Versões anteriores: 5.08
Versões anteriores: 5.08
Pessoal, bom dia,
Eu tenho um GPS MAP 60CSx, e tento usá-lo para navegação também na cidade, em São Paulo. Juntamente com o TRU-SP, utilizava o TRC Brasil (estados de SP, MG, RJ e PR) na versão 5.08. Conseguia, mesmo com alguns problemas já relatados neste fórum, buscar ruas e rodovias, por meio do FIND. Na versão 5.10, isso não é mais possível. Alguém pode me dizer por que? Eu apaguei o instalador da 5.08. Alguém pode por favor me indicar onde posso obtê-la?
Outras perguntas: há alguma previsão para que a cidade de S. Paulo seja incluída no TRC Brasil? Há alguma previsão para se considerar a numeração das ruas no roteamento em São Paulo?
Muito obrigado,
ANDRE
Eu tenho um GPS MAP 60CSx, e tento usá-lo para navegação também na cidade, em São Paulo. Juntamente com o TRU-SP, utilizava o TRC Brasil (estados de SP, MG, RJ e PR) na versão 5.08. Conseguia, mesmo com alguns problemas já relatados neste fórum, buscar ruas e rodovias, por meio do FIND. Na versão 5.10, isso não é mais possível. Alguém pode me dizer por que? Eu apaguei o instalador da 5.08. Alguém pode por favor me indicar onde posso obtê-la?
Outras perguntas: há alguma previsão para que a cidade de S. Paulo seja incluída no TRC Brasil? Há alguma previsão para se considerar a numeração das ruas no roteamento em São Paulo?
Muito obrigado,
ANDRE
Re: Versões anteriores: 5.08
SP nunca deve fazer parte o TRC.
A numeração vai ser colocada, no meu mapa ZS eu ainda estou acertando o que é mão única que é mais importante, mas o que enviar de colaboração da numeração eu incluo no mapa.
Esta usando a procura por ruas somente com o TRU ativado?
A numeração vai ser colocada, no meu mapa ZS eu ainda estou acertando o que é mão única que é mais importante, mas o que enviar de colaboração da numeração eu incluo no mapa.
Esta usando a procura por ruas somente com o TRU ativado?
Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui
Instalei a versão 5.10 e deixei o TRC-Brasil ativado, junto com o TRU-SP, como fazia na versão 5.08. Não funcionou, pois só me apareceram os nomes das estradas como opção. Aí desativei o TRC. Continuaram aparecendo apenas os nomes de estradas. Baixei então somente o TRU-SP para o GPS, aí sim a busca por endereços funcionou. Como quero também a navegação rodoviária, optei por instalar o TRR. Deu o mesmo problema: ativado ou não, a busca por endereços do TRU-SP parou de funcionar.
Vi neste forum que a ZS está com problemas. Mas tentei buscar a Rua Tito, por exemplo, que fica na Pompéia, e não encontrei.
Há previsão da junção dos mapas de sp (zs, zl, zn, centro)? Por que São Paulo nunca estará integrado ao TRC? Já há algumas cidades, e eu pensava que, pelo fato do TRU ser um mapa em testes, um dia o ele estaria integrado ao TRC, em produção. Estou errado?
Obrigado,
ANDRE
Vi neste forum que a ZS está com problemas. Mas tentei buscar a Rua Tito, por exemplo, que fica na Pompéia, e não encontrei.
Há previsão da junção dos mapas de sp (zs, zl, zn, centro)? Por que São Paulo nunca estará integrado ao TRC? Já há algumas cidades, e eu pensava que, pelo fato do TRU ser um mapa em testes, um dia o ele estaria integrado ao TRC, em produção. Estou errado?
Obrigado,
ANDRE
Tudo isso é esperado. É por isso que a página de downloads do TRU avisa que:
http://www.portalgps.com.br/viewtopic.p ... 004#p26004
E no manual:
http://tracksourcebrasil.wikispaces.com:
Está explicado aqui mesmo no fórum:Os mapas desta página são atualizados com maior frequência, contudo seu uso exige cuidados especiais.
O uso simultâneo de conjuntos diferentes vai ocasionar problemas de roteamento e busca.
Contornar estes problemas exigirá do usuário entendimento avançado da operação do GPS (seleção de mapas).
Se você não faz idéia de que problemas são esses, nem da razão dos mesmos e/ou não tem esses
conhecimentos avançados, utilize o TRC-Brasil ou o TRR.
http://www.portalgps.com.br/viewtopic.p ... 004#p26004
E no manual:
http://tracksourcebrasil.wikispaces.com:
Tenha certeza de que um esforço enorme está sendo feito para resolver todos estes problemas. Contudo, enquanto o TRU estiver em fase de testes e não houver solução sólida para integração dos mapas municipais com o estadual vazado, temos que conviver com estas dificuldades.Observação 4: Não ative no GPS mapas de conjuntos (mapsets) diferentes ao mesmo tempo, isto vai causar confusão, mal funcionamento e comportamentos estranhos (principalmente, mas não exclusivamente, no caso de mapas auto-roteáveis). Um exemplo. Suponha que você está na Av Paralela em Salvador, e que tem ativados no GPS os mapas TRU-BA, TRC-BA, TRC-Brasil e TRR-BA. Todos estes mapas têm a Av Paralela e mais outras ruas de Salvador mapeadas e roteáveis. Se você mandar o GPS criar uma rota qualquer, como é que ele vai saber que mapa usar? Não vai, e com certeza vai ficar perdido tentando adivinhar. O usuário precisa ter bom senso, e só ativar os mapas realmente necessários.
[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.
- paulocarvalho
- Contato:
Sérgio, sobre o que você disse sobre a solução para o vazamento do mapa estadual, saiba que o que está segurando o Vazador é justamente torná-lo capaz de vazar mapas vazados! Se os mapas estivessem mais naturais, isto é, com os polígonos normalmente distribuídos no mapa ao invés de estarem já cortados nas fronteiras o Vazador já poderia estar em produção. Aliás nunca entendi porque os mapas do projeto estão com os polígonos assim já que o Vazador possui um algoritmo para clippar os polígonos. Estou perdendo muito tempo tentando resolver casos especiais ocasionados por esses polígonos vazados. Talvez fosse interessante que os mapas estaduais fossem editados de forma a deixar os polígonos naturais.
Garmin Nüvi 255w
DM Rio de Janeiro Zona Oeste
DM Nova Friburgo-RJ
DM Casimiro de Abreu-RJ
programador sênior do Tracksource.
Paulo, para mim o Vazador tem funcionado bem. Os polígonos estão dessa forma nos mapas onde o vazamento foi feito manualmente. Quando ainda não havia nenhuma ferramenta para executar essa operação, optou-se por deixar os polígonos já cortados, no lugar de cortá-los todo mês.
Outra coisa, quando eu disse "solução sólida" não estava me referindo só ao vazamento, que é somente parte do problema. Existe também o aspecto dos nós de ligação de rotas. Ainda não existe forma automática de se fazer a verificação de consistência. Fazer essa verificação manualmente num mapa pequeno é simples, mas imagine verificar todo mês os pontos de ligação entre os quatro mapas do município de São Paulo. Quem dá conta de fazer isso?
Outra coisa, quando eu disse "solução sólida" não estava me referindo só ao vazamento, que é somente parte do problema. Existe também o aspecto dos nós de ligação de rotas. Ainda não existe forma automática de se fazer a verificação de consistência. Fazer essa verificação manualmente num mapa pequeno é simples, mas imagine verificar todo mês os pontos de ligação entre os quatro mapas do município de São Paulo. Quem dá conta de fazer isso?
[]'s Sérgio Barroso
Era pra isso que havia sugerido uma ferramenta de verificação de nós de fronteira 

Garmin GPSMap 76Cx
Garmin eTrex Venture
Desenvolvedor Tracksource DF/GO.
http://www.tracksource.org.br/index.php ... icle&id=18
Garmin eTrex Venture
Desenvolvedor Tracksource DF/GO.
http://www.tracksource.org.br/index.php ... icle&id=18
Poligonos enrola um milhão de outras coisas como as contribuições.paulocarvalho escreveu:Sérgio, sobre o que você disse sobre a solução para o vazamento do mapa estadual, saiba que o que está segurando o Vazador é justamente torná-lo capaz de vazar mapas vazados! Se os mapas estivessem mais naturais, isto é, com os polígonos normalmente distribuídos no mapa ao invés de estarem já cortados nas fronteiras o Vazador já poderia estar em produção. Aliás nunca entendi porque os mapas do projeto estão com os polígonos assim já que o Vazador possui um algoritmo para clippar os polígonos. Estou perdendo muito tempo tentando resolver casos especiais ocasionados por esses polígonos vazados. Talvez fosse interessante que os mapas estaduais fossem editados de forma a deixar os polígonos naturais.
Se não entende porque os mapas do projeto são assim precisa pesquisar e conhecer o inicio do projeto.
Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Pessoal,
Obrigado pelos comentários, e pela discussão que se seguiu, assim consigo aprender um pouco.
Fiz novamente os testes com os mapas citados, e realmente vi que o "find" exibe somente os mapas do TRC ou do TRR (dependendo qual está no cartão - fiz o teste com ambos).
Só uma confirmação: quando se fala em deixar o mapa "ativãdo" ou "desativado" entendo que seja no Setup Map -> Show/Hide (60CSx). É isso? Creio que seja o unico local onde há controle sobre o uso dos mapas que estão no cartão.
Como não consigo mais utilizar os mapas, âlguém poderia então me disponibilizar a versão 5.08?
Muito obrigado,
ANDRE
Obrigado pelos comentários, e pela discussão que se seguiu, assim consigo aprender um pouco.
Fiz novamente os testes com os mapas citados, e realmente vi que o "find" exibe somente os mapas do TRC ou do TRR (dependendo qual está no cartão - fiz o teste com ambos).
Só uma confirmação: quando se fala em deixar o mapa "ativãdo" ou "desativado" entendo que seja no Setup Map -> Show/Hide (60CSx). É isso? Creio que seja o unico local onde há controle sobre o uso dos mapas que estão no cartão.
Como não consigo mais utilizar os mapas, âlguém poderia então me disponibilizar a versão 5.08?
Muito obrigado,
ANDRE
- paulocarvalho
- Contato:
É, mas agora podem, se quiserem, desfazer estes cortes para sempre. O Vazador fará todo o trabalho. A ferramenta ainda não está OK por causa do mapa do RJ, que ainda está apresentando problemas.nqnnospam escreveu:Paulo, para mim o Vazador tem funcionado bem. Os polígonos estão dessa forma nos mapas onde o vazamento foi feito manualmente. Quando ainda não havia nenhuma ferramenta para executar essa operação, optou-se por deixar os polígonos já cortados, no lugar de cortá-los todo mês.
Isso o Vazador poderia fazer tranqüilamente. Aliás eu tinha conversado com o Casaretto quando estávamos estudando hipóteses que o Vazador poderia entregar o TRC pronto, mas ele falou que já existe uma ferramenta (o Montador) que faz isso.Outra coisa, quando eu disse "solução sólida" não estava me referindo só ao vazamento, que é somente parte do problema. Existe também o aspecto dos nós de ligação de rotas. Ainda não existe forma automática de se fazer a verificação de consistência. Fazer essa verificação manualmente num mapa pequeno é simples, mas imagine verificar todo mês os pontos de ligação entre os quatro mapas do município de São Paulo. Quem dá conta de fazer isso?
Garmin Nüvi 255w
DM Nova Friburgo-RJ
DM Casimiro de Abreu-RJ
- paulocarvalho
- Contato:
A questão é que a mão humana nunca vai acertar exatamente as fronteiras (para não dizer nunca, digo que a probabilidade é astronômica) e que os polígonos que estão dando problemas foram intencionalmente cortados exatamente na fronteira pelos desenvolvedores os quais têm acesso aos mapas-fonte e às posições exatas das fronteiras e não meras contribuições dos usuários. Mas sim, um bom algoritmo deve prever todas as possibilidades, só vai levar mais tempo do que eu planejara.Wallace escreveu:Poligonos enrola um milhão de outras coisas como as contribuições.
Se não entende porque os mapas do projeto são assim precisa pesquisar e conhecer o inicio do projeto.
Garmin Nüvi 255w
DM Nova Friburgo-RJ
DM Casimiro de Abreu-RJ
- paulocarvalho
- Contato:
Isso.andrerst escreveu:Só uma confirmação: quando se fala em deixar o mapa "ativãdo" ou "desativado" entendo que seja no Setup Map -> Show/Hide (60CSx). É isso?
Garmin Nüvi 255w
DM Nova Friburgo-RJ
DM Casimiro de Abreu-RJ
Ativar e desativar só vai resolver alguns dos problemas de roteamento.andrerst escreveu:Pessoal,
Muito obrigado,
ANDRE
O problema do Find só se resolve não transferindo mapas superpostos.
[]'s Sérgio Barroso