nüvi 3760 texto Português BR

Mensagem
Autor
youngrp

nüvi 3760 texto Português BR

#1 Mensagem por youngrp »

Olá amigos,

Alguém sabe como posso atualizar os textos do meu GPS nüvi 3760 para Português BR ? Se não existir o arquivo pronto e traduzido, qual programa eu posso usar para fazer manualmente ?

Obrigado desde já !

jasgrafica

Re: nüvi 3760 texto Português BR

#2 Mensagem por jasgrafica »

Youngrp,
No próprio site da garmin vc encontra as atualizações de texto/vozes e sistema.
Dê uma passada lá.

[]s

Garmin Nuvi 3760
Desenvolvedor Municipal - RN/PI/MA

youngrp

#3 Mensagem por youngrp »

Olá jasgrafica, obrigado pela resposta. Já tentei de tudo, até o webupdate, está na ultima versão e a única coisa que é português brasil é a voz da raquel. Os textos continuam português de portugal.

Arthur_PE

#4 Mensagem por Arthur_PE »

Não existe um pacote de texto (menu) disponibilizado pela Garmin para o português brasileiro, só o lusitano, que além de diferente da nossa maneira de falar, ainda é muito mal traduzido e possui erros de ortografia.
youngrp, o que eu fiz foi traduzir o arquivo de texto que veio. Antes da tradução fiz algumas pesquisas nos arquivos da tradução em espanhol, italiano e inglês. Usei o programa Notepad++ que me permitiu fazer buscas e substituições automatizadas de texto.
Caso queira o arquivo que traduzi: http://www.4shared.com/file/vrGwJ1cn/Ga ... s__pt.html

PS.: A tradução foi feita sobre o Garmin nuvi 1300. Não deixe de ler o arquivo 'Leia-me.txt' que está compactado dentro.

Abraço!

Arthur Gomes
Garmin nuvi 1300

pu2tki
Contato:

#5 Mensagem por pu2tki »

Cuidado para usar o arquivo de texto de uma série em outra.
Pode travar o gps.
O ideal seria traduzir um arquivo do próprio 3760. E com um detalhe importante, usem codificação UTF-8, caso contrário também pode travar.
[] 's

Alexandre C. Leite (acleite)
nüvi 205 / 255W / 40 / 1490T - eTrex Legend

Arthur_PE

#6 Mensagem por Arthur_PE »

Realmente não é aconselhável utilizá-la em outras versões do Garmin!
O que você poderá fazer é traduzir o arquivo de linguagem que vem no seu Garmin. Você poderá usar qualquer editor de texto para isso, no meu caso, foi o Notepad++. Mas é importante que você saiba exatamente o que estará fazendo, pois sempre terá o risco de travamento!
Antes de qualquer coisa, faça uma consulta a tutoriais que tratam deste assunto.

Abraço!

Arthur Gomes
Garmin nuvi 1300

Arthur_PE

#7 Mensagem por Arthur_PE »

Arthur Gomes
Garmin nuvi 1300

youngrp

#8 Mensagem por youngrp »

Eu já fiz uma tradução manual e nomeei como pt_BR.glx porém existem textos como "Adquirindo satellites" e "A transitar pela rua/avenida" que estão no firmware do aparelho e não na pasta Text. Para modifica-los precisa editar diretamente o .nrg em hexadecimal (com risco de "perder" o aparelho). Isso pra mim é um absurdo. Pra que ter a pasta Text se não pode traduzir tudo por lá ? Estava pensando em editar o próprio pt_PT mas vai ficar muito escroto metade do GPS em BR e metade em PT. A Garmin já passou da hora de desenvolver um pacote de linguágem para nós, afinal MUITOS estão comprando os equipamentos deles !

Arthur_PE

#9 Mensagem por Arthur_PE »

youngrp,

Não edite o firmware! Já vi nos fóruns alguém falar que editou com um programa hexadecimal e coisa e tal... Mas o próprio WebUpdater dá a opção de atualizar o firmware e baixar pacotes para o português brasileiro sim! Isso corrigirá estas expressões "A transitar pela rua...", "A retornar...". Atualizei recentemente o meu Garmin e baixei estes pacotes pelo WebUpdater, meu Garmin não tem mais sotaque lusitano!

Em relação aos textos dos menus do GPS, estes ainda não estão disponíveis pela Garmin para PT-BR.
Faça o seguinte: salve o pt_PT.glx com o nome de pt_BR.glx.
Quando for editar este arquivo, é importante que as duas primeiras linhas fiquem assim:

<catalog codepage="utf-8" direction="0" display_name="Português(BR)"
file_version="3.00" language="pt_BR" pnumber="006-D1434-00">

Note que na primeira linha alterei para 'Português(BR)', isso aparecerá nas opções do seu GPS junto com a opção do idioma original 'Português' sem conflito.
Pega o programa Notepad++ abra o arquivo pt_BR.glx criado e edite as informações entre as "Tags" <visual>. Você pode usar o arquivo que traduzi como base.

Arthur Gomes
Garmin nuvi 1300

youngrp

#10 Mensagem por youngrp »

Arthur eu já fiz isso no GLX. O problema é mesmo as expressões do firmware e não existe nada para o meu modelo no webupdate, o mesmo já se encontra na ultima versão (fiz ontem)...

Arthur_PE

#11 Mensagem por Arthur_PE »

Para mim aparece a seguinte opção no WebUpdater:

-Proximity alert text, All languages, GLX

Após atualizar este arquivo da versão 2.20 para 2.50 ele resolveu o problema do "sotaque lusitano".
Vai no WebUpdater e dá uma procurada por ele.

Arthur Gomes
Garmin nuvi 1300

youngrp

#12 Mensagem por youngrp »

Eu também fiz esse mas mesmo assim se eu ponho o pt_BR as mensagens ficam em inglês e só o que eu traduzi no .glx que fica em português. No caso o seu modelo deve ser outro... o meu é o 3760...

Arthur_PE

#13 Mensagem por Arthur_PE »

O meu é o nuvi 1300.

Segue a captura da tela feita hoje à tarde, já com as traduções de tela e firmware:
Imagem

Arthur Gomes
Garmin nuvi 1300

pu2tki
Contato:

#14 Mensagem por pu2tki »

Os modelos da série 1xxx já tem o português BR feito pela própria Garmin.
É só atualizar pelo WebUpdater.
Os 37xx ainda não tem, e aí, só editando mesmo.
Atentem para o que eu disse anteriormente. Na hora de salvar o arquivo, usem a codificação UTF-8.
[]'s

Alexandre C. Leite (acleite)
nüvi 205 / 255W / 40 / 1490T - eTrex Legend

youngrp

#15 Mensagem por youngrp »

É isso que me deixa puto da cara. Como que fazem uma tradução pra um modelo e pra outro não ? Isso não faz sentido ! O pior é que o suporte aqui do Brasil nada mais é que uma distribuidora autorizada e só o que eles sabem dizer é que o GPS que eles vendem vem a ultima versão ! Eu to cagando e andando pro que vem, eu não sou burro e sei atualizar. Fica dificil comprar o GPS mais top que custa o olho da cara e ainda ter que aguentar essas merdas de frases em portugues de portugal ! Se eu soubesse disso não tinha gastado 1000 reais e sim 300 em um GPS da MultiLaser ou da Foston que é 100% em portugues !!! :evil: :evil: :evil:

Batedor

#16 Mensagem por Batedor »

youngrp, não se estresse. Esse delay nas atualizações de idiomas é passageiro. Nos Nuvi 1xxx também foi assim. A gente tinha que traduzir. Mas não demorou muito e....bingo! Passou a constar das atualizações.
--------------------------------------------------------------------------
No seu caso, especificamente, eu sugiro o seguinte, enquanto não vem as oficiais:

NÃO faça qualquer alteração na nomenclatura ou linhas iniciais do arquivo "pt_PT.glx". Se por acaso já o fizestes, retorne ao original, preservando as demais alterações que dizem respeito às traduções propriamente ditas.
Resumindo: Voce terá um "novo" arquivo pt_PT.glx, mas com conteúdo traduzido por você para o Portugues do Brasil, entendeu? Garanto que vai funcionar. Na tentativa anterior não funcionou porque o software do GPS não conhece a expressão "pt_BR.glx". Mas conhece e identifica o "pt_PT.glx"

Tente e dê o retorno.

Abs.

youngrp

#17 Mensagem por youngrp »

Olá Batedor, eu fiz e deu certo, porém o que me deixa mais irritado é as frases na tarja verde acima do mapa que ainda estão em portugalho. Agora descobri um dead pixel bem no meio da minha tela. É mole ? Sinceramente estou bem descontente com a Garmin e se depender de eu indicar para alguém eles vão passar fome ! :evil:

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Serie Nuvi”