OpenStreetMap

Espaço para dúvidas, problemas e sugestões gerais sobre o Projeto.
Mensagem
Autor
darkside
Mensagens: 3
Registrado em: 20 Jul 2008, 00:35

OpenStreetMap

#1 Mensagem por darkside »

Olá, senhores!

Há um tempinho acompanho o projeto de vocês, que é show de bola!

Eu sou voluntário do OpenStreetMap (www.openstreetmap.org), que é um projeto open source nos moldes do de vocês, mas engloba o mundo todo. A base já tá bem respeitável no geral, mas no Brasil ainda deixa um pouco a desejar.

Pro nosso lado, em São Paulo acho que são 6 caras ativos, em minas tem 3, e mais uns pingados pelo resto dos estados.

Gostaria que vocês dessem uma olhada lá! Todo o stack, desde servidor até o framework do mapa é aberto, seria feliz juntarmos os esforços!

Abraços!
Leonardo



Avatar do usuário
Wallace
Mensagens: 4336
Registrado em: 19 Set 2005, 17:34
Localização: São Paulo SP
Contato:

Re: OpenStreetMap

#2 Mensagem por Wallace »

Caro Leonardo,
Entendo que o projeto TrackSource vai muito mais longe ao desenvolver mapa para aplicações em GPS.
Vejo uma utilidade muito restrita no que estão fazendo (se eu estiver errado me ajude a entender os beneficios do OpenStreetMap), pois o que ele faz o TrackSource faz e muito mais.
Assim acho que seria mais útil a todos se vocês colaborasem com o TrackSource.


Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

darkside
Mensagens: 3
Registrado em: 20 Jul 2008, 00:35

Re: OpenStreetMap

#3 Mensagem por darkside »

Eu entendo que a intenção do projeto de vocês possa parecer diferente mas na verdade é a mesma. O OpenStreetMap é uma base colaborativa topográfica do mundo todo, podendo ser baixada pra GPS também. O snapshot da base pode ser baixado em http://planet.openstreetmap.org/

Alguns detalhes de como colocar os mapas no GPS podem ser encontrados em http://wiki.openstreetmap.org/index.php ... m_OSM_Data

Se vocês quiserem, podem incorporar a base do OSM ao TrackSource. Ela é GPL: http://wiki.openstreetmap.org/index.php/License

Nossa página no OSM: http://wiki.openstreetmap.org/index.php/Brazil

Abração!



Avatar do usuário
Wallace
Mensagens: 4336
Registrado em: 19 Set 2005, 17:34
Localização: São Paulo SP
Contato:

Re: OpenStreetMap

#4 Mensagem por Wallace »

Acho que voce se engana.
O que voce falou de mapa que poderia ser enviado ao GPS entendo que vai ser um mapa sem roteamento.
E o TrackSource tem um compilador comprado que permite fazer mapas com roteamento, endereçamento, etc e tal.
E de toda forma seria algo trabalhoso ou até imposivel para muitos usuarios enquanto o formato do tracksource é bastante pratico para qualquer usuario.


Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

rodrigosprimo
Mensagens: 18
Registrado em: 21 Jul 2008, 13:09

Re: OpenStreetMap

#5 Mensagem por rodrigosprimo »

Olá, gostaria de entender melhor os impasses para que os projetos OpenStreetMap e TrackSource unissem esforços. Assim como me parece que o darkside quis expressar não faz muito sentido a gente ter dois grupos diferentes trabalhando por uma base de mapas livres do Brasil.

Adquiri meu GPS há poucos meses e ainda sou novo nos dois projetos. Até onde sei o OpenStreetMap possui sim roteamento dos mapas.

Enfim, gostaria de reacender essa discussão pois pretendo começar a colaborar ativamente na produção de uma base de mapas livres do Brasil e não vejo sentido em termos dois esforços redundantes. Vamos tentar entender melhor as diferenças e se não é realmente possível contorná-las para tentar uma unificação ou um trabalho articulado?

Abraços, Rodrigo.



Avatar do usuário
Wallace
Mensagens: 4336
Registrado em: 19 Set 2005, 17:34
Localização: São Paulo SP
Contato:

Re: OpenStreetMap

#6 Mensagem por Wallace »

Oi Rodrigo,

Eu não entendi o que OpenStreetMap já tem nem como usar o que tiver.
Então nem tenho como comparar e aparentemente voce também não, pois nem tem certeza se eles tem mapa roteavel.
Então até onde vi eles não tem praticamente nada e o Projeto TrackSource tem muito e muito mais organizado.
Então entendo que o ideal é eles se unirem e participarem do projeto TrackSource.
Pois em qualquer fusão de qualquer tipo o maior fica ainda maior e melhor e o menor some e se torna maior e melhor ao fazer parte do maior.


Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

Avatar do usuário
paulocarvalho
Mensagens: 1316
Registrado em: 25 Set 2005, 19:24
Localização: Rio de Janeiro/RJ/Brazil
Contato:

Re: OpenStreetMap

#7 Mensagem por paulocarvalho »

rodrigosprimo escreveu:Olá, gostaria de entender melhor os impasses para que os projetos OpenStreetMap e TrackSource unissem esforços. Assim como me parece que o darkside quis expressar não faz muito sentido a gente ter dois grupos diferentes trabalhando por uma base de mapas livres do Brasil.

Adquiri meu GPS há poucos meses e ainda sou novo nos dois projetos. Até onde sei o OpenStreetMap possui sim roteamento dos mapas.

Enfim, gostaria de reacender essa discussão pois pretendo começar a colaborar ativamente na produção de uma base de mapas livres do Brasil e não vejo sentido em termos dois esforços redundantes. Vamos tentar entender melhor as diferenças e se não é realmente possível contorná-las para tentar uma unificação ou um trabalho articulado?

Abraços, Rodrigo.
Olá, Rodrigo. Acho que o Wallace está certo quanto ao roteamento, pelo menos quando o produto é para Garmin. Eu baixei uma vez a API Java que eles desenvolveram para pesquisar a integração da etapa de compilação no Editor de Nós que usamos no nosso Projeto, mas vi que a parte que gera o subarquivo NOD, que contém a matriz de incidências para o algoritmo de cálculo de rotas, do IMG está só com as interfaces, ou seja, não faz nada de útil.



Garmin Nüvi 255w
DM Rio de Janeiro Zona Oeste
DM Nova Friburgo-RJ
DM Casimiro de Abreu-RJ
programador sênior do Tracksource.

rgnazar
Mensagens: 2
Registrado em: 14 Out 2009, 13:44

Re: OpenStreetMap

#8 Mensagem por rgnazar »

TrackSource e OpenStreetMap
Sou usuário Linux e a principal dificuldade de achar bons mapas é o formato proprietários quais são distribuído ?
Alguma sugestão ?



rodrigosprimo
Mensagens: 18
Registrado em: 21 Jul 2008, 13:09

Re: OpenStreetMap

#9 Mensagem por rodrigosprimo »

Olá rgnazar, não entendi muito bem sua dúvida. Com qual formato você tento dificuldades? Os mapas do projeto TrackSource são distribuídos no formato proprietário da Garmin, mas você consegue abrir eles tranquilamente no Linux usando o MapSource (através do Wine) ou então usando o Qlandkarte.

Também sou usuário Linux e qualquer dúvida estou a disposição para ajudar. Abraços, Rodrigo.



ograndebe
Mensagens: 6
Registrado em: 30 Set 2008, 09:59

Re: OpenStreetMap

#10 Mensagem por ograndebe »

Vou tentar colocar aqui meu conhecimento e minha opinião a respeito do assunto:
Vantagem 1:
Existe um software
http://gpsmid.sourceforge.net/
que utiliza os mapas do projeto OpenStreetMaps e SIM ele faz roteamento com esses mapas.
Eu já utilizei.
Sabe qual a vantagem dele? ele roda em QUALQUER celular com JAVA, ou seja
95% dos aparelhos do mercado, dos mais simples aos mais avançados.
Sabe porque ele utiliza o openstreetmaps e não o formato da garmin? pois o openstreetmaps é livre e se a garmin falir amanhã ou quiser cobrar pelo uso do formato deles, o projeto tracksource pode ir pro buraco.

Vantagem 2:
o openstreetmaps pode ser incluído em GPSs da Garmin também.

Vantagem 3:
Se um entusiasta do software livre, ou uma fundação/ONG, quiser desenvolver um software utilizando uma base de dados de mapas livre, para ajudar as pessoas. Não vão escolher um formato proprietário.

Veja, pra mim o projeto tracksource é muito bom mesmo, pelos esforços que o pessoal faz, fazem mapas com qualidade. Porém parece q vocês estão querendo escrever a wikipedia (conhecimento livre) usando o Microsoft Access (software proprietário e sujeito às restrições do dono)



ograndebe
Mensagens: 6
Registrado em: 30 Set 2008, 09:59

Re: OpenStreetMap

#11 Mensagem por ograndebe »




Leonardo Piga
Mensagens: 37
Registrado em: 18 Jan 2009, 16:40

Re: OpenStreetMap

#12 Mensagem por Leonardo Piga »

Usar os mapas do tracksource no OSM abrangeria muito mais usuários e na minha opinião seria uma relação comensalista, beneficiando ambos (OSM e Tracksource).

Porém, foi feita uma votação e foi escolhida a licença Creative Commons 2.5 não permitindo obras não derivativas nem uso comercial. Para colocar os mapas do Tracksource no OSM teriamos que alterar esta restrição primeiramente.

Apesar de ter sido escolhido por meio um meio democrático (votação), acredito que o maior erro foi ter colocado esta restrição. Talvez na época não previram este tipo de uso.

Troquei uma ideia com o pessoal propondo um site parecido com o OSM, utilizando mapas do Tracksource.
Porém, me foi dito que há dificuldades financeiras para manter o site do modo que está. Manter uma infraestrutura que englobe uma interface Web com os mapas seria muito caro e o projeto não tem recursos para isto.

Talvez abrir possibilidades de levantar fundos para melhorar o projeto fosse uma alternativa, porém mais uma vez isto esbarra na licença engessada que foi adotada. (Será que ad-sense na página do Tracksource não seria viável?)

Sendo assim, o projeto tende a ficar condenado a forma que está.
Se a Garmin falir, mudar o seu formato ou fundir com alguma companhia, que resolva fechar os formatos, o projeto morrerá e o esforço empenhado terá sido em vão.

Enquanto isso, vou desenvolvendo meus mapas. Afinal, preciso deles para navegar na minha cidade e acabo ajudando outros usuários de GPS Garmin.



ograndebe
Mensagens: 6
Registrado em: 30 Set 2008, 09:59

Re: OpenStreetMap

#13 Mensagem por ograndebe »

Seria interessante reavaliar a licença então
Já que ao migrar os dados para o OSM não existiriam mais custos para manter o site atual e existiria um editor e visualizador onlines.

Possível migrar eu sei que é, se não me engano tem um software pra linux q lê o formato garmin (com engenharia reversa e escreve OSM)



Leonardo Piga
Mensagens: 37
Registrado em: 18 Jan 2009, 16:40

Re: OpenStreetMap

#14 Mensagem por Leonardo Piga »

* Não precisa ler formato Garmin, basta ler GTM. É mais simples do que você pensa

* O processo burocrático para mudar a licença é enorme

* Não gasterei energia num processo de migração que não é legal, literalmente.



rodrigosprimo
Mensagens: 18
Registrado em: 21 Jul 2008, 13:09

Re: OpenStreetMap

#15 Mensagem por rodrigosprimo »

Com quem podemos conversar então para propor uma reavaliação da licença? Acho que esse é um bom momento para levantar essa questão e discutí-la com a comunidade. Imagino que a escolha por uma licença restritiva se deu, como já foi comentado antes, simplesmente por não terem pensado que inviabilizaria a integração com o OpenStreetMaps.



Leonardo Piga
Mensagens: 37
Registrado em: 18 Jan 2009, 16:40

Re: OpenStreetMap

#16 Mensagem por Leonardo Piga »

Isso eu já não sei. Não sei qual a hierarquia do projeto.

Tentando adivinhar, talvez o Alex Pinheiro, que é o pai disso tudo, o Wallace. Mas não tenho certeza disso, não sei quem cuida dessas questões e não sei qual a questão burocrática em se mudar uma licença.

Alias, esse negócio de licença é bem chato e causa muita discussão.



ograndebe
Mensagens: 6
Registrado em: 30 Set 2008, 09:59

Re: OpenStreetMap

#17 Mensagem por ograndebe »

Se não me engano creative commons não permite forks, porém migração não é fork.
E deve prever troca de licenças.



Avatar do usuário
paulocarvalho
Mensagens: 1316
Registrado em: 25 Set 2005, 19:24
Localização: Rio de Janeiro/RJ/Brazil
Contato:

Re: OpenStreetMap

#18 Mensagem por paulocarvalho »

Leonardo Piga escreveu:Isso eu já não sei. Não sei qual a hierarquia do projeto.

Tentando adivinhar, talvez o Alex Pinheiro, que é o pai disso tudo, o Wallace. Mas não tenho certeza disso, não sei quem cuida dessas questões e não sei qual a questão burocrática em se mudar uma licença.

Alias, esse negócio de licença é bem chato e causa muita discussão.
O "CEO" do projeto é o Alex Pinheiro.



Garmin Nüvi 255w
DM Rio de Janeiro Zona Oeste
DM Nova Friburgo-RJ
DM Casimiro de Abreu-RJ
programador sênior do Tracksource.

decioy
Mensagens: 3
Registrado em: 22 Nov 2007, 16:49

Re: OpenStreetMap

#19 Mensagem por decioy »

Como grande fã do projeto Tracksource e nos últimos anos trabalhando em uma região aonde os mapas são péssimo (no Amapá), tenho grande vontade de poder ajudar nesse mapeamento. Li alguns tópicos sobre a discussão Tracksource e OpenStreetMaps e ficou muito feliz que haja entre alguns uma vontade de convergir.

Entendo que ainda haja grandes limitações no OSM no Brasil, principalmente em comparação com o Tracksource, mas por se tratar de um padrão global que vem ganhando muita força nos últimos anos, espero vê-lo crescer como aconteceu em outros países.

Concordo que uma grande limitação para os possíveis voluntários como eu seja a possibilidade de divulgação ampla dos mapas. Como foi colocado aqui, não faz sentido para os novos voluntários, contribuir para dois projetos paralelos que não compartilham dados.

Uma das informações que eu senti falta no site do Tracksource é justamente quanto a hierarquia e processo decisório do projeto. Acredito que estas sejam informações importantes para angariar novos voluntários.

Acho importante discussões como essa, e que os participantes mais antigos possam deixar sua opinião sobre que tipo de futuro gostariam para o projeto e seus produtos. Imagino que isso, mais do que as questões técnicas, façam diferença na hora das pessoas decidirem doar seu tempo (e dados) para projetos de mapeamento comunitário.

Leonardo: Não deixe essa discussão morrer!



Avatar do usuário
Wallace
Mensagens: 4336
Registrado em: 19 Set 2005, 17:34
Localização: São Paulo SP
Contato:

Re: OpenStreetMap

#20 Mensagem por Wallace »

Eu não mando em nada, sou só desenvolvedor de varios mapas.
Uma epoca cuidava das decisões do projeto, simplesmente porque ninguem assumia a responsabilidade.
Ai eu assumia, mas fazia tudo as claras com todos sabendo das decisões e os porque.
Hoje eu também não sei quem decide o que, porque, o que se esta discutindo, etc e tal.


Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “TrackSource Geral”