Arquivos de mapas (IMG) suportados no Nuvi (7X0/7X5)

Mensagem
Autor
maury sade

Arquivos de mapas (IMG) suportados no Nuvi (7X0/7X5)

#1 Mensagem por maury sade »

Com as configurações abaixo é possível carregar nos Nuvi diversos mapas simultaneamente como, por exemplo, CN North America, que é padrão, CN Brasil, CN Europa, Tracksource e mapas do usuário criados com o Mapdekode. Todos ao mesmo tempo.

ATENÇÃO - NÂO USAR MAIS DE UM CONJUNTO DE MAPAS AO MESMO TEMPO. HABILITAR UM DE CADA VEZ.

* Note que este guia foi escrito especificamente para os Nuvi 7x0/7x5 mas também pode funcionar em outros unidades como Colorado, Oregon e outros hand-helds Garmin que tem slot para cartão.*

Você pode ter vários mapsets (conjuntos de mapas) carregados no nuvi...não somente o basemap ou o mapa complementar (CN North America, por exemplo). Estes mapsets estão na pasta x:/Garmin , tanto no drive Nuvi como no slot SD Card. Os nuvi 7x0 podem acessar ate 6 mapsets diferentes ( mas somente 1 no SD Card). O nuvi 7x5 pode acessar ate 9 mapsets diferentes ( mas somente 1 no SD Card). A quantidade de mapas na pasta Garmin do Gps vai depender do tamanho da memória disponível.

Alguns exemplos (em Gb):

Nuvi 200 - 1
Nuvi 260W - 2
Nuvi 760, 765, 880, 885 - 4
Nuvi 760 - 2 (mapa versão transatlantic)
nuvi 775T, 275T and 1370T - 8 (mapa versão transatlantic)
Oregon 400t - 4
Oregon 400c -2
Oregon 400i - 1

O tamanho da memória varia de acordo com os mapas pre instalados no gps, mesmo que sejam do mesmo modelo.

Exemplo:
Mapset - nome do mapa local - descrição nome do arquivo
Mapset 1 - CN North America - gps - mapas detalhe (gmapprom.img)
Mapset 2 - CN Brasil - gps - mapas detalhe (gmapprom1.img)
Mapset 3 – TRC-Brasil - slot SD Card - mapas detalhe (gmapsupp.img)
Mapset 4 – Basemap - gps - Basemap (gmapbmap.img)

*Antes de mudar os Mapsets, faça um backup da unidade, especialmente do arquivo gmapprom.img *

Segue a lista dos mapsets do nuvi 7x0 e 7x5'
7x0/7x5
1. gmapprom.img: (7x0/7x5) somente no gps, (primeiro mapset)
2. gmapprom1.img: (7x0/7x5) somente no gps (segundo mapset)
3. gmapsupp.img: (7x0/7x5) somente no gps (terceiro mapset)
4. gmapsupp.img: (7x0/7x5) Cartão SD (quarto mapset)
5. gmapoem.img: (7x0/7x5) somente no gps (OEM mapset), acessivel ao usuario, mas não pode ser descelecionado pela unidade via Tools/Settings/Map/Map Info
6. gmapbmap.img: (7x0/7x5) somente no gps (basemap padrão), Não selecionável e não mostrado por cima de outros mapas instalados

7x5 somente
7. gmaptz.img: (7x5 somente) somente no gps (mapa padrão de zona de tempo do 7x5),
8. gmap3d.img: (7x5 somente) somente no gps (mapa padrão 3D Buildings do 7x5),
9. gmap3d1.img (7x5 somente) somente no gps (mapa padrão secundario 3D Buildings do 7x5)
Editado pela última vez por maury sade em 21 Dez 2009, 15:02, em um total de 3 vezes.

Maury Sade Junior
Garmin Montana 650
Garmin Nuvi 765T
Desenvolvedor Municipal - Tracksource
Curitiba - PR

nqnnospam

Re: Arquivos de mapas (IMG) suportados no Nuvi (7X0/7X5)

#2 Mensagem por nqnnospam »

Por se tratar de uma dúvida muito frequente, tomei a liberdade de deixar cópia da mensagem na seção Dúvidas Frequentes, e colocar o tópico como fixo na seção Nuvi, para que ele não vá parar no final da seção.

Também tomei a liberdade de mudar o assunto.

Muito obrigado pela paciência em escrever este tutorial.

[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

Acolon

#3 Mensagem por Acolon »

Devo estar fazendo algo errado.
Tenho o CN Brazil 2010 e os mapas do cone sul em uma .img. Salvei como gmapsupp.img. Ja os mapas do tracksource fiz upload como gmapprom.img.
Acontece que nao consigo deselecionar o mapa da tracksource. Nunca. Ai fica o CN 2010 e o do tracksource sempre ligados. O que estou fazendo errado?

maury sade

#4 Mensagem por maury sade »

Qual o modelo do nuvi?

Maury Sade Junior
Garmin Montana 650
Garmin Nuvi 765T
Curitiba - PR

Acolon

#5 Mensagem por Acolon »

é um 765t.

maury sade

#6 Mensagem por maury sade »

*ANTES DE MODIFICAR ESTA ESTRUTURA FAÇA BACKUP DOS ARQUIVOS*

Se for Nuvi (765, por exemplo) com função 3D building, fica assim:

Local: GPS (pasta Garmin) X:/Garmin
Nome do arquivo: gmapbmap.img
Função:Worldmap que veio com o GPS. Não apagar, pois na ausência de mapas, é este arquivo que vai apresentar o mapa-mundi.

Nome do arquivo: gmapprom.img
Função: Arquivo do CN USA 2010. 20 3D que veio com o GPS. Não apagar, pois este arquivo faz parte do CN USA 2010.20 3D que é chaveado para o seu GPS. Se você perder este arquivo e não tiver backup, adeus CN USA.
Pode até apagar para liberar espaço na memória do gps caso não usar o gps nos USA, porem não esquecer de fazer backup.

Nome do arquivo: gmap3d.img
Função: Arquivo 3D building que veio com o GPS. Não apagar, pois este arquivo faz parte do CN USA 2010.20 3D que é chaveado para o seu GPS. Se você perder este arquivo e não tiver backup, adeus CN USA.
Pode até apagar para liberar espaço na memória do gps caso não usar o gps nos USA, porem não esquecer de fazer backup.

Nome do arquivo: gmapprom1.img
Função: Arquivo do CN Brasil 2010.20 3D. Este arquivo faz parte do CN Brasil 2010.20 3D e é chaveado para o seu GPS, pois você comprou a licença.

Nome do arquivo: gmap3d1.img
Função: Arquivo 3D building que você carrega com o CN Brasil 2010.20 3D. Este arquivo faz parte do CN Brasil 2010.20 3D e é chaveado para o seu GPS, pois você comprou a licença.

Nome do arquivo: gmaptz.img
Função: Arquivo do sistema que gera as imagens das escalas de tempo.

Nome do arquivo: gmapsupp.img
Função: Arquivo que pode conter os mapas Tracksource, Mapear ou outros no gps

Local: SD Card (pasta Garmin) Y:/Garmin
Nome do arquivo: gmapsupp.img
Função: Arquivo que pode conter os mapas Tracksource, Mapear ou outros no cartão SD

O Mapsource sempre salva os mapas no arquivo gmapsupp.img, seja no GPS ou no cartão, dependendo de para onde você mandar.

Portanto, podem existir 2 arquivos gmapsupp.img, um no gps e outro no cartão.

Maury Sade Junior
Garmin Montana 650
Garmin Nuvi 765T
Curitiba - PR

Acolon

#7 Mensagem por Acolon »

Legal! Apaguei tudo e comecei do zero como vc disse e deu certo! Agora consigo selecionar ou nao todos os mapas! Estava sem o gmaptz.img será que era isso?

Valeu!

maury sade

#8 Mensagem por maury sade »

Acho que não. A falta do arquivo gmaptz.img causaria problemas para a visualização da função Relogio Mundial. O erro foi colocar os mapas do tracksorce com o nome de gmapprom.img, ou seja 2 arquivos com o mesmo nome como voce descreveu. Resolvido este conflito voltou a funcionar.

Maury Sade Junior
Garmin Montana 650
Garmin Nuvi 765T
Curitiba - PR

Eto Jimenez

#9 Mensagem por Eto Jimenez »

Galera, comprei um nuvi 1300 nos EUA e esta com mapas dos Estados Unidos, Ilhas Virgens e Porto Rico aquele CN North America, e eu estava ja instalando o TRC Brasil, quando abortei porque lembrei que estava escrito em um desses foruns que eu deveria salvar o dos EUA, se nao quando eu precisasse, ja era. E nos foruns dizia que eu encontraria o arquivo dele na pasta Garmin dentro do GPS, o que ocorre eh que nao existe tal arquivo e pasta alguma. Sera que esses modelos novos ja vem com o mapa tipo que nao sai mais, como se esse fosse o padrao e o resto complementar ? Devo instalar o TRC ?? Me ajudem por favor. Abracos

maury sade

#10 Mensagem por maury sade »

abortei porque lembrei que estava escrito em um desses foruns que eu deveria salvar o dos EUA, se nao quando eu precisasse, ja era.
Correto. Faça um backup dos arquivos do seu gps antes de fazer qualquer alteração interna.
Porém a instalação do TRC-Brasil não interfere no mapa que veio no gps.

nos foruns dizia que eu encontraria o arquivo dele na pasta Garmin dentro do GPS, o que ocorre eh que nao existe tal arquivo e pasta alguma.
Com certeza existe um arquivo chamado gmapprom.img que é a imagem do mapa dos EUA que veio no seu gps.

Sera que esses modelos novos ja vem com o mapa tipo que nao sai mais?
Não acredito.

Devo instalar o TRC ??
Sim, até porque se a instalação for feita pelo Mapsource, o arquivo criado se chamará gmapsup.img.

Maury Sade Junior
Garmin Montana 650
Garmin Nuvi 765T
Curitiba - PR

Eto Jimenez

#11 Mensagem por Eto Jimenez »

Obrigado Maury !!! Mas com relacao ao arquivo, te juro que nao tem nada na pasta garmin do gps, soh um arquivo que o windows nao consegue abrir que se chama Garmin Device. Mas arquivo de mapa nao. Soh pra confirmar entao, posso instalar o TRC que nao vou perder o CN North America ??? Ou corro o risco de colocar o mapa do Brasil la e perder todo o mapa que veio nele ????? Desculpe ser insistente, mas quero ter certeza, porque fico doido quando as coisas dao errado.

maury sade

#12 Mensagem por maury sade »

Mas com relacao ao arquivo, te juro que nao tem nada na pasta garmin do gps, soh um arquivo que o windows nao consegue abrir que se chama Garmin Device.

Aparentemente seu computador esta sem os drivers para reconhecer o gps. Qual é o gps?
Tente clicar em cima de Garmin device que devem aparecer as pastas internas do gps, inclusive os arquivos que citei.

posso instalar o TRC que nao vou perder o CN North America
Se estiver usando o Mapsource, pode. Se estiver copiando os arquivos, é necessario verificar as nomeclaturas conforme descreve o topico. Verifique se a instalção esta no gps ou no cartão de memória (caso exista)

Maury Sade Junior
Garmin Montana 650
Garmin Nuvi 765T
Curitiba - PR

Petaca

#13 Mensagem por Petaca »

boa tarde.. eu tinha um w215 com CN brasil 2010 , agora comprei um 1310 , pelo que entendi o mapa é o arquivo .img que esta dentro da pasta x:/garmin

tentei copiar este arquivo do w215 e colocar no gps novo, simplesmente nao anda :S tenho que fazer o que para que o novo 1310 possa ler o arquivo .img?

maury sade

#14 Mensagem por maury sade »

tentei copiar este arquivo do w215 e colocar no gps novo, simplesmente nao anda :S tenho que fazer o que para que o novo 1310 possa ler o arquivo .img?
Comprar outra licença pois são vinculadas ao numero de série do aparelho. Não funcionam em outros aparelhos a menos que estejam destravadas (copia pirata)

Maury Sade Junior
Garmin Montana 650
Garmin Nuvi 765T
Curitiba - PR

erikmts

#15 Mensagem por erikmts »

Boa tarde...o meu nuvi 205 possuia um mapa bem simples americano (CN....)e com mto poucos detalhes do Brasil, dai baixei o trc e transferi para o cartao de memoria de 2gb uma qtd de mapas que davam em torno de 90mb.. acontece que agora o gps reconheceu os mapas mas nao traca mais uma rota qd seleciono o destino, apenas aparece, dirigindo na estrada, e nao da mas as direcoes... qd finalizo a navegacao, ele mostra os nomes das ruas e o mapa com tds os detalhes... alguem poderia me ajudar? nao encontrei problema como esse no forum. obrigado

Aventura04

#16 Mensagem por Aventura04 »

Adquiri recentemente um GPS Garmin 765t com um cartão de memória SD de 4Gb. Na memória do GPS veio instalado o CN America 2010.10 3D e o CN North America NT 2010.10. Já o cartão SD veio com o CN Brazil NT 2010.20 e o Mapear V8.50-Mapas Eletrônicos Argentinos.

Consegui colocar o TRC Brasil 09.12 na memória do GPS, porém, desejo saber como instalo no cartão SD o TRC Brasil sem perder os dados anteriores, pois, pesquisando no fórum, verifiquei que os arquivos são sobrepostos e tudo que tinha antes é perdido.

maury sade

#17 Mensagem por maury sade »

Consegui colocar o TRC Brasil 09.12 na memória do GPS, porém, desejo saber como instalo no cartão SD o TRC Brasil sem perder os dados anteriores, pois, verifiquei que os arquivos são sobrepostos e tudo que tinha antes é perdido.

Sim, ao gravar novos mapas no cartão o arquivo gmapsupp.img será substituido. Se não tiver backup, adeus...

Se voce ja tem o TRC-Brasil no gps, porque colocá-lo no cartão?

Maury Sade Junior
Garmin Montana 650
Garmin Nuvi 765T
Curitiba - PR

Aventura04

#18 Mensagem por Aventura04 »

Tenho um amigo que é "analfabeto" em computador. Por isso pensei em copiar todos os mapas que ele precisa em um cartão SD. Como no cartão só existe o arquivo gmapsupp.img, desejo saber se é possivel colocar o CN Brasil, os mapas do Cone Sul e o TRC tudo junto no cartão.

Danniel

#19 Mensagem por Danniel »

Sim, pelo Mapsource ou pelo Gmaptool.

Garmin GPSMap 76Cx
Garmin eTrex Venture
Desenvolvedor Tracksource DF/GO.
http://www.tracksource.org.br/index.php ... icle&id=18

Aventura04

#20 Mensagem por Aventura04 »

Como seria o procedimento para colocar os 3 mapas juntos no cartão, já que o CN Brasil e o Cone Sul já estão no cartão SD?

Já tentei passar os dados do cartão para o mapsource e baixar os 3 juntos para o cartão, porém, não consigo carregar os dados do cartão para o mapsource.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “Serie Nuvi”