Zumos morrem

Mensagem
Autor
Bichi

Zumos morrem

#1 Mensagem por Bichi »

Vou começar com uma noticia ruim, o Zumo está com problemas de morte súbita. Eles de repente eles param de funcionar enão ligam mais. As soluções que tem até hoje:

- Tirar a bateria, a chave allen que vem junto não é para isto, tem que arrumar outra.
- Conectar ele à porta USB e ver se liga.
- Devolver para a Garmin e receber um novo.

Eu já passei por isso duas vezes mas tive sorte e ele voltou.

Boa sorte.

Luiz F Pinho

Re: Zumos morrem

#2 Mensagem por Luiz F Pinho »

Tenho um Zumo 550 há mais de um ano e não tive o problema que voce relata.
Tente atualizar o firmware no site da Garmin para ver se corrige o defeito. Talvez o problema seja somente a bateria que não esteja mais segurando a carga; neste caso para tentar melhorar sua vida útil deixe o zumo descarregar totalmente, até desligar, e recarrege a bateria até o final; repita este processo algumas vezes e talvez tenha sorte.

Luiz

Bichi

#3 Mensagem por Bichi »

Luiz F Pinho escreveu:Tenho um Zumo 550 há mais de um ano e não tive o problema que voce relata.
Tente atualizar o firmware no site da Garmin para ver se corrige o defeito. Talvez o problema seja somente a bateria que não esteja mais segurando a carga; neste caso para tentar melhorar sua vida útil deixe o zumo descarregar totalmente, até desligar, e recarrege a bateria até o final; repita este processo algumas vezes e talvez tenha sorte.

Luiz
Não é só o meu, a sua amostragem esta errada, faz uma pesquisa ne internet, especificamente no zumoforums.com. Só porque o seu esteja funcionando não quer dizer que não exista um problema com o modelo. Alias, nem o suporte da Garmin é consistente com a resposta a este problema, o metodo é trocar por um novo.

nqnnospam

#4 Mensagem por nqnnospam »

Bichi, quando seu Zumo travou, você chegou a observar se ele estava quente?

Um amigo que tem um Nuvi 760, observou por duas vezes que o aparelho não ligava, após funcionar normalmente e ter sido desligado, também normalmente.

Ele notou também que o aparelho, apesar de desligado, estava quente. Daí ele imaginou que poderia ser um problema de aquecimento (Bateria? Processador?), e que algum sistema de proteção estaria impedindo o ligamento do aparelho.

Daí, por incrível que pareça, ele colocou o GPS na geladeira por algum tempo para esfriá-lo (uns 10 minutos), e o GPS voltou a funcionar.

[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

Bichi

#5 Mensagem por Bichi »

O problema é sistemico com o GPS, a primeira vez estava desligado em casa e liguei ele por 10 mins, desliguei e ele e não ligou mais, nem ligado na tomada. Tirei a bateria, liguei ele na rede sem bateria e depois desliguei ele, e botei a bateria, a parit de ahi fincionou direitinho. A segunda vez, estava dentro de um avião, liguei ele, desliguei ele durante a decolagem e depois tentei ligar ele e não ligou, conectei ele na porta USB do laptop e funcionou certinho.

O problema é com a a bateria dele, parece que os novos firmwares melhoraram a situação mas ainda morrem. Tem gente que não conseguiu dar jeit e teve que devolver à Garmin e pegar um novo (varios).

Osório Martins

#6 Mensagem por Osório Martins »

Colocar o GPS na geladeira equivale a voce dar um antipirético para quem está com febre... as coisas melhoram mas o problema continua lá..
O que causou o evento?
...dá pra confiar num GPS assim? Creio que não.

Luiz F Pinho

#7 Mensagem por Luiz F Pinho »

"Não é só o meu, a sua amostragem esta errada, faz uma pesquisa ne internet, especificamente no zumoforums.com. Só porque o seu esteja funcionando não quer dizer que não exista um problema..."

Calma aí cara, primeiro não fiz qualquer pesquisa para citar amostragem; e segundo não disse que o problema não exista!!
Além do mais somente tentei ajudar postando as sugestões para resolver o problema que obtive no próprio suporte da Garmin. ´

Luiz

Bichi

#8 Mensagem por Bichi »

Opa, acho que fui agressivo, desculpa se a resposta não foi adequada.

caiofile

#9 Mensagem por caiofile »

Caros amigos, boa noite !

Descobri um procedimento que pode ajudar os mais desesperados a reavivar o Zumo. :D
Pequisando na net achei o zumoforums.com onde existem centenas de relatos de morte súbita dos aparelhos da série Zumo. A coisa tem até nome : ZDS (Zumo Dead Sindrome) :(
Bem, várias soluções são apresentadas mas ainda assim alguns usuários somente tiveram seu problema resolvido quando recorreram a Garmin.
Soluções :
1 - Retirar a bateria por 30 seg e depois recolocá-la;
2 - Conectar o Zumo a porta USB do PC;
3 - Conectar o Zumo a base com cabo de força instalado;
4 - Tocar no canto inferior direito da tela junto com o botão liga/desliga pressionado;
5 - Pressionar o botão + e liga ao mesmo tempo e mantê-los pressionados por 2 seg;
6 - Enviar o Zumo para a Garmin em garantia;

Eu viajo em 2 semanas e meu Zumo foi trazido dos EUA, portanto não teria tempo para enviar para a Garmin e tê-lo de volta a tempo da viagem. Então no desespero resolvi abrir o troço e foi aí que encontrei uma solução a mais que pode ser tentada.

Com o meu aconteceu o seguinte : utilizei-o num dia, baixei mapas, rotas e etc. No dia seguinte, qdo tentei ligá-lo, ele não dava nenhum sinal de vida. :cry: A tela sequer piscava. Imaginei que poderia ser bateria, testei e esta apresentava 3,8volts. Bem, liguei-o ao carregador, nada. Então tentei todas as soluções colocadas acima (menos enviar a Garmin), nada ! Testei a bateria novamente e percebi que esta apresentava agora 4,1volts. Isto ignifica que o hardware estava todo ok até a bateria e que provavelmente o problema era no firmware (software) do Zumo. Mas porque não reiniciava qdo retirei e recoloquei a bateria ? Lendo o forum do Zumo vi um usuário que afirmou que o Zumo possuía uma segunda bateria interna.
Esta bateria poderia perfeitamente estar alimentando a memória flash do Zumo e mantendo o software dele travado. Então resolvi arriscar.
Abri o danado, soltei os parafusos torx da traseira, abri a tampa com cuidado e soltei 2 "flat cable" do LCD. Após isto soltei a placa de circuito fixada na tampa traseira, são 5 parafusos philips. Bingo ! Achei uma pequena bateria, como as de relógio, atrás da placa do lado superior esquerdo da mesma. Testei e esta marcava 2,4volts. Normal para este tipo de bateria. Ela estava fixada com cola quente e um suporte de pilha normal (de relógio, aquelas lâminas metálicas), então com um fino estilete a levantei levemente a pilha para afastá-la do contato, assim a mantive por alguns segundos. Montei tudo novamente, liguei e BINGO ! O "bechano" voltou a funcionar. :D :D :D

Acredito que estas informações devam contribuir, porém não recomendo que alguém que não esteja acostumado com eletrônica SMD tente este procedimento. Se um "flat cable" rasgar, já era ! É preciso muito, mas muito cuidado para não danificar outras partes do aparelho. Se não souber mexer, solicite a um técnico experiente e dê a ele o caminho das pedras. :!:

Em resumo - Infelizmente a Garmin está com todos os Zumos com um sério problema crônico e de projeto que não conseguiram resolver ainda. E qdo os clientes recorrem a ela, ela substitui ou recupera o aparelho para deixá-lo funcionando mas não garante que ele não mais apresentará o problema. Até que um dia acabará a garantia e então ?... :evil:

Abraços,

Caio Filé
Zumo 450 - Agora vivo de novo ! :D

Paula Roquetti

Zumos morrem

#10 Mensagem por Paula Roquetti »

Caros colegas, boa noite.
A partir dos relatos lidos acho que não comprarei meu sonhado Zumo 550, para minha motoca.
Paula
:cry:

ANTONIO WANIS FILHO

#11 Mensagem por ANTONIO WANIS FILHO »

Prezado,

Adquiri um Zumo 550 nos EUA e trouxe para o Brasil, lendo os cometários sobre o mesmo fiquei preocupado. Descobri, também, e gostaria de confirmar, ele não traz algumas informações como Altitude, media de velocidade, etc. Estou certo?

Antonio Wanis

Bichi

#12 Mensagem por Bichi »

A primeira medida que tem que tomar é comprar uma chave allen de 2 mm para poder tirar a bateria quando precisar. O meu já morreu varias vezes desligado e 1 ligado e sempre consegui que ele voltasse.

Eu comprei um segundo Zumo 550 (tenho 2 agora) o segundo não deu os mesmos problemas que o primeiro por enquanto, espero que tenha sido só uma serie ruim.

O GPS não tem muitas das facilidades que tem no 276C que eu uso mas tem outras que adoro.

A altitude não pode ser exibida, os campos na tela como no 276 não são configuráveis. Mas a media de velocidade acho que vc pode ver na tela que fica depois da da bússola. (acho, não tenho aqui comigo)

Mauricio(MCNS)

#13 Mensagem por Mauricio(MCNS) »

Ola pessoal! Se arrependimento matasse eu estaria morto. Trouxe um zumo 550 dos Estados Unidos em março/2008. Esta semana mandei para a garantia, não aguentei mais. Em que pese todos os procedimentos para acordar o 550 ( conforme forum), chega uma hora que voce não aguenta mais de tanto que ele morre. Imaginem!, Uso-o na moto, em média, a cada 200km de deslocamento ele morre forçando-me a parar a moto tirar o capacete, tirar as luvas, tudo para tentar reanima-lo, (o que acaba ocorrendo depois de muito ou pouco tempo perdido)! Arrependi da compra. Deveria ter comprado outra marca. Acho que a Garmim está perdendo espaço no mercado. abraços e desculpem o desabafo.

Wallace
Contato:

#14 Mensagem por Wallace »

Se ainda quiser testar algo da Garmin recomendo modelos nauticos como o 276C ou o Nuvi 500.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

Hélcio Assis
Contato:

#15 Mensagem por Hélcio Assis »

- Boa tarde Mauricio, só para registro, uso o 276 C em minha moto em viagens pelos mais variados locais a mais de 2 anos e até hoje não tenho nada a reclamar!

Abraços,
Hélcio G. Assis
276 C
Desenvolvedor de Sete Lagoas - MG
https://helciomoicano.webnode.com.br/
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique AQUI

mehedia

#16 Mensagem por mehedia »

Olá, meus diletos Zumos-problemas. Agora, sou mais um no mesmo barco. O meu ZUMO 550, recem-trazido da Europa, está apresentando o mesmo problema de não ligar. Há alguma solução diferente das que já foram apresentada aqui? A Garmin já se deu conta desse problema????
http://www.portalgps.com.br/posting.php ... 68&p=31238#

Mauricio(MCNS)

#17 Mensagem por Mauricio(MCNS) »

Ola Mehedia! Eu mandei o meu para reparo vamos ver o que dá! Contudo pelas poucas idéias trocadas por ai, parece que o segredo do reparo encontra-se na solução apresentada pelo amigo Caiofile em 19 de setembro. abraços!

Mauricio(MCNS)

#18 Mensagem por Mauricio(MCNS) »

Legal Hélcio! Preserve bem o 276, pois, o tal do Zumo...... tem mp3, celular e algumas frescuras etc, mas realmente não vale-a-pena, caro e ruim! abraços

Mauricio(MCNS)

#19 Mensagem por Mauricio(MCNS) »

Prezado Caiofile! depoois do procedimento abaixo transcrito os problemas do seu ZUMO forram sanados, ele não morreu mais? Abraços Mauricio!

ossian714

#20 Mensagem por ossian714 »

Olá.

Já vou até colocar a chave allen no kit de gps.
Editado pela última vez por ossian714 em 02 Dez 2009, 18:36, em um total de 1 vez.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Oregon/Dakota”