na aproximação do radar, por exemplo 40 km/h apita a 100 metros antes e assim adiante, qualquer coisa é só mudarem os metros e velocidade).

[sound]
queue_length=200 (problema de voz TTS picotando)

[warning]
approach_beep_distances = 8,16,24, (8, 16, 24) varia frequencia de beeps ao aproximar-se
warn_distances =130:500;110:400;90:350;70:300;50:250;40:150 aviso de radar de acordo com velocidade

speedcam_enabled = 1; habilita avisos de radar <0 = off, 1 = on>
speedcam_visualtype = 1; radar -aviso visual <0 = off, 1 = on>
speedcam_soundtype = 1; radar –aviso sonoro <0 = off, 1 = único, 2 =quando se aproxima>
speedcam_warning = 1; aviso de radar <0 = off, 1 = on>
overspeed_sound = "! alert5" fixará seu som quando velocidade acima do limite do radar
speedcam_max_angle = 20; limita o ângulo do radar (em graus)
speedcam_snap_distance = 50; alcande do radar de seção (em metros)
speedcam_max_lookahead = 1000; distancia para o GPS considerar radares à partir de sua posição (em metros)

Att
Editado pela última vez por arthurocalzolari em 20 Jan 2010, 13:55, em um total de 1 vez.



Berchris
Mensagens: 23
Registrado em: 11 Jan 2010, 13:42

Re: Decifrando e configurando o Sys.txt

#2 Mensagem por Berchris »

Amigo arthurocalzolari, muito bom vc ter feito esse tópico. Realmente tava precisando. Tem um tempão q estou consultando a net para achar informações de como configurar o arquivo sys.txt e tô achando muita informação desencontrada.

Tem site q coloca o parametro "approach_beep_distances" só com uma distancia outros com várias.

Inclusive estou na dúvida sobre o q faz o parametro "warn_distances". Para que realmente serve esse parametro? Primeiro vc disse q ele apita na aproximação do radar e logo em seguinda vc diz que varia freqüência de aviso de radar de acordo com velocidade. Mas afinal o q esse parametro faz?

Minhas maiores dúvidas encontram-se nos seguintes parametros:

[warning]
approach_beep_distances=8,16,24 ;Beeps frequency at speedcam approach
;max_section_time=240 ;For section speedcam only beep for 240 seconds
;section_beep_distance=200 ;For section speedcam only beep for 200 meters
;speedcam_snap_distance=100 ;Max section speedcam snap distance in meters
;speedcam_max_lookahead=300 ;Begin to beep 300mtr before the speedcam ahead
;speedcam_maxdistance_from_road=15 ;Ignore speedcams more than 15 meters from the road
warn_distances=130:450,110:350,90:300,60:200,40:100 ;Warning distance in format Speed:Distance

Ao lado coloquei a descrição do q teoricamente ele faz. Esse resumo é resultado de pesquisa na net, porém ainda não tive tempo de confirmar na prática.

Por exemplo, se o parametro "speedcam_max_lookahead" começa a bipar a partir de uma dada distancia que sentido tem o parametro "warn_distances"?

Vlw, Amigo!



ihpadiar
Mensagens: 2
Registrado em: 16 Jan 2010, 19:26

Re: Decifrando e configurando o Sys.txt

#3 Mensagem por ihpadiar »

o meu iGO nao esta computando minha velocidade real!!

Por exemplo se estou a 110 ele mostra apenas 80 km/h!!

o q fazer??



Berchris
Mensagens: 23
Registrado em: 11 Jan 2010, 13:42

Re: Decifrando e configurando o Sys.txt

#4 Mensagem por Berchris »

Na verdade é o seu carro q não computa a velocidade real e sim o GPS.

Vlw!



Berchris
Mensagens: 23
Registrado em: 11 Jan 2010, 13:42

Re: Decifrando e configurando o Sys.txt

#5 Mensagem por Berchris »

Amigos, conforme eu tinha dito antes que as informações sobre as configurações dos warning estavam desencontradas, eu resolvi testar uma por uma e confirmar o q de fato cada opção faz.

Acabei de estar o seguinte parametro:
warn_distances=130:450,110:350,90:300,60:200,40:100

A conclusão é que de fato ele bipa de acordo com a distancia do radar em relação a velocidade do automovel, ou seja, nesse caso quando vc está 40km/h, ele bipa a 100 metros de distância do radar e assim por diante.

O próximo parametro q testarei é o "approach_beep_distances". Assim q tiver um parecer dele eu posto aqui para todos

Vlw!



ihpadiar
Mensagens: 2
Registrado em: 16 Jan 2010, 19:26

Re: Decifrando e configurando o Sys.txt

#6 Mensagem por ihpadiar »

Berchris escreveu:Na verdade é o seu carro q não computa a velocidade real e sim o GPS.

Vlw!
Mas q isso cara!!

em termos de velocimetro o gps pode estar desconfigurado!!

estava em uma rodovia a 172 kmh e ele nao passava de 90!!
e todos sabemos qual a diferença de 172 para 90kmh em uma rodovia vc nao acha??

vlw!!



arthurocalzolari
Mensagens: 15
Registrado em: 13 Jan 2010, 13:26

Re: Decifrando e configurando o Sys.txt

#7 Mensagem por arthurocalzolari »

Boa tarde! Desculpe a demora.

Bercrhis

foi um descuido meu qdo escrevi.. :P
Ja consertei, a funcao deste comando e avisar a aproximacao do radar de acordo com sua velocidade. a frequencia de Bips e o outro comando.

Att



Berchris
Mensagens: 23
Registrado em: 11 Jan 2010, 13:42

Re: Decifrando e configurando o Sys.txt

#8 Mensagem por Berchris »

Caro amigo arthurocalzolari,

A pouco fiz o teste com o parametro "approach_beep_distances" utilizando os mesmo valores postados na sua mensagem, porém não notei nenhum diferença perceptivel. Nesse teste tb deixei habilitado o parametro "warn_distances" com os seguintes valores: "120:500,100:400,80:300,60:200,40:100".

Quando vc diz que o parametro "approach_beep_distances" varia a frequencia ao aproximar-se o que exatamente os valores atribuidos a esse parametro quer dizer?

Vamos imagina que um iGO8 está configurando de acordo com os valores, para esses dois parametros, configurados igual ao postado na sua primeira mensagem, certo?

Então se ele estiver a 45 km/h ele começará a bipar quando o radar estiver no máximo a 150 metros de distância e a cada 24m ele bipa, depois a cada 16m e depois a cada 4m? É isso q faz o parametro approach_beep_distances?

Vlw!



arthurocalzolari
Mensagens: 15
Registrado em: 13 Jan 2010, 13:26

Re: Decifrando e configurando o Sys.txt

#9 Mensagem por arthurocalzolari »

Caro amigo Berchris

significa que os bips vao aumentando a sua frequencia, exemplo: comeca devagarzinho e vai aumentando de acordo com que vc se aproxima. conseguiu entender? qualquer coisa a mais pode perguntar.

vlw



cleber gol
Mensagens: 21
Registrado em: 09 Jan 2010, 15:20

Re: Decifrando e configurando o Sys.txt

#10 Mensagem por cleber gol »

por favor, vc sabe me dizer qual a diferença entre o foston 430n e o foston 440??
valeu ai!!



Berchris
Mensagens: 23
Registrado em: 11 Jan 2010, 13:42

Re: Decifrando e configurando o Sys.txt

#11 Mensagem por Berchris »

arthurocalzolari escreveu:Caro amigo Berchris

significa que os bips vao aumentando a sua frequencia, exemplo: comeca devagarzinho e vai aumentando de acordo com que vc se aproxima. conseguiu entender? qualquer coisa a mais pode perguntar.

vlw
Amigo arthurocalzolari,

Isso eu entendi, mas o que está me deixando em dúvida é o q significa cada valor daquele atribuido ao parametro. Quando eu digo que "approach_beep_distances=8,16,24" o significa esses números?

8 significa uma frequencia de 1 beep a cada 8 segundos ou 1 beep cada 8 metros de distancia do radar? E se for assim, em que momento ele irá bipar 24, em que momento 16 e em que momento 8?

Ah, outra dúvida o valor entre parenteces tb faz parte do parametro? Tipo, lá no sys.txt a linha do parametro deve ser escrita assim: "approach_beep_distances=8,16,24, (8, 16, 24)"? E nesse caso o q significa esses números entre parenteces?

Amigo, desculpe a insistencia nesse tema, mas é q quando coloquei esse parametro e fui testar não consegui uma mudança perceptivel. Então eu tô achando q fiz alguma coisa errada pq não estou entendedo muito os valores q esse parametro recebe.

Muitissimo obrigado por toda ajuda, viu?



Berchris
Mensagens: 23
Registrado em: 11 Jan 2010, 13:42

Re: Decifrando e configurando o Sys.txt

#12 Mensagem por Berchris »

Caro amigo arthurocalzolar,

Hoje fiz novos testes no parametro "approach_beep_distances" e coloquei valores bem maiores e realmente notei uma diferença. Estou suspeitando que os valores atribuidos a esse parametro refere-se a distancia do radar a q cada bipe deve ser acionado, ou seja, quando eu digo que "approach_beep_distances=8,16,24" estou dizendo q ele irá bipar a cada 24 metros mais perto do radar, depois a cada 16 mais perto do radar e finalmente a cada 8 metros mais perto do radar. Vc confirma se é isso mesmo?



Berchris
Mensagens: 23
Registrado em: 11 Jan 2010, 13:42

(approach_beep_distances) Mistério desvendado!!!

#13 Mensagem por Berchris »

Amigo,

Hoje consegui finalmente testar concretamente o parametro "approach_beep_distances". Como eu cheguei a cogitar antes, os valores q ele recebe é a distancia do radar q cada bipe será emitido. Vamos a explicação! Se vc colocar no sys.txt o seguinte:

approach_beep_distances=1,25,50
warn_distances=120:500,100:400,80:300,60:200,40:100

E sendo o carro esteja a 41km/h vai acontecer o seguinte:

- Quando ele estiver a 100 metros do radar o iGO8 emite um bipe (warn_distances=40:100);
- Quando ele estiver a 50 metros do radar o iGO8 emite outro bipe (approach_beep_distances=50);
- Quando estiver a 25 metros do radar o iGO8 emite outro bipe (approach_beep_distances=25);
- Quando estiver a 24 metros do rada o iGO8 emite outro bipe (approach_beep_distances=1);
- Dai em diante a cada um metro mais perto do radar o iGO8 emite um novo bipe (approach_beep_distances=1);

Como disse, sabiamente, o nosso amigo arthurocalzolari esse parametro server para variar frequencia de beeps ao aproximar-se, porém com mais um pequeno detalhe. Esse frequencia é por metro.

No caso apresentado nesse exemplo o parametro informa ao iGO q ele deve bipar a cada 50 metros, sendo a distancia menos q isso, bipa cada 25 metros e sendo menor q isso bipa a cada 1 metro.

Espero q todos tenha entendido claramente como funciona esse parametro. Qualquer dúvida é só postar q tentarei sana-la.

Forte abraço a todos.

P.S. - Próximo parametro q tentarei compreender melhor será o "speedcam_max_lookahead". Ainda acho q não está muito claro. Pois se o parametro "warn_distances" já diz quando o iGo8 solta o primeiro beep para que então o "speedcam_max_lookahead" faz a mesma coisa?



arthurocalzolari
Mensagens: 15
Registrado em: 13 Jan 2010, 13:26

Re: Decifrando e configurando o Sys.txt

#14 Mensagem por arthurocalzolari »

speedcam_max_lookahead

Considera uma distancia x para comecar a considerar os radares com isso comecar disparar os Bips enjoados. :P
Esses comandos sao meio xatos de entender msm, mas vale a pena aprender sobre eles.


QQ duvida postem.

abç



Berchris
Mensagens: 23
Registrado em: 11 Jan 2010, 13:42

Re: Decifrando e configurando o Sys.txt

#15 Mensagem por Berchris »

Amigo arthurocalzolari,

Mas o parametro "warn_distances" tb não faz isso? E melhor ainda considera a velocidade para sabe quando começar a bipar?

Se já tem um parametro q avisa melhor q esse pq então mais um parametro pra fazer a mesma coisa e ainda menos eficiente?

Sem sentido né?

Abraco a todos.



arthurocalzolari
Mensagens: 15
Registrado em: 13 Jan 2010, 13:26

Re: Decifrando e configurando o Sys.txt

#16 Mensagem por arthurocalzolari »

Bom, culpa do cara que programa isso ne! rsrsrsrs

Berchris tem razao, retira esse comando e faz um teste sem ele. ai vc me fala qual foi o resultado.

Abç



Berchris
Mensagens: 23
Registrado em: 11 Jan 2010, 13:42

Re: Decifrando e configurando o Sys.txt

#17 Mensagem por Berchris »

Amigo arthurocalzolar,

Acabei de realizar um teste com o "speedcam_max_lookahead" e nada aconteceu. Mesmo com esse parametro habilitado ele continua considerando apenas o parametro "warn_distances".

Vou fazer outro teste com esse comando, mas agora desabilitado o "warn_distances". Ou pode ser q a função do parametro "speedcam_max_lookahead" não seja o pensamos.

Pode ser q quando o parametro "warn_distances" está habilitado ele desconsidera o "speedcam_max_lookahead".

Até a próxima amigos!



Berchris
Mensagens: 23
Registrado em: 11 Jan 2010, 13:42

Re: Decifrando e configurando o Sys.txt

#18 Mensagem por Berchris »

Amigos,

Achei um site na web que defini dois parametros assim:

Speedcam_snap_distance=(Distancia mínima a frente que avisa de radar)
Speedcam_max_lookahead=(Distancia máxima a frente que avisa de radar)

Alguem pode confirmar se isso é mesmo verdade?

vlw!



Berchris
Mensagens: 23
Registrado em: 11 Jan 2010, 13:42

Re: Decifrando e configurando o Sys.txt

#19 Mensagem por Berchris »

Alguem sabe a diferença entre o parametro "speedcam_enabled" e "speedcam_warning" ?

Vlw!



Marcos Godoy
Mensagens: 53
Registrado em: 11 Dez 2009, 15:48

Re: Decifrando e configurando o Sys.txt

#20 Mensagem por Marcos Godoy »

Legal, utilizei algumas dicas e está funcionando perfeitamente.

Valeu.



Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Geral”