Mapas tracksource no nuvi 1300

Mensagem
Autor
titokiffer

Mapas tracksource no nuvi 1300

#1 Mensagem por titokiffer »

Ola pessoal, já li bastante sobre como carregar mapas no nuvi 1300 mas ainda tenho uma dúvida. O meu nuvi não tem cartão SD e o espaço restante no mesmo não me permite carregar o mapa do Brasil (tracksource) sem remover o dos EUA. Com o MapSource posso selecionar só alguns estados para carregar, mas ainda não entendi em que diretório o MapSource vai carregar este mapa no meu GPS. Alguém sabe responder? Em carregando este mapa, vou apagar os que vieram com o dispositivo?

Muito obrigado!

FabianoBarbosa

Re: Mapas tracksource no nuvi 1300

#2 Mensagem por FabianoBarbosa »

Bem, o diretório de mapas é a pasta Map que existe no gps e vc pode comprar um cartão SD e criar uma pasta para colocar quantos mapas quiser, pois pode renomeá-los desde que tenham a extensão .img
Aliás a galera recomenda que se transfira mapas apenas para o cartão SD, pois se tiver algum arquivo corrompido o gps trava e aí já era.
Espero ter ajudado.

romulovinhas

#3 Mensagem por romulovinhas »

Olha, o meu é o 1300 e eu não acho essa pasta map de jeito nenhum, nem a pasta POI. To experimentando aqui pra ver até onde eu vou, mas preciso de uma luz aí de alguém mais experiente.

Não achei a pasta MAP mas consegui instalar o mapa do brasil 11.06, porém minha dificuldade vai ser quando eu viajar e quiser instalar um mapa de outro país, não vou saber o que fazer... então como removo mapas do nuvi 1300??

ABRAÇOS!!!

romulovinhas

#4 Mensagem por romulovinhas »

Já me respondendo parcialmente. A pasta map apareceu quando eu fiz a atualização do mapa. Até aí beleza. Agora falta a pasta poi. Vou fazer o seguinte, vou criá-la na raiz e dentro da pasta garmin (vi isso na net). O que der certo eu aviso. Agora... E quanto retirar o mapa dos EUA pra não ocupar espaço, como que eu faço isso??????? Abraços (alguma sugestão da pasta poi??)

Batedor

#5 Mensagem por Batedor »

A Pasta POI e a pasta MAP devem ser criadas (se não existirem) na raiz da memória interna (não dentro da pasta Garmin). Mas o ideal mesmo, para não precisar ficar mexendo na memória interna seguidamente (a cada atualização...), é criá-las NO CARTÃO de memória. O cartão poderá conter, ainda a pasta GARMIN.

No cartão podem ser criadas:

1-A pasta Garmin que poderá alojar UM e apenas UM arquivo que deverá ter obrigatóriamente o nome "gmapsupp.img". Este arquivo tanto poderá ser representativo de apenas um mapa, como poderá ser, também, a compilação de 2 ou mais mapas, resultando num arquivo gmapsupp.img grande ( o que costumamos chamar de "pacotão"), equivelente a soma dos tamanhos dos mapas que contem.

2-A pasta MAP que poderá conter tantos mapas quanto permitir a capacidade do cartão, com uma vantagem enorme: os mapas poderão ter qualquer nome (ótimo para identificá-los), desde que tenham a extensão ".IMG"

3-A pasta POI onde ficam alojados os arquivos de alertas, radares, semáforos, etc., com a extensão ".GPI"

Não esqueça que, tenha quantos mapas tiver dentro do cartão e/ou memória interna, o recomendável é deixar habilitado apenas um por vez. Se bem que tem quem diga que não haveria problemas em habilitar mais de um. Eu lavo as mãos nessa opção...

Abs.

Alex Rodrigues
Site Admin
Contato:

#6 Mensagem por Alex Rodrigues »

Lembrando que na série 1xxx do Nuvi, o mapa não fica na pasta Garmin, fica na pasta .system/map

Abs,

Alex

romulovinhas

#7 Mensagem por romulovinhas »

Beleza, o problema das pastas map e poi eu consegui me virar aqui com o que li no forum, agora de ontem pra hoje faltam duas coisas que não estou conseguindo...

1- Remover o mapa dos EUA;
2- O GPS não consegue achar os satélites, então fica me indicando uma coordenada no meio da cidade de São Paulo e fala que não consegue localizar os satélites, quando eu estou morando no RS... Quem puder me indicar um link de alguém que teve o mesmo problema fico agradecido, ou até mesmo me indicar alguma coisa.

Sei que essas perguntas básicas são chatas, mas to dando o gás pra aprender logo e parar de ficar perguntando, tenho um fórum sobre az america e sei o quanto essas perguntas básicas são chatas de responder sempre a mesma coisa.

rodrigoroos

#8 Mensagem por rodrigoroos »

Olá pessoal!

Acabo de me registrar no forum, mas já utilizava os mapas tracksource para GPS Garmin.
Desde o ano passado eu uso um Nüvi 265w onde atualizo os mapas sem maiores problemas. Recentemente comprei um Nüvi 1300 e fiquei aqui batendo cabeça pra conseguir adicionar o mapa gmapsupp_v1106.
Minha dúvida é: onde eu copio os mapas? Eu crio a pasta MAP na raiz ou dentro da pasta .System?

Att,
Rodrigo Roos

Batedor

#9 Mensagem por Batedor »

Rodrigoroos, Boa Noite.

O melhor mesmo é você comprar um cartão microSD para o seu aparelho, e proceder conforme já fiz constar no 4º post acima deste.

Quanto à sua pergunta, a pasta MAP fica diretamente na raiz da memória interna, não dentro da pasta .system. Mas o melhor é nem sequer criá-la, pois você terá as mesmas funcionalidades (sem precisar ficar mexendo na memória interna), colocando-a na raiz do cartão de memória.

Sempre as recomendações em geral priorizam o uso do cartão, para alojar os mapas, como medida de segurança. Vá que um mapa esteja/ou fique corrompido e o GPS travar, basta retirar o cartão que o aparelho voltará à vida normalmente. Já se o tal mapa estiver dentro da memória interna....SDS (Só Deus Sabe!)

Abs.

rodrigoroos

#10 Mensagem por rodrigoroos »

Obrigado Batedor.

Eu tinha um SD sobrando em casa e vou usar pra isso mesmo.
Fica mais seguro e organizado assim.

Abraços,
Rodrigo Roos

romulovinhas

#11 Mensagem por romulovinhas »

Para quem tem as dúvidas que tive acima aqui vai...

O GPS achou os satélites sozinho conforme li em outro POST. Deixei ligado por volta de 30 minutos.
A pasta MAP e POI funcionaram direitinho, já naveguei com ele numa boa com tudo funcionando.
O mapa dos EUA continua no GPS, não quero mais removê-lo. Vou passar tudo pro micro SD conforme explicado acima pelo batedor.

1- Porém, surgiu uma nova dúvida... Baixei os POI do tracksource.org.br mas eles já vem em .gpi, o poi loader não abre esse tipo de arquivo pra eu poder editar a distância do alerta sonoro etc... alguém sabe se consigo converter o arquivo?

2- Pergunta à algum aeronauta que participe do fórum... Baixando no site da garmin o mapa dos fixos de aerovia e auxílios à navegação via rádio, consigo fazer uma navegação aérea com o auxílio do nuvi?? No etrex e similares sei que consigo pois já uso normalmente, mas gostaria de saber se existe essa facilidade para o nuvi. Seria bem interessante poder ver os fixos de entrada e saída ou de aerovias. Daria pra criar um tracklog e visualizá-lo no google earth até pra checar se mandei bem na navegação visual... somente idéias... se alguém já testou favor avisa aí...

monicabfreitas

#12 Mensagem por monicabfreitas »

Muitoo obrigado pelo topico, foi otimo!!

lilozamp

#13 Mensagem por lilozamp »

Tambem comprei meu gps no EUA, ja atualizei ele e tudo. mas não consigo colocar os mapas. baixei o mapa da tracksource, no formato .img, crie a pasta "Map" no cartão SD, mas não funcionou ja tentei varias e varias vezes!!! alguem poderia me ajudar??? tem algum formato que o Cartão SD tem que estar? FAT, FAT32 ou outro? o que falta fazer e como fazer?

Batedor

#14 Mensagem por Batedor »

lilozamp, formate seu cartão como Fat32. Não funcionando, experimente com um novo cartão, ou cartão novo. Teóricamente e à primeira vista, você estáo fazendo tudo certo.

Abs.

c.farias

#15 Mensagem por c.farias »

Olá!
Eu sou meio leigo no assunto. Gostaria de saber se alguém pode me indicar um tutorial de como colocar os mapas no Nuvi 1300. Ganhei de presente, mas quem me deu, comprou lá fora. Está com o mapa dos EUA.

Desde já agradeço a todos que puderem me ajudar.

jasgrafica

#16 Mensagem por jasgrafica »

Lilozamp,
O mapa gmapsupp.img do tracksource deve ser copiado na pasta 'Garmin' do SDcard. A pasta 'Map' é para mapas adicionais. O cartão sempre deve ter a pasta
'Garmin' com o respectivo gmapsupp.img lá.
Se vai gravar tb os POIs de alerta, estes devem estar na pasta 'POI' do SD. [já no formato .gpi].

Se o GPS não carregar o mapa vc precisa liga-lo na condição 'boot':[*]
* GPS ligado > segura power até aparecer pergunta 'Desligar?' [sim]
* GPS desligado > segura power até aparecer logo Garmin.

Pelo menos é assim no meu 3760...
[]s

Garmin Nuvi 3760
Desenvolvedor Municipal - RN/PI/MA

gpstand

#17 Mensagem por gpstand »

Amigos, fiquei com uma dúvida lendo estes posts. Segui o tutorial de instalar o tracksource no microsd à risca.

Tenho o mapa original Navigator na memória interna e o Tracksource no microsd do meu nuvi 1300.
Mas tenho a impressão que o aparelho roda mais lento quando uso o microsd do que quando uso a memória interna.
Exemplo. Quando uso o Navigator (memória interna) e o GPS se localiza, a tela do mapa aparece de uma vez. Já quando uso o Tracksource (microsd) e o GPS se localiza, a tela carrega em duas etapas, primeiro a parte inferior da tela depois a parte de cima.
Suponho que não tenha nada a ver com o Tracksource ou o Navigator (embora eu prefira o Tracksource). Acho que a questão é que o acesso ao microsd não é tão eficiente quanto o acesso à memória interna.

Assim, pergunto:
Posso, na memória interna do 1300, deixar a pasta .system como está (Navigator), mas criar as pastas "Map" e "Poi" na raiz, colocando em "Map" o gmapsupp.img do Tracksource e em "Poi" os POIs do tracksource? Dará certo assim ou o Garmin travará???

Obrigado!

Batedor

#18 Mensagem por Batedor »

gpstand.......pode. Desde que o nome padrão do mapa (gmapsupp.img) seja renomeado para alguma coisa tipo "TRC_12.02.img" e então colocado dentro da pasta MAP na raiz da memória interna.

Bueno, a resposta está dada, mas tem uma coisa que me incomoda: não era para o microSD ter este comportamento que você alega, de ser mais lento...você chegou a experimentar com um outro cartão? Digo isso porque uso toneladas de mapas no cartão (de 8gb), e não dá para perceber nada...
Quem sabe você faz esta experiência e relata pra nós o resultado?

Abs.

gpstand

#19 Mensagem por gpstand »

Batedor! Obrigado pela resposta (a jato!).
Por coincidência, depois que postei o tópico fiz quase exatamente o que você indicou, mas errei feio o fato de não ter mudado o nome do Tracksource na memória interna. Só que aí li o seu reply e retifiquei imediatamente. Funcionou perfeitamente depois disso. Obrigado.

Então, aproveitei para testar um pouco se o Tracksource fica mais rápido na memória interna do que no microsd.
A resposta é que, pelo que pude ver, não há diferença perceptível nenhuma! Eu estava errado!
Sua desconfiança quanto à hipótese de o microsd ser mais lento que a memória interna estava absolutamente certa. Eu comprovei que não procede minha afirmação anterior.

Se há diferença entre a memória interna e o microsd, eu não percebi. O que notei é que o Navigator carrega os cruzamentos da minha rua (onde estou agora e onde fiz o teste) mais rápido do que o Tracksource (por isso achei que a culpa era do microsd, pois este estava no microsd e aquele na memória interna).

Será que isso se explica pelo fato de o Tracksource ser mais detalhado do que o Navigator (ou Navtec, sei lá!)? A minha rua carrega mais devagar no Tracksource, mas vejo também que ela aparece com mais detalhes no Tracksource do que no Navigator...

Aí, então, teria uma pergunta adicional.
Estou meio espantado com a baixa velocidade de meu Garmin nuvi 1300 na troca de dados com o PC.
Quando copiei o Tracksource para o microsd, consegui uma velocidade de transferência em torno de uns 550 KB/segundo (demorou uns 10 minutos). Quando copiei, minutos atrás, o mesmo Tracksource para a memória interna no Garmin, consegui velocidade de uns 600 KB/segundo (praticamente a mesma coisa).

Essa velocidade baixa é normal? É muito abaixo do que estou acostumado ao ligar, por exemplo, um pendrive no mesmo PC...

Batedor

#20 Mensagem por Batedor »

gpstand, provavelmente seja mesmo o nível de detalhamento do TRC que exige mais da memória. O TRC tende a ser disparado o melhor mapa do Brasil, considerando-se o que já está pronto (um trabalho hercúleo) e os aprimoramentos/atualizações que acontecem quase no dia a dia, refletindo-se nas atualizações mensais. Falta bastante coisa? Falta, mas cada dia falta menos...

Quanto a velocidade de gravação na memória interna e do cartão se inserido no GPS, de fato, é uma lesma de bengala.

Quando tiveres que intervir/atualizar mapas no seu cartão, faça-o diretamente no PC, via adaptador. É outra vida!

Abs.

gpstand

#21 Mensagem por gpstand »

Batedor, eu sou iniciante no assunto e ainda sei muito pouco a respeito de GPS. Estou aos poucos aprendendo muito aqui com os amigos do portal. Agora, uma coisa que, mesmo ainda leigo, eu percebi rapidinho foi o espetáculo que é o Tracksource, e a surra que dá nos outros mapas!

Fiquei descontente com uma série de coisas no Garmin nuvi 1300. Tinha um velho Garmin Mobile no celular Nokia (qur pifou) e não me conformei de ele ser mais completo que o nuvi (até abri uma discussão aqui e infelizmente confirmei diversas limitações inesperadas: rotas, pontos intermediários etc.)
Mas uma coisa que fez o Garmin nüvi 1300 valer, e não tem nada a ver com a Garmin: é justamente a compatibilidade com o Tracksource!!!

Abraço!

bysgui

#22 Mensagem por bysgui »

No nuvi 1300
Se no cartão MicroSD há somente as pastas GARMIN e POI, ele vai reconhecer o mapa existente na pasta GARMIN?
Ou obrigatoriamente, ele só vai reconhecer mapas que estejam na pasta MAP?

Aproveitando: o nuvi 40 é tido como superior a serie nuvi 1xxx, ou inferior tal como nuvi 255w?

jasgrafica

#23 Mensagem por jasgrafica »

bysgui,
Se vc ler os posts da página 1 deste tópico [Batedor] vai encontrar as respostas para as pastas Garmin e Map do cartão SD.
Vou recapitular [mas lembre que não devemos encher o fórum com assuntos repetitivos...]

Cartão SD (ou microSD): precisa de 3 pastas -
\Garmin
\Map
\Poi

Na Garmin só pode haver um mapa com o nome obrigatório 'gmapsupp.img'. [Pode ser até um pacotão com vários mapas compilados juntos]
Na Map aceita quantos mapas caibam no cartão SD, porém renomeando cada mapa para nome diferente do 'gmapsupp.img' e mantendo a extensão .img
Na Poi colocam-se os arquivos de alerta - que têm a extensão .gpi

O aparelho vai reconhecer TODOS os mapas, inclusive os que estiverem na memória interna. Aconselha-se deixar somente UM selecionado para navegar.

Quanto aos detalhes do nuvi 40 x 1300 - consulte o site da Garmin e faça o comparativo entre eles. É a melhor opção para vc decidir quais funções são
específicas para cada um. Posso adiantar que o modelo 40 é mais recente que o 1300, mas isso não quer dizer que seja 'melhor'. Veja o comparativo e decida.

[]s

Garmin Nuvi 3760

netoatr

#24 Mensagem por netoatr »

Vocês recomendam este GPS? Sou do int de sp e estou procurando um gps garmim para tracksource ate uns 500 reais, qual recomendariam? Nao preciso de muita firula, soh o funcional, rotas alternativas, contador de km etc...

vlw

jpgon

#25 Mensagem por jpgon »

neatr,
boa noite
Neste link você verá os lançamentos 2012 (recentes) vendidos nos USA.
https://buy.garmin.com/shop/shop.do?cID=401

você poderá fazer um comparativo entre modelos, para ver a característica de cada um em relação ao seu oponente.

Neste link você verá todos os GPS automotivos Garmin (antigos e novos) em produção, preços e poderá fazer comparativos entre eles.
https://buy.garmin.com/shop/shop.do?cID=134

No Brasil as opções vendidas são estas deste link.
https://buy.garmin.com/shop/shop.do?cID=401

Julio
Garmin nüvi 1300/1490 e nüvi 40
PR

smorales1

#26 Mensagem por smorales1 »

bom dia pessoal, comprei um nuvi 1300 e o mapa que veio nele so aparece os nomes das ruas principais da cidade, as ruas dos bairros aparecem como s/nome, quero atualizar ele, mas nao sei como fazer, alguem pode me ajudar?

jpgon

#27 Mensagem por jpgon »

smorales1,
bom dia.
Leia primeiramente este pequeno tutorial e terá todas as informações básicas iniciais de como proceder para suas atualizações:
http://www.portalgps.com.br/viewtopic.php?f=438&t=48102

Após executar todos os procedimentos recomendados para que tenha um ótimo uso do equipamento Garmin nüvi 1300, se ainda sobrarem dúvidas, poste por aqui e lhe ajudaremos a resolver.
Sucesso
Abs

Julio
Garmin nüvi 1300/1490 e nüvi 40
PR

clauzemberg

#28 Mensagem por clauzemberg »

olá Colegas, não conseguir por mapas Brasileiros no meu nuvi 1300

fiz o seguinte:

no SD vazio, criei as 3 pastas:
Map = sem nada dentro
Garmin = com mapa baixado do tracksource (gmapsupp) de 410.376kb
Poi = vazio

pus o SD no aparelho e liguei e fui em sistema/mapa/infor e só aparece o mapa americano..

alguma dica? fiz algo errado?

porem funcionou jogando o mapa direto na pasta Map do aparelho...

obrigado!!

jasgrafica

#29 Mensagem por jasgrafica »

Clauz,
Pode ser que o mapa americano esteja com o nome gmapsupp.img e o GPS não reconheça o outro.
Vc poderia transferir esse mapa americano para o PC, junto com os 2 arquivos auxiliares dele com extensões .gma e .unl, todos serão
encontrados dentro da pasta oculta de sistema [.System] no GPS - ou talvez até na pasta Garmin interna.

Normalmente os mapas originais são nomeados 'gmapprom.img' - e o americano é bem grande.
Transferindo para o PC vc vai ter muita memória disponível para o sistema interno trabalhar mais folgado, e um dia que precise dele é
só transferir de volta do PC para a pasta onde estava originalmente.

Depois da transferência, pode deixar o brasileiro gmapsupp.img na pasta Garmin do cartão - ou deixar como está, na pasta Map, mas procure
renomeá-lo para, por exemplo, TRC-Brasil-1302.img se vai mante-lo na pasta Map.

E os arquivos de alerta [Polícia, Radar, lombadas, Pedágio, etc] poderá baixar, descompactar e gravá-los na pasta POI do cartão.
São arquivos com extensão .gpi.

Um lembrete importante: quando tiver vários mapas gravados, só deixe UM DELES ativo de cada vez ao navegar em determinada região.

[]s

Garmin Nuvi 3760

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Serie Nuvi”