Erro do GE

Espaço para dúvidas, problemas e sugestões gerais sobre o Projeto.
Mensagem
Autor
Wallace
Contato:

Erro do GE

#1 Mensagem por Wallace »

Só para mostrar um exemplo de como as imagens do GE não são precisas tem a imagem que é até engraçada.
É claramente a borda de duas imagens que o GE usa, alias de datas diferentes.
Pode se constatar facilmente o deslocamento de cerca de 40 metros entre as imagens.
Então qual imagem esta correta?
Tem alguma imagem correta?
Só para resaltar o que já falei antes, que tais imagens não são confiaveis para o nivel de precisão do projeto tracksource.
Estou postanto aqui pois preciso da imagem também para referencia de outros topicos que não permitem imagens.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

_Sem_Nick_

Re: Erro do GE

#2 Mensagem por _Sem_Nick_ »

Tenho o mesmo problema na minha cidade. Nada é exato, infelizmente.

paulocarvalho
Contato:

#3 Mensagem por paulocarvalho »

Eu uso as imagens o tempo todo, mas eu acerto os erros transladando as imagens para coincidir com tracks levantados com o GPS ou com alguma outra fonte confiável.

Garmin Nüvi 255w
DM Rio de Janeiro Zona Oeste
DM Nova Friburgo-RJ
DM Casimiro de Abreu-RJ
programador sênior do Tracksource.

rkpicada

#4 Mensagem por rkpicada »

Oi

Conseguí reposicionar a imagem do Google (doze coordenadas) mas não consigo ver no trackmaker... ele pede a coordenada do canto superior esquerdo e inferior direito... coloquei, a imagem que estava alí "sumiu"... E muito, mas muito provavelmente eu tenha feito alguma coisa errada... será que a versão PRO é mais fácil quanto à isso? (ver a imagem de satélite como fundo para facilitar o desenho dos cruzamentos estranhos que tenho aqui).

Rogério
Cruz Alta, RS

rkpicada

Re: Erro do GE - translado?

#5 Mensagem por rkpicada »

Prezado Paulo Carvalho

Acho que vc tem a resposta para minha dúvida: como é que vc 'translada' a imagem?

Bom Feriadão (7 de Set)

Rogério
Cruz Alta, RS

nqnnospam

#6 Mensagem por nqnnospam »

A seção 11, especificamente o item 11.4, do manual explica em detalhes como calibrar as imagens.

Veja se você não esqueceu de colocar o sinal negativo nas coordenadas.

[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

regis
Contato:

#7 Mensagem por regis »

Eu uso o Google Earth em conjunto com o Trackmaker Free para desenhar os trevos e cruzamentos "estranhos" daqui. É incrível a capacidade inventiva dos engenheiros de trânsito...

O procedimento que eu faço é descrito abaixo, resultado das minhas próprias cabeçadas. É claro que eu vou dizer que é o melhor método do mundo, como todo bom gaúcho.

1) Abra o Google Earth e acerte a posição da imagem de maneira que seja possível visualizar todo o trevo, a uma distância que você também possa identificar canteiros separando as pistas, bem como as mãos de direção;
2) No campo "Lugares", que fica na esquerda, clique com o botão direito em "Meus Lugares", escolha "Adicionar --> Pasta". Digite um nome para a pasta, algo como "Trevo Esquisito" e clique em OK;
3) Selecione a nova pasta criada, clicando sobre ela. Em seguida, no menu superior clique em "Adicionar" --> "Caminho". Digite um nome para o caminho, pode ser "Acesso", "Trevo", "Rua Tal", "Avenida Tal", tudo depende do trecho que você vai desenhar. Nesse campo é possível já adicionar as tags correspondentes ao tipo de via, como <trevo>, <MU>, <rotatória>, etc; NÃO CLIQUE NO OK AINDA.
4) Arraste a janela um pouco para o lado para não atrapalhar o desenho. Observe que o cursor virou uma espécie de "mira". Faça o desenho sobre a foto e SÓ ENTÃO CLIQUE NO OK. Repita o procedimento do item 3 para cada via que for preciso desenhar. Tome o cuidado de observar se todas as vias estão agrupadas na pasta que você criou lá no passo "2"; Uma dica: nos cruzamentos das vias, faça com que elas se sobreponham, ultrapassando uma sobre a outra por um pequeno pedaço. Isso vai ser útil depois; Se for necessário alterar algum traçado, basta clicar no nome do trecho no menu da esquerda, e escolher "propriedades";
5) Depois que desenhar todos as vias, clique com o botão direito sobre a pasta "Trevo Esquisito" que você criou lá no passo "2" e escolha "Salvar Lugar Como". Escolha um nome e local para o arquivo. IMPORTANTE: Mude o tipo de arquivo de KMZ para KML. O formato kmz, que o Google seleciona como padrão, é compactado e não pode ser aberto diretamente pelo Trackmaker. Se você se enganou e gravou como kmz, vai ser preciso descompactar o arquivo primeiro com algum descompactador como winrar, winzip, unzip, unrar, etc.
6) Abra o arquivo kml que você gravou diretamente no Trackmaker. Vai aparecer um arquivo bem colorido, uma via de cada cor. Fica legal, mas ainda não dá para usar. Selecione todas as vias com o comando Ctrl-A. Use então a ferramenta de fragmentar trilhas para criar os nós de roteamento sobre os cruzamentos e elimine as pequenas sobras das vias que não servem.
7) Selecione novamente todas as vias com o comando Crtl-A. Use a ferramenta "Modificar Estilo da Trilha" (é um "T" com um círculo azul). Escolha um formato de trilha QUE NÃO ESTEJA no padrão do projeto. Eu costumo escolher, na aba "Geral", "Linha média" e a cor verde limão, que aparece bem no mapa.
8) Agora as vias vão estar bem visíveis e num formato fácil de manusear. Abra uma nova instância do Trackmaker, sem fechar essa e abra o arquivo que você tem com os tracks gravados do GPS, ou com os pontos conhecidos do trajeto. Alterne para a janela do Trackmaker onde está o desenho do trevo. Selecione as vias com Ctrl-A, copie com Ctrl-C, alterne para a outra janela do Trackmaker e cole com Ctrl-C.
9) Nesse ponto, você deve ter um monte de vias cor verde limão ou outra cor escolhida lá no passo "7" selecionadas. Basta arrastar essas vias para posicionar com exatidão sobre os tracks do GPS. Agora vai a explicação de usar uma cor só. Se por algum motivo as vias não estiverem selecionadas, basta usar a ferramenta "Selecionar Trilhas por Estilo" (uma lupa com um T) e escolher o estilo que está lá no item "7". As vias serão selecionadas de uma vez só, permitindo um ajuste fino no posicionamento, sem mexer nas outras vias do arquivo. Com cuidado, isso pode ser feito até mesmo sobre o mapa base. Eu prefiro fazer em arquivo separado, e quando tudo está OK, copio e colo sobre o mapa base.
10) Agora, basta modificar os estilos de linha conforme o padrão do projeto (Acesso, Rua Pavimentada Principal, etc), conferir as tags e pronto. O trevo está desenhado e posicionado corretamente sobre os tracks do GPS.

Abraços

Régis Candeia
Caxias do Sul - RS
Pirataria é crime. Não roube navios.

Paulo2501

#8 Mensagem por Paulo2501 »

Boa noite, Regis.
Bacana, tchê; na primeira metade do teu post, sobre o GE, vc confirmou várias coisas que eu "descobri na raça" para tentar ajudar um amigo aqui a carregar trilhas do GE no GPS; fiquei contente por ter feito a coisa certa; o resto do teu post não é minha praia, tudo grego para mim...rssss; por favor, dê uma olhada no tópico http://www.portalgps.com.br/viewtopic.php?f=353&t=10933
Abraço!

Danniel

#9 Mensagem por Danniel »

Caramba Régis, muito boa essa dica. Nem sabia que o GE tinha todo este potencial.

Só achei mais fácil fazer grandes pedaços de uma só vez, isto é, em vez de criar um path para cada via, faço várias no mesmo path. No trackmaker eu corto as emendas e separo as trilhas, por achar mais fácil trabalhar com ele.

Garmin GPSMap 76Cx
Garmin eTrex Venture
Desenvolvedor Tracksource DF/GO.
http://www.tracksource.org.br/index.php ... icle&id=18

everton_cwb

#10 Mensagem por everton_cwb »

Tem alguma forma de corrigir essa defasagem do GE, sem ter a posição exata obtida por GPS no local?
Estou pretendendo colaborar com o tracksource, enviando dados da região onde possuo uma chácara, porém a defasagem entre a imagem do GE e a estrada que o mapa do google plota no programa é de mais de 150m! :shock:
Qual destes dados devo levar em consideração? A imagem ou a rua do mapa do google?

Danniel

#11 Mensagem por Danniel »

Nenhum dos dois, só com vários tracks de gps que se pode reposicionar os dados do GE.

Garmin GPSMap 76Cx
Garmin eTrex Venture
Desenvolvedor Tracksource DF/GO.
http://www.tracksource.org.br/index.php ... icle&id=18

mabroglia

#12 Mensagem por mabroglia »

regis

Bacana seu procedimento mas pergunto:
O seu "malabarismo" para importar uma trilha(ou um conjunto de trilhas) do GE para o GTM free seria desnecessário se você possuisse o GTM Pro?
Pergunto isso pois se você tivesse o GTM Pro poderia importar várias figuras georeferenciadas no GTM Pro e traçar os track porcima da figura.

Abraços e parabens pelo tuto. :wink:

Marco Aurélio Broglia
Nüvi 255W, Nokia E72 + Garmin MobileXT + Loadstone
Desenvolvedor Municipal Tracksource:
SP-São Paulo-Zona Leste
SP-Itanhaém/Hortolândia/Olímpia

regis
Contato:

#13 Mensagem por regis »

Olá!

O GTM Pro facilita o uso, porque permite importar a imagem do Google Earth e posicionar a imagem diretamente sobre os tracks coletados com o GPS. Depois disso, basta desenhar diretamente por cima da imagem. Eu fiz o tutorial exatamente para aqueles que não tem o GTM Pro (a grande maioria).

De qualquer forma, quando o desenho é complexo ou envolve uma área maior, ainda é mais fácil desenhar no Google Earth e importar para o GTM, Free ou Pro.

Abraços

Régis Candeia
Caxias do Sul - RS
Pirataria é crime. Não roube navios.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “TrackSource Geral”