OpenStreetMap

Espaço para dúvidas, problemas e sugestões gerais sobre o Projeto.
Mensagem
Autor
darkside

OpenStreetMap

#1 Mensagem por darkside »

Olá, senhores!

Há um tempinho acompanho o projeto de vocês, que é show de bola!

Eu sou voluntário do OpenStreetMap (www.openstreetmap.org), que é um projeto open source nos moldes do de vocês, mas engloba o mundo todo. A base já tá bem respeitável no geral, mas no Brasil ainda deixa um pouco a desejar.

Pro nosso lado, em São Paulo acho que são 6 caras ativos, em minas tem 3, e mais uns pingados pelo resto dos estados.

Gostaria que vocês dessem uma olhada lá! Todo o stack, desde servidor até o framework do mapa é aberto, seria feliz juntarmos os esforços!

Abraços!
Leonardo

Wallace
Contato:

Re: OpenStreetMap

#2 Mensagem por Wallace »

Caro Leonardo,
Entendo que o projeto TrackSource vai muito mais longe ao desenvolver mapa para aplicações em GPS.
Vejo uma utilidade muito restrita no que estão fazendo (se eu estiver errado me ajude a entender os beneficios do OpenStreetMap), pois o que ele faz o TrackSource faz e muito mais.
Assim acho que seria mais útil a todos se vocês colaborasem com o TrackSource.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

darkside

#3 Mensagem por darkside »

Eu entendo que a intenção do projeto de vocês possa parecer diferente mas na verdade é a mesma. O OpenStreetMap é uma base colaborativa topográfica do mundo todo, podendo ser baixada pra GPS também. O snapshot da base pode ser baixado em http://planet.openstreetmap.org/

Alguns detalhes de como colocar os mapas no GPS podem ser encontrados em http://wiki.openstreetmap.org/index.php ... m_OSM_Data

Se vocês quiserem, podem incorporar a base do OSM ao TrackSource. Ela é GPL: http://wiki.openstreetmap.org/index.php/License

Nossa página no OSM: http://wiki.openstreetmap.org/index.php/Brazil

Abração!

Wallace
Contato:

#4 Mensagem por Wallace »

Acho que voce se engana.
O que voce falou de mapa que poderia ser enviado ao GPS entendo que vai ser um mapa sem roteamento.
E o TrackSource tem um compilador comprado que permite fazer mapas com roteamento, endereçamento, etc e tal.
E de toda forma seria algo trabalhoso ou até imposivel para muitos usuarios enquanto o formato do tracksource é bastante pratico para qualquer usuario.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP
Guinchos HiPull e HDW, Amortecedores Monroe, Rancho e outros, Bloqueios Eaton, Kaiser, ARB e outros, Cintas, Capotas
Sobre GPS use o forum, não costumo responder sobre GPS fora do Forum ou mesmo MPs aqui

rodrigosprimo

#5 Mensagem por rodrigosprimo »

Olá, gostaria de entender melhor os impasses para que os projetos OpenStreetMap e TrackSource unissem esforços. Assim como me parece que o darkside quis expressar não faz muito sentido a gente ter dois grupos diferentes trabalhando por uma base de mapas livres do Brasil.

Adquiri meu GPS há poucos meses e ainda sou novo nos dois projetos. Até onde sei o OpenStreetMap possui sim roteamento dos mapas.

Enfim, gostaria de reacender essa discussão pois pretendo começar a colaborar ativamente na produção de uma base de mapas livres do Brasil e não vejo sentido em termos dois esforços redundantes. Vamos tentar entender melhor as diferenças e se não é realmente possível contorná-las para tentar uma unificação ou um trabalho articulado?

Abraços, Rodrigo.

Wallace
Contato:

#6 Mensagem por Wallace »

Oi Rodrigo,

Eu não entendi o que OpenStreetMap já tem nem como usar o que tiver.
Então nem tenho como comparar e aparentemente voce também não, pois nem tem certeza se eles tem mapa roteavel.
Então até onde vi eles não tem praticamente nada e o Projeto TrackSource tem muito e muito mais organizado.
Então entendo que o ideal é eles se unirem e participarem do projeto TrackSource.
Pois em qualquer fusão de qualquer tipo o maior fica ainda maior e melhor e o menor some e se torna maior e melhor ao fazer parte do maior.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP

paulocarvalho
Contato:

#7 Mensagem por paulocarvalho »

rodrigosprimo escreveu:Olá, gostaria de entender melhor os impasses para que os projetos OpenStreetMap e TrackSource unissem esforços. Assim como me parece que o darkside quis expressar não faz muito sentido a gente ter dois grupos diferentes trabalhando por uma base de mapas livres do Brasil.

Adquiri meu GPS há poucos meses e ainda sou novo nos dois projetos. Até onde sei o OpenStreetMap possui sim roteamento dos mapas.

Enfim, gostaria de reacender essa discussão pois pretendo começar a colaborar ativamente na produção de uma base de mapas livres do Brasil e não vejo sentido em termos dois esforços redundantes. Vamos tentar entender melhor as diferenças e se não é realmente possível contorná-las para tentar uma unificação ou um trabalho articulado?

Abraços, Rodrigo.
Olá, Rodrigo. Acho que o Wallace está certo quanto ao roteamento, pelo menos quando o produto é para Garmin. Eu baixei uma vez a API Java que eles desenvolveram para pesquisar a integração da etapa de compilação no Editor de Nós que usamos no nosso Projeto, mas vi que a parte que gera o subarquivo NOD, que contém a matriz de incidências para o algoritmo de cálculo de rotas, do IMG está só com as interfaces, ou seja, não faz nada de útil.

Garmin Nüvi 255w
DM Rio de Janeiro Zona Oeste
DM Nova Friburgo-RJ
DM Casimiro de Abreu-RJ
programador sênior do Tracksource.

rgnazar

#8 Mensagem por rgnazar »

TrackSource e OpenStreetMap
Sou usuário Linux e a principal dificuldade de achar bons mapas é o formato proprietários quais são distribuído ?
Alguma sugestão ?

rodrigosprimo

#9 Mensagem por rodrigosprimo »

Olá rgnazar, não entendi muito bem sua dúvida. Com qual formato você tento dificuldades? Os mapas do projeto TrackSource são distribuídos no formato proprietário da Garmin, mas você consegue abrir eles tranquilamente no Linux usando o MapSource (através do Wine) ou então usando o Qlandkarte.

Também sou usuário Linux e qualquer dúvida estou a disposição para ajudar. Abraços, Rodrigo.

ograndebe

#10 Mensagem por ograndebe »

Vou tentar colocar aqui meu conhecimento e minha opinião a respeito do assunto:
Vantagem 1:
Existe um software
http://gpsmid.sourceforge.net/
que utiliza os mapas do projeto OpenStreetMaps e SIM ele faz roteamento com esses mapas.
Eu já utilizei.
Sabe qual a vantagem dele? ele roda em QUALQUER celular com JAVA, ou seja
95% dos aparelhos do mercado, dos mais simples aos mais avançados.
Sabe porque ele utiliza o openstreetmaps e não o formato da garmin? pois o openstreetmaps é livre e se a garmin falir amanhã ou quiser cobrar pelo uso do formato deles, o projeto tracksource pode ir pro buraco.

Vantagem 2:
o openstreetmaps pode ser incluído em GPSs da Garmin também.

Vantagem 3:
Se um entusiasta do software livre, ou uma fundação/ONG, quiser desenvolver um software utilizando uma base de dados de mapas livre, para ajudar as pessoas. Não vão escolher um formato proprietário.

Veja, pra mim o projeto tracksource é muito bom mesmo, pelos esforços que o pessoal faz, fazem mapas com qualidade. Porém parece q vocês estão querendo escrever a wikipedia (conhecimento livre) usando o Microsoft Access (software proprietário e sujeito às restrições do dono)

ograndebe

#11 Mensagem por ograndebe »

Leonardo Piga

#12 Mensagem por Leonardo Piga »

Usar os mapas do tracksource no OSM abrangeria muito mais usuários e na minha opinião seria uma relação comensalista, beneficiando ambos (OSM e Tracksource).

Porém, foi feita uma votação e foi escolhida a licença Creative Commons 2.5 não permitindo obras não derivativas nem uso comercial. Para colocar os mapas do Tracksource no OSM teriamos que alterar esta restrição primeiramente.

Apesar de ter sido escolhido por meio um meio democrático (votação), acredito que o maior erro foi ter colocado esta restrição. Talvez na época não previram este tipo de uso.

Troquei uma ideia com o pessoal propondo um site parecido com o OSM, utilizando mapas do Tracksource.
Porém, me foi dito que há dificuldades financeiras para manter o site do modo que está. Manter uma infraestrutura que englobe uma interface Web com os mapas seria muito caro e o projeto não tem recursos para isto.

Talvez abrir possibilidades de levantar fundos para melhorar o projeto fosse uma alternativa, porém mais uma vez isto esbarra na licença engessada que foi adotada. (Será que ad-sense na página do Tracksource não seria viável?)

Sendo assim, o projeto tende a ficar condenado a forma que está.
Se a Garmin falir, mudar o seu formato ou fundir com alguma companhia, que resolva fechar os formatos, o projeto morrerá e o esforço empenhado terá sido em vão.

Enquanto isso, vou desenvolvendo meus mapas. Afinal, preciso deles para navegar na minha cidade e acabo ajudando outros usuários de GPS Garmin.

ograndebe

#13 Mensagem por ograndebe »

Seria interessante reavaliar a licença então
Já que ao migrar os dados para o OSM não existiriam mais custos para manter o site atual e existiria um editor e visualizador onlines.

Possível migrar eu sei que é, se não me engano tem um software pra linux q lê o formato garmin (com engenharia reversa e escreve OSM)

Leonardo Piga

#14 Mensagem por Leonardo Piga »

* Não precisa ler formato Garmin, basta ler GTM. É mais simples do que você pensa

* O processo burocrático para mudar a licença é enorme

* Não gasterei energia num processo de migração que não é legal, literalmente.

rodrigosprimo

#15 Mensagem por rodrigosprimo »

Com quem podemos conversar então para propor uma reavaliação da licença? Acho que esse é um bom momento para levantar essa questão e discutí-la com a comunidade. Imagino que a escolha por uma licença restritiva se deu, como já foi comentado antes, simplesmente por não terem pensado que inviabilizaria a integração com o OpenStreetMaps.

Leonardo Piga

#16 Mensagem por Leonardo Piga »

Isso eu já não sei. Não sei qual a hierarquia do projeto.

Tentando adivinhar, talvez o Alex Pinheiro, que é o pai disso tudo, o Wallace. Mas não tenho certeza disso, não sei quem cuida dessas questões e não sei qual a questão burocrática em se mudar uma licença.

Alias, esse negócio de licença é bem chato e causa muita discussão.

ograndebe

#17 Mensagem por ograndebe »

Se não me engano creative commons não permite forks, porém migração não é fork.
E deve prever troca de licenças.

paulocarvalho
Contato:

#18 Mensagem por paulocarvalho »

Leonardo Piga escreveu:Isso eu já não sei. Não sei qual a hierarquia do projeto.

Tentando adivinhar, talvez o Alex Pinheiro, que é o pai disso tudo, o Wallace. Mas não tenho certeza disso, não sei quem cuida dessas questões e não sei qual a questão burocrática em se mudar uma licença.

Alias, esse negócio de licença é bem chato e causa muita discussão.
O "CEO" do projeto é o Alex Pinheiro.

Garmin Nüvi 255w
DM Nova Friburgo-RJ
DM Casimiro de Abreu-RJ

decioy

#19 Mensagem por decioy »

Como grande fã do projeto Tracksource e nos últimos anos trabalhando em uma região aonde os mapas são péssimo (no Amapá), tenho grande vontade de poder ajudar nesse mapeamento. Li alguns tópicos sobre a discussão Tracksource e OpenStreetMaps e ficou muito feliz que haja entre alguns uma vontade de convergir.

Entendo que ainda haja grandes limitações no OSM no Brasil, principalmente em comparação com o Tracksource, mas por se tratar de um padrão global que vem ganhando muita força nos últimos anos, espero vê-lo crescer como aconteceu em outros países.

Concordo que uma grande limitação para os possíveis voluntários como eu seja a possibilidade de divulgação ampla dos mapas. Como foi colocado aqui, não faz sentido para os novos voluntários, contribuir para dois projetos paralelos que não compartilham dados.

Uma das informações que eu senti falta no site do Tracksource é justamente quanto a hierarquia e processo decisório do projeto. Acredito que estas sejam informações importantes para angariar novos voluntários.

Acho importante discussões como essa, e que os participantes mais antigos possam deixar sua opinião sobre que tipo de futuro gostariam para o projeto e seus produtos. Imagino que isso, mais do que as questões técnicas, façam diferença na hora das pessoas decidirem doar seu tempo (e dados) para projetos de mapeamento comunitário.

Leonardo: Não deixe essa discussão morrer!

Wallace
Contato:

#20 Mensagem por Wallace »

Eu não mando em nada, sou só desenvolvedor de varios mapas.
Uma epoca cuidava das decisões do projeto, simplesmente porque ninguem assumia a responsabilidade.
Ai eu assumia, mas fazia tudo as claras com todos sabendo das decisões e os porque.
Hoje eu também não sei quem decide o que, porque, o que se esta discutindo, etc e tal.

Abraços,
Wallace
Nuvis 255W e 5000
Brooklin SP

gdonadel

#21 Mensagem por gdonadel »

O Tracksource tem o melhor mapeamento do Brasil isso é incontestavel, mas esse mapeamento foi construindo em cima de um alicerce fragil (como disse nosso amigo "estão querendo escrever a wikipedia (conhecimento livre) usando o Microsoft Access (software proprietário e sujeito às restrições do dono)", modelo de desenvolvimento permitindo utilizacao de imagens do google, dependencia de tecnologia proprietaria (cgpsmapper, descontinuado!!!)........)

É importante que os desenvolvedores municipais estejam cientes do rumo que o barco está tomando.
Wallace escreveu:Eu não mando em nada, sou só desenvolvedor de varios mapas.
Uma epoca cuidava das decisões do projeto, simplesmente porque ninguem assumia a responsabilidade.
Ai eu assumia, mas fazia tudo as claras com todos sabendo das decisões e os porque.
Hoje eu também não sei quem decide o que, porque, o que se esta discutindo, etc e tal.
Wallace, estou me sentindo num barco a deriva.

enqd

#22 Mensagem por enqd »

Com quem podemos conversar então para propor uma reavaliação da licença? Acho que esse é um bom momento para levantar essa questão e discutí-la com a comunidade. Imagino que a escolha por uma licença restritiva se deu, como já foi comentado antes, simplesmente por não terem pensado que inviabilizaria a integração com o OpenStreetMaps.
Eu concordo plenamente, está na hora de mudar essa licença e permitir que os dados do tracksource sejam importados para o Openstreetmap.
Quem é responsável pelo projeto?

Cade o pessoal que entende de migração de dados e de licenças para começarmos um debate em torno dessas questões?

Eu recentemente vi um arquivo postado no yahoo groups. Tem haver com esse tema?, veja o conteúdo:

Boa tarde a todos!
Eis que ontem (05/09/2010) abro a minha caixa de emails com os emails do grupo e vejo, dentro do email do Paulo Carvalho a informação textual da Garmin, em Inglês, onde ela reponde a uma consulta formulada e que vai abaixo traduzida:

“ Olá Paulo,

Obrigado por contactar a Garmin Cartografia. Sim, os mapas TrackSource deixará de funcionar com dispositivos Garmin, pois não é um provedor de mapeamento licenciado de terceiros. Na verdade o site é carregado com links para mapas que não estão licenciados. É por causa de sites como estes que levaram à adição de uma segurança extra aos seus produtos de mapeamento. Para obter uma lista de prestadores de mapeamento licenciado consulte o link abaixo...........”

O próprio Paulo Carvalho sinaliza o seguinte:

“Ou seja, esperem que futuras versões do Mapsource e os futuros aparelhos e firmwares sejam cada vez mais incompatíveis com nossos mapas. Eis o porquê pedi que todos enchessem as caixas de e-mail da Garmin de reclamações, para que eles revejam esta postura, embora estejam em seu pleno direito, profundamente antipática.

Ainda há tempo “

Li também a preocupação do Paulo Casaretto em fazer contato com outros fabricantes de outras plataformas, “Pessoal, Temos de fazer contato com fabricantes de outras plataformas.
Eu cansei da arrogância da Garmin.
Tenho um GPSMAP 60CSX e um Num1490. Estão à venda.”

O Joel (cotonete) ficou preocupado em saber se outros fabricantes aceitariam trabalhar com nossos mapas e o Paulo afirmando que dependeria dos negociantes.

Apesar de ser calouro no projeto estou com a percepção que o projeto tracksource está com os dias contados, só que nós não sabemos quantos dias, pois a Garmin disse que os projetos não licenciados seriam barrados pelo SW e o Projeto Tracksource se enquadra nisso....
Pelo que parece, só continuaríamos “vivos” se arrumássemos outro compilador, mas para outro navegador diferente.

Gostaria de saber da Administração do Projeto o que realmente deveremos fazer, qual a sua posição da Administração? Como continuar fazendo mapas sem sabermos o que acontecerá daqui para frente?

Tenho lido muita coisa e acompanhado, na maior parte do tempo a todos os diálogos e ensinamentos dos colegas do grupo com o fim de aprender o máximo possível e incomodar o mínimo possível aos colegas, e nesse estudo e acompanhamento acabei me reportando a emails trocados entre os participantes do grupo há dois anos e percebi que um dos participantes do grupo chamado Marcio Soares (Thundercel) foi duramente atacado, inclusive pelo próprio Paulo Carvalho e por outro chamado Wallace, o qual até fez insinuações sob sua dignidade e uso da verdade daquela pessoa.

E o maior motivo daquele ataque é que ele já previa há dois anos o que está justamente acontecendo agora; como prova disso selecionei uns trechos do que ele escreveu com visão naquela época e os ataques que sofreu:

Vejam:

13 Dez 2008, 13:16

Thundercel

Data de registro: 01 Out 2008, 05:27

Re: G. Mobile XT Mapa Brasil + Mapa TrackS. Brasil = ???
Paulo,
o NT que me refiro é do Inglês New Technology. Diariamente estamos vendo o surgimento de novas tecnologias..........................Citação: O que eu quero dizer com isso? Os mapas comerciais da Garmin são compilados com um SDK criado pela Garmin e nós usamos um compilador de terceiros e isso pode explicar a diferença de velocidade, entretanto eu acho a velocidade de cálculo bastante satisfatória no meu 60Cx.

Em momento algum citei que a velocidade de calculo empregando-se o TrackSource era insatisfatoria. Citei sim, que a velocidade de calculo empregando-se o CN é menor, comparando-a com a apresentada pelo TrackSource.

Desconheço a tecnologia empregada no compilador da Garmin e no do TrackSource. Se ambos empregam tecnologia de ultima geração ou somente um deles.
carlos Moreira escreveu:
A tecnologia NT não pode ser obtida através da compilação via cGPSmapper. É um formato de compressão de dados, proprietário da Garmin, que diminui o tamanho da memória usada pelos mapas e facilita o acesso aos dados do arquivo .img no GPS.

Assim os mapas do Projeto Tracksource enquadram-se no formato não NT (non NT maps); tendo uma maior compatibilidade com aparelhos, principalmente os mais mais antigos.

Se empregam tecnologia diferente uma coisa é certa: - o SW enxerga ambas.

Todos sabemos que a ciência busca atingir menores tamanhos de arquivos com incremento de velocidade de leitura. Isso deve ter sido empregado no compilador da Garmin e talvez por isso o mapa CN apresente tempo menor de calculo de rota.

Com essa informação do Carlos só me preocupa de a Garmin lançar um novo SW que não enxergue os arquivos TrackSource.

Lendo outros trechos, como outro anexado abaixo, vi que ele cobrava da administração um posicionamento sobre os ataques sofridos, principalmente pelo senhor wallace, posicionamento este que daria margem a conjecturas e até tomada de posições sobre os problemas que o senhor Marcio levantava, se eram pertinentes ou não, se poderiam ou não acontecer, o que poderiam fazer para se precaverem, etc...
Continuei lendo pelos meses seguintes e não vi até a data de hoje nenhum posicionamento solicitado por ele.

Re: G. Mobile XT Mapa Brasil + Mapa TrackS. Brasil = ???
Em primeiro lugar Sr. Wallace, gostaria de lhe solicitar que não continue com ofensas pessoais. Em posts acima, por diversas vezes e pode ser comprovado com uma rápida leitura, evitei que a situação chegasse a este ponto, mas vossa senhoria insistiu na continuidade.

Não vou lhe apresentar minha formação, meu curriculo e os cargos de governo, nacionais e internacionais que ocupei, que servirão de documento comprobatório de reconhecimento que sou educado e instruído dentro da verdade, portanto tenho competência e qualificação para lhe dizer:
- não insinue NUNCA MAIS que não tenho a verdade como referência porque isso me ofende profundamente.

Vou aguardar o juizo da administração e/ou moderação para tecer mais algum comentário a respeito.

Um detalhe que também devemos pensar é que mesmo que algum fabricante de outra plataforma resolva utilizar seus compiladores nos nossos mapas, eles iriam querer os nossos mapas base. Acredito que esses mapas, que foram feitos por várias pessoas, incluindo os administradores, tenha um valor bem relevante, e isso é outro “tendão de Aquiles”, pois quando se fala na relação entre dinheiro x trabalho gera muitas discussões sérias.

Meu pai me ensinou, quando ainda tinha os meus 15 anos, que sempre que visse uma injustiça, mesmo que não pudesse interceder eu deveria de abrir a boca e falar o que estava acontecendo, o que estava vendo, pois outras pessoas escutariam e alguém poderia sanar a mesma.

Como falei antes, apesar de ser calouro, mas achando que devemos ser justo com todos e com a nossa consciência, espero que as pessoas que não tiveram visão de um estrategista e foram até inconseqüentes nas palavras utilizadas nos ataques feitos ao Senhor Marcio Soares utilizem o mesmo meio que utilizaram antes e reconheçam o erro cometido para que não carreguem consigo para o resto da vida uma culpa que sempre existirá, mesmo que o orgulho tente ocultar ou apagar.

Pode ser até que agora eu também venha a sofrer algum ataque do tipo “você não se meta porque nem era do grupo na época do problema” ou algo mais agressivo, mas a minha consciência e os ensinamentos de meu pai ficaram talhados em mim, como se tivessem sido talhados em mármore e não me permite ver uma injustiça e ficar calado.

Termino essas reflexões sobre o momento atual com a esperança de que, as pessoas as quais o atacaram, não me entendam mal e reflitam sobre tudo.

Paulo César Costa

paulocarvalho
Contato:

#23 Mensagem por paulocarvalho »

enqd escreveu:Apesar de ser calouro no projeto estou com a percepção que o projeto tracksource está com os dias contados, só que nós não sabemos quantos dias, pois a Garmin disse que os projetos não licenciados seriam barrados pelo SW e o Projeto Tracksource se enquadra nisso....
Pelo que parece, só continuaríamos “vivos” se arrumássemos outro compilador, mas para outro navegador diferente.
O Tracksource em si não vai acabar, pois a produção cartográfica é independente dos produtos derivados que são dois:

1)Mapas para Garmin;
2)Mapas de fundo para o GPS Trackmaker.
Todos sabemos que a ciência busca atingir menores tamanhos de arquivos com incremento de velocidade de leitura. Isso deve ter sido empregado no compilador da Garmin e talvez por isso o mapa CN apresente tempo menor de calculo de rota.
Hoje nós desmistificamos isto ao mudar a organização física para quad-tree. Antes a organização física seguia a organização geográfica das unidades territoriais o que aumenta em muito a complexidade das bordas dos mapas físicos. Hoje os mapas físicos são retangulares e todos os "problemas de incompatibilidade" foram solucionados.

Garmin Nüvi 255w
DM Nova Friburgo-RJ
DM Casimiro de Abreu-RJ

yuriebc

#24 Mensagem por yuriebc »

pessoal,
acho essa discussão extremamente importante.

estou querendo contribuir com o projeto e com o OpenStreetMaps, mas não quero ter dois trabalhos iguais só porque o TrackSource utiliza uma licença restritiva.

Qual é o tal processo burocrático gigante para alterar a licença?

A discussão tem que ser feita com todos os colaboradores e futuros colaboradores. Não acho que devemos perder esta oportunidade por causa da burocracia.

O trabalho do TrackSource é maravilhoso e se for integrado com o OpenStreetMaps vai atingir um público muito maior.

abraços,
Yuriê

paulocarvalho
Contato:

#25 Mensagem por paulocarvalho »

Mudar a licença não é simples porque uma parcela considerável dos dados usados no projeto são de fontes externas como Forças Armadas, Prefeituras, INPE, IBGE, Correios, Polícias, etc. que entregaram os dados somente para uso no Projeto.

Se abríssemos a licença, tais dados passariam a ter domínio público, o que pode contrariar a vontade de algumas das instituições que nos ajudaram enviando dados.

Em respeito aos nossos colaboradores mantemos a licença restrita quanto a obras derivadas.

Garmin Nüvi 255w
DM Nova Friburgo-RJ
DM Casimiro de Abreu-RJ

yuriebc

#26 Mensagem por yuriebc »

Mas pra mim, todos este que você citou são órgãos públicos e suas informação são públicas, abertas a toda a população. Logo não vejo problema em disponibilizar tais dados.

Não sei como funciona a estrutura do projeto e as decisões dele. Mas acho que ao menos isso deveria ser debatido com toda a comunidade interessada.

mabroglia

#27 Mensagem por mabroglia »

Público para usar como está, é diferente de público para reproduzir ou recompilar.

Experimente pegar um mapa nautico por exemplo dito como "público" da Capitanía dos Portos e saia distribuindo cópias, você verá que a informação licenciada não é tão pública assim.

Abraços

Marco Aurélio Broglia
Nüvi 255W, Nokia E72 + Garmin MobileXT + Loadstone
Desenvolvedor Municipal Tracksource:
SP-São Paulo-Zona Leste
SP-Itanhaém/Hortolândia/Olímpia

paulocarvalho
Contato:

#28 Mensagem por paulocarvalho »

yuriebc escreveu:Mas pra mim, todos este que você citou são órgãos públicos e suas informação são públicas, abertas a toda a população. Logo não vejo problema em disponibilizar tais dados.

Não sei como funciona a estrutura do projeto e as decisões dele. Mas acho que ao menos isso deveria ser debatido com toda a comunidade interessada.
Incorreto. Imagine você se, por exemplo, a Polícia Federal devesse publicar os mapas de duas futuras operações, ou os mapas das rotas de contrabando. Ou ainda que a Petrobras devesse publicar todos os mapas de seus projetos de exploração em andamento. Ou ainda o Exército Brasileiro divulgar os POIs de todos os seus paióis. É um equívoco comum acreditar que, por serem públicas, todas as suas informações são públicas. Não é assim que funciona.

Garmin Nüvi 255w
DM Nova Friburgo-RJ
DM Casimiro de Abreu-RJ

paulocarvalho
Contato:

#29 Mensagem por paulocarvalho »

mabroglia escreveu:Público para usar como está, é diferente de público para reproduzir ou recompilar.

Experimente pegar um mapa nautico por exemplo dito como "público" da Capitanía dos Portos e saia distribuindo cópias, você verá que a informação licenciada não é tão pública assim.

Abraços
Exato.

Garmin Nüvi 255w
DM Nova Friburgo-RJ
DM Casimiro de Abreu-RJ

yuriebc

#30 Mensagem por yuriebc »

paulocarvalho escreveu:
yuriebc escreveu:Mas pra mim, todos este que você citou são órgãos públicos e suas informação são públicas, abertas a toda a população. Logo não vejo problema em disponibilizar tais dados.

Incorreto. Imagine você se, por exemplo, a Polícia Federal devesse publicar os mapas de duas futuras operações, ou os mapas das rotas de contrabando. Ou ainda que a Petrobras devesse publicar todos os mapas de seus projetos de exploração em andamento. Ou ainda o Exército Brasileiro divulgar os POIs de todos os seus paióis. É um equívoco comum acreditar que, por serem públicas, todas as suas informações são públicas. Não é assim que funciona.
concordo contigo. Mas duvido que informações confidenciais tenham sido confiadas a desenvolvedores do TrackSource. E, caso tenha acontecido, elas não estão contidas nos mapas do projeto. Apenas informações públicas estão disponibilizadas.

cassioeskelsen

#31 Mensagem por cassioeskelsen »

Vou reforçar essa discussão.

No início desse tópico a relevância do Open Street Maps foi posta em cheque, mas desde lá o Open Street Maps tomou proporções enormes sendo utilizado por várias empresas e organizações não governamentais.

Diversas ONGs de apoio em situação de desastres tem utilizado o Open Street Maps, mas aqui no Brasil isso ainda não é possível pois a base ainda é pequena.

Creio que o Tracksource teria uma enorme contribuição a dar abrindo os fontes, até por uma questão ética já que ele envolve o trabalho voluntário gratuito de muitas pessoas no Brasil.

jpcarreiro

#32 Mensagem por jpcarreiro »

Um possível problema e' que algumas das fontes dos tracksource podem não ser compatíveis com a licença do OSM.

Por exemplo, no OSM não se pode usar as imagens de satélite do google, e acho que elas são utilizadas em alguns dos mapas no TRC.

cassioeskelsen

#33 Mensagem por cassioeskelsen »

As imagens em si não são utilizadas no produto final. O que pode estar acontecendo é usarem a imagem como base para desenhar, o que não incompatibiliza a licença.

BTW, isso mostra que o Tracksource tira seus dados de tudo que é lugar, então deveria contribuir com fornecimento de dados também.

[NOTA DA MODERAÇÃO: Não faça quote da mensagem imediatamente anterior]

paulocarvalho
Contato:

#34 Mensagem por paulocarvalho »

cassioeskelsen escreveu:Diversas ONGs de apoio em situação de desastres tem utilizado o Open Street Maps, mas aqui no Brasil isso ainda não é possível pois a base ainda é pequena.

Creio que o Tracksource teria uma enorme contribuição a dar abrindo os fontes, até por uma questão ética já que ele envolve o trabalho voluntário gratuito de muitas pessoas no Brasil.
Os mapas do Tracksource são gratuitos. É só baixarem os mapas e usarem.

Garmin Nüvi 255w
DM Nova Friburgo-RJ
DM Casimiro de Abreu-RJ

jpcarreiro

#35 Mensagem por jpcarreiro »

cassioeskelsen escreveu:As imagens em si não são utilizadas no produto final. O que pode estar acontecendo é usarem a imagem como base para desenhar, o que não incompatibiliza a licença.
Cassio, segundo as "regras" do OSM, invalida sim. E invalida pq a licenca do Google nao permite "derivar" das imagens.

Esta FAQ esta desactualizada pois para alem das imagens do Yahoo ja se pode usar o Bing também, mas tanto o Yahoo e a Microsoft deram licensas ao OSM para usar as imagens deles.

Se existem municipios no TS que usam fontes "compativeis" com OSM, por exemplo so usando GPS, mapas fornecidos pelo municipio e o municipio da licensa ao OSM ou ainda do IGBE entao estes municipios em teoria poderiam ser importados para o OSM.

Claro que se o TS quer fazer isto e' outra historia. E ate' duvido que seja no interesse do TS, pois mesmo que pudesse enviar dados para o OSM, acho que nao poderia usar os dados do OSM. Pelo que entendo, o TS nao distribui os "dados" dos mapas, so mapas "compilados" e acho que a licensa OSM "exige" que se os dados forem "modificados" que os novos dados sejam disponibilizados.

Claro que o TS sempre poderia mudar a sua licensa e disponibilizar os dados completos dos mapas.

cassioeskelsen

#36 Mensagem por cassioeskelsen »

Se o Google não permite derivar e , se segundo você, o TS está usando imagens do Google para desenhar as estradas, TS também está infringindo uma licença também, independente de estar distribuindo compilado ou não.

cassioeskelsen

#37 Mensagem por cassioeskelsen »

Os mapas compilados são, mas implica que existam dispositivos capazes de os lerem ( o que nem sempre é o caso)

E com as informações vetoriais em mãos o leque de possibilidades é muito maior, não se restringindo apenas a calcular a menor distância.

paulocarvalho
Contato:

#38 Mensagem por paulocarvalho »

Nesse caso várias instituições, como o IBGE, o INPE, Prefeituras, etc. podem fornecer mapas em formatos editáveis para essas ONGs gratuitamente. Cada necessidade demanda um tipo de mapa diferente.

Garmin Nüvi 255w
DM Nova Friburgo-RJ
DM Casimiro de Abreu-RJ

cassioeskelsen

#39 Mensagem por cassioeskelsen »

Po, Paulo, você sabe que não é bem assim. Você sabe que os mapas disponíveis não estão completos, não é a toa que é uma trabalheira para conseguir os mapas e organizá-los para o TS.

Mas tudo bem, já percebi que você não tem visão colaborativa. É uma pena, pois o TS poderia ser mais útil.

jpcarreiro

#40 Mensagem por jpcarreiro »

cassioeskelsen escreveu:Se o Google não permite derivar e , se segundo você, o TS está usando imagens do Google para desenhar as estradas, TS também está infringindo uma licença também, independente de estar distribuindo compilado ou não.
Posso estar errado, mas por varias mensagens que já li no forum e lista, acho que alguns mapeadores baseiam-se nas imagens de satelite do Google para desenhar os mapas ( exemplos : 23849 e 23061 )

Isto pode ser completamente legal no Brasil, ou ate' no mundo inteiro, mas e' contra as condições do google. O OSM tem a filosofia de ser "mais branco que branco". Qualquer fonte de dados que não seja 100% "compatível" com a licença do OSM nao pode ser usada.

O mapa do OSM BR ainda esta bem "atrasado" em relação a outros países. Por exemplo, os dados da Inglaterra em formato OSM binário ocupam 236MB, os do Brasil 46MB.

Acho que seria bom para o OSM se os municípios com fontes compatíveis fossem importados do TS.

E caso o TS mudasse para uma licença compativel, tambem poderia importar dados do OSM, apesar de que acho que no geral o TS esta muito mais completo que o OSM.

paulocarvalho
Contato:

#41 Mensagem por paulocarvalho »

cassioeskelsen escreveu:Mas tudo bem, já percebi que você não tem visão colaborativa. É uma pena, pois o TS poderia ser mais útil.
Como dizem:

Apelou, perdeu a razão.

Não é assim que se consegue colaboração das pessoas.

Garmin Nüvi 255w
DM Nova Friburgo-RJ
DM Casimiro de Abreu-RJ

paulocarvalho
Contato:

#42 Mensagem por paulocarvalho »

cassioeskelsen escreveu:Mas tudo bem, já percebi que você não tem visão colaborativa. É uma pena, pois o TS poderia ser mais útil.
E amigo, dê uma olhada na minha assinatura e veja o que dou ao projeto. E você, o que daria em troca? Projeto colaborativo é uma via da mão dupla. Se você muito exige sem dar algo em troca você não é um colaborador e sim um parasita.

Garmin Nüvi 255w
DM Nova Friburgo-RJ
DM Casimiro de Abreu-RJ

alexandreparente

#43 Mensagem por alexandreparente »

Sou colaborador do OSM, acredito que o que o OSM-BR precisa hoje não são os dados do TS e sim os recursos humanos do TS.
O TS fez muito e faz muito bem, distribui os mapas de forma simples e pratica, diferente do que temos hoje no OSM-BR.
Entretanto, mesmo sendo usuário do TS, prefiro colaborar com o openstreetmap, pois sei que os dados que compartilho não estão restritos apenas ao uso no meu GPS.
Ficaria muito feliz em ver uma fusão dos dois projetos, mesmo que os dados não fossem compartilhados.

paulocarvalho
Contato:

#44 Mensagem por paulocarvalho »

alexandreparente escreveu:Sou colaborador do OSM, acredito que o que o OSM-BR precisa hoje não são os dados do TS e sim os recursos humanos do TS.
O TS fez muito e faz muito bem, distribui os mapas de forma simples e pratica, diferente do que temos hoje no OSM-BR.
Entretanto, mesmo sendo usuário do TS, prefiro colaborar com o openstreetmap, pois sei que os dados que compartilho não estão restritos apenas ao uso no meu GPS.
Ficaria muito feliz em ver uma fusão dos dois projetos, mesmo que os dados não fossem compartilhados.
Está certo então. Vou propor ao grupo uma mudança na licença para permitir essa integração ao mesmo tempo sem ferir o compromisso que temos com nossos contribuintes.

Garmin Nüvi 255w
DM Nova Friburgo-RJ
DM Casimiro de Abreu-RJ

jones12ax7

#45 Mensagem por jones12ax7 »

Possível migrar eu sei que é, se não me engano tem um software pra linux q lê o formato garmin (com engenharia reversa e escreve OSM)

Prezados,
Alguém conhece este software que converteria do formato Garmin para OSM, ou qualquer outro que efetuasse tal conversão?

Seria apenas para meu uso particular, sem divulgação. Não gostaria de me envolver nas discussões sobre integrar ou não o TS com o OSM.

Grato
Jonathan

tuliouel

#46 Mensagem por tuliouel »

Pelo que estudei posso concordar com o ograndebe na mensagem que ele postou em 2009. Quanto à mensagem postada por Leonardo Piga em 30/10/2009, tenho o seguinte a dizer. A licença pode ser, numa tradução literal, “renunciada” em casos particulares. Se você conhece bem a licença da Creative Commons, verá que tem a utilização da palavra “waiver”. Quer dizer, o produto distribuído deve ser usado e distribuído nessas condições “exceto autorização do criador”. Ou seja, a licença permite que o criador sublicencie, ou seja, abra exceções à sua própria licença, mediante liberalidade, ou acordo, ou até mesmo mediante pagamento de royalties. Basta indicar, na própria licença, um canal de contato, ou até mesmo um link para uma declaração pública na qual constem as exceções e/ou condições de licenciamento. Isso significa, dentre tantas outras coisas, que o proprietário pode vender o mapa do Brasil para uso por uma empresa, ou pode permitir o livre uso e modificação do conteúdo por um site específico, como o OSM. Isso pode ser adotado pelo Tracksource, desde que as pessoas com poder decisório consintam.
Há algo de muito equivocado na ideia de paulocarvalho, no post de 10/03/2011. Os dados provindos das entidades mencionadas são dados PÚBLICOS. Não foram, definitivamente, cedidos “gentilmente”, e sequer foram cedidos “para uso no projeto”. São dados públicos e são obrigatoriamente fornecidos para qualquer pessoa, física ou jurídica, que solicite. São não apenas “dados”, mas DOCUMENTOS públicos, desprotegidos de qualquer sigilo e, portanto, livremente acessíveis por qualquer do povo. Portanto, a fonte das informações, se for somente essas entidades que você mencionou, não podem servir de argumento para a mudança na licença. De qualquer forma, sabemos, pelo dito acima, que a licença não precisa ser mudada. Pode ser apenas aberta uma exceção para permitir que sites como o OSM adquiram a base de dados do Tracksource com o direito de livremente alterar e redistribuir sem restrições de uso comercial.
Quanto ao uso comercial, tenho percebido uma abordagem um tanto equivocada desse tema pelas pessoas que produzem material intelectual. Vejam pelos posts anteriores que companhias grandes como Garmin não se interessam nem um pouco pelo material de que dispomos. Chegam a dar as costas de tal forma que corremos o risco até mesmo de não termos mais nossos mapas funcionando em aparelhos Garmin. Basta um novo lançamento, interesses comerciais, basta um dia após o outro, uma decisão de um “CEO” para que nossos mapas não sejam mais compatíveis. Isso quer dizer: a proibição de uso comercial impede muito mais o uso por pequenas empresas do que pelas grandes companhias. No afã de impedir que companhias já ricas fiquem ainda mais ricas sem pagar nada aos desenvolvedores, acabamos por impedir, sem perceber, que pequenas empresas geradoras de empregos utilizem os mapas. São elas as mais interessadas, não as poderoras corporações. Essa opinião minha é corroborada por Eric Möller: “Works distributed under the Creative Commons Non-Commercial license are not compatible with many open-content sites, including Wikipedia, which explicitly allow and encourage some commercial uses. Möller explains that 'the people who are likely to be hurt by an -NC license are not large corporations, but small publications like weblogs, advertising-funded radio stations, or local newspapers.'”
Para uma discussão completa sobre os porquês de não se usar a atribuição -NC, recomendo essas duas leituras:
http://freedomdefined.org/Licenses/NC#T ... NC_License
https://www.kuro5hin.org/story/2005/9/11/16331/0655
Eric Möller é desenvolvedor de software, um dos diretores da Wikimedia Foundation e jornalista freelancer.
O que mabroglia disse em 10/03/2011 nada acrescenta. Documento público pode ser redistribuído e modificado sim. Só não pode ser falsificado, destruído, usado para enganar nem praticar qualquer crime. O resto pode. Ademais, imagino que cartas náuticas sejam alheias a qualquer assunto de TODOS os tópicos de TODO esse fórum.
Igualmente, a mensagem que veio em seguida ultrapassou os limites da fantasia. Não existe informações secretas nos mapas do nosso projeto. Não há qualquer informação sobre os paióis do exército nos mapas. Não há rotas de contrabando nos mapas. Não há informações que afetem interesses estratégicos, comerciais ou nenhuma outra informação que a PETROBRAS mantenha secreta em nossos mapas. Mais um post que nada acrescentou à discussão. Documentos públicos e, ao mesmo tempo, secretos, existem, sim, mas seria muita presunção pensar que algum deles tenha sido graciosamente compartilhados na construção de nossos mapas. O raciocínio que se pretende chegar é que não se pode mudar a licença porque informações secretas poderiam ser livremente distribuídas. É um argumento absurdo, pois não há informações secretas, e, além disso, os mapas já são, hoje, livremente distribuídos. O que impede a utilização dos mapas pelo OSM é a proibição de uso comercial. Vamos nos ater ao assunto e guardar os outros para os romances policiais.
Quanto a fontes PRIVADAS de informações, é muito construtiva a contribuição de cassioeskelsen. Mapas do Google são usados apenas como referência para a construção de mapas. Os mapas proprietários não estão presentes no produto final. O ato de apenas “olhar” um mapa para auxiliar no desenho, programação de outro, não cria vínculo entre ambos. Criaria vínculo se o mapa original fosse MODIFICADO (criando um trabalho derivativo). Não é o que ocorre. São apenas usados como acervo de referência, como um dicionário. São um indicativo para a construção do mapa, não são a BASE para a construção do mesmo. Portanto não há qualquer informação de propriedade do Google nos mapas. Portanto não há, também sob esse ponto de vista, dificuldade na anuência de uso pelo OSM e nem para a mudança de licença. Dificuldades políticas há, pois temos que convencer quem tem poder decisório. Jurídicas, estou a concluir que não há.
Acrescento mais um dado. A licença do Tracksource já foi GPL. Até 2007. Depois mudou. IBGE e outros órgãos não teriam disponibilizado informações para um projeto com uma licença dessas se não fossem públicos.
Enfim, os termos da discussão são: há interesse da comunidade em compartilhar os dados com o OSM? Se não houver interesse, não haverá cooperação.
Quem tem o poder de decidir? Quando? De que forma? Os fundadores? Quem doou dinheiro? Quem tem mais posts nesse site? Quem mais contribuiu desenvolvendo mapas? Temos que decidir esses critérios para que, caso seja aberta alguma votação, que seja uma decisão criteriosa e consciente, acima de tudo comunitária.
Nossa dificuldade é política. Não é jurídica.
Devemos mudar a licença? Para qual? GPL? LGPL? Manter a Creative Commons com menos restrições?
Não estou decidindo por ninguém. Apenas fiquei interessado na discussão porque baixei um software de mapas para meu celular Galaxy S II que usa a base de dados (RUIM) do OSM. Procurei na internet se era tecnicamente viável (sem uso de descompilação, engenharia reversa ou qualquer outro meio ilícito) usar a base do Tracksource para contribuir com o OSM e cá estou: um pouco entristecido por ver uma discussão mais jurídica do que técnica.
Se houver um pouco de espaço para que eu possa opinar, eu faço duas sugestões, que são alternativas entre si: retornar à licença GPL; ou fazer uma concessão perpétua e irrevogável de uso, distribuição, cópia e modificação dos mapas do Tracksource pelo Open Street Maps, ou também para outros como wikitravel, sem restrições, inclusive com autorização expressa de uso comercial. Esse “waiver” seria redigido pela comunidade e estabeleceria as esceções num texto publicado em um link como http://www.tracksource.org.br/waiver, e a licença do Tracksource viria publicada mais ou menos da seguinte forma:
https://creativecommons.org/choose/resu ... uestions=3

mabroglia

#47 Mensagem por mabroglia »

Confesso que sou ignorante em questões legais, e percebo que você tem bastante critério em estruturar a tese que defende, mas uma coisa aprendi cedo:
O certo e o errado do ponto de vista legal depende de quem e como se interpreta.

Gostaria que desse uma olhada no tópico abaixo relativo à dados publicos da marinha para uso em cartas nauticas:
http://www.portalgps.com.br/viewtopic.php?f=33&t=1337

Eu diria que quem recusou o forcecimento da base, tem algum poder para dizer "NÂO" e se não estiver bom, mova uma ação e prove sua tese.
Obs.:
Não tenho barco, não uso carta nautica, não trabalho na marinha, e não sou contra OSM, mas isso é só um exemplo de agir corretamente e ter motivo legítimo, não é tudo para ter sucesso em questões legais.

Acredito que o grande receio da coordenação do TS é que, quando se pediu base de dados de orgãos públicos para se fazer mapas foi dentro de um contexto, se o contexto mudar quais as implicações disso? O TS tem recursos suficiêntes apenas para fazer mapas, não para ficar se defendendo na justiça?

Abraços

Marco Aurélio Broglia
Nüvi 255W, Nokia E72 + Garmin MobileXT + Loadstone
Desenvolvedor Municipal Tracksource:
SP-São Paulo-Zona Leste
SP-Itanhaém/Hortolândia/Olímpia

paulocarvalho
Contato:

#48 Mensagem por paulocarvalho »

No afã de impedir que companhias já ricas fiquem ainda mais ricas sem pagar nada aos desenvolvedores, acabamos por impedir, sem perceber, que pequenas empresas geradoras de empregos utilizem os mapas. São elas as mais interessadas, não as poderoras corporações.
Se você ou quem mais tiver uma pequena empresa produtora de mapas para os aparelhos quiser compartilhar conosco a especificação técnica do seu formato de mapas ou seu compilador, compilaremos os mapas para tais plataformas com prazer.

Ainda estamos abertos a isso.

Entretanto....

Pergunto: Que empresa (grande ou pequena) nos procurou para compartilhar o conhecimento técnico conosco?
Respondo: N-E-N-H-U-M-A

Tudo que temos visto é que só querem os nossos dados e a contrapartida disso não existe. Os formatos de mapa e seus compiladores continuam fechadíssimos como sempre. É claro que a permanência desse cenário nos forçará a desenvolver nosso próprio navegador, formato de mapa e compilador. Temos capacidade técnica para isso, basta que comecemos. Mas é claro, quando chegarmos nesse ponto, nosso atual interesse por formar parcerias técnicas com produtores de mapas tenderá ao declínio.

Garmin Nüvi 255w
DM Nova Friburgo-RJ
DM Casimiro de Abreu-RJ

tuliouel

#49 Mensagem por tuliouel »

Imagino que, no fundo, pensamos da mesma forma.
Compreendo tudo isso sobre empresas buscarem o conhecimento pronto sem querer compartilhar nada.
Corrija-me se eu estiver enganado: essa falta de interesse das empresas em compartilhar conhecimento não impede a mudanã da licença do Tracksource. VOu explicar.
O problema não é a espectativa de lucro sobre o material criado com tanto sacrifício por nós. O problema é a indisposição de algumas empresas (você diz todas, talvez esteja certo) em agregar conhecimento sobre o material já produzido.
Pois bem. A mudança proposta muda apenas um acpecto da utilização desse material. O comercial. A parte de agregação continua a mesma. Vou explicar mais detalhadamente. A licenda do Open Street Maps é CC BY-SA. O BY significa que a pessoa pode usar, distribuir o produto, inclusive com fins comerciais, desde que atribua a autoria do original, deixando claro que o produto derivado não é necessariamente endossado pelo autor do original. O SA é o mais importante, pois quer dizer SHARE ALIKE. Significa que a pessoa ou empresa pode usar, distribuir o produto, inclusive com fins comerciais, desde que os produtos derivados criados por ela seja distribuídos da MESMA forma que o original, ou seja, LIVRE, com a mesma licença.
É importante separarmos a parte do lucro com a parte da agregação de conhecimento. Com a mudança da licença, permite-se o uso comercial, sem permitir esse ogoísmo que você relata. A empresa que vise lucro e ao mesmo tempo deseja agregar conhecimento sem compartilha-lo não vai se interessar nem pelo Tracksource (tanto do jeito como está como se mudar de licença), e nem pelo OSM. Com a licença que existe hoje, quem modificar e não compartilhar, está fazendo pirataria. Com a mudança da licença é a mesma coisa: modificou, não compartilhou, é pirata!
Mas quero deixar claro duas coisas que deixam TUDO o contido acima menos importante.
Primeiramente, não tenho empresa. Minha participação aqui se resume a algumas (poucas) colaborações e a uma (modesta) doação em dinheiro.
Em segundo lugar: o mais importante de todos. Não sugeri, necessariamente, a mudança da licença. Sugeri, alternativamente, a concessão de um WAIVER para o OSM.
Quando o amigo acima diz que N-E-N-H-U-M-A empresa deseja compartilhar conhecimento, espero que não esteja se referindo ao OSM, pois o OSM nem é empresa. É uma associação idêntica à que temos aqui. São pessoas comuns que desejam construir mapas livres para usar sem pagar e sem ficar preso a um "padrão" ou "formato" proprietário de desenvolvimento. Compartilhar os mapas com eles permitirá que eles não precisem reinventar a roda, criando mapas que já existem. Eu me interessei por esse projeto porque o OSM já tem aplicativo para celular, e eu desejo profundamente sair fora do Google Maps para um aplicativo que não me espione, que não desrespeite a minha privacidade, e que seja tão gratuito quanto. Nem sempre tenho meu garmin, e às vezes uso meu celular Android para me localizar. É esse, verdadeiramente, meu interesse. Não sou empresário. Não quero faturar. E o OSM também não.

Só para abri um parêntesis: por falar em padrões abertos de desenvolvimento, o OSM também os possui. Muito interessante você mencionar seu desejo de criar um padrão próprio de desenvolvimento. Isso só me leva a crer, mais uma vez, que falamos a mesma língua. Pensamos da mesma forma. Que tal usarmos as ferramentas e padrões do próprio OSM? Para que reinventar a roda?

paulocarvalho
Contato:

#50 Mensagem por paulocarvalho »

Túlio, acrescentando o que eu disse acima:

Tentei escrever um compilador para o Navit e ninguém responde as dúvidas que postei no fórum. Parece que o pessoal do OSM não é muito dado a ajudar outros projetos.

Garmin Nüvi 255w
DM Nova Friburgo-RJ
DM Casimiro de Abreu-RJ

saindofora

#51 Mensagem por saindofora »

Paulo

Utilizando o Navit.

Estou empregando um tempo no desenvolvimento de uma solução para Android utilizando um navegador GPL para poder alterar alguma configuração.

O Navit parece ate o momento uma boa opção mas apenas permite alterar o navit.xml e não consegui colocar um arquivo de TTS decente alem da voz robotizada.

O dados tentei converter diretamento de .img pra .osm e não deu certo pois aparece 4 rodovias no OSM por estrada do .mp (fica uma maçaroca)

A idéia com certeza é converter arquivos .img ou .mp para o formato .osm com qualidade ... estou realizando tentativas ate o momento com algum sucesso mas não tenho um procedimento concreto ainda.

Pelo que sei mas ainda não testei da pra usar os mapas no formato .img direto nele.

A conversão de .OSM para .BIN é bem simples né.

Se estiver afim podemos tentar alterar o Navit para utiliza-lo de forma eficiente.

Achei umas coisas ruins no NAVIT:

Grandes vantagens:
- Fácil conversão dos dados .osm para .bin;
- Fácil personalização "apenas" da Tela Inicial e Menu do Sistema;
- Ótima visualização e carregamento dos POIS no mapa;

Desvantagens:
- Opção de clicar na tela para exibir as informações dos POIS não foi encontrada;
- Sem opções visiveis para personalizar a tela interna de pesquisa do POIS;
- Voz de Navegação muito ruim;
- Não possui informação de "Carregando" quando esta calculando a rota;
- Esta travando em determinados momentos;

Estou a disposição para ajudar nessa empreitada.

paulocarvalho
Contato:

#52 Mensagem por paulocarvalho »

O Navit está se mostrando OSM-centered. E julgo que a forma de estruturar o mapa não permite o uso de um bom algoritmo de roteamento.

Ou seja: sou obrigado a converter minha mapoteca para o formato OSM, para depois gerar o mapa Navit. Isso é péssimo por dois grandes motivos:

1) A conversão para o formato OSM, que possui deficiências do ponto de vista técnico, causará perda de fidelidade no mapa final em relação aos mapas-fonte;

2) A etapa intermediária de conversão para OSM introduz uma demanda desnecessária.

Queremos converser nossos mapas diretamente para Navit sem passar pelo formato OSM.

Garmin Nüvi 255w
DM Nova Friburgo-RJ
DM Casimiro de Abreu-RJ

cassioeskelsen

#53 Mensagem por cassioeskelsen »

Tentei escrever um compilador para o Navit e ninguém responde as dúvidas que postei no fórum. Parece que o pessoal do OSM não é muito dado a ajudar outros projetos.
Isso é válido para o Tracksource tb, não? Anos atras alguém aqui pediu a colaboração do tracksource para o OSM, e a resposta foi que seria bobagem contribuir para o OSM e deveria se focar no Tracksource (algo assim) .

paulocarvalho
Contato:

#54 Mensagem por paulocarvalho »

cassioeskelsen escreveu:

Isso é válido para o Tracksource tb, não? Anos atras alguém aqui pediu a colaboração do tracksource para o OSM, e a resposta foi que seria bobagem contribuir para o OSM e deveria se focar no Tracksource (algo assim) .
Pois é... Enquanto o OSM tiver essa postura, infelizmente não poderemos colaborar.

Garmin Nüvi 255w
DM Nova Friburgo-RJ
DM Casimiro de Abreu-RJ

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “TrackSource Geral”