* DELPHI NAV200 P/ Destinator 7 (+ fotos)

Assuntos relacionados à prática do GeoCaching e outros jogos afins.
Mensagem
Autor
katananja
Mensagens: 29
Registrado em: 15 Nov 2007, 07:10

* DELPHI NAV200 P/ Destinator 7 (+ fotos)

#1 Mensagem por katananja »

Olá pessoal, estou * o NAV200 para usar o Destinator 7, até o momento estou editando algumas DLL e aplicativos e já consegui fazer o programa funcionar, acompanhem o tópico que irei postando conforme o andamento.

Aqui estão algumas fotos do que eu já consegui.
Tela inicial
Imagem

Mapa não encontrado :?
Imagem

O mais difícil foi descompilar e editar os arquivos para fazer o programa rodar, agora vamos ver se eu consigo arrumar isso e deixá-lo todo em português.

[]'s



Alex Rodrigues
Site Admin
Mensagens: 801
Registrado em: 19 Set 2005, 10:49
Localização: New Smyrna Beach, Florida
Contato:

Re: * DELPHI NAV200 P/ Destinator 7 (+ fotos)

#2 Mensagem por Alex Rodrigues »

Faça uns testes com os mapas do Projeto Tracksource neste GPS e nos informe dos progressos.
Obrigado!
Alex



katananja
Mensagens: 29
Registrado em: 15 Nov 2007, 07:10

Re: * DELPHI NAV200 P/ Destinator 7 (+ fotos)

#3 Mensagem por katananja »

Tentarei Alex, obrigado.

Com relação ao Destinator 7, eu já consegui fazê-lo funcionar em português porém eu não sei aonde encontrar mapas para ele, então se alguém quiser ver o Destinator 7 funcionando nele e puder me passar os mapas ou um link para download eu continuo mexendo nele.

Enquanto isso, testei o Destinator 6 e obtive melhores resultados com ele já que tenho os mapas completos para o Brasil, assim como o Destinator 7 tem que descompilar e alterar binários com um editor Hex, é um saco e demorado, porém compensa o trabalho, aqui vão as fotos.

Mapa funcionando
Imagem

Primeiro menu
Imagem

Segundo menu
Imagem

Todos os mapas instalados
Imagem

Gerenciador da antena do GPS
Imagem
Como o aparelho está dentro de casa, na foto não apareceu, porém está funcionando 100% e ele é animado.

já testei o aparelho e funciona 100% com o Destinator 6, o único problema é que o Português é de Portugal, mas, melhor do que nada. Comparando com o NAVICOM que vem instalado nele, com o Destinator o sinal pega muito fácil, não rodei a cidade porém as rotas tem a mesma precisão que o NAVICOM, quando passamos em lombadas dá para ver que a visão do mapa se altera conforme o carro se movimenta, em subidas e descidas ocorre a mesma coisa.

A única coisa que precisou configurar foi a antena que está em COM5, porém basta clicar em detectar para o programa configurar a antena apenas uma vez e sair usando.

Vou fazer alguns pequenos ajustes na tradução como trocar "ecrã" por "tela" e assim por diante.

Alguém conhece um bom lugar para fazer upload disso?
Rapidshare, megaupload e outros que impõem limite não me interessa, eu quero um para que o pessoal possa livremente baixar.

Grato.



katananja
Mensagens: 29
Registrado em: 15 Nov 2007, 07:10

Re: * DELPHI NAV200 P/ Destinator 7 (+ fotos)

#4 Mensagem por katananja »

Primeiras impressões com o Destinator 6.

Saí com o carro para dar uma volta pelo centro e não gostei:

- Atualização da rota é lenta.
- Muitas vias não roteadas (pede para entrar na contra-mão ou em ruas que não existem)
- Travamentos por "falta de memória"
- Durante a rota, a voz avisa o ponto certo de entrar em uma rua, mas o mapa não acompanha a entrada da rua.
- Atrasos de sincronismo quando em velocidade.
- Nome de rua quando é grande aparece muito pequeno dificultando a leitura.

Acho que nem vale a pena fazer upload do programa....



katananja
Mensagens: 29
Registrado em: 15 Nov 2007, 07:10

Re: * DELPHI NAV200 P/ Destinator 7 (+ fotos)

#5 Mensagem por katananja »

Para fazer juz ao título do tópico aqui vai as fotos com o Destinator 7 funcionando:

Lista de satélites
Imagem

Tela de menu
Imagem

Mapa
Imagem

Nos meus testes notei que ele Também sofre dos mesmos problemas da Versão anterior, alguns lugares ele pede para entrar em ruas que não existem, o tempo de atualização ainda demora um pouco comparado com o NAVICOM 5, em velocidade o programa é bem mais preciso comparado à Versão anterior. Quando você define a rota continua o mesmo problema, a voz avisa perfeitamente quando você deve entrar mas o mapa ainda tem atrasos.

Comparado com os mapas do NAVICOM 5 nenhum dos dois destinator possui indicadores nos mapas de pontos de interesse como bancos, postos de gasolina etc. No destinator(6,7) você pode escolher em uma lista, porém no NAVICOM 5 além de escolher estes pontos aparecem no mapa, mesmo que não escolha, deixando apenas no mapa um banco ou posto de gasolina aparece precisamente quando você passa ao lado deles.

A conclusão que eu cheguei com este Destinator 6 e 7 é que falta muito ainda, fiquei interessado nestes programas por causa do mapa mais completo, já que precisei ir para uma cidade dentro do estado de SP que não tinha no mapa que acompanha o NAV200. Talvez se eu não tivesse visto o NAVICOM 5 funcionando no NAV200 talvez eu acharia o Destinator interessantes com todas aquelas "firulas" visuais, porém não é para isso que compramos um GPS.

Tavez eu teste outros programas no NAV200, já que em termos de equiapamento eletrônico ele é tão moderno quanto qualquer um mais recente no mercado, o único "limite" dele é que usa um SO mais antigo, se for possível fazer um reflash na memória do aparelho com equipamento adequado seja possível brincar com uma infinidade de produtos dispoíveis.

[]'s



katananja
Mensagens: 29
Registrado em: 15 Nov 2007, 07:10

Re: * DELPHI NAV200 P/ Destinator 7 (+ fotos)

#6 Mensagem por katananja »

Para quem estiver interessado e souber lidar com binários aqui vai um pequeno tutorial de como fazer alguns "hacks" para fazer um determinado programa funcionar não apenas no NAV200 mas em qualquer um que haja a possibilidade de enviar arquivos alterados para os aparelhos.

Antes de sair editando é necessário ferramentas, um site interessante com centenas delas é este aqui:
http://izemize.fw.hu/hpc.php

Para abrir o explorer para que você possa navegar dentro do aparelho no caso um PPC com Windows CE qualquer, baixe o aplicativo que está neste tópico aqui mesmo na comunidade.

Vamos supor que você queira rodar o Destinator (6 ou 7) seja no NAV200 ou qualquer outro aparelho, você liga o aparelho, navega até a pasta do aplicativo, logo que você tenta iniciá-lo aparece uma mensagem dizendo:
\Windows\Aplicativo.exe is not a valid Windows CE Application
Na verdade ele é um aplicativo válido, porém as bibliotecas que ele precisa para funcionar ou não existe ou não contém as funções necessárias, para saber quais São elas, baixe uma ferramenta chamada executabilitycheck e execute, abra o aplicativo que deseja executar e espere alguns segundos, ele deve retornar com algo como:
\Windows\etc_etc.dll can't be loaded.
Se o arquivo não é encontrado você pode tentar baixar um (veja o link lá em cima) e tentar colocá-lo na mesma pasta do aplicativo que você está tentando executar, porém, alguns aplicativos pesquisam na pasta \Windows antes de verificar o que está na mesma pasta que ele, neste caso é necessário editar o aplicativo um hexeditor e trocar alguns bytes.

Um que eu recomendo é o Notepad++, é gratuíto e serve bem para os nossos propósitos, abra o aplicativo no Notepad++ e precione CTRL+ALT+SHIFT+H, agora precione CTRL+F em Data Type selecione ANSI STRING e procure pelo nome da DLL que ele não encontra, supondo que seja etc_etc.dll clique me Find.

Quando encontrar etc_etc.dll troque o byte etc_etc.dll por qualquer coisa, vamos colocar etc_et1.dll, como será trocado bytes basta colocar o cursor antes do byte a ser trocado e digitar o que deseja, não precisa deletar nada. Faça o mesmo com todos os aplicativos ou *.DLL. Agora basta pegar o arquivo etc_etc.dll e renomear para etc_et1.dll.

Se a biblioteca for encontrada mas a função que ela precisa não, deverá aparecer algo como:
etc_etc.dll doesn't export a function ordinary 715
Neste caso, será necessário fazer a mesma modificação nos aplicativos ou bbliotecas para que eles sejam encontrados na mesma pasta do programa, então baixe a Versão mais recente e renomeie o arquivo para bater com a modificação que você fez.

Básicamente é assim que se faz, há outros casos aonde é necessário alterar chamadas dos aplicativos decompilando o programa para ler a instrução em assembler e cancelar um call ou trocar um jumper, mas não vou me extender muito no assunto, tem muita documentação na net sobre isso para quem souber procurar.

Algumas vezes você tenta instalar um aplicativo como o Destinator 7, porém ele não funciona por causa da Versão do SO, se você tiver o arquivo *.CAB que acompanha o instalador a coisa fica mais fácil. Dentro desses arquivo deve existir um outro arquivo chamado _setup.xml, neste arquivo tem instruções do que deve ser instalado aonde e com que nome ele deve ter, exemplo:

Aqui mostra aonde vai ser instalado e em que diretório

Código: Selecionar todos

[...]
<parm name="InstallDir" value="\DestinatorApps" translation="install" />
[...]
<characteristic type="%InstallDir%\Destinator\UserData\Favorites\General" translation="install">
[...]
já aqui mostra que o arquivo DESTIN~1.240 deve ser instalado no diretório acima com o nome Auto Alert 1.bmp

Código: Selecionar todos

<characteristic type="Auto Alert 1.bmp" translation="install">
<characteristic type="Extract">
<parm name="Source" value="DESTIN~1.240" />
E assim por diante, foi assim que deixei o destinator 7 em português (texto e voz), fazendo tudo isso manualmente.

Para instalar mapas, é mais simples ainda, eles vem compactados, o que você precisa fazer é criar as pastas com os nomes corretos seguidos de sua Versão, por exemplo o mapa de São Paulo, abra o arquivo WCE.TXT e na primeira linha está escrito SaoPaulo e na segunda linha descreve a Versão 2006.Q1. Basta agora criar uma pasta no mesmo lugar aonde se encontra o Destinator.exe chamada SaoPaulo06Q01 e descompacta todo o conteúdo dentro dela, incluíndo o WCE.TXT e assim por diante.

Para o Destinator 7 é um pouco diferente, se o mapa for São Paulo o nome da pasta deve ser SaoPaulo_2007_Q2, faça o mesmo com os outros mapas.

Em qualquer um dos dois para que o programa encontre estes mapas, basta editar o arquivo Destinator.ini na terceira linha aonde diz MAP_NAME= e adicionar SaoPaulo06Q01 e salvar, o mesmo vale para o Destinator 7.

Depois basta ir na interface e trocar o mapa conforme a necessidade.



Killer
Mensagens: 12
Registrado em: 13 Set 2007, 21:40

Re: * DELPHI NAV200 P/ Destinator 7 (+ fotos)

#7 Mensagem por Killer »

Onde vc arrumou o Destinator 7 e os mapas ,precisava só de SP ?E é traduzido para o português do Brasil?É que to querendo instalar o destinator no meu PDA P550!flw



katananja
Mensagens: 29
Registrado em: 15 Nov 2007, 07:10

Re: * DELPHI NAV200 P/ Destinator 7 (+ fotos)

#8 Mensagem por katananja »

Esta mensagem viola as regras do fórum:

3- não serão toleradas mensagens que fomentem ou incentivem de maneira direta ou indireta a pirataria.

e foi editada pela moderação. Os usuários que insistirem em violar as regras do fórum serão banidas.

Moderação.




katananja
Mensagens: 29
Registrado em: 15 Nov 2007, 07:10

Re: * DELPHI NAV200 P/ Destinator 7 (+ fotos)

#9 Mensagem por katananja »

Esta mensagem viola as regras do fórum:

3- não serão toleradas mensagens que fomentem ou incentivem de maneira direta ou indireta a pirataria.

e foi editada pela moderação. Os usuários que insistirem em violar as regras do fórum serão banidas.

Moderação.




gilsonluis
Mensagens: 1
Registrado em: 01 Mar 2007, 05:53

Re: * DELPHI NAV200 P/ Destinator 7 (+ fotos)

#10 Mensagem por gilsonluis »

Se Katananja não tem a senha é porque não foi autorizado a divulgar o link do 4shared e ainda chama quem criou o link de "besta"?


Gilson Luis
Recife - PE - Brasil
HTC P3300

katananja
Mensagens: 29
Registrado em: 15 Nov 2007, 07:10

Re: * DELPHI NAV200 P/ Destinator 7 (+ fotos)

#11 Mensagem por katananja »

Sim, porque ele disponibiliza para o pessoal, entra em contato com ele, ele te passa a senha, depois você resolve pegar outra coisa, a senha não funciona, fala com ele novamente, te passa outra senha, você passa o link para os amigos e ninguém consegue acesso de novo. Para mim é uma besta mesmo, ou disponibiliza de uma vez ou para de frescura.

Editado pela Moderação
não faz sentido fazer o quote da mensagem imediatamente acima.
Isso até atrapalha a leitura.
Quote apagado.
Agradeçemos a colaboração.



621mrn
Mensagens: 3
Registrado em: 01 Dez 2007, 11:32

Re: * DELPHI NAV200 P/ Destinator 7 (+ fotos)

#12 Mensagem por 621mrn »

Esta mensagem viola as regras do fórum:

3- não serão toleradas mensagens que fomentem ou incentivem de maneira direta ou indireta a pirataria.

e foi editada pela moderação. Os usuários que insistirem em violar as regras do fórum serão banidas.

Moderação.




katananja
Mensagens: 29
Registrado em: 15 Nov 2007, 07:10

Re: * DELPHI NAV200 P/ Destinator 7 (+ fotos)

#13 Mensagem por katananja »

É isso mesmo que acontece, os outros programas travam no NAV200. Tente renomear o COMMOD03.dll e editar o executável mnavdce.exe com um editor hex com o novo nome do como por exemplo COMMOD04.dll e coloque a DLL na mesma pasta do executável.

Esses problemas acontece por causa das chamadas de função que o programa precisa para funcionar e/ou algum DLL não tem ou mesmo o kernel do windows CE 4.2 não suporta e apenas o kernel do Windows CE 5.0 suporta, porém como é Windows, não adianta apenas trocar o Kernel, tem que se trocar TODO o ambiente ou seja, tem que instalar no NAV200 uma imagem com o Windows CE 5.0.

E para instalar o Windows CE 5.0 tem que gravar a imagem na Flash do aparelho e para tanto é necessário software e hardware específicos que ainda não temos.

Por isso que nem dei mais continuidade nesses Hacks pois sem o ambiente necessário para o funcionamento desses programas é perda de tempo tentar fazer remendos nos programas que vão acabar não funcionando direito por causa do Sistema Operacional do aparelho.



621mrn
Mensagens: 3
Registrado em: 01 Dez 2007, 11:32

Re: * DELPHI NAV200 P/ Destinator 7 (+ fotos)

#14 Mensagem por 621mrn »

Obrigado pelo teu comentário. Vai de encontro ao que eu já suspeitava.
No entanto não deixa de ser estranho o facto de o Navigon 6.5 funcionar bem nalguns equipamentos com Win CE 4.2 e noutros não.
será que se tratam de versões mais recentes do Win CE 4.2?

Aqui de Portugal, Boa Noite.

Editado pela Moderação
não faz sentido fazer o quote da mensagem imediatamente acima.
Isso até atrapalha a leitura.
Quote apagado.
Agradeçemos a colaboração.



johann
Mensagens: 4
Registrado em: 07 Dez 2007, 09:13

Re: * DELPHI NAV200 P/ Destinator 7 (+ fotos)

#15 Mensagem por johann »

Esta mensagem viola as regras do fórum:

3- não serão toleradas mensagens que fomentem ou incentivem de maneira direta ou indireta a pirataria.

e foi editada pela moderação. Os usuários que insistirem em violar as regras do fórum serão banidas.

Moderação.




rastabr
Mensagens: 99
Registrado em: 22 Dez 2007, 17:58

Re: * DELPHI NAV200 P/ Destinator 7 (+ fotos)

#16 Mensagem por rastabr »

Amigo, você descobriu alguma forma de mostrar o Desk do Windows, vi em algumas fotos, ai pela net que existem alguns nav200 com a barra do windows aparecendo e o desk, caso tenha conseguido, nos ensine !! abração.


Suporte Tecnico P/ Nav200 - G61C - RS500 - e outros.
instalação de Navegadores, e desbloqueio de GPS.
Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=2 ... 0391124991

jubanet
Mensagens: 13
Registrado em: 21 Jan 2008, 20:44
Localização: sao paulo / br

Re: * DELPHI NAV200 P/ Destinator 7 (+ fotos)

#17 Mensagem por jubanet »

Esta mensagem viola as regras do fórum:

3- não serão toleradas mensagens que fomentem ou incentivem de maneira direta ou indireta a pirataria.

e foi editada pela moderação. Os usuários que insistirem em violar as regras do fórum serão banidas.

Moderação.




marcelrox
Mensagens: 38
Registrado em: 06 Fev 2008, 15:10
Contato:

Re: * DELPHI NAV200 P/ Destinator 7 (+ fotos)

#18 Mensagem por marcelrox »

Esta mensagem viola as regras do fórum:

3- não serão toleradas mensagens que fomentem ou incentivem de maneira direta ou indireta a pirataria.

e foi editada pela moderação. Os usuários que insistirem em violar as regras do fórum serão banidas.

Moderação.



HARDFAST INC BRASIL
WWW.HARDFAST.COM.BR

Trancado Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Geocaching”