Cabo Serial/USB - eTrex

Mensagem
Autor
montaigne

Cabo Serial/USB - eTrex

#1 Mensagem por montaigne »

Olá,

Possuo um eTrex há alguns anos e gostaria de atualizar seu software. A versão (original de fábrica) que ele possui é a 2.01.

Porém, não tenho o cabo necessário para a operação. Alguém pode me ajudar com isso? Moro em Campinas-SP e caso alguém possua, gostaria apenas de fazer o update do software. Caso não seja possível, alguém me recomenda alguma saída?

Desde já agradeço.

Alex Rodrigues
Site Admin
Contato:

Re: Cabo Serial/USB - eTrex

#2 Mensagem por Alex Rodrigues »

Este cabo é super comum de achar. É um cabo mini-usb e você acha em qualquer lojinha de informática, por menos de 10 reais. Muitos celulares e máquinas digitais usam este mesmo cabo.
Abs,

montaigne

#3 Mensagem por montaigne »

Olá Alex,

Obrigado pela pronta resposta. Contudo, o cabo que necessito não é um mini USB. É um "formato proprietário" em uma ponta (que conecta no GPS) e Serial na outra. Sei que já existem cabos com esta última ponta em USB, uma vez que não se fazem mais computadores com portas seriais.
Aí que entra minha dificuldade. Continuo aguardando alguma idéia...

Seguem fotos dos conectores.

Imagem
Conector de dados do eTrex

Imagem
Aspecto do cabo que necessito

Se alguém souber fabricar um cabo desses, nos esquema "homebrew", favor entrar em contato.

Obrigado!

mhfernandes

#4 Mensagem por mhfernandes »

O interessante é que esses aparelhos são vendidos sem esse cabo, e é mais facil achar ouro em pó que encontrar essa cabo, acho que vc deve encontrar alguem que tenha o mesmo modelo de GPS e tomar o cabo emprestado para atualizar seu aparelho!

montaigne

#5 Mensagem por montaigne »

O interessante é que esses aparelhos são vendidos sem esse cabo, e é mais facil achar ouro em pó que encontrar essa cabo, acho que vc deve encontrar alguem que tenha o mesmo modelo de GPS e tomar o cabo emprestado para atualizar seu aparelho!
Pois é, Mhfernandes. Meu maior problema é a atualização do firmware, que já está em 2.14 e com muitas funcionalidades importantes.

Peço encarecidamente que, se alguém do fórum possui ou conhece alguém que possua o modelo/cabo referidos, por favor entre em contato. Estou em Campinas-SP e só queria usar o cabo por alguns minutos, para atualizá-lo.

Continuo aguardando a ajuda dos amigos!

Abraço.

Alex Rodrigues
Site Admin
Contato:

#6 Mensagem por Alex Rodrigues »

Ah sei, é difícil de achar sim...
Se tivesse o meu ainda, te emprestaria..
Se tiver paciência tem como fazer um, com uma plaquinha de circuito impresso e um cabo de mouse velho..

http://www.jens-seiler.de/etrex/datacable.html

http://www.youtube.com/watch?v=PKBGC9X8-0E

Abs,

mhfernandes

#7 Mensagem por mhfernandes »

Montaigne, não so a atualização do FW, mas também esse cabo é bem útil para descarregar e inserir dados no aparelho, mas acho que a ideia que o Alex deu é muito boa, qualquer técnico em elétronica monta um cabo desses com facilicade, não custa nada tentar, o prob é que as placas de computadores hoje em dia não vem mais com essa entrada, ai vc teria que usar um adaptador para USB.

Alex Rodrigues
Site Admin
Contato:

#8 Mensagem por Alex Rodrigues »

Nos estados unidos você acha e mandam pelo correio..

http://www.ebay.com/itm/Serial-PC-Cable ... 500wt_1287

Abs,

mhfernandes

#9 Mensagem por mhfernandes »

Uma outra ideia que me ocorreu é de um técnico mais habilidoso adaptar uma porta mine USB no GPS, ai seus problemas acabam de uma vez por todas, não deve ser uma coisa muito dificil de fazer, é so fixar a mine USB fêmea na parte externa do aparelho e ligar os fios ou fazer um encaixe no circuito original, ai é so ver se o PC reconhece na USB ou se precisa instalar algum drive.

montaigne

#10 Mensagem por montaigne »

Obrigado pela ajuda, pessoal.
Infelizmente continuo na minha busca. Caso alguém tenha algum cabo aqui na região de Campinas, por favor avise. Caso seja de outro local, mas queira vendê-lo, por favor entre em contato.

Obrigado!

Elderbatista

#11 Mensagem por Elderbatista »

Olá, achei um cabo desses pra vender nesse site:
http://www.adventureimports.com.br/ecom ... EKO-GARMIN
Agora estou procurando um conversor Serial/USB pra usar no meu notebook que não tem entrada serial.
Espero que resolva pra você.

Tonics

#12 Mensagem por Tonics »

Já testei três cabos diferentes para converter porta serial em USB mas nenhum deles funcionou. Um amigo tinha o mesmo problema. Acabou desistindo e comprou outro etrex com entrada USB. Fiz o mesmo continuo com o Etrex amarelinho aguardando alguma solução mas já comprei um Etrex Vista HCx com entrada por USB. O problema agora é outro: não encontro as Cartas Náuticas do litoral do Rio de Janeiro para instalar no cartão mini SD.

Tonics - Angra dos Reis.

jaimejrgyn

#13 Mensagem por jaimejrgyn »

Não sei se vc já resolveu seu problema, mais estou com o mesmo problema comprei um etrex usado no leilão do ebay e o mesmo num acha sinal e tb veio sem cabo, acabo de comprar esse cabo talves te sirva tb.
http://www.ebay.com/itm/Garmin-GPS-eTre ... 19afa3d54e

abs

Glauco_Manske

#14 Mensagem por Glauco_Manske »

jaimejrgyn

Eu tbm comprei o meu GPS num leilão no mercado livre, ele funciona bem, mas não tenho o cabo.
Comprei o cabo no ebay tbm, mas até agora não veio. Dia 02/05 vai fazer dois meses que comprei!
Sinto cheiro de calote.

pu2tki
Contato:

#15 Mensagem por pu2tki »

montaigne

Moro aqui em Campinas - SP e semana que vem deverei estar com um cabo desses em mãos.
Me mande um email para combinarmos.
Abs

Alexandre C. Leite (acleite)
nüvi 205 / 255W / 40 / 1490T - eTrex Legend

Besre

#16 Mensagem por Besre »

Pessoal,

Eu comprei o Etrex H amarelo em maio do ano passado (2011). Nesta época consegui comprar os cabos.
Na verdade consegui resolver meu problema com dois cabos (um ligado ao outro):

1) plug retangular (que encaixa nos terminais do Etrex H) x serial. Este é mais difícil de achar. Consegui no site www.gvfly.com.br. Os caras trabalham com parapente, mas montavam estes cabos para vender. Comprei deles e funciona beleza, mas não sei se vendem mais. Custou na época uns R$37,00. Se seu computador tem entrada serial, somente este cabo já resolve. Se não tiver, você terá que comprar o segundo cabo (abaixo).

2) cabo serial x usb. Necessita de driver para instalação. Este cabo é mais fácil de achar. Eu comprei no site http://www.2vintens.com.br/t/conversor-serial232-usb. Tem também no Mercado Livre.

Foi bem complicado conseguir, na época, esta informação. Esta dificuldade transforma o Etrex H num dos maiores micos para o consumidor brasileiro. O GPS é bom, mas a falta do cabo dificulta baixar as trilhas dele ou para ele.

Quem já comprou, o jeito é achar o cabo. Quem não comprou, opte sempre pelos GPSs que já possuem conexão USB.

gcpx

#17 Mensagem por gcpx »

Amigo eu tenho um etrex H amarelinho e comprei esse cabo pelo ebay, te mando o link com várias opções de preço e envio.
http://www.ebay.com/sch/i.html?_from=R4 ... pos=&gbr=1
custo +/- U$ 40,00. Demora de 15 a 30 dias para chegar.

Glauco_Manske

#18 Mensagem por Glauco_Manske »

Estou pensando em comprar este esquema: é um usb já com 4 saídas serial. Só precisaria adaptar o encaixe no GPS.
http://www.dealextreme.com/p/usb-to-uar ... 72?item=16

Esse site eu conheço bem e sei que chega as compras. Pela ebay eu comprei e não veio. Será que rola comprar este esquema?
Att.

jaimejrgyn

#19 Mensagem por jaimejrgyn »

Até a presente data não chegou meu cabo, quero aproveitar e perguntar meu gps não localiza nenhum satelite será q so com a tualização eu resolva isso?

pu2tki
Contato:

#20 Mensagem por pu2tki »

O meu chegou e funciona direitinho. :)
Até hoje o montaigne não entrou em contato, creio que ele já deve ter resolvido o problema de outro modo.

jaimejrgyn
Quanto aos satélites, vá em uma área de céu aberto e aguarde até uns 20 minutos que ele deve achar.
Isso ocorre se você desligar num lugar e religar em outro, distante do primeiro. Ele demora um tempo até refazer o almanaque e se localizar.
Depois da primeira vez, aí ele acha rápido se for religado no mesmo lugar.
Faça o teste aí.
Abs

Alexandre C. Leite (acleite)
nüvi 205 / 255W / 40 / 1490T - eTrex Legend

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “eTrex”