Reset Inesperado!

Mensagem
Autor
CrazySpy

Reset Inesperado!

#1 Mensagem por CrazySpy »

Olá Pessoal, gostaria de explicar o que está aconteceu com o meu Garmin Nuvi 255 e saber o que vocês acham que pode ter acontecido.

Comprei meu Garmin nos EUA e ele veio com os Mapas da América do Norte completinhos.
Quando cheguei retornei ao Brasil tomei conhecimento do projeto TrackSource.

Fiz todo o processo de "carga" dos mapas dos municipios que me interessavam (Urbano e Estradas) e o GPS estava funcionando perfeitamente.

Um dia depois de um trajeto, desliguei o GPS, travei ele e minha esposa o guardou na bolsa. (Certo... isso foi uma coisa BEMMM novata, uma vez que toda a tela do GPS é sensível).

Pois bem, minha surpresa ao pegar o GPS novamente foi que, ao ligá-lo, ele apresentou aquele PRESS HERE e varios pontos PRETOS em diferentes posições na tela. Assumi que aquilo era uma calibragem.

Fiz tudo que foi pedido e realizei que o GPS havia "resetado"... minha surpresa é que depois desse reset inesperado recebo agora o IMPOSSIVEL DESBLOQUEAR MAPAS toda vez que ligo o aparelho. Os mapas do tracksource estão lá, mas o mapa ORIGINAL do aparelho sumiu. Não que eu tenha a intenção de usá-lo, mas a falta dele, ou a falta de acesso a ele me dá a mensagem de IMPOSSÍVEL DESLBOQUER MAPAS toda vez que eu ligo o meu GPS.

Alguém tem alguma dica do que eu posso fazer para consertar isso?

Agradeço desde já!

nqnnospam

Re: Reset Inesperado!

#2 Mensagem por nqnnospam »

O Reset apagou o arquivo com o código de destravamento do mapa EUA. A única saída é você entrar em contato com a Garmin explicando a situação, ou então apagar o mapa EUA.

Antes de apagar o mapa EUA faça um backup. Estes procedimentos já estão explicados em:

http://www.portalgps.com.br/viewtopic.p ... 212#p47212
http://www.portalgps.com.br/viewtopic.p ... 479#p47479
http://www.portalgps.com.br/viewtopic.p ... 548#p47548
http://www.portalgps.com.br/viewtopic.p ... 736#p47736

[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

aaroure

#3 Mensagem por aaroure »

Tive o mesmo problema. E nao acredito mais nesse procedimento de backup, pois nao restituiu o funcionamento do gmappprom.
Acho que temos que tentar mesmo na Garmin, pois ate agora nao encontrei solucao.
Abs
Aureo

nqnnospam

#4 Mensagem por nqnnospam »

Eu sugeri a ele que fizesse um backup agora para não perder mais do que ele já perdeu, e não para recuperar o mapa EUA.

Naturalmente o backup deveria ter sido feito antes do reset, para preservar o arquivo .sum. Depois que o arquivo foi apagado, não tem mais jeito mesmo, só apelar para a Garmin.

Aliás, a primeira coisa a se fazer ao comprar um Nuvi ou um outro Navegador qualquer é um backup total de tudo, já que estes dispositivos não são vendidos com CD de instalação/recuperação.

[]'s Sérgio Barroso

CrazySpy

#5 Mensagem por CrazySpy »

Ok... mas tenho uma informação que pode ajudar.

No site da Garmin, registrei o meu GPS e ele identificou o produto CNNA NT 2009.10 Limited e eu posso fazer o Download dele novamente... Além do que tenho os códigos que o próprio site da Garmin me fornte.

Posso fazer o download do City Navigator® North America NT 2009 Map Update e tenho o Product Key.

Já consegui destravá-lo para visualizar ele no MapSource... mas nao consigo enviá-lo ao GPS pq ele diz que falta espaço no GPS.

Tendo os códigos necessários é possível recriar o arquivo danificado?

Como eu faria para APAGAR o mapa dos EUA, uma vez que não vou utilizá-lo?

Agradeço desde já!

nqnnospam

#6 Mensagem por nqnnospam »

Já respondi como apagar o mapa dos EUA. Leia minha resposta anterior.

[]'s Sérgio Barroso

CrazySpy

#7 Mensagem por CrazySpy »

Perfeito. Deletando os arquivos indicados no outro tópico (gmapbmap.img e o gmapprom.img e os .SUM respectivos) a mensagem de IMPOSSÍVEL DESBLOQUEAR MAPA desapareceu.

E uma vez que tenho o City Navigator North America NT 2009 desbloqueado no MapSource posso enviá-lo novamente ao GPS. Não vou fazer isso uma vez não pretendo utilizar meu GPS nos EUA! :D

Tem um detalhe também. Eu trouxe 2 GPS Nuvi 255 e tenho o Backup de um deles, que infelizmente não foi o "hardware" que ficou comigo. Cheguei a fazer o RESTORE desses dados mas como o City Navigator é licenciado por Unidade tenho certeza que o arquivo de registro vale somente para o GPS original e não para o meu.

Mas agora já está excelente. A dica de como apagar o mapa foi muito importante e válida.

Muito obrigado pela ajuda.

aaroure

#8 Mensagem por aaroure »

Eu sugeri a ele que fizesse um backup agora para não perder mais do que ele já perdeu, e não para recuperar o mapa EUA.
Nao estou criticando sua sugestao, somente deixando claro que no meu caso, apesar de ter feito o backup antes da falha, este qdo copiado para o nuvi, de nada adiantou.
Abs

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Serie Nuvi”