NC300 - O que eu sei...

http://www.navcity.com.br
Mensagem
Autor
mauricio_martins
Mensagens: 77
Registrado em: 23 Nov 2008, 00:58

NC300 - O que eu sei...

#1 Mensagem por mauricio_martins »

Olá pessoal,

Recentemente adquiri um NC300. Já fiz tudo o que eu podia fazer com ele em termos de software. (Só não abri o aparelho ainda para ver coisas do tipo: fabricante para atualização de ROM).Eu queria deixar a minha contribuição para vocês. Moro em Porto Alegre - RS.

Aliás, quem quiser ver a "BIOS" do bichinho, faça o seguinte:
1) Aparelho desligado. (Botão lateral em OFF)
2) Pressione o botão de power (laranja em cima) e deslize o botão lateral para on... segure o botão laranja por uns instantes: Irá aparecer uma tela azul com coisas escritas em chinês... :)

Para sair, desligue usando o botão lateral (desligue).

Quem tiver um amigo que saiba chinès, peça para ele ler e traduzir para nós! :) Quem sabe eu descubro meios de desbloquear esse aparelho.

Infelizmente não fomos (Eu e o RS) agraciados com os alertas de radar... Porém, visitando a documentação do software NDrive no site http://www.ndriveweb.com/ descobri um meio de adicionar/importar alertas utilizando o GoogleEarth! :) Vale a pena conferir. Tenho uma pequena base com os principais "pardais" de Porto Alegre e ao longo da RST287 (ainda por atualizar). Em breve vou fazer a RS040, RST118 e RST020. No verão, BR101 até Floripa tá na mira!

Vamos ao que interessa: O Windows Mobile CE 6.0 está com o localization apontando para a China (Não esperava mais que isso). Por isso, o horário(em alguns estados)está com um adiantamento de 14horas.

Alterar hora? Nem com banda de música. Os aplicativos do Windows CE está travado (locked). Com isso não dá para ativar o "Painel de controle" do windows nem a pau (Já tentei symlink, criar atalhos etc. Ainda sobre o ajuste do relógio, entrei em contato com a SightGPS e vou esperar pela atualização. Eles prometeram para Dezembro.

A única tela (f)útil de adjustes é aquela provida pela interface tosca. Por falar nisso, aquele globo com o mapa da china em primeiro plano no startup do aplicativo é tosco também. Perde-se muito tempo.

A ROM está invisivel para o sistema de arquivos quando conectado na USB sem ativação do ActiveSync. Não sei porque, mas para eu ativar o ActiveSync, eu preciso rodar o aplicativo USBAS.EXE que vem no drive interno. So assim pro ActiveSync funcionar e por tabela o aplicativo Base de Radar.

Uma vez que o ActiveSync estiver conectado, ao "Explorar" veremos um mooooonte de pastas que não aparecem:O Windows está instalado em 2 pastas escondidas \Windows e \APPSBin).

Para quem gosta de programar... eu fiz uns pequenos aplicativos usando FreePascal. Ainda não cheguei a furungar o GPS (já que ele está atrelado à COM4 do aparelho, nada como conectar e mandar uns comandos NMEA...). Não cheguei a testar o Windows .NET Compact Framework e fazer algo com ele... o FreePascal me chamou a atenção pela simplicidade e ser gratuito.

É isso aí!



orlaguitar
Mensagens: 15
Registrado em: 05 Nov 2008, 13:45

Re: NC300 - O que eu sei...

#2 Mensagem por orlaguitar »

Ae Maurício, bela análise cara... Parabéns...

Então talvez você possa me ajudar... Bom... Eu também dei uma fuçada destas que você fez ai... O lance do Active Sync, da telinha em chinês... hehehe

Bom... A verdade é que não curti muito o NDrive, por isso instalei o Destinator 7, mas é muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiittttttttoooooo lento... Depois tentei instalar o Igo mas toda vez que vou iniciá-lo, ele apresenta um erro, reiniciando o equipamento.. Algumas pessoas já conseguiram fazÊ-lo funcionar... Inclusive do mesmo lugar que baixei... MAs, aqui não vai...

Vc está usando qual navegador???



mauricio_martins
Mensagens: 77
Registrado em: 23 Nov 2008, 00:58

Re: NC300 - O que eu sei...

#3 Mensagem por mauricio_martins »

Ainda estou no NDrive. Achei o NDrive até interessante e simples de usar.

Lendo o forum fiquei interessado em outros software também. Uma vez que o NDrive, como software de GIS/GPS deixa um pouco a desejar:
- Incapaz de fazer snapshots de POI's. Imagine você dirigindo e passa por um radar... e quer marcar a posição dele instantaneamente.... no way. Tem que tirar o styllus e tentar clicar com o carro em movimento. O botãozinho laranja (M) cairia bem para isso.
- Incapaz de marcar rotas.
- De vez em quando trava
- Se ficar clicando na tela quando aparece a bússola, o aplicativo fecha.
- Não tem umas funções básicas de GPS como: Histórico de velocidade, histórico de altitude, trip time, controle de perímetro, cálculo de área, cálculo de perímetro.

Vou procurar o IGO8 e procurar documentar os passos que eu executar. Não sei onde consigo o software... mas o Google sabe! :) E depois eu publico aqui o que eu fiz!



orlaguitar
Mensagens: 15
Registrado em: 05 Nov 2008, 13:45

Re: NC300 - O que eu sei...

#4 Mensagem por orlaguitar »

Opa MAuricio... Nao seja por isso.. .hehehe..

Bom, dizem que o Igo 2006 ou o MioMap 3.3 são mais leves que o Destinator 7, e que o Igo8.

iGo8 Navegador:
VERSÃO: iGo8 8.0.0.49545
http://www.4shared.com/file/66035165/a3 ... part1.html
http://www.4shared.com/file/66035553/66 ... part2.html

UPGRADE
INSERINDO OS SEGUINTES ARQUIVOS
iGo8 8.0.0.54000 upgrade : http://www.4shared.com/file/65899534/73 ... 54000.html

Espero que traga novidades... Valew MAuricio...

Grande Abraço.



mauricio_martins
Mensagens: 77
Registrado em: 23 Nov 2008, 00:58

Re: NC300 - O que eu sei...

#5 Mensagem por mauricio_martins »

Só um update: estou na luta com o iGO8. Baixei, instalei, atualizei. alterei SYS.TXT e GPS.INI. MAs o erro mais comum é que ele não acha um tal de IGO8.MAP. Sei lá o que é isso. Pois em muitos fóruns (around the world) diz que é justamente para fazer a configuração do SYS.TXT e da configuração de devices.

Acho que, se conseguirmos saber pelo menos o fabricante e o modelo do aparelhinho que é vendido "branded NavCity" isso facilita alguma coisa!



mauricio_martins
Mensagens: 77
Registrado em: 23 Nov 2008, 00:58

Re: NC300 - O que eu sei...

#6 Mensagem por mauricio_martins »

Eheheh! :) Uma coisa boa dos produtos chineses é que qualquer semelhança é uma mera coincidencia! Eles tem um controle de qualidade baseado em CC-CV (Control C-Control V)

Veja: http://www.diytrade.com/china/4/leads/4 ... emind.html

Estou quase lá! :) Shenzhen Wondin Electronics Technology Co.,Limited

Pelo menos o mapinha de boot tá igual e idem para as especificações em 70%.



orlaguitar
Mensagens: 15
Registrado em: 05 Nov 2008, 13:45

Re: NC300 - O que eu sei...

#7 Mensagem por orlaguitar »

Entao Mauricião..

É o mesmo erro que o meu... Vc olhou aquele "crash.txt"... Né???

O que é mais estranho... Porque em alguns modelos como o nosso, funcionou????
Eita coisa doida...

Bom... Tem mais alguns programas aqui.. .Se precisar... Dá um alô..

Me add no MSN: orlaguitar@hotmail.com

Ah... Olha que interessante: http://www.wondin.com/cp/html/?39.html



Gustavo Monser
Mensagens: 2
Registrado em: 24 Nov 2008, 11:16

Re: NC300 - O que eu sei...

#8 Mensagem por Gustavo Monser »

Olá pessoal,

meu primeiro post...

Baixei e copiei para o meu cartão SD o Navigator 7. Rodou tranquilo, não precisei tirar o NDrive. Futricando nele, descobri que dava para acertar a hora. Ajustei o fuso horário para o do Brasil (-3:00h), porém para o horário de verão coloquei em -2:00h. Para a minha surpresa, hoje quando usei o NDrive novamente, o horário estava ajustado. Bem direitinho e no fuso certo. :)

Quem puder, tente ai.

Abraço a todos.

Gustavo



annp
Mensagens: 1
Registrado em: 24 Nov 2008, 21:29

Re: NC300 - O que eu sei...

#9 Mensagem por annp »

Para mim o IGO8 só funciona quando o GPS está sem SD. Já tentaram assim?



mataws
Mensagens: 4
Registrado em: 14 Nov 2008, 10:10

Re: NC300 - O que eu sei...

#10 Mensagem por mataws »

O meu Gps também só roda o iGO8 quando está sem SD, mais alguém?

alguém imagina o que pode ser? :?:



orlaguitar
Mensagens: 15
Registrado em: 05 Nov 2008, 13:45

Re: NC300 - O que eu sei...

#11 Mensagem por orlaguitar »

Manos.... É isto mesmo... Com o SD conectado não rola... Putzzzzzzz.... Show de bola...

Mas.... Deve ser algum .INI... Vamos tentar achar...

Abraços...



francisco.lima
Mensagens: 17
Registrado em: 30 Nov 2008, 22:48

Re: NC300 - O que eu sei...

#12 Mensagem por francisco.lima »

Galera,

É o seguinte, tenho o nc300 da navcity e rodo o IGO8 nele perfeitamente, segue um tuto infalível.

passo-a-passo:

1- Baixar o arquivo no meu site, http://www.obonequinhoviu.com.br/igo8.zip (atualizado com mapas+vozes+radares+3d).

2- Descompacte e copie a pasta igo8 para dentro da raiz da memória interna.

3- Para rodá-lo será necessário entrar na opção mídia, selecionar navegador, selecionar memória interna, abrir a pasta igo8 e clicar no executável igo8.exe

- Pronto, o igo irá executar.
- Sempre que vc desejar utilizar o IGO, deverá seguir o passo 3.

OBS.: Se vc tem memória SD, deverá retirá-la, pois o igo8 não funcionará com essa memória inserida no gps, é um erro muito tosco, mas fazer o quê?

* Caso queira retirar o NDive e colocar o IGO 8 como navegador principal, siga os seguintes passos:

1- Retirar todo o conteúdo da raíz do GPS, via Internet Explorer (PC), indico copiar um backup para o computador.

2- Copiar todo o conteúdo da pasta igo8 pra raíz da memória interna do GPS.

3- Copia o arquivo GPS.txt pra dentro da raíz da memória interna do GPS.

4- Mudar o conteúdo do GPS.txt de \vdisk\MobileNavigat\MobileNavigator.exe para \vdisk\igo8.exe e salvar.

Pronto, seu GPS nc300 rodará automáticamente e preferencialmente o IGO 8.

- Já está prontinho pra usar, não precisa configurar nadica de nada.

OBS.: Se vc tem memória SD, deverá retirá-la, pois o igo8 não funcionará com essa memória inserida no gps, é um erro muito tosco, mas fazer o quê?

- Para atualizar a lista de radares, bastar ir ao site www.maparadar.com e exportar na versão IGO e copiara o arquivo gerado para dentro do diretório content\speedcam, pronto, tá atualizado.



ffrinhani
Mensagens: 4
Registrado em: 03 Dez 2008, 22:48

Re: NC300 - O que eu sei...

#13 Mensagem por ffrinhani »

Olá Francisco. Blz?

Parabéns pelo tutorial. Ficou show de bola. Porém preciso da sua ajuda.

Eu consegui instalar o IGO8 seguindo seu tutorial, mas após carregar o aplicativo percebi que a opção TRAJECTO não está disponível.

Quando eu acessei a opção DADOS DO GPS, eu percebi que o NC300 estava recendo o sinal de GPS, no entanto a opção AJUDA estava disponível, e por curiosidade eu acessei e descobri que houve um erro ao carregar um determinado arquivo.

A mensagem de erro apresentada é "Error loading file: I18n/hlp_settinggps.xhtml".

Você teve alguma dificuldade dessa natureza? Será que o TRAJECTO não está disponível por este motivo?

Obrigado pela ajuda.

Abraços. Fernando


Fernando Frinhani
GPS NAVCITY NC300 + NDRIVE

francisco.lima
Mensagens: 17
Registrado em: 30 Nov 2008, 22:48

Re: NC300 - O que eu sei...

#14 Mensagem por francisco.lima »

ffrinhani escreveu:Olá Francisco. Blz?

Parabéns pelo tutorial. Ficou show de bola. Porém preciso da sua ajuda.

Eu consegui instalar o IGO8 seguindo seu tutorial, mas após carregar o aplicativo percebi que a opção TRAJECTO não está disponível.

Quando eu acessei a opção DADOS DO GPS, eu percebi que o NC300 estava recendo o sinal de GPS, no entanto a opção AJUDA estava disponível, e por curiosidade eu acessei e descobri que houve um erro ao carregar um determinado arquivo.

A mensagem de erro apresentada é "Error loading file: I18n/hlp_settinggps.xhtml".

Você teve alguma dificuldade dessa natureza? Será que o TRAJECTO não está disponível por este motivo?

Obrigado pela ajuda.

Abraços. Fernando
Fala Fernando,

Pelo pouco que conheço do IGO8 (ainda estou aprendendo a usar), a opção trajecto fica ativa somente depois de vc definir o seu ponto de destino juntamente com a sinalização do ponto de partida.... ou seja, ele habilita essa opção somente quando vc já tem um trajeto definido.. sacou??

Veja se não é isso, testa lá e depois dá um report aqui pra gente..

Abraços.



ffrinhani
Mensagens: 4
Registrado em: 03 Dez 2008, 22:48

Re: NC300 - O que eu sei...

#15 Mensagem por ffrinhani »

É isso mesmo garoto!

Sei que a pergunta é idiota, mas eu precisava de ajuda!!! rssss

Obrigado e abração!


Fernando Frinhani
GPS NAVCITY NC300 + NDRIVE

rmcomarin
Mensagens: 7
Registrado em: 05 Dez 2008, 11:07

Re: NC300 - O que eu sei...

#16 Mensagem por rmcomarin »

orlaguitar escreveu:Ae Maurício, bela análise cara... Parabéns...

Então talvez você possa me ajudar... Bom... Eu também dei uma fuçada destas que você fez ai... O lance do Active Sync, da telinha em chinês... hehehe

Bom... A verdade é que não curti muito o NDrive, por isso instalei o Destinator 7, mas é muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiittttttttoooooo lento... Depois tentei instalar o Igo mas toda vez que vou iniciá-lo, ele apresenta um erro, reiniciando o equipamento.. Algumas pessoas já conseguiram fazÊ-lo funcionar... Inclusive do mesmo lugar que baixei... MAs, aqui não vai...

Vc está usando qual navegador???
Ja tentou retirar o SD e ver se o igo roda?



rmcomarin
Mensagens: 7
Registrado em: 05 Dez 2008, 11:07

Re: NC300 - O que eu sei...

#17 Mensagem por rmcomarin »

mauricio_martins escreveu:Olá pessoal,

Recentemente adquiri um NC300. Já fiz tudo o que eu podia fazer com ele em termos de software. (Só não abri o aparelho ainda para ver coisas do tipo: fabricante para atualização de ROM).Eu queria deixar a minha contribuição para vocês. Moro em Porto Alegre - RS.

Aliás, quem quiser ver a "BIOS" do bichinho, faça o seguinte:
1) Aparelho desligado. (Botão lateral em OFF)
2) Pressione o botão de power (laranja em cima) e deslize o botão lateral para on... segure o botão laranja por uns instantes: Irá aparecer uma tela azul com coisas escritas em chinês... :)

Para sair, desligue usando o botão lateral (desligue).

Quem tiver um amigo que saiba chinès, peça para ele ler e traduzir para nós! :) Quem sabe eu descubro meios de desbloquear esse aparelho.

Infelizmente não fomos (Eu e o RS) agraciados com os alertas de radar... Porém, visitando a documentação do software NDrive no site http://www.ndriveweb.com/ descobri um meio de adicionar/importar alertas utilizando o GoogleEarth! :) Vale a pena conferir. Tenho uma pequena base com os principais "pardais" de Porto Alegre e ao longo da RST287 (ainda por atualizar). Em breve vou fazer a RS040, RST118 e RST020. No verão, BR101 até Floripa tá na mira!

Vamos ao que interessa: O Windows Mobile CE 6.0 está com o localization apontando para a China (Não esperava mais que isso). Por isso, o horário(em alguns estados)está com um adiantamento de 14horas.

Alterar hora? Nem com banda de música. Os aplicativos do Windows CE está travado (locked). Com isso não dá para ativar o "Painel de controle" do windows nem a pau (Já tentei symlink, criar atalhos etc. Ainda sobre o ajuste do relógio, entrei em contato com a SightGPS e vou esperar pela atualização. Eles prometeram para Dezembro.

A única tela (f)útil de adjustes é aquela provida pela interface tosca. Por falar nisso, aquele globo com o mapa da china em primeiro plano no startup do aplicativo é tosco também. Perde-se muito tempo.

A ROM está invisivel para o sistema de arquivos quando conectado na USB sem ativação do ActiveSync. Não sei porque, mas para eu ativar o ActiveSync, eu preciso rodar o aplicativo USBAS.EXE que vem no drive interno. So assim pro ActiveSync funcionar e por tabela o aplicativo Base de Radar.

Uma vez que o ActiveSync estiver conectado, ao "Explorar" veremos um mooooonte de pastas que não aparecem:O Windows está instalado em 2 pastas escondidas \Windows e \APPSBin).

Para quem gosta de programar... eu fiz uns pequenos aplicativos usando FreePascal. Ainda não cheguei a furungar o GPS (já que ele está atrelado à COM4 do aparelho, nada como conectar e mandar uns comandos NMEA...). Não cheguei a testar o Windows .NET Compact Framework e fazer algo com ele... o FreePascal me chamou a atenção pela simplicidade e ser gratuito.

É isso aí!
Vc sabe afirmar com certeza, se o problema de ele nao inicializar o IGO8 com o SD inserido, se isso ocorre pelo fato de ele estar bloqueado? é isso mesmo??



mauricio_martins
Mensagens: 77
Registrado em: 23 Nov 2008, 00:58

Re: NC300 - O que eu sei...

#18 Mensagem por mauricio_martins »

Acho que o SD não está bloqueado... eias as evidências:
- O MobileNavigador+NDrive roda de lá. Pode testar, mova as pastas para um SD e reaponte o GPS.TXT.. ele funciona.
- Os programinhas feito em FreePascal para ARM9/WinCE que venho brincando, rolam do SD. Eu acho que é bloqueio do proprio IGO... como uma feature antipirataria (:P) e evitar a distribuição indevida, ele deve chiar se detectar um SD... mas isso é loucura! Nada a ver o c* com as calças! :) EU tenho 99% de certeza que é bug mesmo! Ele deve procurar algo no SD e falha por nao encontrar. Sem o SD algo dentro dele deve dizer "Continua, o SD não está presente" :)



marcos paiva
Mensagens: 5
Registrado em: 01 Jan 2009, 18:45

Re: NC300 - O que eu sei...

#19 Mensagem por marcos paiva »

olá.. é o seguinte gente, comprei o nc 300 esta semana. e aí resolvi dar um role com ele na rodovia.. fiquei frustrado. sorocaba esta entre as cidades roteadas, mas quando pegeui a rodovia sentido marilia ele já começou a apresentar vários problemas. o primeiro uma bolinha vermelha dá a localização ao ladoda setinha verde, qdo passo perto de vias laterias, ele interpreta como se estivesse lá..e vai recalculando o caminha e ai ..vira um angu só... depoi fui pra marilia..(lá não tem roteamento , acredito eu!!) mas só que possui os mapas..e o maldito do gps aponta que estou na rua vizinha...e ai..fica mais frustrante ainda..o aparelho que comprei pra me guiar, fica me levando para estas pegadinhas. alguém pode me ajudar..alguém tem este tipo de problema. na sp 270 a mesma coisa..as vezes ele sai fora de estrada ..e fica andando ao lado da rodovia.. e acreditem.. eu estava na rodovia.

abraços. mod. navcity nc 300.

marcos.



mauricio_martins
Mensagens: 77
Registrado em: 23 Nov 2008, 00:58

Re: NC300 - O que eu sei...

#20 Mensagem por mauricio_martins »

Normal! Tudo o que voce falou é normal!

O calculo de distância dos GPS não são baseadoes em experiências de seus usuários, mas sim coisas do tipo:
- Estensão da via
- Direção da via
- peso de tráfego da via (raro isso, viu?)
- velocidade da via


com isso o sistema pode calcular trechos baseados em:
- mais curto: menor distancia (nem sempre o mais rápido)
- mas economico: condições boas de trafegabilidade com capacidade de manter a velocidade constante
- mais rápido: vias expressas ou pouco movimentadas (mix de mais curto) (nem sempre o mais curto)

Com base nisso, o teu trecho pode não se enquadrar em nenhuma das características acima e a todo instante ele ter que calcular a rota, e vai recalculando, recalculando e nunca bate com o trecho que costumeiramente tu vinhas fazendo...

Sobre o software NDrive... bá! Eles tem que melhorar muito. Mas 80% da bagunça não é só da NDrive... mas o fornecedor do mapa também.. que no caso é a TeleAtlas. Se o mapa não fornece informações essenciais para o cálculo de rotas, não adianta rezar... ele nunca vai fazer o mais inteligente.

Melhorzinho, melhorzinho o iGO8 tem um excelente cálculo de rotas.

Sobre o ponto fora da via, infelizmente está relacionado à qualidade e acuidade do mapa. Infelizmente são poucos os provedores de mapas que permitem que os usuários façam atualizações das vias (Sentido, velocidade, etc) e mesmo assim ficamos fora das atualizações desses softwares, pois dependemos do distribuidor OEM (que no caso do NC300 é a SightGPS/NavCity).



Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “NavCity”