Endereçamento das ruas do Rio de Janeiro.

Espaço para dúvidas, problemas e sugestões gerais sobre o Projeto.
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
paulocarvalho
Mensagens: 1316
Registrado em: 25 Set 2005, 19:24
Localização: Rio de Janeiro/RJ/Brazil
Contato:

Endereçamento das ruas do Rio de Janeiro.

#1 Mensagem por paulocarvalho »

Senhores,

A Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro disponibiliza em seu site PortalGeo duas ferramentas que podem ser usadas para determinar os números de porta (endereços) de cada logradouro da cidade.

O CADLOG roda direto no browser e é indicado para quem tem banda larga e uma boa máquina. há diversas camadas e uma delas se chama "Número de porta". Para que aparecam, o zoom deve estar razoavelmente próximo, da ordem de 1:50000.

Rio Atlas é um sistema de mapas que deve ser baixado e instalado na máquina local e Também possui um mapa que informa os números de porta.

Quanto ao roteamento, sugiro iniciarmos um projeto experimental incluindo primeiro as principais vias e as vias secundárias cujas mãos de direção nós conhecemos. Enquanto isso é provável que a Prefeitura crie um produto para consultar as mãos das vias ou que se obtenha essa informação de outra fonte. Agora que já temos a posição geográfica de cada rua, creio que deva ser uma tarefa mais simples, apesar de ser mais trabalhosa.



Garmin Nüvi 255w
DM Rio de Janeiro Zona Oeste
DM Nova Friburgo-RJ
DM Casimiro de Abreu-RJ
programador sênior do Tracksource.

Avatar do usuário
nqnnospam
Mensagens: 3905
Registrado em: 19 Set 2005, 18:22
Localização: Vitoria da Conquista-BA

#2 Mensagem por nqnnospam »

De forma genérica (ou seja, se aplica a todos os municípios), o problema é mais complicado.

Conforme tentei explicar no documento roteamento.pdf (seção de downloads do tracksource.org.br), o endereçamento e o roteamento avançado das vias depende necessariamente da criação da tabela de nós. Sem ela não funciona.

O problema é que o GPSTrackMaker não suporta diretamente os nós, e muito menos a tabela de nós. Obviamente, deve haver formas de contornar esta limitação, sem fugir do TrackMaker, mas é preciso encontrar uma que reduza ao mínimo as chances do desenvolvedor cometer erros (e que não torne o desenvolvimento algo extremamente chato).

Outra possibilidade (mais radical) é migrar o desenvolvimento do projeto Roteável para o um software que suporte nós (como o Spring), e manter o desenvolvimento do projeto não-Roteável no TrackMaker.

Contudo, qualquer que seja a solução, é preciso que as pessoas compreendam melhor os vários aspectos da questão, para que possamos avançar.


[]'s Sérgio Barroso
GPSMap 60CSx / Nuvi 765T / Nokia N78 + MobileXT
Desenvolvedor Estadual e Municipal Projeto Tracksource
Não leio mensagens privadas.
Quer colaborar com o Projeto Tracksource? Clique aqui.

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “TrackSource Geral”